O campeonato que fechou 2022 na PTSims protagonizou a ida da classe H2 RWD para a gravilha e asfalto, uma classe até agora não usada para disputa em campeonatos. Um total de 32 pilotos aceitou o desafio, com a maioria a escolher o FIAT 131 (11 pilotos), seguido de uma divisão igual entre Ford Escort e Opel Kadett (9 cada). O mais antigo da classe, o Alpine A110, foi escolhido por 3 pilotos.
Daniel Inácio (Codoil Motorsport) vinha de um campeonato vitorioso em DiRT Rally e continuou a sua senda ao conseguir sempre uma posição no pódio nos seis ralis disputados. Obteve vitórias na Austrália e na Polónia, medalhe de bronze na Alemanha, Estados Unidos e Argentina, e fechou com um segundo lugar no País de Gales, um performance que lhe permitiu assim conquistar 260 pontos e garantir o segundo título consecutivo. Rúben Rocha (Playteam) era outro forte candidato ao título, contudo um DNF logo na primeira prova deitou por terra a possível conquista. Ainda assim, o piloto fez sempre pódio nos restantes ralis e conseguiu 240 pontos. Em terceiro lugar ficou Marco Frade (PM4 Racing), ele que veio ao longo do ano a demonstrar uma subida de andamento notável e que foi coroada com o terceiro lugar à geral, fruto de uma grande consistência (213 pontos). José Almeida (Codoil Motorsport) e Tiago Gouveia (KFC Racing Team) fecharam o Top 5 com 205 e 163 pontos, respetivamente.
Nas equipas, o título ficou decidido relativamente cedo, já que a dupla da Codoil Motorsport (Daniel Inácio / José Almeida) acabaria por amealhar tantos pontos (465) que selou o campeonato ainda na quinta ronda. Foi seguida pela Playteam (Rúben Rocha / Silvino Rodrigues), cujo esforço conjunto lhes deu 329 pontos. No terceiro posto ficou a PM4 Racing (Duarte Janeiro / Marco Frade) com 266 pontos.
Os resultados completos encontram-se no Fórum da PTSims.