page loader

Touring Car Series 2023: resumo e resultados

23 maio 2023
|
Mário Peixoto
|
Share:

A presença contínua do Touring Car Series no calendário da PTSims - 2023 marcou a 14.ª edição - mostra que este campeonato continua a ser um favorito de muitos. Tal como se esperava, a grelha foi cheia e variada, com todos os 8 modelos de carros presentes, cada um escolhido por 4 pilotos; as únicas (pequenas) exceções foram a presença de um Peugeot 308 TCR extra e do singular Lynk & Co 03 TCR colocado pela Morábia ST. O calendário, como é habitual, passou por vários traçados do mundo, incluindo Nordschleife, e culminou, como é tradição, no Circuito da Guia, em Macau.

E foi precisamente em Macau que se coroou o campeão, pois a indecisão foi até ao final. Apesar de 14 pilotos diferentes terem alcançado o pódio nas 16 corridas do campeonato (quase meia grelha), a luta final acabaria por ser entre Daniel Inácio e José Almeida (ambos Codoil Motorsport em Hyundai Elantra), eles que terminaram o TCS 2022 precisamente em 1.º e 2.º, respetivamente. No final, foi mesmo José Almeida a levar a melhor com um total de 550 pontos contra os 531 do seu colega de equipa. João Cavaca (Berlitz Racing Team, Honda Civic) foi o terceiro classificado com 509 pontos amealhados e também várias vitórias pelo caminho, ele que iniciou mal este TCS com uma ausência na prova 1. Destaque também para a presença no Top 5 de Marcelo Fortio (SPEED.exe, CUPRA León) e Pedro Amaral (Spirit SimRacing, Alfa Romeo Giulietta), dois dos pilotos que também obtiveram vitórias no decorrer da competição e fizeram, respetivamente, 404 e 395 pontos. O Top 10 dos pilotos contou ainda com a presença de:

  • Artur Mesquita - Galgo Moonlight - Renault Mégane [380]
  • Carlos Santos - Codoil Motorsport - Hyundai Elantra [373]
  • Rui Martins - Codoil Motorsport - Peugeot 308 [363]
  • André Barbosa - Berlitz Racing Team - Honda Civic [334]
  • Ricardo Marcelino - Galgo Motorsport - Renault Mégane [319]

Em termos de equipas, o título ficou matematicamente selado ainda na prova 7, na Tailândia: o trabalho conjunto de Daniel Inácio / José Almeida em nome da Codoil Motorsport foi mais do que suficiente para bater as restantes equipas pelo segundo ano consecutivo e com uma margem superior a 250 pontos; no total, a dupla com as placas número 1 e número 2 obteve 1081 pontos. Foram seguidos na tabela classificativa pela Berlitz Racing Team, que obteve 828 pontos fruto dos resultados da dupla André Barbosa / João Cavaca. A presença no último degrau do pódio coube à Spirit SimRacing, que fez 689,5 pontos com os Alfa Romeo de Duarte Vieira / Pedro Amaral. O Top 5 das equipas teve ainda:

  • Codoil Motorsport - Rui Martins / Vasco Lemos [636]
  • Codoil Motorsport - Carlos Santos / Mário Peixoto [634]

Os resultados completos, de pilotos e equipas, encontram-se disponíveis no Fórum da PTSims.

José Almeida (#2, Codoil Motorsport), vencedor do campeonato, a bordo do seu Hyundai Elantra N TCR.

José Almeida (#2, Codoil Motorsport), vencedor do campeonato, a bordo do seu Hyundai Elantra N TCR.