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Estado da comunidade: análise de 2023 e planos para 2024

30 dezembro 2023
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José Almeida
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Aqui estou eu para o habitual post de fim de ano que faz uma reflexão de tudo o que passou nos últimos 365 dias de sim-racing na PTSims, bem como uma pequena antevisão do que temos planeado para o ano seguinte.

 

A nível interno, este foi um ano com saldo positivo no que toca ao balanço entre entradas e saídas do staff. Começando pelo topo da pirâmide, após cerca de 18 meses, o cargo de administrador vai voltar a mudar de mãos. Circunstâncias profissionais e pessoais fizeram com que o Daniel Inácio tivesse de abandonar o cargo (mensagem do Daniel), deixando a PTSims sem um administrador oficial pela primeira vez. Com isso, a pasta de administração vai ficar partilhada entre o coordenador (que seria mais uma função de organizar eventos e não tanto de administrar a comunidade), que sou eu, e o diretor do CAI, que continuará a ser o Daniel Inácio. A nível prático para os membros da comunidade, pouco ou nada irá mudar. As decisões mais relevantes da comunidade continuarão a ser feitas pelas mesmas pessoas até resolvermos esta situação – um pouco semelhante a um treinador interino no futebol, quando o principal é demitido ou despedido. No staff, tivemos saídas do Ricardo Marcelino que deixou assim a direção de Informática vaga. No entanto, tendo sido ele o “arquiteto” do website, da mudança de servidor dedicado, do nosso alojamento e do e-mail, o Ricardo continua a ajudar-nos em qualquer problema que tenhamos em relação a este tema. Ele não está sozinho nesta função e conta com a ajuda do Rui Martins sempre que possível. Digamos que não é uma função de staff ativa, mas sim um IT guy que faz mais do que desligar e ligar novamente quando as coisas não funcionam. Para ajudar no CAI, tivemos a adição de dois assistentes, com a entrada do Vítor Pita e do Nuno Rodrigues. Ora, apesar de eu ter dito em cima que foi um ano com saldo positivo entre entradas e saídas, não posso dizer que tenha sido um ano, no seu geral, positivo neste campo. Tal como o Daniel disse na sua recente mensagem, o staff atual está cada vez com menos disponibilidade e com mais dificuldade em manter os padrões que vos fomos habituando. Isto é algo que só conseguiremos resolver com a adição de sangue novo que ajude a remar o barco no mesmo sentido que o resto dos membros do staff. Contudo, a curto prazo, penso que temos uma estrutura relativamente estável para continuar a oferecer dois campeonatos de circuito, bem como um campeonato de ralis que voltarão para ficar em 2024. Este será sempre o nosso principal objetivo: oferecer sim-racing do melhor que conseguimos fazer. Claro que com menos disponibilidade, há coisas que vão perder alguma da qualidade e consistência do passado, como por exemplo, a recente gala dos PTSims Awards, que certamente não foi tão boa como as galas de há uns anos.

 

Não há forma de escapar também ao facto de haver, ano após ano, menos atividade no fórum e espírito de comunidade. Sabemos perfeitamente que nós ainda a utilizar um fórum somos os dinossauros que recusamos a extinção, porém aqui não falo apenas do número de posts, uma vez que se formos por aí, o número de posts deste ano não difere muito dos de 2022. Quero referir-me a algo que pouco tem a ver com a utilização de um fórum, isto é, à participação da comunidade em algumas das nossas iniciativas. Voltando a tocar nos PTSims Awards, este ano tivemos categorias com cerca de 50% dos votos dos anos anteriores, já para não falar do número baixíssimo que tivemos nas votações de melhor pintura dos campeonatos. O inquérito anual também contou com apenas 60% das respostas do ano anterior, baixando de 66 respostas para 40. Estes tipos de situações fazem-nos pensar se a comunidade realmente aprecia estas iniciativas e se realmente compensa gastar o tempo que gastamos nelas. Não quero colocar o almoço anual neste saco, pois considero que foi mais indisponibilidade das pessoas para a data escolhida do que propriamente a comunidade a mostrar pouco interesse. Para tentarmos selecionar este problema do espírito da comunidade, fizemos a primeira reunião com os team managers  em maio. Considerámos que foi bastante produtiva e uma boa medida para aproximar as equipas e o staff. Já com outros temas em cima da mesa, realizamos a segunda reunião em novembro e, desta feita, contou com a presença de mais managers. Isto é algo que vamos tentar fazer duas vezes por ano daqui a diante, como forma de anunciarmos os nossos planos às equipas, mas também discutirmos situações que pretendam melhorar a comunidade.

