Concluído o périplo pelos Estados Unidos, o Virtual Endurance Championship fez uma passagem pelo extremo oriente antes de assentar na Europa para o fim da época. Correram-se no passado sábado, dia 10, as 6 horas de Suzuka.
Resumo #337 por José Almeida: "O carro #337 apresentou-se em Suzuka com Carlos Santos, Domingos Vaz e o José Almeida, ficando o Paulo Teixeira a experimentar todos os géneros de Sushi disponíveis. A qualificação ficou ao cargo de Carlos Santos que colocou o Oreca 07-Gibson na 3ª posição da grelha de partida. O horário virtual desta prova era peculiar (começou à 1h00 da manhã e acabou às 7h00), e talvez tenha sido isso que afetou os 2 pilotos da frente ao arranque, com o Carlos a aproveitar magistralmente para assumir o 1º lugar que defendeu afincadamente durante as primeiras voltas da corrida. Porém, eventualmente, essas 2 equipas acabaram por passar, ficando o #337 na 3ª posição novamente no momento em que o Carlos passou o volante ao Domingos. O Domingos realizou um duplo stint muito positivo, entregando o carro ao José Almeida na 4ª posição. Aqui começaram os nossos problemas, e embora o José tenha conseguido subir a 2º, estávamos no limite dos avisos por violações dos limites de pista e também estávamos continuamente a danificar a suspensão do carro nos corretores mais altos do Triângulo Casio, dando trabalho extra aos mecânicos da PTSims com o acréscimo de tempo que isso traz. Contudo, o pódio continuava a ser o objetivo, e o Domingos segurou-o no momento de entrega do carro ao José após um stint onde deu tudo. Contudo, a suspensão não resistiu, e tivemos 50 segundos a mais na boxe para reparação. Terminámos a prova, ao fim de 6 horas, na 4ª posição a cerca de 20 segundos do 3º classificado. Um final com sabor agridoce que nos dará ainda mais motivação para irmos buscar o pódio na próxima prova em Spa-Francorchamps."
Resumo #347 por Mário Peixoto: "O carro #347 da PTSims.net Racing apresentou-se na terra do sol nascente com três pilotos, curiosamente numa prova quase sempre noturna. Ricardo Marcelino foi o primeiro a chegar ao traçado de Suzuka, pelo que lhe tocou a ele qualificar (em 17º) e fazer os primeiros dois stints do carro. Sem incidentes a reportar, o Oreca foi navegando pelo circuito nipónico. Tiago Gouveia foi o próximo a pegar no carro, novamente sem nenhuma situação especial a reportar durante os seus dois stints. Uma errónea troca de pneus numa das paragens fez com que Ricardo Marcelino pegasse no carro, já para lá do meio da corrida, com pneus usados. Contudo, isto não foi problemático para o piloto. Infelizmente, uma perda de ligação ao servidor ocorreu nesta fase, impedindo o #347 de continuar a subir na tabela. Mário Peixoto foi o último a entrar no carro, quando este seguia em 14º, para cerca de 1h45 de prova. Nesta altura, o sol nascia no Japão, causando algumas dificuldades visuais nas curvas 130R e Casio. Com pequenos erros pelo meio, ainda assim o resultado final foi muito positivo para o Oreca #347, com duas subidas de posição (até 12º) mesmo ao terminar a prova."
Resumo #378 por Pedro Mourão: "A prova começou atribulada logo na qualificação para o #378. Depois de duas voltas onde faltou posição em pista favorável, o carro acabou por ficar com o tanque seco numa volta de regresso à box, ficando portanto impossibilitado de melhorar. Partiu assim da antepenúltima posição, no entanto a afinação do carro estava boa e havia ritmo para subir na classificação aos poucos. Os dois primeiro stints, com Pedro Mourão ao volante, foram pautados pela consistência, conseguindo manter-se longe das confusões que iam acontecendo tanto em dobragens quanto em disputas de posição, logrando uma ou outra posição ganha por disputa direta. O Pedro entregou o carro ao Paulo Honorato já dentro do TOP10 e o Sr. Simracing, apesar de um ritmo ligeiramente mais baixo, conseguiu ainda assim manter o #378 na mesma posição em que recebeu o carro. Daniel Inácio apresentou-se ao serviço para mais uma demonstração de competência fazendo uma gestão exemplar do carro, elevando o Aston Martin um par de posições e desafinado o 6º lugar. Infelizmente um erro na curva 1 implicou uma paragem prolongada na box fazendo o carro cair novamente para o 8º lugar, posição mantida até à bandeira de xadrez, sob o Sol nascente.
O Virtual Endurance Championship regressa no próximo mês para as 8 Horas de SPA, última paragem antes da prova mais aguardada do ano - Le Mans.