Substituíram todos! Esta frase aplica-se bem ao GT Series 2023, naquela que foi a 15.ª edição do mais antigo campeonato da PTSims. Novamente com grelha cheia (30 pilotos) e um total de 13 duplas, não faltou animação e boas disputas ao longo das 13 (sim, treze) corridas que perfizeram este campeonato, nos formatos Sprint, Classic e Endurance. A grelha também foi bastante variada, já que apenas 4 modelos de cada carro eram permitidos: Audi, Ferrari, Lamborghini e McLaren ocuparam todos os lugares disponíveis, ao passo que os modelos da Honda, Nissan, Mercedes e Porsche ficaram-se por apenas 2 carros cada. Em números ímpares tivemos a presença da Aston Martin e BMW (3 cada) e uma singular entrada da Lexus com o RC F GT3.
Mas voltando ao início, foi um campeonato atípico no que diz respeito às substituições, tendo sido muitos os pilotos substitutos a ganharem provas, daí a dificuldade em encontrar o número "1" na tabela classificativa. Ele aparece duas vezes e uma delas associada a Bruno Marques (Moonlight Racers Motorsport, McLaren), ou não tivesse sido na derradeira prova, em Bathurst, que o piloto #35 ganhou finalmente e, ao mesmo tempo também, se tornou um campeão do GT Series. Acabaria por bater Marcelo Fortio (SPEED.exe, BMW), que terminou o campeonato num excelente segundo lugar e fez ainda 6 pódios, por uma diferença de 35 pontos. A medalha de bronze ficou entregue a Sandro Simões (Carbor8 Racing, Porsche), ele que também teve boas prestações e foi apenas o outro piloto a conseguir uma vitória no campeonato, mais precisamente, na Corrida Principal da prova 9. Fábio Costa (Carbor8 Racing, Lamborghini) e Davide Cardoso (Moonlight Racers Motorsport, McLaren) são os seguintes na tabela classificativa, com 234 e 231 pontos, respetivamente, uma margem muito curta que só se decidiu na última corrida. O Top 10 dos pilotos contou ainda com a presença de:
No que diz respeito às equipas, a luta foi muito intensa até ao final pelo título, com duas equipas a entrarem na última prova separadas por apenas 5 pontos: de um lado, a Moonlight Racers Motorsport com a dupla Bruno Marques / Davide Cardoso e, do outro lado, a SPEED.exe com a dupla Marcelo Fortio / Paulo Martinho. A história acabaria por terminar em dobradinha, já que a Moonlight (586) arrecadou para si a vitória nas equipas, com a SPEED a finalizar em segundo (556,5). A terceira equipa a entrar no pódio não causou surpresa também, dados os resultados conjuntos de João Miranda / Sandro Simões, da Carbor8 Racing, que fizeram 485 pontos no total. O Top 5 das equipas teve ainda:
Os resultados completos, de pilotos e equipas, encontram-se disponíveis no Fórum da PTSims.