page loader

PTSims 2022: análise de 2021 e planos futuros

31 dezembro 2021
|
José Almeida
|
Share:

Este post de fim-de-ano fica cada vez pior a cada ano que passa. Este ano nem imagem de apresentação temos (só o logo da PTSims), mas o conteúdo está cá todo, espero.

Assumo que alguns se estejam a perguntar: "Mas porque raio é o Zé que está a escrever isto? Não devia ter saído do staff?" Bem, começo por responder a isso. Era suposto ter saído do staff no fim do ano, mas tal não aconteceu, embora esteja muito longe das minhas anteriores funções. Ainda antes do meu anúncio da saída do staff, já o David Santos tinha dito que ia sair no final dos campeonatos do 3º trimestre. Depois disso, seguiram-se os planos para a minha saída, a do Mário Peixoto e a do Carlos Miranda no final do ano. Ora, num curto espaço de tempo, a PTSims iria perder 4 membros do staff de grande valor e deixar o staff em atividade com algumas dificuldades para manter o nível habitual, não por serem menos capazes, mas simplesmente por serem menos. Staff novo também tem de ser "formado" para o modus operandi da PTSims, portanto não teriam impacto imediato. Tendo em conta esta perspetiva e o facto de ainda me encontrar com funções de coordenador para ajudar a transição, fui acompanhando o trabalho do staff durante o trimestre do GT Series na execução dos campeonatos e na preparação do 1º trimestre de 2022 e senti que ainda podia ser bastante útil nessas mesmas funções durante mais algum tempo sem perder a motivação de ajudar a comunidade. Portanto, conseguiu-se convencer o Mário de forma a continuamos cá por mais uns tempos. Ele deixou de fazer a direção de prova do DiRT que passou para as mãos do Miguel Rosa, ficando com as redes sociais, o portal e a função de escrivão, enquanto eu mantenho-me na parte de planeamento de eventos, deixando para trás funções de CAI, direção de prova e tudo o que me obrigava a ter contacto direto com a comunidade, algo onde necessito mesmo de uma pausa neste momento. Isto significa que se tiverem algum problema, não tentem resolver comigo, que eu provavelmente nem sei bem do que falam e não serei eu a tomar decisões que nada tenham a ver com planeamento de eventos. Com tudo isto, chegou-se a este compromisso de continuar a fazer o que o staff considera que faço bem (e penso que a comunidade também), mantendo-me motivado para ajudar a comunidade que tanto gosto e onde tanto tempo já despendi. Quem sabe se no futuro não volto às funções anteriores, mas por agora tenho a função de eterno coordenador.

Indo a uma pequena revisão do ano de 2021. Foi um ano muito positivo para o sim-racing em geral continuando a aproveitar os efeitos da pandemia - algo de positivo que isto trouxe. No entanto, notou-se um claro decréscimo do número de pilotos a partir do meio do ano com o alívio de restrições. Isso aliado às saídas iminentes de pessoas do staff, fez com que se começasse a considerar a hipótese de voltar para 2 campeonatos de circuito ao mesmo tempo, algo que foi feito no 4º trimestre de corridas. Esta mostrou-se ter sido a melhor opção, diminuindo o desgaste do staff sem que as inscrições passassem logo a ter mais 20 inscritos do que as vagas permitidas (algo comprovado nas inscrições do GT Series e agora no 1º trimestre). Com esta alteração, limitou-se também a participação de todos os membros a um campeonato de circuito de cada vez. Esta foi uma medida bem recebida e que até ao momento não recebeu queixas dos membros da comunidade. Enquanto a PTSims continuar com esta quantidade de membros ativos, esta será uma medida a manter. Sabemos perfeitamente que há membros que conseguem correr 2 vezes por semana, mas é o necessário para dar possibilidade ao maior número de pessoas diferentes participarem nos nossos eventos. Tirando isto, o ano foi mais do habitual com o mesmo formato de sempre dos Series, apenas com a alteração do GT Series para um formato pré-2017 com 2 campeonatos diferentes dentro da chancela GT Series e a reintrodução da Endurance Cup ao longo de 5 provas de resistência com troca de pilotos.

Obviamente, não posso fazer um texto destes sem falar de números, podendo afirmar que este foi o ano onde se fez mais sim-racing na PTSims. Organizámos 131 provas oficiais em 4 simuladores (112 de campeonato e 19 special events). Tivemos em média 34,95 pilotos por prova (os ralis ajudam) e a soma dos tempos de todos os vencedores das corridas dá 147 horas, em mais de 100 mil voltas realizadas numa distância de quase 570 mil quilómetros, equivalente a cerca de 14 voltas à Terra (mais 3 voltas que no ano anterior). Não contam nestas estatísticas as 4 provas realizadas no Portugal Endurance Series. Fiquem com os gráficos que já estão disponíveis na secção sobre nós do portal.

O próximo ano de 2022, à semelhança dos anos anteriores, manterá o mesmo formato dos Series, começando com o Formula Series e o Rally Series, em janeiro. O Touring Car Series aparece no 2º trimestre, desta feita num regresso ao Assetto Corsa com o mod oficial do TCR. Ter-se-á o Ricardo Moreira Historic Series no 3º trimestre, também em Assetto Corsa, enquanto o GT Series será no 4º trimestre, em Assetto Corsa Competizione (ainda está em cima da mesma o regresso de 2 campeonatos). Vai-se continuar a dar ênfase aos special events anuais com o regresso do Grande Prémio Virtual de Portugal, o GT Revival e as 200 milhas de Indianápolis - mais ainda se poderão juntar. De todos estes planos concretos, o que não é certo é a continuação da utilização do DiRT Rally 2.0 após o Rally Series, dependendo apenas do número de pilotos que se consegue alcançar - o número tem vindo a decrescer e pode chegar a um ponto onde deixa de fazer sentido organizar provas neste simulador, ficando à espera pelo DiRT Rally 3 com a licença oficial do WRC. Algo que desaparece por completo é a Endurance Cup, por 2 razões principais: a primeira é a dificuldade de organizar estas provas continuamente, uma vez que requerem imenso staff num sábado à tarde (a última em Bathurst foi particularmente apertada a nível de staff disponível) e a segunda é o facto das provas terem perdido claramente carros com o decorrer do ano, começando 36 e acabando 25 em provas de durações iguais. É possivel que se faça alguma coisa de resistência com troca de pilotos no Assetto Corsa Competizione durante o ano, mas algo pontual. Com a saída da Endurance Cup, abre-se lugar ao Vintage Grand Prix, um conjunto de 5 special events temáticos com carros de Fórmula 1 antigos, começando pela década de 50 e passando por todas as décadas até aos anos 90 em 2 simuladores distintos. Ainda nos special events, em fevereiro terá lugar um special event com o mod desenvolvido pela PTSims com os carros do europeu de turismo (e não só) dos finais dos anos 80 - falo dos carros do Grupo A com máquinas como o Ford Sierra Cosworth ou o BMW 635csi. Este mod será novamente utilizado no verão num campeonato nacional de velocidade dos anos 80 em pistas portuguesas. O PTES vai continuar em 2022, provavelmente num formato mais reduzido, mas os anúncios aparecerão a seu tempo. O resto do calendário (sujeito a alterações) encontra-se neste link.

Qualquer dúvida que tenham sobre o calendário, não hesitem em perguntar no tópico no fórum. Por fim, resta-me desejar, em nome de todo o staff da PTSims, boas entradas em 2022!