page loader

PTSims.net Racing: 8 Horas de Indianápolis

16 fevereiro 2021
|
Carlos Santos
|
Share:

 

Correram-se no passado sábado as 8 Horas de Indianápolis, quinta ronda do Virtual Endurance Championship, onde a PTSims.net Racing participa com 3 carros na divisão 3. 

Resumo #337 por José Almeida:  O carro #337 apresentou-se no estado de Indiana com 3 pilotos. Domingos Vaz fazia aqui a sua estreia pela PTSims.net Racing e juntou-se aos habituais Paulo Teixeira e José Almeida, com Carlos Santos a ficar a ver na televisão. A prova começava logo com um contratempo na forma de um drive-though dado por uma falsa partida na prova anterior. Paulo Teixeira conquistou a 7.ª posição na qualificação e partiu logo ao ataque de maneira a minimizar as perdas da referida penalização. Após cumprir o penalty o carro caiu para a 17.ª posição mas, paulatinamente, o Paulo foi recuperando lugares fruto de um ritmo forte e de uma poupança de combustível extraordinária que nos permitia ganhar voltas a todos os adversários aquando das paragens. Entregou o carro em 8.º lugar ao José Almeida após o primeiro duplo stint da tarde. José Almeida consolidou o trabalho do Paulo e fez o seu primeiro duplo stint num ritmo encorajador para um bom resultado e entregou o carro ao Paulo em luta pelos lugares de pódio. Seguiram-se dois duplos stints do Paulo e do José, respetivamente, que colocaram o carro na 1.ª posição e reforçaram o carro na posição que todos queiram. Domingos Vaz entrou para acabar a prova na sua estreia mas um pequeno despiste, aquando de uma dobragem, resultou na perda da asa traseira do protótipo e consequente paragem prologada para reparações. Nesta altura caímos para o 7.º lugar mas, sem deitar a toalha ao chão, o Domingos ainda recuperou um lugar para a 6.ª posição final.

Resumo #347 por Mário Peixoto: O P2 #347 marcou presença nas 8 Horas de Indianápolis com os quatro pilotos disponíveis, algo que aconteceu pela primeira vez esta época. Rui Martins foi o primeiro a entrar no carro, para fazer a qualificação e os primeiros dois stints. Sem problemas de maior a relatar, o piloto da PTSims.net Racing rapidamente entregou o P2 a Ricardo Marcelino, que logrou também fazer o seu trabalho no traçado norte-americano. Nesta fase, apenas de realçar um pequeno incidente, que embora tenha afetado o balanço do Oreca, não causou problemas de maior e foi arranjado na paragem das boxes. Rui Martins voltou a entrar para um duplo stint, desta feita com o objetivo de levar o carro até meio da corrida, algo que infelizmente não aconteceu, já que o motor Gibson V8 não aguentou a velocidade extrema na reta da meta e partiu, ficando assim o #347 fora da prova. Tiago Gouveia e Mário Peixoto não chegaram a deixar a sua marca no asfalto. Na próxima prova - 1000 Milhas de Sebring - o Oreca já leva um novo motor, espera-se que mais duradouro.

Resumo #378 por Francisco Reis: O GTE #378 iniciou a prova com o Pedro Mourão ao volante. Os primeiros stints ficaram marcados pela consistência e subida de bastantes posições. Alguns encontros imediatos nas dobragens dos P2 causaram danos significativos obrigando a uma paragem mais prolongada. Uma vez terminada a tarefa do Pedro foi a vez do Paulo Honorato provar um pouco do asfalto e repetindo muito daquilo que foi a primeira parte da corrida, bastante consistência e poucos erros. A persistência e o compromisso do Paulo ao longo de toda a prova, que é aliás seu apanágio, permitiu ao #378 manter a luta pelo 11.º lugar aberta. Francisco Reis entrou para realizar mais 2 stints que foram marcados novamente pela consistência, um ponto fortíssimo neste carro. O momento mais aflitivo da corrida chegou num desentendimento com outro GTE, na última volta do último stint do Francisco, que impediu a regular entrada no pitlane. "Estado de Emergência" declarado para realizar uma volta extra com apenas gasolina suficiente para realizar menos de 1/3 de volta. Com a orientação de toda a equipa esse feito foi conseguido evitando-se assim o DNF. Por fim, chegou a vez do rookie da equipa - Daniel Inácio - realizar a segunda prova aos comandos do GTE. Com o cair da noite a vida ficou difícil para o piloto, obrigado a gerir situações de tráfego intenso onde todos têm, literalmente, pressa de chegar ao destino. No entanto o Daniel mostrou uma calma e capacidade tremendas conduzindo o #378 em segurança até à derradeira passagem sobre a Brickyard.

Fotos por Tiago Gouveia

Fotos por Tiago Gouveia