page loader

Formula Series 2023: resumo e resultados

7 março 2023
|
Mário Peixoto
|
Share:

A edição "meia dúzia" do campeonato anual de fórmulas na PTSims, que tradicionalmente ocupa os meses de janeiro e fevereiro, teve este ano uma das maiores revoluções no seu formato. A mudança para um fórmula oficial do simulador rFactor 2, no caso, o Dallara IR-18 Indycar, na configuração Road & Street, e um calendário apenas com traçados norte-americanos, provou ser uma bom chamariz, já que um total de 30 pilotos disse "presente!", perfazendo uma grelha completa. Nas equipas, a luta pelo "caneco" foi entre 12 duplas, que representam 24 pilotos da grelha (os restantes 6 foram a título individual).

As vitórias nas provas ficaram praticamente entregues a apenas dois pilotos: José Almeida (Codoil Motorsport) e Ricardo Ferreira (Origin Racing) protagonizaram excelentes lutas ao longo de todo o campeonato. Contudo, foi mesmo o piloto "Bacalhau" a ganhar o direito de ostentar o número #1 no próximo ano, fruto de 4 vitórias, 2 segundos lugares e ainda 2 poles, para um total de 333 pontos. O piloto da Origin conseguiu ainda finalizar no pódio com 274 pontos, pese os vários problemas que enfrentou em algumas provas, numa luta bem renhida com Duarte Vieira (Spirit SimRacing, 277 pontos), que foi sem dúvida o mais consistente em todo o pelotão: 4 segundos lugares consecutivos, 2 terceiros lugares e ainda 1 quarto lugar. Tiago Lapa (Carbor8 Racing) e Daniel Inácio (Codoil Motorsport) foram os pilotos que fecharam o Top 5, também eles com boas prestações: o piloto "Carburador" conquistou dois pódios e o piloto "Bacalhau", apesar de não ter ido ao pódio em nenhuma ocasião, conseguiu resultados positivos lá na frente. O Top 10 contou ainda com a presença de:

  • Rui Santos - Origin Racing
  • Rui Martins - Codoil Motorsport
  • Marcelo Fortio - SPEED.exe
  • Luís Lobo - Origin Racing
  • Jorge Alves - Spirit SimRacing

Em termos de equipas, o título ficou matematicamente selado ainda na prova 7: o trabalho conjunto de Daniel Inácio / José Almeida em nome da Codoil Motorsport foi mais do que suficiente para bater as restantes equipas, conseguindo uma margem final superior a 100 pontos. Atrás de si ficou a Spirit SimRacing com os pilotos Duarte Vieira / Jorge Alves, eles que também amealharam pontos suficientes (426) para baterem a Origin Racing de Luís Lobo / Rui Santos (352.5), este último que era o campeão em título e que perde assim esse estatuto com o cair da bandeira de xadrez. O Top 5 contou ainda com a presença de:

  • SPEED.exe - Carlos Azevedo / Marcelo Fortio
  • Carbor8 Racing - Carlos Miranda / Tiago Lapa

Os resultados completos, de pilotos e equipas, encontram-se disponíveis no Fórum da PTSims.

José Almeida (#14, Codoil Motorsport), vencedor do campeonato, a bordo do seu Dallara IR-18 Indycar.

José Almeida (#14, Codoil Motorsport), vencedor do campeonato, a bordo do seu Dallara IR-18 Indycar.