page loader

PTSims.net Racing: 1000 Milhas de Sebring

16 março 2021
|
Carlos Santos
|
Share:

 

Correram-se no passado sábado (13/03) as 1000 Milhas de Sebring, sexta ronda do Virtual Endurance Championship, onde a PTSims.net Racing participa com 3 carros na divisão 3. Os bumps do histórico traçado da Flórida, juntamente com as escapatórias reduzidas, provaram ser um desafio grande que reclamou algumas baixas. A corrida, que durou cerca de nove horas, teve oito períodos de Virtual Safety Car, fruto de diversos acidentes e de bastantes danos um pouco por todo o pelotão.

A sorte dos carros da PTSims.net Racing pode-se resumir como madrasta para os carros #337 e #378, mas deu tréguas ao #347 que acabou por conseguir um excelente resultado.

Resumo #347 por Mário Peixoto: "A última prova em solo norte-americano para o P2 #347 da equipa provou ser especial. Depois do desaire em Indianápolis, o Oreca 07 teve direito a motor novo para as 1000 Milhas de Sebring. Mário Peixoto fez a qualificação e arrancou para cerca de 2 stints e meio, um plano gizado na hora devido aos vários Virtual Safety Car com que os pilotos foram brindados nos primeiros 60 minutos pelo Diretor de Prova. Apesar da catastrófica qualificação em último da classe, por esta altura já o Oreca seguia no top 10 da corrida. Rui Martins foi o próximo a pegar no P2, fazendo dois stints sem qualquer incidente e com bom ritmo. Tiago Gouveia foi o piloto seguinte e, mais uma vez, mostrou que a consistência dá frutos, já que nesta fase foi atingido o 6º posto. Mário Peixoto voltou a entrar no carro para mais dois stints sem incidentes, conseguindo manter a posição e passar novamente o carro a Rui Martins, que o levou até ao 4º lugar a dada altura, fruto das paragens bem planeadas. O último stint e meio ficou nas mãos de Tiago Gouveia, já a noite tinha caído em Sebring. Apesar de um drive-through nas voltas finais por cut-track, foi possível manter o 5º lugar e terminar assim com 265 voltas, apenas menos 3 que o líder da prova, naquele que é o melhor resultado da época até agora para o #347."

Resumo #378 por Francisco Reis: "O #378 voltou a Sebring passado um ano para cumprir as 1000 milhas. As esperanças para uma corrida consistente começaram a subir com o arranque impressionante do Daniel Inácio, que conseguiu evitar contacto com múltiplos pilotos que entraram em despiste nas primeiras voltas. Com esta confusão nos primeiros stints, ainda foi possível aproveitar um Virtual Safety Car para realizar uma paragem. Feito o trabalho do Daniel, foi a vez de Francisco Reis regressar ao volante e dar continuidade ao trabalho do seu colega. Sem grandes ultrapassagens ou incidentes a reportar, estava quase cumprida metade de corrida quando o volante passou para as mãos de Pedro Mourão. O carro passou por lugares do pódio, ainda que temporariamente, mas a maldição que este ano tem vindo a fustigar o #378 decidiu que seria o Pedro a vítima. Um acidente na última curva e duas perdas de ligação consecutivas atiraram o carro para fora do top 10. Terminado o stint, Paulo Honorato toma rédeas da máquina e segue para terminar a prova mais uma vez marcada por infortúnios. Para continuar o declínio de posições, Honorato acaba por ter dois acidentes. Ainda assim, o carro consegue terminar mais uma prova, com grande esforço e dedicação de todos os pilotos, na 17ª posição."

Resumo #337 por Carlos Santos: "Com José Almeida ao volante, a prova do #337 começou no segundo lugar na grelha mas o carro já liderava na primeira passagem na curva 1. Todavia, a estratégia passava por poupar combustível enquanto que os nossos principais rivais estavam a apostar num ritmo mais forte sacrificando uma a duas voltas por depósito de combustível. Quando o Paulo Teixeira se preparava para pegar no carro estávamos ainda em posição de pódio, mas uma paragem mais lenta fez-nos cair para a quarta posição. Apesar da posição em pista não o evidenciar na altura, o tempo que iríamos recuperar fruto de necessitar de parar menos vezes colocava-nos na luta pela vitória. A primeira alteração de planos veio com um despiste do Paulo na Sunset Bend, que obrigou a reparações e precipitou a entrada do Carlos Santos no cockpit. Após as reparações rodávamos na 10ª posição e havia muito para recuperar - e assim foi! Depois do duplo stint do Carlos, o Zé e o Paulo puserem mais um par de stints cada até que o Carlos voltou para acabar a corrida. Nesta fase já tínhamos recuperado até ao 4º lugar e estávamos a cerca de 40 segundos do 3º; seria muito difícil, mas era possível. O Carlos encetou então a perseguição final com o objetivo de levar o carro ao pódio, encurtando paulatinamente a diferença. O desastre aconteceu a cerca de 100 milhas da meta, numa saída mais larga na Sunset Bend, onde o piloto colidiu com as barreiras causando danos severos no Oreca. Nova reparação prolongada e o 9º lugar final foi o possível.

O Virtual Endurance Championship continua no próximo mês com as 6 Horas de Suzuka.

O #347 em P6 enquanto o sol descia, a noite traria o P5 final.

O #347 em P6 enquanto o sol descia, a noite traria o P5 final.

Tiago Gouveia (who else?) aos comandos do #347, Carlos Santos aproximava-se no #337.

Tiago Gouveia (who else?) aos comandos do #347, Carlos Santos aproximava-se no #337.

Paulo Honorato a cruzar a meta depois de muito sacrifício no #378.

Paulo Honorato a cruzar a meta depois de muito sacrifício no #378.