page loader

Campeonato Histórico Internacional de Ralis: resumo e resultados

28 outubro 2022
|
Mário Peixoto
|
Share:

A história do World Rally Championship ficou bem patente no Campeonato Histórico Internacional de Ralis, cuja competição levou 21 corajosos a pegarem em carros diferentes em cada prova, começando nos anos 70 com o Alpine A110 e finalizando com o Subaru Impreza WRC 01, incluindo passagens com máquinas do Grupo B e também do Grupo A.

No final das contas, quem garantiu para si o título foi Daniel Inácio (Codoil Motorsport), ele que durante todo o campeonato não soube o que foi não estar no pódio. Com duas vitórias, três segundos lugares e uma medalha de bronze, o piloto "bacalhau" teve sempre uma excelente prestação, o que lhe permitiu obter 270 pontos. Perto de si terminou José Almeida (Codoil Motorsport), que obteve quatro pódios (incluindo duas vitórias), mas cujos resultados menos bons na Argentina e na Austrália ditaram que conseguiria apenas o segundo lugar com 242 pontos. Tiago Gouveia (KFC Racing Team), neste seu regresso ao off-road, fez o suficiente para "expulsar" os concorrentes do último lugar do pódio e amealhou 208 pontos. O Top 5 do campeonato ficou fechado com a presença de Marco Frade (PM4 Racing) e Mário Peixoto (Codoil Motorsport), com 197 e 180 pontos, respetivamente.

A luta nas equipas foi menos aguerrida ou, pelo menos, só faltou definir que duplas ficariam em que posições, já que a Codoil Motorsport fez questão de garantir para si os 3 lugares, sendo o terceiro posto em conjunto com a KFC Racing Team: Rui Martins e Tiago Gouveia fizeram 331 pontos, enquanto José Almeida e Miguel Pimenta obtiveram 358. No lugar cimeiro, a dupla de Daniel Inácio e Mário Peixoto não encontrou qualquer oposição, tendo fechado o campeonato com uns redondos 450 pontos.

Os resultados completos encontram-se no Fórum da PTSims.

Um dos vários carros pilotados por Daniel Inácio #10 (Codoil Motorsport), vencedor do campeonato.