Autor Tópico: 4 Horas de Imola: Apresentação & Prova / Regras  (Lida 1399 vezes)

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1879
  • Simulation Hardware: Logitech G29
4 Horas de Imola: Apresentação & Prova / Regras
« em: Janeiro 26, 2021, 14: 39 »

O Endurance Cup 2021 continua em março com as 4 Horas de Imola. Depois da jornada bem molhada na África do Sul, espera-se que a cidade italiana de Imola, situada no norte do país, seja mais simpática em termos de meteorologia e permita uma prova com mais sol e menos chuva para as máquinas GT3. Com uma duração de apenas 4 horas, esperam-se estratégias otimizadas para o melhor andamento possível entre todos os inscritos.

Oficialmente conhecido como Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, em homenagem ao fundador da marca italiana e o seu filho, este traçado conta com 4,9 quilómetros de extensão e 19 curvas, incluindo várias mudanças de elevação bastante pronunciadas, como é o caso da subida para a curva Piratella e respetiva descida para a Acque Minerali, entre outras. É um dos poucos circuitos internacionais que se corre no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Foi inaugurado em 1953, sendo no entanto muito mais rápido e perigoso nessa altura, sem chicanes e com retas mais extensas. Entrou no calendário da Fórmula 1 em 1980 com o Grande Prémio de Itália, tendo tido tanto sucesso que passou a figurar como o Grande Prémio de São Marino entre 1981 e 2006. Em 2020, fruto da pandemia, voltou a ser anfitrião de uma prova de F1: o GP da Emília-Romanha. Embora o circuito tivesse sofrido algumas modificações desde a sua inauguração, foi só após o trágico fim de semana de 1994 que mudou mais radicalmente com a adição de várias chicanes e zonas de segurança. A morte de Roland Ratzenberger, na qualificação, era um presságio do que viria a suceder mais tarde em corrida com Ayrton Senna, que também faleceu em pista, algo que não acontecia desde o GP da Bélgica de 1960.

Servidor de treino individual: PTSims.net - 4 Horas de Imola Individual
Servidor de treino de equipas: PTSims.net - 4 Horas de Imola Equipas

Obrigatoriedade de comunicar e realizar trocas de pilotos envolvendo todos os pilotos do carro, até três (3) dias antes da prova, no servidor de treino de equipas, de maneira a comprovar que o servidor está a funcionar corretamente. A Organização não se responsabiliza por eventuais problemas que acontecerem com as equipas que não comunicarem que fizeram a troca de pilotos com sucesso. Irá também ser pedido para colocar o piloto que começa a corrida num tópico a abrir pelo diretor de prova.

Password: ptsims

Diretor de Prova Principal: José Almeida
Diretor Técnico: David Santos
Membros do CAI: qualquer elemento de Staff da PTSims
Protestos: realizados via formulário de protestos (ver notas do Diretor de Prova)
Regras: Regras Gerais de Sim-Racing > https://ptsims.net/files/regras/ptsims-regras-sim-racing.pdf

Carros: Aston Martin V8 Vantage GT3 / Audi R8 LMS Evo / Bentley Continental GT3 (2018) / BMW M6 GT3 / Ferrari 488 GT3 Evo / Honda NSX GT3 Evo / Lamborghini Huracán GT3 Evo / Lexus RC F GT3 / McLaren 720S GT3 / Mercedes-AMG GT3 2020 / Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) / Porsche 911 II GT3 R
Pista: Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari
DLC necessário: 2020 GT World Challenge Pack > https://store.steampowered.com/app/1449260/Assetto_Corsa_Competizione__2020_GT_World_Challenge_Pack/

Treinos Livres: 14h30 (60 minutos)
Qualificação: 15h30 (20 minutos)
Briefing/Warmup: 15h50 (10 minutos)
Corrida: 16h00 (240 minutos)

Ajudas permitidas: reais + auto-clutch
Arranque: lançado com volta de formação > ver notas do Diretor de Prova
Bandeiras: ligadas
Grip: dinâmico controlado pelo simulador
Meteorologia: dinâmica baseada na previsão da real sendo que 72 horas antes da prova será colocada a meteorologia final
Hora virtual de início de corrida: 15h00
Multiplicador de hora virtual: x1
Número de sets de pneus slick: 50
Paragem nas boxes: obrigatória (mínimo de 3 paragens)
Penalizações de corte: ligadas
Tempo máximo de stint: ilimitado

Este evento vale 2x dos pontos do evento para o ranking anual.

