Author Topic: 80's Sebring Endurance: Apresentação & Prova / Regras & Downloads  (Read 1082 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1811
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29

O mês de fevereiro não podia passar em branco no que diz respeito aos Special Events. Portanto, se não estás a gostar muito de 2021 - quem diria! - e queres voltar ao passado durante umas horas, nada como participar no 80's Sebring Endurance no dia 21/02. Esta prova clássica de resistência, a ter lugar em rFactor 2, promete muita potência em pista, ou não fossem os carros escolhidos as "bestas" do Grupo C e B do World Sportscar Championship de 1984.

O Grupo C foi criado na década de 1970 e teve como principais metas reguladoras um peso mínimo de 800 kg e tanque de combustível limitado a 100 litros. Todavia, não havia propriamente limitação a nível de motores, turbo e aerodinâmica, pelo que foi neste grupo que surgiram máquinas extremamente poderosas em várias formas e feitios. A popularidade destes carros cresceu rapidamente e, em 1989, já se quebrava a barreira dos 400 km/h em Le Mans, altura em que a FIA voltou atrás e limitou os motores, começando assim a queda do Grupo C. Nesta classe, os pilotos da PTSims poderão optar pelo Lancia LC2 ou pelo Porsche 956, este último o grande recordista de Nordschleife durante 35 anos nas mãos de Stefan Bellof.

Em alternativa, o BMW M1 e o Porsche 930, ambos do famigerado Grupo B, perfazem as escolhas possíveis na outra classe. E se este grupo é muito associado com os ralis, a verdade é que também no asfalto a sua participação fez-se notar, sobretudo nas provas de resistência. A classe foi criada em 1982 pela FIA para substituir os então existentes Grupo 4 e 5, tendo durado cerca de 4 anos. Após os acidentes mortais de Henri Toivonen e Sergio Cresto, no Tour de Corse de 1986, o Grupo B foi extinto. Ainda assim, nos poucos anos em que esteve ativo, viu produzir alguns dos mais rápidos carros de rali do mundo, não havendo no fundo grandes diferenças entre os seus "colegas" do asfalto.

Carros e classes apresentados, resta conhecer melhor o traçado onde se disputará esta prova. Aberto ao público em 1950, Sebring International Raceway é atualmente um dos mais antigos circuitos dos Estados Unidos. Situa-se num antigo aeródromo militar e o seu asfalto é extremamente abrasivo, com ressaltos em várias zonas que não facilitam a tarefa de pilotagem. Além disso, é uma pista de difícil orientação; nas palavras de Mario Andretti, vencedor por três vezes das 12 Horas de Sebring, o mais difícil em Sebring é "encontrar a pista". Conta atualmente com 6 km de extensão e 17 curvas, sendo o palco perfeito para esta disputa "à moda antiga". ;)

Servidor: PTSims.net - 80SE
Password: ptsims

Diretor de Prova: José Almeida
Regras: Regras Gerais de Sim-Racing > https://ptsims.net/files/regras/ptsims-regras-sim-racing.pdf

CARROS
Lancia LC2 [Grupo C1] > https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=2065208210
Porsche 956 [Grupo C1] > https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=2065218076
BMW M1 [Grupo B] > https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=2291977628
Porsche 930 [Grupo B] > https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=2291970720

Pista (DLC): Sebring International Raceway [Full Course] > https://store.steampowered.com/itemstore/365960/detail/18/ (DLC Studio397)

Treinos Livres: 20h30 (60 minutos)
Qualificação: 21h30 (15 minutos) (qualificação privada)
Warmup: 21h45 (5 minutos)
Corrida: 21h55 (80 minutos)

Ajudas permitidas: reais + auto-clutch
Arranque: lançado com 1 volta de formação
Bandeiras: ligadas (apenas preta)
Combustível: x1
Danos: 60%
Hora virtual de inicio de corrida: 15h00
Grip: estático (preset: saturated)
Meteorologia: sol, 29ºC ambiente, sem vento e com 30% de humidade
Multiplicador de hora virtual: x1
Paragem nas boxes: obrigatória
Pneus: x1

Este evento vale 1.5x dos pontos do evento para o Ranking Anual.

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.

« Last Edit: February 22, 2021, 00: 08 by José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
NOTAS DO DIRETOR DE PROVA

Os pilotos são obrigados a estar no TeamSpeak durante as sessões oficiais. Os briefings serão dados antes da qualificação e durante o warm-up. Não se esqueçam que o horário desta prova é um pouco diferente do horário habitual - ver o tópico em cima.

Os limites da pista são o do simulador e é dado uma penalização de drive-though a cada 3 avisos dados.

Estes carros não têm limitador da boxe, porém continua a ser necessário cumprir o limite de velocidade na boxe (80 km/h).

É necessário fazer download do mod e do skinpack para entrar no servidor.

