page loader

FAQ

Atualmente, na PTSims, utilizamos os seguintes simuladores para eventos de Sim-Racing:

  • Assetto Corsa
  • Assetto Corsa Competizione
  • DiRT Rally 2.0
  • rFactor 2

Para além destes, os Membros da PTSims fazem uso dos seguintes simuladores para outros tipos de simulação, nomeadamente aérea:

  • Digital Combat Simulator
  • Microsoft Flight Simulator 2020

O Teamspeak é um programa gratuito que permite a comunicação áudio entre os membros da PTSims. Para entrar no canal da PTSims, basta transferir a ferramenta e inserir os dados indicados abaixo.

  • IP: 151.80.40.162
  • Password: ptsims

Para além de um local diário de convívio, com salas para os mais diversos simuladores e jogos, o TS é uma ferramenta obrigatória para participar nos eventos de Sim-Racing organizados pela PTSims, pois permite que a Direção de Prova comunique com todos os pilotos em qualquer altura. É também um excelente local para pedir ajuda ou tirar dúvidas, uma vez que todas as noites está lá sempre gente disposta a ajudar e a receber quem chega. Recomendamos que faças do TS a tua segunda casa, uma vez que muito do que acontece na PTSims passa por lá.

Geralmente, as provas de campeonato da PTSims são transmitidas em direto, com recurso a um realizador e um ou mais comentadores. Contudo, nem sempre é possível que existam transmissões das provas, dado que são 100% voluntárias. Caso haja transmissões, as mesmas serão anunciadas no Fórum atempadamente. Atualmente, os canais responsáveis pelas transmissões PTSims são os seguintes:

Os Campeonatos são os eventos mais importantes de Sim-Racing da PTSims. São compostos por um número pré-definido de provas, geralmente entre 6 a 10. O piloto com mais pontos no final de todas as provas é declarado campeão, o mesmo acontecendo com a equipa (dupla) com mais pontos.

Os Campeonatos da PTSims dividem-se em Campeonatos Series e Campeonatos Não-Series (ver FAQ "O que são os Campeonatos Series"), havendo geralmente quatro campeonatos a decorrer em paralelo: três de circuito e um de ralis.

Os Campeonatos Series são os mais importantes da PTSims e focam-se em categorias muito específicas. Estes campeonatos são realizados todos os anos e alguns contam já com mais de dez edições consecutivas. Atualmente, os seguintes Campeonatos Series fazem parte do calendário anual da PTSims:

  • Formula Series (janeiro-março)
  • Rally Series (janeiro-março)
  • Touring Car Series (março-maio)
  • Rallycross Series (maio-junho)
  • Ricardo Moreira Historic Series (maio-julho)
  • GT Series (setembro-novembro)

Os Campeonatos na PTSims são organizados, geralmente, de três em três meses, começando em janeiro e cobrindo os seguintes períodos.

  • Janeiro - Fevereiro - início de Março
  • meados de Março - Abril - Maio 
  • meados de Maio - Junho - Julho
  • início de Setembro - Outubro - Novembro

Nos meses de agosto e dezembro não é habitual haver campeonatos, funcionando estes meses como pausa de verão e de inverno, respetivamente. Em agosto acontece a PTSims Academy (ver FAQ "O que é a PTSims Academy") e em dezembro é dado espaço aos Special Events de Fim de Ano.

O Ranking de Seleção é uma ferramenta criada pela PTSims para selecionar os pilotos participantes num dado Campeonato / Evento, na eventualidade de o número de inscritos superar o número de vagas disponíveis nas primeiras 24 horas.

Se no período de 24 horas após a abertura das inscrições o número de inscritos superar o número de vagas disponíveis, o Ranking de Seleção é automaticamente acionado. Nestes casos, os pilotos são seriados por este método e as vagas são atribuídas por essa ordem, ao invés da habitual "ordem de inscrição".

Podes encontrar mais informação sobre o Ranking de Seleção aqui.

Por norma, todas as provas da PTSims, sejam Campeonato, Special Event ou Fun Race, iniciam às 21h00 horas de Portugal Continental com a sessão de Treinos Livres. Segue-se a sessão de Qualificação às 22h00.

Uma vez que a Qualificação pode demorar mais ou menos tempo, a sessão de Corrida não tem horário certo para começar, sendo geralmente iniciada pelas 22h30. Em casos excecionais, as provas podem começar noutros horários. Contudo, isso será indicado no tópico da prova.

Os ralis não seguem esta estrutura, visto que podem ser realizados pelo piloto no período estipulado de seis dias (= 144 horas), a começar sempre às 00h00 de terça-feira e terminando sempre às 23h59 de domingo.

O Diretor de Prova é a pessoa escolhida, dentro do Staff da PTSims, como o responsável máximo por um dado Campeonato ou Evento. O Diretor de Prova é conhecido assim que o Campeonato / Evento é lançado. Contudo, este pode ser substituído em caso de necessidade por outra pessoa. As decisões do Diretor de Prova são sempre finais.

A função do Diretor de Prova é gerir a competição, em duas vertentes: a organizativa e a competitiva. A primeira consiste consiste em lançar tópicos das provas, fazer classificações, configurar os servidores e as condições da prova, etc. A segunda consiste em estar no servidor no dia da prova e garantir que os horários das sessões são cumpridos, aplicar penalizações consoante as decisões da Comissão de Análise de Incidentes, utilizar a bandeira vermelha se necessário (sendo o único com poder para tal) e, no geral, resolver qualquer questão ou problema que surja em pista.

A PTSims é uma comunidade dedicada sobretudo aos simuladores PC, pelo que não temos competições nas consolas. A única exceção são os ralis, pois o simulador DiRT Rally 2.0 permite fazer ralis multiplataforma. Assim, os nossos campeonatos e eventos de rali também podem ser corridos pelos pilotos das consolas.

