Com o ano de 2022 a entrar nos seus meses finais, também o Vintage GP entra nas suas últimas duas provas. Uma competição diferente este ano na PTSims que se iniciou nos anos 50 e já passou por várias décadas, entrando agora nos anos 80. Uma década de grandes avanços tecnológicos, rápido crescimento da população, loucura do rock 'n roll e, claro, a presença do automobilismo também em força. No caso da F1, o efeito de solo foi banido da competição ainda cedo (1983), sendo que as várias temporadas desta década foram marcadas pelos poderosíssimos turbos que as equipas montavam nos carros. Capazes de produzirem mais de 700 cv, tornaram-se essenciais para a competição, já que o motor em si fornecia bem menos do que o turbo. Com os valores a atingirem proporções épicas e a velocidade em pista cada vez maior, a FIA viu-se obrigada a limitar estes números, até que baniu por completo os motores a turbo em 1989. Foi também nos anos 80 que se começaram a desenvolver as primeiras ajudas eletrónicas, nomeadamente a suspensão ativa e, nos anos 90, caixas semiautomáticas e controlo de tração.
Nesta prova, os pilotos poderão experimentar o superpoderoso Lotus 98T, que foi concebido para participar na temporada de 1986 com base no seu antecessor, o Lotus 97T. O motor Renault EF15B que equipava o chassis conseguia produzir mais de 1000 cv de potência em corrida, sendo assim um dos mais potentes motores da história da competição. Este valor era ultrapassado durante as sessões de qualificação, em que a configuração permitia soltar mais de 1200 cv. Assim, não era de espantar que cada motor não durasse muito mais do que duas voltas completas nesta configuração. O circuito escolhido é o Autódromo Internacional Nelson Piquet (Jacarepaguá), que atualmente já não existe, pois foi demolido para os Jogos Olímpicos de 2016. Com pouco mais de 5 km e composto por 11 curvas, era relativamente plano e possuía duas longas retas, que permitem assim que o Lotus 98T seja bem esticado ao longo dos 60 minutos de prova. Existem também curvas mais lentas onde as ultrapassagens poderão ser consumadas.
Quarto Special Event do Vintage Grand Prix, com o Lotus 98T. Localização: Autódromo Internacional Nelson Piquet 1986, Brasil.