page loader

Okayama GT 250: resumo e resultados

31 outubro 2021
|
Mário Peixoto
|
Share:

A categoria Super GT, que surgiu no Japão em 1993 sob o nome Zen Nihon GT Senshuken ou All Japan Grand Touring Car Championship, é a mais alta categoria da competição automóvel neste país, tendo as provas já tido lugar noutros estados da Ásia, fruto da natural expansão do desporto automóvel. Dominada sobretudo pelas marcas nipónicas Nissan, Honda e Toyota, os Super GT500 são extremamente capazes, com motores poderosos e linhas aerodinâmicas bem mais expansivas do que o que estamos habituados a ver na Europa.

E foi precisamente a categoria GT500, pouco explorada ainda na PTSims, que fez os pilotos viajarem até ao circuito de Okayama, em Mimasaka, para uma prova especial de 250 km (68 voltas) ao traçado japonês. A escolha de carros para os 33 inscritos recaiu em três modelos, com a maioria (18) a escolher o Nissan GT-R e com a Honda a colocar 13 HSV-10 em pista. Já a Lexus, menos representada, foi escolhida por dois pilotos com o modelo SC430.

A vitória acabaria por cair nas mãos de Paulo Teixeira (KFC Racing Team), que realizou as 68 voltas estabelecidas em cerca de 1 hora e 38 minutos, colocando assim o seu Honda no topo da tabela classificativa. José Almeida (Codoil Motorsport) foi segundo e o outro único piloto a realizar o total de voltas estabelecido, neste caso em Nissan GT-R. O degrau final do pódio foi de outro Nissan, o de David Vieira (Playteam), que embora com uma volta a menos, conseguiu ainda uma medalha. O top 5 ficou entregue a Hélio Rodrigues (Morábia ST) e João Pacheco (Spirit SimRacing), em Nissan e Honda, respetivamente. O primeiro Lexus acabaria apenas por aparecer na 18ª posição com 63 voltas realizadas.

Nas equipas, a Codoil Motorsport acabou por levar a melhor com um total de 68 pontos somados contra os 58 da Morábia ST. O esforço conjunto de José Almeida (2º) e Vasco Lemos (6º) acabou a valer mais do que o resultado de Hélio Rodrigues (4º) e Nuno Fernandes (8º). Em terceiro lugar e com 55 pontos, muito próxima portanto, ficou a dupla da Playteam composta por David Vieira (3º) e Nelson Lira (10º). A SPEED.exe de Marcelo Fortio / Ricardo Grachinha finalizou no quarto posto e a Spirit SimRacing de João Pacheco / Duarte Vieira terminou em quinto lugar.

Os resultados completos podem ser consultados, como sempre, no Fórum da PTSims.

O Honda HSV-10 GT500 de Paulo Teixeira (#4), vencedor da prova.

O Honda HSV-10 GT500 de Paulo Teixeira (#4), vencedor da prova.