Depois do sucesso da rampa realizada em 2022, eis marcado o regresso da Hillclimb Masters em 2023. O formato mantêm-se exatamente igual ao do ano transato, com duas classes disponíveis e um total de seis subidas oficiais (três em cada classe), sendo que a soma dos dois melhores tempos é que determina o vencedor da classe, tal como acontece na realidade. A margem de erro é, assim, mínima. E apesar da miríade de carros que competem nestas provas um pouco por todo o mundo, voltou-se a optar pelo Norma M20 FC 260 (Cat.1), uma máquina preparada especificamente para provas de montanha e que já provou em definitivo o seu valor com variadas vitórias, incluindo vários títulos europeus. A ela junta-se o Toyota Celica GT-Four (Cat.2), na sua versão de rali. Uma visão não incomum nas rampas, pois são vários os carros de rali presentes, este bem conhecido Celica irá dar um ar da sua graça com tração às quatro rodas, as míticas pinturas da Castrol e Repsol e 295 cavalos prontos a serem soltos através do motor de 2 litros e 4 cilindros turbo.
Quanto ao local escolhido para a edição deste ano do Hillclimb Masters, como seria inevitável, recaiu na mítica Rampa Internacional da Falperra, sobretudo depois do lançamento de uma versão francamente fiel à realidade para o simulador Assetto Corsa. A rampa é organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAM) desde 1976, em Braga, geralmente no mês de maio, tendo apenas sofrido um interregno entre 2002-2009 por falta de apoios. Faz atualmente parte do Campeonato Nacional de Montanha e do Campeonato Europeu de Montanha da FIA, a única rampa portuguesa com tal estatuto. O percurso consiste em 5,2 quilómetros da EN309 e possui um desnível de 262 metros. A prova inicia-se ao quilómetro 39 da referida estrada e termina na base do Santuário da Nossa Senhora do Sameiro. Pelo caminho, numerosas curvas e zonas muito rápidas testam a perícia dos pilotos, com destaque para algumas curvas particularmente complicadas, como a Curva do Hotel, Chicane, Curva da Morte (que precede a zona mais rápida da rampa), Curva do Fojo ou Curva do Papa. O recorde atual pertence ao italiano Christian Merli (Osella FA30, 2019), que realizou a subida em 1:46.944. O maior vencedor é o também italiano Simone Faggioli, com 6 vitórias, seguido do espanhol Andrés Vilariño, que conta com 5 vitórias.
Nono Special Event de 2023, que fará uso da famosa Rampa da Falperra, em Braga, para seis subidas oficiais com dois carros distintos. Localização: Rampa Internacional da Falperra, Portugal.