Os pit groups serão por ordem de entrada no servidor. Há 34 pit groups, portanto não vai ser preciso haver partilha de boxe.

A qualificação é privada, isto significa que cada piloto estará sozinho em pista durante a qualificação. Se houver algum Grupo C no meio dos Grupo B após o fim da sessão, esse piloto será colocado no fim da grelha dos Grupo C.

O arranque é lançado pelo sistema do jogo, com uma volta atrás do safety-car que circula a cerca de 100 km/h. Para que o arranque corra bem, pede-se a todos que cumpram o que o jogo vos diz, uma vez que é o jogo que controla todo este procedimento.

É obrigatório realizar uma paragem na boxe.

Sendo esta uma prova multiclasse, pede-se o máximo de respeito por parte de todos os pilotos para com os pilotos de outras classes. Não há classes prioritárias em pista, portanto o adequado é que os pilotos dos Grupo B se mantenham na sua trajetória, cabendo aos pilotos dos Grupo C fazerem a dobragem de maneira segura. As dobragens entre classes funcionam de maneira habitual, onde o piloto que está a ser dobrado tem de facilitar a passagem ao piloto que o está a dobrar.
« Last Edit: February 19, 2021, 17: 40 by José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Lançado!

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Notas de diretor de prova adicionadas.

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Report e replays adicionados!

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Classificações adicionadas!

Online Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2569
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | McLaren GT3 Wheel | ClubSport Pedals v2
Ora vamos lá ao report deste belo evento. ;) Era fixe que houvesse mais malta a fazer reports, cada vez há menos. Vá pessoal, escrevam umas linhas sobre a vossa corrida, não custa nada e todos ficamos a ganhar ao saber a história dos outros em pista. :ok: Isto dos onboards é bonito, mas ninguém vai ver 2h de corrida de cada um.

Antes de mais, dar os parabéns a todos os participantes! Foi um evento muito bom nesse sentido, a prova era difícil e foi espetacular ver que ninguém desistiu, mesmo os que tiveram mais dificuldades. Também não tive qualquer problema nas dobragens - e espero igualmente não ter causado nenhum - portanto desse ponto de vista, este foi um grande evento mesmo. Parabéns à malta do pódio nas respetivas classes! :drinks:

O objeto primordial para mim, como aliás é sempre, era levar o Lancia até ao fim. Sabendo que o motor podia facilmente falecer, nada como jogar pelo seguro e ir com calma. Tive demasiada calma no arranque, de 6º passei rapidamente para 11º e estava a perder posições que nem era bonito. Se calhar ataquei mesmo mal as primeiras voltas, mas não me sentia ainda confortável e preferi não arriscar. Entretanto encetei uma boa luta com o Ricardo Marcelino. No início das retas o Porsche claramente ganhava, depois o Lancia chegava ao final com mais ponta e também me parece que curvava ligeiramente melhor. Também cheguei a ser apanhado pelo Hugo Dias, mas depois vi-o a bater algures e até tive sorte, pois consegui desviar-me. Às tantas o Marcelino erra e passei eu para a frente, depois erro eu e passa ele para a frente, foi divertido. :biggrin:

Tal como definido no plano, a ideia era esgotar o tanque e não trocar pneus na paragem, e assim foi. Muito cuidado na pit lane por causa da falta de limitador e siga atacar o segundo stint, que ia ser mais curtinho. Nesta fase andei sempre sozinho, só tinha dobragens pela frente. Passei o Tiago Gouveia nas boxes já perto do final e depois fui atacado por ele, chegando inclusive a ser passado. Mas o Tiago errou e voltei a segurar o 6º lugar. Na última volta fui a passo de caracol com receio de estragar tudo, com isto o Tiago chegou-se muito e até tive de ligar o boost do Lancia na reta final, algo não recomendado, porque o motor naquele estado durava pouco mais de volta e meia. :acute: Deu para cruzar a meta na frente, acabando exatamente na mesma posição em que comecei: 6º.

No geral, foi um ótimo evento, adorei o comportamento do Lancia! Um carro muito fixe de levar e embora a prova tenha sido 80 minutos, o tempo passou estranhamente rápido. Sem dúvida que está aqui material para um campeonato. Quem sabe. :acute:

Por fim, uma nota só para o rFactor 2, agora na negativa. Com a nova UI não dá para ter os "name labels" como antigamente e eu não tinha forma de saber quem estava em pista comigo, o overlay só mostrava o nome da pintura e não do piloto. Sabia naturalmente quem ia atrás e à frente em termos de posição, mas não no asfalto. Isto foi especialmente mau nas dobragens, pois não sabia quem ia ali e isso deixa-me bastante insatisfeito, torna a corrida muito mais impessoal. Eu gosto de saber com quem estou em pista e assim parecia que ia com IAs. Foi mesmo o único ponto negativo, mas aí é culpa do simulador que, com o novo update, tirou essa função que tanto jeito dava. Espero que voltem a meter isso ou que haja forma de ligar essa função. Se alguém por acaso souber, diga.