 

Mudando de tema, falando do que passou na estrada, 2023 foi um ano relativamente parecido ao anterior. Mudamos a designação de trimestre para Season, mas tudo ficou igual. Cada Season contou com um Campeonato Series e um Campeonato não Series em simuladores diferentes. Aumentámos o número de Special Events realizados, de 14 para 17, tendo adicionado o Hillclimb Masters e o Touring Car Revival ao lote de Special Events anuais. A Endurance Cup regressou, num formato parecido ao de 2018 com corridas mais curtas, mas em 3 simuladores diferentes com relativo sucesso. Este também será o último ano sem PTSims Academy, que regressará em 2024. Onde perdemos em relação a 2022 foi nos campeonatos de ralis com o fim da utilização do DiRT Rally 2.0. Este simulador não teve o final feliz que todos queríamos pela situação que se passou no início do ano, mas o plano passava sempre por terminar o uso deste simulador na Season 2 deste ano, pelo que todos os problemas ocorridos durante o Rally Series apenas nos privaram de um campeonato. Do lado negativo também, tivemos, pela primeira vez em alguns anos, um campeonato que não encheu (aliás, nem ficou perto). Falo do International Caterham Cup que contou apenas com 17 inscritos e com uma participação média de pouco mais de uma dúzia de pilotos (12.57 em média). As razões pelo qual isto aconteceu já foram discutidas internamente e até entre team managers e pilotos participantes, pelo que não tenciono falar ao pormenor disso. O que posso dizer é que, da nossa parte, vamos evitar situações parecidas ao que se passou na Season 3 deste ano para tentar mitigar a possibilidade de uma grelha tão pequena num campeonato volte a acontecer. Indo para o lado positivo, todos os outros campeonatos de circuito tiveram grelhas cheias e com uma assiduidade de louvar, com 4 dos campeonatos a terem um número médio de pilotos em prova superior a 28, ou seja, menos de 2 faltas por prova. Outro ponto que consideramos positivo foi o facto de 10 dos 17 Special Events não terem esgotados as vagas, o que significa que a entrada de pilotos na comunidade está mais fácil e a participação de cada um nos eventos da PTSims depende mais da vontade própria do que da limitação de vagas. Haverá sempre situações onde certos pilotos irão ficar de fora de um determinado evento ou campeonato, mas este facto de haver vagas em eventos e de alguns dos campeonatos não terem esgotado imediatamente deixa-nos convencidos que, cada vez mais, a participação na PTSims é uma opção pessoal e não necessariamente um problema da comunidade não dar oportunidades suficientes para as pessoas correrem nos nossos eventos. Também como positivo temos a mudança das regras de disputa de posição pedidas pela comunidade que entraram em vigor no início de 2023. Talvez alguns não tenham mudado propriamente a sua abordagem, mas a nível pessoal, posso dizer que tornou as corridas muito mais autênticas. Fiquei sem medo de disputar uma travagem, uma vez que a prioridade da curva deixou de ficar atribuída no momento do início da travagem, o que, para mim, foi um gamechanger.

