O primeiro campeonato de sempre na PTSims com o novo simulador EA Sports WRC contou com 33 participantes, um bom presságio para os campeonatos que se avizinham. Composto por 5 ralis, todos eles europeus, seguiu o formato que já se conhece como habitual na comunidade, onde cada rali tem uma duração de 6 dias e pode ser feito em qualquer altura neste período. Com todos os pilotos a competirem de igual - com o Ford Fiesta Rally3 - seriam mesmo os cerca de 85 quilómetros de cada um dos cinco roadbooks a determinaram como iria ficar a classificação final.
José Almeida e Daniel Inácio, ambos da Codoil Motorsport, acabariam por protagonizar entre si as vitórias no campeonato, com o piloto número 14 a sair vencedor por uma diferença de apenas 5 pontos (240 vs 235). As vitórias nos ralis da Escandinávia, Sardenha e Mediterrâneo, para além dos restantes pódios, foram suficientes para J. Almeida ser declarado o campeão, enquanto D. Inácio venceu em Portugal e em Espanha (Rali da Ibéria), nunca ficando aliás este piloto em pior do que segundo lugar. A medalha de bronze ficou entregue a Telmo Barreira (individual), que fez um campeonato regular, com duas idas ao pódio, e conquistou um total de 171 pontos. O Top 10 dos pilotos contou ainda com a presença de:
Nas equipas, a história rapidamente se começou a pintar de "amarelo bacalhau", pois a dupla Daniel Inácio / José Almeida da Codoil Motorsport sagrou-se naturalmente campeã, face aos excelentes resultados conseguidos por ambos os pilotos, que em conjunto fizeram 475 pontos, a longa distância da OldFox SimRacing de André Giesta / Hélder Róias, que se ficou pelos 240 pontos. No terceiro lugar do pódio, a junção do novato Miguel Inácio e do veterano Mário Peixoto provou ser um sucesso, com ambos os pilotos da Codoil Motorsport a conseguirem 219 pontos e, portanto, a fecharem a presença nos "degraus do campeonato". O Top 5 das equipas teve também:
Os resultados completos, de pilotos e equipas, encontram-se disponíveis no Fórum da PTSims.