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.

« Última modificação: Março 06, 2021, 21: 31 por José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
Re: 4 Horas de Imola: Apresentação & Prova / Regras
« Responder #1 em: Janeiro 26, 2021, 15: 52 »
METEOROLOGIA

- A temperatura dada é a temperatura base. O simulador fará a evolução da temperatura automaticamente e sem o nosso input

NOTAS DO DIRETOR DE PROVA

- É proibido haver trocas de pilotos durante a qualificação. O piloto que inicia a corrida tem de fazer a qualificação toda.

- Os limites da pista são os do simulador.

- Durante a corrida vai ser obrigatório realizar 3 paragens nas boxes, sem qualquer janela de paragem e/ou limite de stint.

- Depois da qualificação vão haver 10 minutos de paragem que vão servir para um briefing antes da corrida. Também vai haver um briefing mais curto antes da qualificação.

- O arranque será lançado com volta de formação utilizando o sistema de arranque do simulador.

- Em caso de disconnect por parte de algum piloto da equipa, tem de ser o piloto que começou a corrida a reentrar no servidor de maneira a conseguirem continuar na corrida. Os outros pilotos que estiverem no servidor têm de sair e só entrar depois do piloto que começou a corrida entrar. Não podemos cobrir todas as particularidades do simulador nas notas de diretor de prova, pelo que fica aqui o guia de troca de pilotos do Assetto Corsa Competizione (em inglês): https://cdn.discordapp.com/attachments/772216860283502603/797174956567953408/RLM_Driver_Swap_How_To_vf.pdf

- Podem estar todos os pilotos no servidor ao mesmo tempo. No entanto, para que o servidor funcione conforme, a partir das 14h30 (sessão oficial de treinos livres), tem de ser o piloto que realiza a qualificação/começa a corrida a entrar primeiro. Cerca de 10 minutos antes da qualificação será feito um restart final para impedir falhas.

- Devem enviar os protestos preenchendo o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbp_Sv5dOh0ReD_z3AgOl3eN4kXX9vJIgIX3FaxAwmVUYvXQ/viewform. Apenas podem protestar incidentes onde o vosso carro esteja envolvido. É obrigatório colocar um link com um vídeo do incidente em ângulos nítidos onde se possam ver ambos os carros. As decisões do CAI não têm limite de tempo e podem ser dadas a qualquer momento durante a corrida, sendo que são sempre comunicadas via TeamSpeak. A decisão do CAI é final e não pode ser alterada. As penalizações dadas podem ser penalizações de tempo (5 e 15 segundos), drive-through, stop n go (10, 20 ou 30 segundos) e desclassificação em casos excecionais.
« Última modificação: Março 03, 2021, 15: 43 por José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
« Responder #2 em: Janeiro 27, 2021, 14: 02 »
Lançado!

Offline José Almeida

• Lenda
« Responder #3 em: Março 03, 2021, 15: 43 »
Meteorologia e notas do diretor de prova adicionadas. Não se esqueçam de reportar qualquer problema que tenham ao entrar no servidor de duplas ;)
« Última modificação: Março 03, 2021, 15: 53 por José Almeida »

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Veterano
  • Liked: 682
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount RTX3070 + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Sims:rFactor2+AC/ACC+DIRT2
« Responder #4 em: Março 06, 2021, 11: 48 »
ONBOARDS CODOIL!

Cam1:
DSD Codoil Motorsport #77 (C. Santos / J. Almeida)

Cam2:
Codoil Motorsport Engineering #30 (D. Inácio / M. Peixoto)

https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Ricardo Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 14
  • twitch.tv/jeejay29
  • Simulation Hardware: Thrustmaster TS-XW Racer, T-LCM
« Responder #5 em: Março 06, 2021, 13: 26 »
A prova da Coming In Last será transmitida na twitch  :biggrin:

https://www.twitch.tv/jeejay29

Boa corrida a todos!