Indo a números, este ano tivemos 196 pilotos diferentes a correr na PTSims, com uma média de 26.25 pilotos por prova. Organizamos 9 campeonatos, 8 de circuito (3 no Assetto Corsa, 3 no rFactor 2 e 2 no Assetto Corsa Competizione) e de 1 rali (no DiRT Rally 2.0). Fizemos 17 Special Events (8 no Assetto Corsa, 4 no rFactor 2, 4 no Assetto Corsa Competizione 1 e no EA Sports WRC). Fizemos 87 provas oficiais entre Campeonatos e Special Events em 5 simuladores diferentes. Realizamos também 8 Test Races, 5 Fun Races (4 ralis e 1 de circuito) e co-organizamos 3 corridas do Portugal Endurance Series com a Slipstreamsims. No total, utilizamos 72 traçados de circuito diferentes (em 91 provas de circuito realizadas), sendo que apenas 16 pistas foram usadas mais do que uma vez neste ano. Isto tudo deu quase 92 horas passadas em corrida, um total de 61 609 voltas e 333 517 quilómetros percorridos, o equivalente a pouco mais de 8 voltas à Terra, só em corridas de sim-racing, sem contar com as provas do PTES e com as sessões de treino e qualificações oficiais bem como o treino que cada piloto realizou para as nossas corridas. Alguns destes números são mais baixos devido a não ter havido provas de rali após a Season 1 – no próximo ano já voltam a subir. Os números em pormenor estão na secção sobre nós do portal.

 

Falando do próximo ano, não iremos ter grandes mudanças de estrutura de Season. Cada Season irá contar com 1 Campeonato Series às quartas, 1 Campeonato Challenge às quintas (antigo Campeonato não Series), 1 Campeonato de Rali de terça a domingo (a Season 1 terá 2 mais pequenos apenas e só para testarmos o simulador antes do Rally Series) e pelo menos 3 Special Events às terças, sendo um deles Special Event Anual. Como sempre, os Campeonatos Series terão a transmissão do Paulo Honorato na eSimRacing. Os Campeonatos Challenge terão transmissão sempre que houver quem tenha interesse e disponibilidade em fazer, como é o caso do Davide Cardoso que irá transmitir o GT4 European Challenge e já tinha transmitido o Prototype World Tour. Só podemos agradecer a estas pessoas que gastam parte do seu tempo a projetar as provas da PTSims para os monitores de mais gente ainda – muito obrigado de todo o staff da PTSims.

Os Campeonatos Series contarão com, pelo menos 8 provas, e serão os mesmos 5 do último ano. O Formula Series será na Season 1, novamente no rFactor 2, com o Dallara IR-18 Indycar oficial, mas desta feita em pistas mundiais de forma a replicar uma porção do calendário da Fórmula 1. Na Season 2 teremos o Touring Car Series, que irá regressar ao rFactor 2, com os BTCCs oficiais, mas também num calendário mundial que vai contar com a presença de algumas das pistas habituais do nosso TCS. A novidade desta Season é o regresso do Rally Series que passa da primeira para a segunda simplesmente por necessidade de termos experiência a organizar antes do nosso grande campeonato anual de ralis – irá contar com a utilização dos Rally1 híbridos e vai simular uma parte do calendário real do WRC. Para a Season 3, temos o Ricardo Moreira Historic Series que vai continuar nas pistas clássicas do Assetto Corsa com o mesmo mod utilizado nos últimos anos com algumas pequenas alterações de modo a colocar os carros ainda mais próximos em termos de andamento. Na Season 4, teremos o GT Series, novamente no Assetto Corsa Competizione, para mais 10 provas com os carros da classe GT3 num formato que será diferente do deste ano.

