My Lords, pray be seated. Foi assim que se apresentou o Vintage BTCC Championship, um dos primeiros campeonatos do ano 2021 na PTSims. Com corridas duplas de sensivelmente 20 minutos, duas máquinas dos anos 90 do BTCC e traçados quase exclusivamente britânicos, esta foi a receita perfeita para os 30 pilotos participantes. A grelha foi equitativamente dividida, com 14 pilotos a optarem pelo Nissan Primera P11 e 16 a escolherem o BMW 320i STW.
A luta pelo título de pilotos foi acesa até à última corrida, em Donington Park, tendo Daniel Inácio (Codoil Motorsport) ganho com uma diferença pontual de apenas 5 pontos. Pelo caminho, amealhou 5 vitórias, 1 terceiro lugar e 2 pole positions. Foi seguido na tabela classificativa por José Almeida (Codoil Motorsport), que conseguiu apenas 2 vitórias, mas complementou essa prestação com 3 segundos lugares, 2 terceiros lugares e ainda 2 pole positions. Luís Carreiro (KFC Racing Team) foi o medalhista de bronze e ainda teoricamente candidato ao título na última prova. Conquistou 2 primeiros lugares, 3 segundos lugares e ainda 1 terceiro lugar, juntando a isso 3 pole positions. O top 5 foi fechado por Pedro Oliveira (Moonlight Racers Motorsport) e Silvino Rodrigues (Playteam). Todos estes pilotos utilizaram o Nissan Primera; o BMW aparece na tabela classificativa apenas em 8º lugar com Mário Peixoto (Codoil Motorsport).
Nas equipas, naturalmente a dupla vencedora foi a de Daniel Inácio / José Almeida pela Codoil Motorsport (Nissan), com um total de 919 pontos, claramente distante da segunda classificada, a KFC Racing Team (Nissan) de João Carreiro / Luís Carreiro (752 pontos). Em terceiro lugar surge a Playteam (BMW) de André Giesta / Rúben Rocha com 474 pontos.
Como habitual, os resultados completos encontram-se no Fórum da PTSims.
"Não tinha como objetivo lutar pelo campeonato, porém apontava fazer alguns pódios. A liderança à geral após a segunda prova surgiu com alguma surpresa e comecei a acreditar que era possível algo mais. Com um carro muito bem preparado desde o início do campeonato, os bons resultados continuaram a aparecer, embora com altos e baixos fruto do lastro. A dupla vitória em Thruxton foi crucial e ser o vencedor do campeonato após luta direta em pista com o José Almeida na última corrida foi o ponto alto do mesmo. Muito feliz por esta conquista!" - Daniel Inácio
"Foi um grande resultado conjunto para a Codoil Motorsport. Depois de um ano sem qualquer dobradinha, conseguimos agora ambos os títulos: o primeiro do Daniel nos circuitos e enquanto piloto Codoil, e o de duplas com luta até à última prova entre colegas de equipa, que ainda não nos tinha acontecido. Uma palavra também para a outra dupla que teve os seus altos e baixos, mas no geral teve uma performance agradável. Os pilotos estão de parabéns e os pilotos deste campeonato serão devidamente recompensados através de várias cláusulas nos seus contratos. - José Almeida (Team Manager, Codoil Motorsport)