A PTSims Academy é uma iniciativa que surgiu pela primeira vez em 2010, tendo como objetivo máximo permitir a entrada de novos pilotos nas competições da PTSims ao providenciar um campeonato diferente, com um carro mais adequado para Rookies, traçados menos complexos e provas curtas.

Pautou-se no tempo por alguma irregularidade, com edições em 2010, 2011, 2014 e 2015, sempre utilizando um carro específico. A partir de 2018, a PTSims Academy tornou-se um evento regular no mês de agosto e passou a cobrir várias categorias distintas, de forma a dar uma perspetiva maior do Sim-Racing aos novos pilotos (fórmulas, GT3, protótipos, etc). Passaram também a ser incluídos Tutores: membros mais antigos da PTSims, com experiência em pista, que apoiam, ensinam e acompanham os Rookies durante toda a Academy.

No final da PTSims Academy, é expectável que alguns dos novos pilotos se juntem para formarem equipas novas de Sim-Racing, dessa forma contribuindo para o crescimento da modalidade em Portugal.

Os Special Events (SE ou Eventos), são provas oficiais únicas, marcadas para uma data específica. São necessárias inscrições para participar e seguem todas as regras de Sim-Racing da PTSims, incluindo quaisquer regras adicionais fornecidas pelo Staff necessárias para o evento.

Estes eventos, geralmente, são combinações de carros / pistas menos habituais ou não usadas nos campeonatos. Por exemplo, uma prova de IndyCar ou o Grande Prémio Virtual de Portugal são considerados Special Events. Estas provas contam para o Ranking de Seleção e são uma das melhores formas de um novo piloto se juntar à Comunidade. Geralmente, são organizados 12 a 15 Special Events por ano.

Por tradição, no mês de dezembro há um conjunto de provas deste género nos vários simuladores, os Special Events: Fim de Ano PTSims.

As Fun Races, tal como o nome indica, são provas não-oficiais com o objetivo máximo de os pilotos se divertirem em pista. Não são necessárias inscrições para participar, basta apenas aparecer no servidor da prova e no TeamSpeak no dia e hora estipulados. As Fun Races são marcadas de forma pontual pelo Staff da PTSims.

As Fun Races, embora mais liberais em termos de regras, não são um festival de pancada, pelo que os pilotos devem ter os cuidados mínimos e respeito necessário pelos colegas em pista. As Fun Races servem para testar novo conteúdo, seja oficial ou mods, ou para testar combinações de carros/pistas que podem depois evoluir para Special Events.

As inscrições nos Campeonatos / Eventos são feitas através do tópico Inscrições que se encontra no sub-fórum dedicado a cada Campeonato / Evento. O piloto deve ler com atenção as regras de inscrição e seguir todas as indicações colocadas no tópico para a inscrição ser válida.

Caso existam mais pilotos inscritos do que vagas disponíveis, a Organização fará uso do Ranking de Seleção para indicar quais os pilotos que correm e quais ficam de reserva (ver FAQ "O que é o Ranking de Seleção").

Cada piloto na PTSims tem direito a escolher um número para utilizar em todas as provas oficiais da PTSims, sendo obrigatório fazê-lo para participar nas provas de circuitos (os ralis não utilizam número). Para obter um número, o piloto deve aceder a este tópico no Fórum e ler as condições impostas, bem como aceder à tabela de números disponíveis e selecionar um que se encontre livre.

Não é possível pedir números já utilizados por outros pilotos. Os números serão retirados aos pilotos se os mesmos não realizarem qualquer Campeonato / Evento na PTSims durante 3 trimestres (9 meses). Os pilotos que tiverem o seu número retirado apenas podem pedir novamente número quando se inscreverem em novos eventos da PTSims.

A PTSims tem uma página de Facebook. Deixa o teu like! ;) Temos também um canal de Discord, apenas para informações (não permite respostas).

A Comissão de Análise de Incidentes (CAI) é o órgão da PTSims responsável pela análise da primeira volta de todas as corridas oficiais e quaisquer protestos que os pilotos enviem. As decisões do CAI são sempre finais. Mais informações sobre o CAI, a sua forma de funcionamento e sanções possíveis encontram-se descritas nas Regras Gerais de Sim-Racing da PTSims.

O GUID é um identificador único, atribuído pela STEAM a cada utilizador, e é utilizado nos simuladores Assetto Corsa e Assetto Corsa Competizione para configurar o servidor da PTSims. Sempre que seja necessário utilizar o GUID nas inscrições, os pilotos devem verificar atentamente se o número é copiado sem erros e se o mesmo está atualizado. No caso de o GUID estar errado, o piloto não conseguirá entrar no servidor.

Encontrar o GUID no Assetto Corsa:

  1. Abrir a pasta Assetto Corsa, que se encontra em Os Meus Documentos.
  2. Abrir a pasta cfg e depois abrir o ficheiro race.ini com o bloco de notas ou outro editor de texto.
  3. Procurar por GUID=. O número que aparece à frente dessa informação é o GUID de cada piloto. (excluir letras).

Encontrar o GUID no AC Competizione:

  1. Abrir a pasta Assetto Corsa Competizione, que se encontra em Os Meus Documentos.
  2. Abrir a pasta Config e depois abrir o ficheiro account.ini com o bloco de notas ou outro editor de texto.
  3. Procurar por gamePlatformUserId O número que aparece à frente dessa informação é o GUID de cada piloto (excluir letras).

Não conseguiste tirar as tuas dúvidas?

Clica no botão abaixo para entrar em contacto connosco para que possamos tirar a tua dúvida!

Contacta-nos!