page loader

Sobre a PTSims

A PTSims – Simulações em Portugal é uma comunidade portuguesa dedicada às simulações nas suas mais variadas vertentes. Nasceu no dia 17 de maio de 2007 pelas mãos dos membros fundadores Filipe Galego e Luís Branco, tendo funcionado ininterruptamente desde então.

Ambos grandes aficionados da simulação automóvel (Sim-Racing), e tendo na altura já alguma experiência na organização de provas online no simulador GTR 2, o Filipe e o Luís decidiram criar um novo espaço no panorama nacional, cujo foco não seria apenas o Sim-Racing, mas sim todos os tipos de simulação, com particular destaque para a militar com o ARMA e para a aérea com o Flight Simulator X.

Ao longo dos anos, a PTSims foi crescendo e ganhando cada vez mais força em Portugal. Os membros novos continuaram a chegar e alguns desses passaram a integrar o Staff, os eventos organizados aumentaram ano após ano e o Fórum da PTSims tornou-se um grande local de convívio, ajuda e interação entre pessoas que partilham um gosto comum: o gosto pela simulação nas suas mais variadas vertentes. Naturalmente, para além das simulações, também foi dado espaço a outro tipo de temas, incluindo jogos, análises de hardware, compras e vendas, entre outros assuntos de interesse.

Ainda assim, continua a ter particular destaque o Sim-Racing, visto ser o que atrai mais pessoas novas à PTSims e emprega a maior participação da comunidade, com quatro simuladores atualmente em uso: Assetto Corsa, Assetto Corsa Competizione, DiRT Rally 2.0 e rFactor 2. Juntos, estes cobrem todas as provas de circuito e ralis. Na parte da simulação aérea, o Microsoft Flight Simulator 2020 e o Digital Combat Simulator fazem as honras da casa. Atualmente, a PTSims não tem participação ativa no ARMA.

Próximo da data de aniversário é habitual haver um almoço-convívio entre os Membros da PTSims, com o último (2019) a reunir 25 pessoas em Coimbra (os almoços de 2020 e 2021 não se realizaram devido à pandemia COVID-19).


Administração e Staff

Apesar das várias mudanças de Administração e Staff ao longo dos anos, como é expectável em projetos com esta longevidade, a PTSims manteve-se sempre em funcionamento, tornando-se uma referência a nível nacional. Nos tempos atuais, a Administração está nas mãos de Vasco Lemos, que assumiu o comando no verão de 2017. Do lado do Staff, são nove os elementos atualmente, dividindo-se entre Senior Staff, Staff e Staff Assistant, com cargos próprios (ver abaixo). Até ao final de 2020, José Almeida (antigo administrador) fica com o cargo de Coordenador.

ADMINISTRADOR

  • Vasco Lemos - Designer Gráfico

SENIOR STAFF

  • Francisco Reis - Diretor de Prova
  • Ricardo Marcelino - Diretor Informático

STAFF

  • Carlos Miranda - Diretor da Comissão de Análise de Incidentes
  • Carlos Santos - Diretor de Prova
  • Daniel Inácio - Diretor de Prova
  • Frederico Sampaio - Comissão de Análise de Incidentes
  • Mário Peixoto - Gestor de Redes Sociais
  • Vítor Costa - PTSims Modding Team

STAFF ASSISTANT

  • Carlos Rodrigues - Comissão de Análise de Incidentes

Estatísticas 2020

No último ano (2020), a PTSims organizou 129 provas oficiais em 4 simuladores distintos, tendo contado com a participação de 368 pilotos diferentes. Para além disso, organizou ainda 12 Special Events e 34 Fun Races. Em cooperação com outras comunidades nacionais, a PTSims organizou também 4 provas do Portugal Endurance Series (PTES): duas de 12 horas e duas de 24 horas. Em conjunto, os pilotos da PTSims percorreram mais de 444 mil quilómetros no mundo virtual, o equivalente para dar a volta à Terra 11 vezes!


PTSims.net Racing

Desde 2018, a PTSims participa no Virtual Endurance Championship (VEC), o campeonato oficial de resistência do simulador rFactor 2, sob o nome PTSims.net Racing. A equipa é composta por vários pilotos oriundos de equipas nacionais de Sim-Racing, todos eles correndo com o mesmo objetivo: elevar o nome da PTSims e de Portugal nas competições e-Sports internacionais de automobilismo. Entre os resultados de destaque, nota para o vice-campeonato em 2019-2020 na Divisão 3 e a vitória na classe nas 24 Horas de Le Mans de 2018.

Na temporada 2020-21 do VEC, a PTSims.net Racing conta com os seguintes carros e pilotos, todos eles na Divisão 3.

  • Oreca-Gibson 07 P2 #337: Carlos Santos, Domingos Vaz, José Almeida, Paulo Teixeira
  • Oreca-Gibson 07 P2 #347: Mário Peixoto, Ricardo Marcelino, Rui Martins, Tiago Gouveia
  • Aston Martin Vantage GTE #378: Daniel Inácio, Francisco Reis, Paulo Honorato, Pedro Mourão