page loader

GT Series World Challenge 2021 : resumo e resultados

5 dezembro 2021
|
Mário Peixoto
|
Share:

Um dos mais aguardados campeonatos do ano - o GT Series da PTSims - teve lugar, como é habitual, nos meses de setembro, outubro e novembro. Com 10 provas em disputa, este longo campeonato do ano é sempre dos mais aguardados, não só pela sua história na comunidade, como também a nível nacional, sendo o mais antigo e ininterrupto campeonato nacional de GTs. O formato de provas mistas, em que os pilotos enfrentam corridas de 50 minutos (Sprint) e 90 minutos (Endurance) manteve-se; a grande novidade em 2021 foi mesmo a "separação" do GTS em dois campeonatos distintos: o World Challenge e o European Challenge.

Esta notícia trata do GT Series World Challenge, cujo foco virou-se para os mais modernos GT3 disponíveis no AC Competizione e traçados de renome a nível mundial. 36 pilotos "espalhados" por 6 modelos de carros estiveram inscritos no campeonato, com a Ferrari a ser a marca mais escolhida: 15 pilotos optaram pelo 488 GT3. O Aston Martin V8 Vantage foi o seguinte na lista, com 11 pilotos a fazerem desta a sua arma de eleição. A Porsche colocou em pista 4 pilotos com o 911.II e os restantes lugares foram atribuídos a Audi R8 (2), Bentley Continental (2) e Mercedes-AMG (também 2). Praticamente todos os pilotos participaram em dupla neste campeonato.

No final das 10 longas semanas, o vencedor emergiu na pessoa de João Cavaca. O piloto #33 da Berlitz Racing Team conquistou 5 vitórias e 7 pódios, revalidando assim o título obtido em 2020 com relativa facilidade. Com um total de 413 pontos, não foi possível a Rafael Lobato (Team STR) fazer melhor do que segundo classificado, com 2 vitórias e 4 pódios para um total de 328 pontos. Atrás de si ficou o colega de equipa, Rafael Malho, que amealhou 305 pontos fruto de 4 pódios. O top 5 acabaria fechado Ricardo Maravilha e Miguel Neto, ambos da Phoenix Racing, com  294 e 283 pontos, respetivamente.

Nas equipas, a luta foi mesmo até ao final do campeonato, com a Team STR de Rafael Lobato / Rafael Malho a levar a melhor no Aston Martin Vantage. Com um acumulado de 633 pontos, levaram de vencida a dupla da Berlitz Racing Team composta por João Cavaca / Francisco Reis em Ferrari 488, que obtiveram 546 pontos. O último lugar do pódio das equipas caiu para a Team STR 2, que obteve 483 pontos através do esforço conjunto de Filipe Ferreira / Frederico Cruz, também em Aston Martin.

As classificações finais encontram-se disponíveis no Fórum da PTSims.

O Ferrari 488 GT3 Evo de João Cavaca (#33, Berlitz Racing Team), vencedor do campeonato.

O Ferrari 488 GT3 Evo de João Cavaca (#33, Berlitz Racing Team), vencedor do campeonato.