page loader

PTSims.net Racing: 6 Horas de NOLA

18 janeiro 2021
|
Carlos Santos
|
Share:

 

Correram-se no passado sábado as 6 Horas de NOLA, quarta ronda do Virtual Endurance Championship, onde a PTSims.net Racing participa com 3 carros na divisão 3. 

O P2 #347 da PTSims.net Racing deslocou-se ao traçado norte-americano de Nola com três dos quatro pilotos e o objetivo era melhorar o resultado da prova anterior, o que veio a acontecer. Mário Peixoto fez a qualificação e os primeiros dois stints do carro, o que equivaleu a praticamente 1h30 de corrida. De realçar neste período um toque de um GTE e um despiste por culpa própria, felizmente sem danos para o P2. Rui Martins tomou o controlo também para dois stints, sendo que nesta fase o #347 rodou consistentemente na décima posição e sem erros. Infelizmente, na terceira troca de pilotos (Rui > Mário), um bug fez com que os ligeiros danos no eixo direito passassem a danos mais fortes, o que obrigou a um quinto stint com o volante torto. A paragem foi assim um pouco mais longa (90 segundos) e, no sexto stint, Mário Peixoto teve um acidente na zona rápida da pista e danificou o Oreca, obrigando assim a uma nova paragem de 110 segundos para reparações. Os turnos finais ficaram para Ricardo Marcelino, que apanhou também o período noturno da prova. Um drive-through nesta altura, por acumulação de cortes, foi aplicado ao #347, com isso fazendo perder algum terreno na luta por melhores posições. O 13º lugar final foi o melhor até agora na temporada, mas fica um sabor amargo pela falta de eficácia para chegar ao ambicionado top 10.

O P2 #337 qualificou em 3.º lugar e foi o José ao volante para o primeiro par de stints onde manteve sempre o carro no pódio. Foi depois a vez do Paulo Teixeira contribuir com um belo duplo stint sem incidentes a registar. Carlos Santos foi o terceiro piloto a passar pelos comandos do Oreca e foi por esta altura que surgiu a primeira penalização de drive-through para o #337 (viriam a ser 2 no total) que arrefeceram um pouco as expectativas. Ainda assim o Carlos conseguiu entregar o carro ao José numa boa posição (4.º) para o ataque final ao pódio. No regresso do José ao carro o ritmo elevou-se novamente e ainda que a vitória estivesse por momentos em linha de mira tivémos de nos contentar com o 2.º lugar final.

O GTE #378 iniciou a prova com um reforço de peso para o resto do campeonato, estreia do piloto Daniel Inácio no VEC. Apesar de uma qualificação modesta, o Paulo Honorato conseguiu colocar o carro numa situação favorável para a recuperação ao longo dos stints. O azar bateu à porta novamente com a dobragem de um P2 que causou danos e obrigou a uma paragem forçada. Após o bom ritmo do Paulo Honorato, foi a vez de Daniel se estrear e manter precisamente esse bom ritmo do carro sem quaisquer tipo de percalços. Dois stints limpinhos para a sua conta pessoal e entretanto chegou a noite. Com o chegar da noite chegou o Francisco Reis para finalizar os 2 stints finais. A recuperação de 12 lugares já tinha sido consumada pelos dois primeiros pilotos e o objetivo do Top 10 estava ao alcance, no entanto com estratégias diferentes e uma saída de pista, a meta do Top 10 não foi alcançada, ficando o carro no 12.º lugar. Uma prova consistente mas mais uma vez marcada por algum azar com as dobragens.

Após Nova Orleães o VEC continua nos Estados Unidos para mais duas corridas. A próxima ronda é já no dia 13 de fevereiro onde os três carros da PTSims.net Racing vão ser desafiados nas 8 horas de Indianápolis.