Offline Hugo Dias

• Novato
  • *
  • Liked: 11
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC
Seguindo a dica do Mário Peixoto, aqui fica o meu curto comentário à corrida.

Foi espetacular, gostei da pista e do carro e foi um final de domingo bem passado em excelente companhia, a vossa!

A corrida teve imensas novidades para mim, arranquei na segunda linha (p4) o que me permitiu ter uma vista diferente, costumo ter sempre uma fila interminável de carros pela frente  :lol:
Depois as dobragens foram ao contrário, desta vez só fui dobrado meia dúzia de vezes e tive de dobrar umas dezenas :sarcastic_hand:
Infelizmente não consegui ainda ser consistente a corrida toda e cometi três erros - felizmente sempre sozinho - que me custaram cair para p10
Nada a assinalar, só me posso queixar de mim :focus: e foi uma corrida muito divertida! :party:
Se não for antes, encontramo-nos no Grande Prémio Virtual de Portugal 2021

Hugo

Offline Duarte Janeiro

• Novato
  • *
  • Liked: 6
    • View Profile
Aproveitando também fica aqui a minha corrida. A qualificação foi aquilo que eu esperava, não tinha treinado quase nada e o que treinei foi mais ou menos no tempo que fiz. A corrida foi divertida e gostei muito do carro, sempre a brigar com o volante para o manter em pista 🤣 fiz uma tonelada de piões (15 para ser exato, sim eu contei 😅) nas boxes quando entrei estava na p19 quando sai estava na p22, fiz o erro de trocar pneus e isso custou me muito tempo. Quando sai estava a 30 segundos do Carlos Barros e a partir daí foi sempre a lutar até ao fim mas não foi suficiente visto que acabei a 400 milésimas do Carlos 😅 Foi muito divertida a corrida e os carros são espetaculares de conduzir, que venha mais como esta!

Online Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | McLaren GT3 Wheel | ClubSport Pedals v2
https://ptsims.net/noticias/80s-sebring-endurance-resultados-finais/

Sai mais logo também no FB a publicação, mas já há notícia no portal. :drinks:

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Re: 80's Sebring Endurance: Apresentação & Prova / Regras & Downloads
« Reply #10 on: February 22, 2021, 14: 34 »
Foi espetacular! O mais fixe foi mesmo eu ter dito no briefing que quase de certeza ia ficar gente pelo caminho e toda a gente acabou. Excelente corrida de todos pessoal! Acho que houve muito poucos problemas com dobragens e com o comportamento em pista no geral, portanto isso não me podia deixar mais satisfeito.

A minha prova também teve bastante história. Começando pela qualificação, onde tardou em fazer uma boa volta e quando a estava a acabar, o motor cedeu na saída da última curva. O Lancia, com o boost de qualificação, não dura mais que 1 volta e meia e rebentou no final da hotlap. No final da qualificação lá deu para fazer uma volta sem o motor rebentar.

A corrida começou de forma tranquila, apesar de ter sido ultrapassado por um super sónico Nuno Ricardo que foi de 5º para 1º. As primeiras voltas foram de luta com o Nuno, mais equilibrado do que antevia. O Porsche tem o turbo a rotações mais baixas e sai melhor das curvas, mas no final da reta o Lancia tem uma vantagem enorme. Estava-se a provar que era possível haver lutas equilibradas com carros tão diferentes. Acabei por passar o Nuno, mas rapidamente foi passado devido a ter calculado mal uma dobragem, algo que o Nuno fez voltas mais tarde e que me permitiu voltar à liderança da corrida. A partir daí, e com os erros do pessoal, fui conseguindo aumentar a vantagem até às paragens onde tive o maior susto e quase batia no muro depois de ter falhado o local de boxe. Após 1h20 de corrida, de caixa manual, posso dizer que estava ligeiramente cansado. Foi um desafio muito grande.

Acho que este mod foi do agrado de muita gente, devem sair mais carros destas categorias por parte dos mesmos criados, portanto acho que não será a última vez que pegamos neste conteúdo ;)

Offline Paulo Teixeira

• Experiente
  • Liked: 103
    • View Profile
« Reply #11 on: February 22, 2021, 14: 45 »
Já tinha andado com estes carros num campeonato há uns valentes anos atras, na altura ainda no rfactor e são carros fantásticos.

