page loader

Americas GT1 Championship: resultados finais

3 março 2021
|
Mário Peixoto
|
Share:

Janeiro foi recebido com o rugido dos antigos carros GT1, uma classe extinta em 2011 para dar lugar, desde então, aos GT3 como o grande destaque da classe Grand Tourer. O Americas GT1 Championship focou-se sobretudo em traçados dos Estados Unidos, com uma visita pelo meio ao Canadá, para um campeonato muito bem disputado onde as corridas de 50 minutos foram de grande ação. Os 25 pilotos inscritos optaram, na sua maioria, pelo Ferrari 550-GTS (20); o Lamborghini Murciélago R-GT e o Saleen S7-R foram a escolha de apenas 4 pilotos, com o Lister Storm a completar a lista (1 piloto).

João Cavaca (Berlitz Racing Team, Ferrari) foi o vencedor indiscutível do campeonato, tendo amealhado 4 vitórias e 4 pole positions nas 7 provas, algo que o catapultou para o topo da tabela com 287 pontos. Foi seguido por David Santos (Carbor8 Racing, Ferrari), que obteve 255 pontos fruto de 1 vitória, 3 segundos lugares, 1 terceiro lugar e ainda 1 pole position. Por fim, o pódio dos pilotos foi fechado por Hugo Marques (Carbor8 Racing, Saleen), que obteve 2 vitórias, 1 pole position e 1 terceiro lugar para arrecadar 209 pontos. O Top 5 ficou completo com Francisco Reis (Berlitz Racing Team, Ferrari) e Davide Cardoso (Moonlight Racers Motorsport, Ferrari).

Nas equipas, a dupla da Berlitz Racing Team de João Cavaca / Francisco Reis levou a melhor sobre a Carbor8 Racing de Tiago Lapa / David Santos, respetivamente com 490 e 406 pontos. A completar o pódio ficou a outra dupla da Carbor8 Racing, neste caso, a de Sandro Simões / Hugo Marques com 385 pontos.

Como habitual, os resultados completos encontram-se no Fórum da PTSims.

Quero salientar que este foi um dos campeonatos que vai ficar na memória. Há campeonatos assim, que sem explicação óbvia, são especiais. Talvez por ser um fanático pela classe GT1, o calendário que combinou na perfeição, as lutas e o respeito presente em pista, bem como o registar da primeira dobradinha da equipa. No meio de tudo isto, só podia mesmo fechar com o título. - João Cavaca

*NDR: não foi possível obter reação do Team Manager da Berlitz Racing Team em relação à vitória da equipa no campeonato.

Ferrari 550-GTS de João Cavaca (#33, Berlitz Racing Team), em Virginia International Raceway.

Ferrari 550-GTS de João Cavaca (#33, Berlitz Racing Team), em Virginia International Raceway.