page loader

Ranking de Seleção

Ranking de Seleção, disponível aqui, é uma ferramenta criada pela PTSims para selecionar os pilotos participantes num dado Campeonato / Evento, na eventualidade de o número de inscritos superar o número de vagas disponíveis nas primeiras 24 horas. Se neste período após a abertura das inscrições o número de inscritos superar o número de vagas disponíveis, o Ranking de Seleção é automaticamente acionado. Nestes casos, os pilotos são seriados por este método e as vagas são atribuídas por essa ordem, ao invés da habitual "ordem de inscrição".

O Ranking de Seleção tem por base o Ranking Anual, contudo é ponderado por três fatores que introduzem as seguintes variáveis, todas elas detalhadas de seguida:

  • Assiduidade.
  • Percurso dos pilotos na PTSims.
  • Corte ao 2º campeonato e Staff.

O Ranking de Seleção é atualizado após a conclusão de cada campeonato Series juntamente com o Ranking Anual. Para quem quiser testar o seu próprio ranking, a fórmula completa está disponível aqui.

O Ranking Anual é a soma de todos os pontos obtidos nos últimos 12 meses, tanto nos Campeonatos como nos Special Events. A pontuação do Ranking Anual usa sempre o sistema de pontuação atual da PTSims. Para além da soma de todos os pontos obtidos pelo piloto, é dada uma penalização de 20 pontos a quem falta a um Special Event sem avisar, 50 pontos a quem abandona um Campeonato e 80 pontos a quem é excluído de um Campeonato.


Coeficiente de Assiduidade

O coeficiente de assiduidade varia entre 0 e 1. Pretende beneficiar aqueles pilotos que têm maior assiduidade a honrar as inscrições e, por conseguinte, garantem uma maior probabilidade de grelhas cheias. Por outro lado, este coeficiente prejudica aqueles que têm uma assiduidade fraca. Assim, até cerca de 70% de assiduidade (70.7%, para ser mais preciso), os pilotos perdem pontos no ranking, sendo que com 0% de assiduidade perdem 250 pontos e com 100% de assiduidade ganham 250 pontos.

ASSIDUIDADE PONTOS
0 -250
0.1 -245
0.2 -230
0.3 -205
0.4 -170
0.5 -125
0.6 -70
0.7 -5
0.8 +70
0.9 +155
1.0 +250

Coeficiente de Participações

O coeficiente de participações inicia em 1 e vai aumentando. Pretende beneficiar aqueles pilotos que construíram e mantêm a comunidade, ou seja, os pilotos que correm maioritariamente na PTSims. Como este coeficiente é sempre maior do que 1, vai sempre majorar os pontos do Ranking Anual, logo quantas mais corridas um piloto realizar na PTSims, maior será o bónus. Em teoria, este valor não tem limite, cresce rapidamente com as primeiras dezenas de corridas, estabiliza e tende para um planalto de seguida. Na tabela abaixo é possível ter noção da ordem de grandeza.

PARTICIPAÇÕES PONTOS
0 0
20 +28.6
50 +67.5
100 +121.6
150 +167.9
200 +207.9
300 +274.9
400 +330.1
500 +375.8
600 +415.9

Limitação de Campeonatos e Corte ao Ranking

NOTAS PRÉVIAS: os campeonatos de rali não são abrangidos por esta regra. Os membros do staff não são afetados pela limitação de campeonatos nem por corte ao ranking, tendo vaga em todos os campeonatos.

Atualmente, os pilotos estão limitados a participar, no máximo, em dois campeonatos de circuito por trimestre. Apesar disso, os pilotos podem inscrever-se em todos os campeonatos, indicando sempre a respetiva prioridade na inscrição: [1], [2] ou [3].

Em caso de excesso de procura, o Staff procederá à seriação das inscrições conforme o Ranking de Seleção. Cada piloto é listado sucessivamente, atendendo à sua ordem de prioridade, até lhe ser encontrada uma vaga num campeonato. Se o piloto não tiver ranking suficiente para o campeonato [1], continuará na lista para o campeonato [2] e, eventualmente, para o campeonato [3].

Após um piloto ter uma vaga atribuída no campeonato mais prioritário que o ranking lhe permitir, e se ainda lhe restarem inscrições de prioridade [2] ou [3], continuará a ser listado para disputar uma segunda vaga. Contudo, desta vez terá o seu ranking cortado para 50% do valor e ainda uma dedução de 275 pontos, em comparação com os pilotos que ainda não asseguraram vaga, cujo ranking continua intacto.

É fortemente recomendado que todos os pilotos apresentem pelo menos uma inscrição alternativa ao campeonato preferido caso o ranking não lhes garanta vaga à partida. Pilotos que eventualmente tenham duas vagas atribuídas por este processo, mas que só desejem correr um campeonato, podem retirar a inscrição posteriormente sem qualquer ónus.

 

Esta página foi atualizada pela última vez a 14/05/2021.