page loader

Grande Prémio Virtual de Portugal 2021


   

O dia 25 de outubro de 2020 ficará bem marcado na memória dos portugueses, sobretudo aqueles que seguem a Fórmula 1 com afinco. Após semanas de indecisões em relação ao calendário da temporada 2020, a notícia que todos esperavam foi confirmada: o "Grande Circo" estava finalmente de regresso a terras lusas, 24 anos após o último. O bem apetrechado Autódromo Internacional do Algarve foi o palco desta prova com público, que viria a ser ganha por Lewis Hamilton (Mercedes), levando aliás o piloto britânico a quebrar um recorde antigo de Michael Schumacher: vencer 92 Grandes Prémios na carreira (o piloto germânico obteve 91 vitórias). Assim, a prova portuguesa ficou também associada a este feito.

Elogiado por praticamente toda a grelha, o ondulante circuito algarvio prometia um grande fim de semana e assim foi. Pese o pódio ter sido relativamente "normal" para 2020 (Hamilton, Bottas e Verstappen), a forma como as máquinas F1 atacaram o circuito foi inigualável. Os mais rápidos pilotos e carros do mundo viram-se a braços com um traçado desafiante e sem igual no resto do calendário. Os seus 4,6 quilómetros de extensão e 15 curvas situam-se numa zona bastante acidentada do sul do país, perfazendo assim brutais mudanças de elevação. Listar todas nem sequer é possível, mas o nome "Montanha Russa" não podia ser mais indicador. Refira-se em especial a travagem vertiginosa para a T1, a subida em "S" nas curvas 3 e 4, a travagem em descida para a 180º T5, a "montanha-russa" que se situa entre as curvas 8 e 10, e ainda a secção final, uma estonteante direita a fundo com uma incrível descida antes da subida para a reta da meta.

Na senda do Grande Prémio Virtual de Portugal do ano passado, uma prova que a PTSims pretende que seja anual na comunidade, não seria possível outra combinação que não esta. Assim, o Assetto Corsa volta à ribalta para um GP a 100%, incluindo a distância de corrida. Os pilotos irão enfrentar a velocidade, dureza e espetáculo de um grande prémio ao longo de 66 voltas numa réplica daquilo que seria um carro da F1 da temporada transata (caso houvesse apenas um modelo para todas as equipas): o Formula Hybrid 2020, da bem conhecida equipa de modding RSR. Com diferentes compostos de pneus disponíveis e obrigatório usar pelo menos dois, proibição de reabastecimento, uso do DRS, gestão de MGU-K e MGU-H, este evento promete ser um verdadeiro teste de concentração e estratégia. O carro disponível conta com cerca de 985 cavalos, um peso de apenas 746 kg e uma caixa sequencial de 8 velocidades. É preciso mais informação ou estás convencido?

Prova    

Grande Prémio Virtual de Portugal 2021
15 março 2021

Recriação do Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal 2020. Localização: Autódromo Internacional do Algarve, Portugal.