Os campeonatos Challenge terão 7 provas, quer sejam de circuito ou de ralis (novamente, a exceção são os 2 Campeonatos Challenge de ralis da Season 1). Na Season 1, teremos o GT4 European Challenge, no Assetto Corsa Competizione, com os carros da classe GT4 em pistas europeias, bem como 2 Campeonatos de rali no EA Sports WRC: o European Rally3 Challenge (com o Ford Fiesta Rally3 em ralis europeus de diferentes pisos) e o Super 2000 Gravel Challenge (com os carros da categoria S2000 em ralis de gravilha). Na Season 2, teremos o Assetto Corsa de regresso no Radical Pacific Challenge – este campeonato vai utilizar o mod oficial do Radical SR3 XXR num calendário com pistas em países que sejam banhados pelo Oceano Pacifico. Na Season 3, teremos o Porsche Challenge Euro-America no rFactor 2, com o Porsche 911 (992) GT3 Cup oficial em pistas europeias e americanas. Na Season 4, será a vez do Global Mazda Challenge no Assetto Corsa com o Mazda MX-5 Cup oficial. Os campeonatos de rali das Seasons 3 e 4 ainda estão por definir. De referir que o campeonato da Season 4 não é final, visto que no próximo ano deveremos ter simuladores novos que a PTSims poderá utilizar, nomeadamente o Assetto Corsa 2 e o Le Mans Ultimate. No entanto, se a PTSims optar pela utilização destes simuladores, serão sempre utilizados primeiro em fun races e depois em Special Events, como se fez com o EA Sports WRC este ano.

Em agosto, teremos o regresso da PTSims Academy, em Assetto Corsa. Os moldes não serão muito diferentes das edições anteriores – iremos ter 4 provas, com uma prova em cada uma das categorias utilizadas nos nossos Campeonatos Series de circuito. Os rookies também terão direito a um grupo de tutores que os irá ajudar e ensinar neste processo de aprendizagem.

No lado dos Special Events Anuais, vamos manter os mesmos 4 deste ano e em moldes parecidos. Na Season 1 teremos o GT Revival, no Assetto Corsa, que voltará a utilizar os GT1 dos anos 2000 numa pista daquela era. Na Season 2, teremos o Grande Prémio Virtual, que voltará a ser no Assetto Corsa e utilizará um dos mais recentes mods de carros modernos de F1 com toda a tecnologia híbrida que só este simulador oferece numa pista por decidir. O Hillclimb Masters é na Season 3, onde iremos voltar a subir a Rampa da Falperra, no Assetto Corsa, em 2 ou 3 classes diferentes. Na Season 4, teremos a segunda edição do Touring Car Revival, ainda num simulador por decidir.

Como disse, se decidirmos utilizar algum dos simuladores novos, eles serão sempre utilizados primeiro, de modo oficial, em Special Events, pelo que os Special Events normais não estão definidos à priori, para além da Season 1. Nesta primeira Season teremos o Trans-Am VIR SpeedTour em janeiro, um Special Event em Assetto Corsa, com os carros da categoria TA2 dos Trans-Am modernos em VIR, bem como o Gateway 125, uma prova na oval de Gateway com os Nascar da xFinity Series no rFactor 2. Para além disso, na Season 2 iremos pegar nos novos GT2 do Assetto Corsa Competizione que irão sair algures no mês de janeiro. Os restantes Special Events serão feitos nos simuladores atuais ou algum dos novos, sempre com a intenção de ter veículos e pistas variadas, bem como termos diversidade nos simuladores escolhidos. Outras coisas que podemos avançar em relação aos Special Events, é que a Endurance Cup não regressa em 2024, mas continuaremos a ter eventos individuais com corridas maiores. A grande novidade vai ser a resistência que vamos fazer no Assetto Corsa Competizione, em Nürburgring Nordschleife. Ainda não temos noção da data (até porque o DLC ainda não tem data definida), nem sabemos que carros iremos utilizar (se vai ser só uma classe ou várias), apenas sabemos que a corrida terá uma duração de 6 a 8 horas e os 25 km da pista podem vir a estar bem preenchidos, pois não haverá grande limitação de inscritos.

O Portugal Endurance Series regressa em 2024, mais vai ter algumas modificações nas datas das provas. Essas informações serão avançadas a seu tempo pela organização do PTES.

 

Qualquer esclarecimento ou questão que tenham, não hesitem em perguntar no post do fórum. Resta-me desejar, em nome de todo o staff da PTSims, boas entradas em 2024!