Em outubro de 2020, os carros da Fórmula 1 acordaram, pela primeira vez, no Autódromo Internacional do Algarve. Fruto da pandemia, o regresso da categoria rainha do desporto automóvel a solo luso deu-se 24 anos após o último GP (Estoril, 1996). Assim, o regresso do Grande Prémio Virtual de Portugal PTSims, uma prova que se quer afigurar como anual na comunidade e que conta já com duas edições, não poderia oferecer outra combinação que não os mais recentes carros de F1 no traçado algarvio.
Vinte e quatro pilotos estiveram na grelha de partida para atacaram o desafiante e ondulante circuito durante 66 duras voltas (o equivalente a 307 km). E mesmo com os níveis de concentração no máximo, fruto da exigência de pilotar um carros destes, que incluí a gestão eletrónica do mesmo (MGU-H, MGU-K e DRS), a vitória pareceu fácil para José Almeida (Codoil Motorsport). O número 14 não só liderou todas as voltas, terminando a prova em 1 hora, 29 minutos e 4 segundos, como arrancou da pole position com um tempo de 1:16.431, curiosamente apenas 221 milésimas de diferença para a pole position real de Lewis Hamilton. Na própria corrida, fez a melhor (1:18.889), o único a rodar no segundo 18.
E para não deixar a coisa por menos, o pódio foi na verdade completo por pilotos Codoil: Daniel Inácio começou e acabou no segundo posto, enquanto Pedro Mourão terminou a prova em terceiro lugar, após ter arrancado de quarto. O top 5 foi finalizado por Daniel Vieira (Moonlight Racers Motorsports) e André Vitória (PM4 Racing). Estes foram, de resto, os restantes pilotos a cumprirem a distância total de 66 voltas.
Nas equipas - e sem surpresa - a vencedora foi a Codoil Motorsport através da dupla José Almeida / Daniel Inácio. Em segundo lugar ficou a Moonlight Racers Motorsports de Daniel Vieira / Artur Mesquita e, a fechar o pódio, a dupla André Silva / Carlos Rodrigues colocou o nome da Playteam.
Os resultados completos, como habitual, encontram-se no Fórum da PTSims.