page loader

GT Series European Challenge 2021 : resumo e resultados

23 novembro 2021
|
Mário Peixoto
|
Share:

Um dos mais aguardados campeonatos do ano - o GT Series da PTSims - teve lugar, como é habitual, nos meses de setembro, outubro e novembro. Com 10 provas em disputa, este longo campeonato do ano é sempre dos mais aguardados, não só pela sua história na comunidade, como também a nível nacional, sendo o mais antigo e ininterrupto campeonato nacional de GTs. O formato de provas mistas, em que os pilotos enfrentam corridas de 50 minutos (Sprint) e 90 minutos (Endurance) manteve-se; a grande novidade em 2021 foi mesmo a "separação" do GTS em dois campeonatos distintos: o World Challenge e o European Challenge.

Esta notícia trata do GT Series European Challenge, cujo foco virou-se para os GT3 mais antigos disponíveis no AC Competizione e os novíssimos GT4, perfazendo assim um campeonato multiclasse com os seus desafios próprios. No total, 36 pilotos apresentaram-se na tabela de inscritos, com a classe GT3 a fazer uso sobretudo do Aston Martin V12 Vantage (8) e do McLaren 650S (6). Dois modelos do Emil Frey Jaguar G3 e do Nissan GT-R NISMO também estiveram representados. Na classe GT4, a grelha compôs-se maioritariamente pelo Porsche 718 Cayman e pelo Aston Martin V8 Vantage, ambos escolhidos por 7 pilotos. O Audi R8 LMS e o BMW M4 foram as restantes escolhas (2 para cada marca). Já no que diz respeito às duplas, foram 8 em ambas as classes.

Nos GT4, Nuno Miguel Abreu (Morábia ST) protagonizou os melhores resultados com 5 vitórias e 7 pódios, ficando assim naturalmente em primeiro. Foi seguido por Nelson Lira (Playteam), que logrou 2 vitórias e 5 subidas ao pódio. De notar que estes dois pilotos ficaram isolados com 402 e 335 pontos, respetivamente. O último degrau do pódio foi ocupado por outro piloto da Playteam - Rui Paiva - que, embora não tenha conseguido nenhuma vitória, subiu ao pódio em 4 corridas e amealhou 295 pontos. Nas equipas, a Morábia ST conseguiu a dobradinha com a dupla Nuno Fernandes / Nuno Miguel Abreu (658 pontos), embora a Playteam de Nelson Lira / Rui Paiva não tenha ficado longe (630). A fechar o pódio ficou a dupla da KFC Racing Team formada por João Carreiro / Sandro Pinho (516 pontos).

Na classe GT3, a luta foi menos renhida, com Fábio Azevedo (Bertliz Racing Team) a conseguir uns espantosos 8 pódios e 5 vitórias, com isso garantindo a vitória no campeonato. O seu colega de equipa, André Barbosa, conquistou a medalha de prata com 1 vitória e 6 pódios. O degrau final foi atribuído ao piloto Fernando Silva da OldFox SimRacing, que obteve 2 pódios. Nas equipas, naturalmente a dupla André Barbosa / Fábio Azevedo da Berlitz Racing Team foi a vencedora com um total de 732 pontos, bastante longe da segunda classificada: a OldFox SimRacing de André Giesta / Fernando Silva ficou-se pelos 535 pontos. Por fim, a Moonlight Racers Motorsport de Davide Cardoso / Pedro Almeida conseguiu 513,5 pontos e arrecadou a medalha de bronze.

As classificações completas encontram-se, como sempre, disponíveis no Fórum da PTSims.

O McLaren 650S GT3 de Fábio Azevedo (#128, Berlitz Racing Team) e o BMW M4 GT4 de Nuno Abreu (#121, Morábia ST), os campeões do GT Series European Challenge 2021 nas respetivas classes.

O McLaren 650S GT3 de Fábio Azevedo (#128, Berlitz Racing Team) e o BMW M4 GT4 de Nuno Abreu (#121, Morábia ST), os campeões do GT Series European Challenge 2021 nas respetivas classes.