Offline Rafael Lobato

• Membro
  • **
  • Liked: 50
    • http://rafaellobato.com/
  • Simulation Hardware: Obutto, Fanatec CSW & Pedals V2

Offline José Almeida

• Lenda
« Responder #7 em: Março 06, 2021, 20: 26 »
Report adicionado.

Offline José Almeida

• Lenda
« Responder #8 em: Março 06, 2021, 21: 32 »
Classificação final adicionada.

Desta feita nenhum membro do staff se lembrou de ir gravando o replay, portanto não temos.

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1458
  • Team Manager - Since 2006
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Sim
« Responder #9 em: Março 07, 2021, 18: 43 »
Mais uma excelente prova de simracing ontem, podia ter durado mais um pouquito  :biggrin: Parabéns aos vencedores e a todos os participantes que aceitaram o desafio e quase todos chegaram ao fim, grelha cheia e colorida e sem stress de maior creio eu, problemas há sempre já se sabe mas de forma geral não vi que houvesse eventos de maior. Parabéns a todos os envolvidos, equipas/pilotos e organização e transmissão.

Pessoalmente tentei atrapalhar o menos possível nas dobragens (porque um gajo também está a correr, né?), umas vezes correu melhor, outras pior, depende também do sítio onde se está, mas de forma geral acho que correu bem sendo que perdi sempre algum tempo nisso mas faz parte. Tiveram mais sorte comigo do que eu tive com alguém que pretendia dobrar que andou +15 voltas a fazer tudo o que podia para não me deixar passar, até travagens disputava e como não queria arranjar um incidente (e mesmo assim não me livrei de o ter), tive várias vezes que abdicar, aliás só passei porque se despistou a determinada altura. E sinceramente não há desculpa para isso, até eu que tenho 51 anos consigo olhar para o monitor e ver lá aquele quadrozinho onde aparecem os nomes, a posição e a distância. Para não falar das bandeiras azuis bem presentes. Mas isto nada tem a ver com a organização e com o evento.

Quanto à TMM termina exactamente no meio da tabela, olha, foi o que se conseguiu desta vez  :crazy: Podíamos ter terminado 3 ou 4 lugares acima? Claro, mas também os outros podiam.

Vamos lá ver onde será a próxima  :biggrin:

Offline José Almeida

• Lenda
« Responder #10 em: Março 07, 2021, 22: 33 »
Posso dizer que a dupla do carro #77 da Codoil saiu de Itália extremamente satisfeita. A escolha pelo Ferrari deveu-se bem mais ao aspeto do carro do que a testes e não era necessariamente o melhor nos corretores, mas porra, era espetacular de conduzir.

Para esta corrida, eu assumi o objetivo como top10, algo que o Carlos concordou e a estratégia era simples: qualificar dentro do top10, não fazer cuts e não levar outras penalizações. A qualificação foi mesmo a parte mais fraca onde não consegui entrar no segundo 40 como fiz duas vezes nos treinos, ficando na 10ª posição, um pouco aquém daquilo que esperava. Um outro problema do Ferrari ficou claro logo no fim da 1ª volta onde fui surpreendido pelo Aston do Tiago Mendes que me destruiu em reta. Voltas mais tarde recuperei essa posição numa ultrapassagem que não queria fazer (travei demasiado tarde e o Tiago ajudou bastante para que o toque não tivesse ocorrido). O resto do 1º stint foi qualquer coisa de espetacular em luta constante num grupo de 6 carros a tentar aproveitar qualquer deslize do Francisco Mora e do Ricardo Maravilha e sem ser surpreendido pelo Duarte Vieira. Com apenas 1 cut, evitamos o DT que outros não conseguiram e subimos a 6º. Ainda antes da paragem, o Lexus do Ricardo Maravilha sai largo em Rivazza e subimos ao top5 - um bom 1º stint. O Carlos entrou de seguida e fez um stint muito bom sem grandes erros. Apesar de termos perdido 2 lugares para os Mercedes da STR (um deles recuperamos na boxe), ganhamos também 1 ao Aston da Moonlight, portanto voltei a pegar no carro em 5º lugar, numa altura em que os da frente já estavam muito longe, mas tinha o Aston da OldFox pilotado pelo Domingos Vaz que não queria sair do carro a cerca de 5 segundos, diferença que muito pouco se mexeu ao longo do stint. Quando entreguei o carro ao Carlos, o objetivo era manter o top5, mas uma penalização de stop n go para um carro à frente e um ritmo inicial diabólico do Carlos ainda me fez acreditar no 3º lugar que esteve ali a 8 segundos. No final, o pódio foi impossível e ainda tivemos de defender o 4º do carro da OldFox, agora pilotado pelo Paulo Ferreira.

