page loader

70's Vintage Argentine Grand Prix


   

Os Vintage Grand Prix da PTSims continuam a bom ritmo, um conjunto de eventos especiais ao longo do ano que irão realçar diferentes épocas da Fórmula 1. Após já termos realizados duas provas em Assetto Corsa (décadas de 50 e 60), eis que viramos agora para o simulador rFactor 2 e para a década de 1970, onde os carros já começavam a dar mostras de maior poderio aerodinâmico. O Brabham BT44B foi o escolhido, tendo sido inicialmente concebido em 1974 por Gordon Murray (o criador do McLaren F1). Obteve algum sucesso neste ano, na sua primeira versão, com três vitórias e um quinto lugar no campeonato de construtores. O motor Cosworth de 3 litros V8 provou ser eficaz, bem como o design relativamente simples. O carro viria a evoluir em 1975 (Brabham BT44B) e será aquele que iremos utilizar no evento. Na realidade, conseguiu mais vitórias e um segundo lugar no campeonato de construtores, um excelente resultado na época, tendo ficado apenas atrás dos rápidos McLaren M23 e Ferrari 312T.

Já o traçado escolhido será certamente uma novidade para praticamente todos os pilotos da grelha. Oficialmente conhecido como Autódromo de Buenos Aires Oscar y Juan Gálvez, em honra de dois pilotos argentinos, situa-se bem no centro da capital do país. Foi utilizado pela Fórmula 1 um total de 20 vezes, entre 1953 e 1998, em diferentes configurações. Para esta prova, vamos usar a configuração do GP de 1979, que contava com 5,8 km de extensão e 15 curvas, sendo uma delas uma longa direita que contorna o lago (Curvón de salotto) e que permite atingir grandes velocidades na reta subsequente. A prova real teve lugar a 21 de janeiro, iniciando a temporada, e foi ganha por Jacques Laffite (Ligier-Ford).

Prova    

70's Vintage Argentine Grand Prix
25 julho 2022

Terceiro Special Event do Vintage Grand Prix, com o Brabham BT44B. Localização: Autódromo de Buenos Aires Oscar y Juan Gálvez, Argentina.