page loader

PTSims.net Racing: última corrida virtual

2 junho 2021
|
Carlos Santos
|
Share:

A PTSims.net Racing foi criada no final de 2017 e nasceu da vontade e do desejo de alguns membros da nossa Comunidade correrem as grandes corridas de resistência multi-classe. Não existia, à época, oferta de provas de resistência em Portugal e não havia forma de cumprir o sonho de correr uma prova de 24 horas. Foi neste contexto que alguns pilotos abordaram o Staff com uma proposta sui-generis: conjugar forças entre as equipas da Comunidade e, juntando pilotos de equipas diferentes no mesmo carro, disputar um grande campeonato internacional sob a bandeira da PTSims! E assim se fez.

A visão da equipa comunitária assentava nos seguintes objetivos: divulgar e promover as corridas de resistência, colmatar a falta de oferta deste tipo de provas no Sim-Racing nacional e, claro, disponibilizar um carro (e respetivo suporte) aos pilotos da Comunidade interessados nesta disciplina, potenciando sinergias entre as equipas. Em 2017, havia um número considerável de endurance junkies "órfãos" dentro das respetivas equipas que encontraram na PTSims.net Racing uma plataforma para conseguirem "matar o bichinho".

O projeto foi para a pista no início de 2018 e, desde essa altura, 24 pilotos da PTSims, provenientes de 10 equipas diferentes, pilotaram para a PTSims.net Racing. Foram quatro épocas a participar no mais reputado campeonato internacional de resistência - Virtual Endurance Championship (VEC, rFactor 2) - onde a equipa cumpriu muitos milhares de quilómetros, sempre enquadrada com os valores basilares da PTSims e do fairplay.

Atualmente, o panorama da resistência em Portugal mudou radicalmente. De inexistente passou a cabeça-de-cartaz, de incipiente passou a proeminente. O Portugal Endurance Series (PTES) nasceu e consolidou-se neste período com um calendário onde se pode ler 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e ainda mais um par de provas de 12 horas. A Endurance Cup (EC) traz também um conjunto de provas importante, de duração mais pequena, que complementa a oferta de provas de resistência. Do lado das equipas da comunidade também houve um progresso assinalável e praticamente todas elas já se estrearam nesta disciplina.

As principais premissas que deram origem a este projeto já não se verificam. Hoje há, em Portugal, oferta em quantidade e em qualidade. Por outro lado, a variedade da oferta também reduz as barreiras à entrada de novas equipas e acreditamos que todos os que têm a vontade de correr conseguem fazê-lo sem o apoio da PTSims.net Racing.

Finalmente, notar que a soma das provas do VEC, PTES e EC totaliza 19 provas anuais, descontando os meses de paragem o que dá uma média de duas provas por mês. Isto acaba por impactar negativamente o calendário da Comunidade, pois o espaço de manobra é muito reduzido e isso, por vezes, impede a melhor gestão das datas, obriga a colisão com outros eventos e também acarreta um custo de oportunidade. Assim, a equipa comunitária não transitará nos mesmos moldes para a próxima época, pois entendemos que o objetivo foi já integralmente cumprido. Gostamos de pensar que contribuiu um pouco para a elevação das provas de resistência no panorama nacional e deve ser aí, em Portugal, que se devem concentrar as atenções nos anos vindouros.

Vimos, pois, anunciar a última corrida virtual da PTSims.net Racing, que será naturalmente no Circuito de la Sarthe com as 24 Horas de Le Mans, nos dias 5 e 6 de junho de 2021. Será, com certeza, uma prova emotiva e onde todos os pilotos darão o melhor de si para fechar com chave de ouro este capítulo. Convidamos todos os membros da Comunidade a assistirem aos vários onboard disponíveis.

O próximo capítulo da PTSims.net Racing está já a ser preparado e envolverá naturalmente a resistência, comunidade e corridas. Fiquem atentos à rentrée!