Acho que conseguimos maximizar a posição final. Foi uma prova quase sem erros e sempre a aproveitar as oportunidades que a corrida nos proporcionou. Parabéns aos 3 do pódio, especialmente à Berlitz pela grande corrida que fez!

Espero que tenham gostado da prova. Isto pareceu mais um sprint sempre de faca nos dentes, com uma 1ª volta muito boa para os 39 carros! Houve 2 coisas que foram pouco agradáveis no entanto. A primeira só depende do servidor e não gostamos do lag que foi havendo - acho que não prejudicou em quase nada, mas é algo que temos de analisar para que não se volte a repetir. Também não ficámos fãs da quantidade enorme de protestos (29 no total) - tem de haver um maior cuidado em pista por parte de todos, que a prova de ontem foi dura neste aspeto. Agradeço, especialmente, ao Carlos Miranda que ficou impossibilitado de correr e fez um trabalho espetacular durante as 4 horas! Ao resto do staff que ajudou, acho que já agradeci em privado e são eles que fazem estas provas acontecer. A próxima será algures em Maio numa localização por definir.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2624
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | McLaren GT3 Wheel | CSL Elite Pedals
« Responder #11 em: Março 08, 2021, 13: 11 »
Vamos lá ao report do Ferrari #30 da Codoil.

O Daniel e eu, pese a nossa tradição de fazermos pódios sempre que estamos em dupla, assumimos como principal objetivo terminar a corrida sem incidentes. Sendo uma prova de sprint, no fundo, o andamento era muito importante mas nenhum de nós tem ainda muitas horas no ACC e, portanto, a ideia era mesmo passar (mais) um sábado entretido com o sim-racing, fazendo o melhor resultado possível.

A qualificação e primeiros dois stints ficaram a cargo do Daniel, visto que tinha um andamento melhor que o meu (sensivelmente 1 segundo por volta). Partimos de 26º e, infelizmente logo nas primeiras voltas, recebemos um toque do carro #88 na chicane que nos fez rodar e perder imenso tempo até regressar à pista. Os danos não foram praticamente nenhuns, mas lá tivemos de reportar porque não faz sentido numa prova de 4 horas fazer aquele tipo de abordagens. ;) O Daniel recompôs-se e lá foi levando o Ferrari 488 pelos meandros de Imola. O segundo stint foi francamente bom e onde subimos mais posições, fruto de um ótimo andamento do Daniel e nenhum incidente.

Eu peguei no carro a sensivelmente 1h55 do final, os turnos não foram equitativamente divididos porque optámos por gastar o combustível ao máximo e ir mais leve um bocadinho no final. Ao contrário dos outros bacalhaus, que foi tudo 50/50, no #30 a divisão ficou 52/48. Tendo em conta que eu não conseguia andar tão rápido, tentei fazer o que faço melhor, que é não cometer erros e manter as posições ganhas até então. Tivemos novamente um incidente algures nesta altura da corrida, com um carro em bandeira azul que decidiu discutir a travagem e me fez bater no muro de frente. Os danos passaram para 8 segundos e perdi um bocadinho de ponta, contudo decidimos não arranjar. Lutas propriamente não tive, apenas com o João Monteiro (Bentley), se não me engano, e no final com o Luís Branco, que vinha bem mais rápido e tirou-nos a posição. Terminámos em 19º, o que foi bom!

No geral, uma tarde bem passada em Imola. Venha a próxima, de preferência, mais longa e talvez com alguma chuva pelo meio para dificultar. ;)