page loader

Rally Series 2021: resultados finais

11 março 2021
|
Mário Peixoto
|
Share:

O Rally Series voltou em força à PTSims nos últimos anos, muito em parte devido ao lançamento da série "DiRT" da Codemasters, que vai agora na versão 2.0. Com físicas renovadas, mais carros e ainda mais ralis, este simulador é o ideal para o maior campeonato do ano de off-road na comunidade. Pela primeira vez, as máquinas R5 e R2 estiveram presentes, num campeonato multi-classe que levou mais de 100 pilotos a oito ralis bem distintos entre si, com todo o tipo de condições possíveis e pisos: gravilha, asfalto, neve e gelo fizeram parte do calendário, bem como sol, chuva, dia e noite.

A classe R2 contou com 33 pilotos inscritos, sensivelmente um terço do total de participantes. O Ford Fiesta foi o carro mais escolhido dos três disponíveis, com o Opel Adam e o Peugeot 208 a serem a escolha de apenas 4 e 6 pilotos, respetivamente. A vitória no campeonato coube a José Teixeira que, a título individual, logrou várias vitórias à geral e ainda vitórias na Power Stage (última PEC de cada rali) para amealhar 471 pontos. Foi seguido no pódio por Simão Pereira, da RS Motorsport (305 pontos) e por Filipe Moreira da TC eSports (295 pontos). O top 5 desta classe foi completado por Nuno Ricardo (Alcainça Racing Team) e Mário Peixoto (Codoil Motorsport).

Nas equipas, a dupla vencedora foi mesmo a RS Motorsport com Simão Pereira / Daniel Filipe, com a TC eSports de Filipe Moreira / Samuel Oliveira a assegurar o segundo posto. A luta pelo último lugar do pódio foi mais renhida, mas quem levou a melhor foi mesmo a Codoil Motorsport de Mário Peixoto / Rúben Almeida, que conseguiu "fugir" à dupla da Playteam por apenas 10 pontos de diferença.

----

A classe R5 foi mais disputada, com um total de 71 pilotos inscritos. Tal como aconteceu na classe R2, o Ford Fiesta MkII foi o mais escolhido (41), seguido depois pelo Volkswagen Polo GTI (17). As restantes escolhas, em números mais residuais, focaram-se no Citroën C3, Peugeot 208 T16, Škoda Fabia e ainda Mitsubishi Space Star, com o Fiesta MkI sem qualquer inscrição.

O grande vencedor desta classe foi Lúcio Freitas (Team Abelhinha, 342 pontos), mas a luta pelo título esteve em aberto até ao último rali, na Austrália. Telmo Barreira foi o segundo classificado (a título individual), conseguindo 308 pontos, e José Augusto (RS Motorsport), que chegou a liderar a tabela, finalizou no terceiro posto com 291 pontos. O top 5 foi fechado por Daniel Inácio (Codoil Motorsport) e Hélder Marques (Alanorte e-Racing).

A classificação por equipas foi também igualmente renhida, com tudo a ser decidido na poeira da Austrália. A dupla da Codoil Motorsport (494 pontos), composta por Daniel Inácio / José Almeida logrou alcançar o primeiro lugar e arrecadar assim o ouro, naquele que é o terceiro triunfo por equipas neste início de ano para a Codoil. Quem também teve uma boa prestação foi a dupla da RS Motorsport de José Augusto / Ricardo Santos (440 pontos), que obteve o segundo lugar. Por fim, a fechar o pódio, ficou a Team Abelhinha de Fábio Pereira e Lúcio Freitas (372 pontos).

Como habitual, os resultados completos encontram-se no Fórum da PTSims.

Tive muito gosto em voltar a participar num campeonato organizado pela PTSims. Inscrevi-me porque a lista de pilotos previa-se muito competitiva e os ralis organizados por cá costumam ser muito exigentes e assim foi. Tenho a certeza que todos nós erramos muito mais do que desejaríamos, mas alguma consistência e o Ford Fiesta MK2 ajudaram-me a acabar o campeonato de pilotos com mais pontos e, juntamente com o Fábio Pereira, conseguimos o terceiro lugar no campeonato de equipas. - Lúcio Freitas
No papel, esta não era a dupla mais forte e o título era apenas uma miragem. No entanto, e principalmente nos ralis, terminar e ser consistente é fundamental e com 15 top 10 em 16 possíveis, conseguimos marcar pontos regularmente, enquanto os nossos adversários foram perdendo pontos. Um título muito saboroso para a Codoil Motorsport e o segundo da equipa no Rally Series depois do êxito de 2018. - José Almeida (Team Manager, Codoil Motorsport)