Para este evento treinei que me fartei (só que não :biggrin:). Arranquei de 9º e nas primeiras voltas fui ganhando lugares aproveitando os deslizes dos outros pilotos e cheguei a estar em 2º. Depois fiz dois erros que me mandaram para 4º lugar e por lá andei até fazer a paragem... na saída da box distrai-me ligeiramente e passei por 2km/h o limite e pega lá um DT. Fui cumprir e já andava fora do top10, para piorar tinha danos e sempre que calcava um corretor o carro desequilibrava e fazia peão... em 3 ou 4 voltas fiz 7 peões, apetecia-me desistir, mas a faltar pouco tempo e com o incentivo dos meus colegas mantive-me em pista até ao fim.
Gostei muito do evento, faltou treino para estar mais consistente com estes bichos que não permitem muitos erros.. de qualquer maneira e apesar da parte final ter sido sofrida, podem vir mais eventos do mesmo genero. Parabens a todos! :drinks:

Como o Mário diz os “name labels” não estão a funcionar (para mim não faz diferença que nunca uso) mas existe uma solução que eu uso em todas as corridas e dá imenso jeito que é o Relative Overlay:

Comecei por usar só nas corridas do VEC pois diferencia as várias classes, mas hoje uso em todas as corridas. Maneira fácil de se saber quem esta á nossa volta, numa classe diferente, com voltas de avanço ou de atraso e permite uma melhor gestão de corrida (na minha opinião).
Download para quem quiser experimentar: https://mega.nz/file/yO5EELxJ#L7X4nmwNAMwELXwQAotguEOdOXEPbnGuZ2xUmL1DX8I  :bye:

Online Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #12 on: February 22, 2021, 14: 50 »
Como o Mário diz os “name labels” não estão a funcionar (para mim não faz diferença que nunca uso) mas existe uma solução que eu uso em todas as corridas e dá imenso jeito que é o Relative Overlay:

Também uso, mas nem ontem isso me safou porque dava o nome das skins. Entretanto o Xôr Carlos Santos disse-me que basta mudar no .ini para mostrar pilotos em vez de equipas. Fica para uma próxima. :biggrin: Para quem precisar, é só meter isto no ficheiro (o default é 1).

Code: [Select]
useTeamNames=0

Offline Paulo Teixeira

• Experiente
  • Liked: 103
    • View Profile
« Reply #13 on: February 22, 2021, 14: 58 »

Também uso, mas nem ontem isso me safou porque dava o nome das skins. Entretanto o Xôr Carlos Santos disse-me que basta mudar no .ini para mostrar pilotos em vez de equipas. Fica para uma próxima. :biggrin: Para quem precisar, é só meter isto no ficheiro (o default é 1).

Code: [Select]
useTeamNames=0

Ah pois my bad, bem que disseste "overlay só mostrava o nome da pintura e não do piloto" mas não percebi que te referias a este overlay :fool: . De qualquer maneira deve haver malta que não conhece e fica ai, pode ser que dê jeito a alguem.  :biggrin:

Offline Marcelo Fortio

• Veterano
  • Liked: 65
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T300RS
« Reply #14 on: February 22, 2021, 15: 41 »
Ora boas!

Bem ontem quando terminou a corrida tanto os meus pulsos como o volante precisaram de um cigarro.  :lol:
Primeira corrida em rfactor 2, e adorei! o rf1 ja era o meu sim preferido antes e acho que o rf2 vai seguir pelo mesmo caminho.

Agora o report em si.

Qualy: estava confiante pois sabia que estava a andar mais ou menos, mas em qualy com pouca gota não consegui chegar nem ao 13.7 que havia feito em treinos com 90L, mas visto ser uma corrida tão longa sabia que não era por ai, só estava um bocado nervoso em meter esta fera que tanta luta dava ao lado doutro carro. Apesar de ter instalado um overlay tipo helicorsa para descargo de consciência. 
Acabei com um p3, mais que satisfeito e o melhor resultado desde que voltei a correr.

Race: Não gostei muito da volta lançada, achei que o safety car estava a ir muito depressa o que tornou a volta de lançamento um bocado caótica por outro lado ajudou a meter temperatura nos pneus e travões porque em treinos quando saia da box com pneus frios acaba sempre por bloquear imenso as rodas da frente e depois só tinha tendência para piora.

Partida bem tranquila, tentei ir logo atrás do Carlos, e até me deu a sensação que estava a andar bem em curva mas depois em reta perdia mesmo muito tempo, parecia que não importava de como saísse perdia sempre 1 a 3 decimas em todas as 3 retas. Acho que foi por ter baixado imenso a final drive em vez de ajeitar as ultimas 2 mudanças, não sei ao certo.

Quando começaram as dobragens o Carlos foi ganhando tempo e quando parei nas boxes ja ia 7 seg e tal a frente.

Tal como antigamente, as paragens e as estratégias continuam a ser o meu fraco, estive parado 120seg salvo erro, quase mais 30 seg que a competição e quando sai já tinha perdido posição para o Vasco. Gostava de perceber que fiz aqui mal, o pessoal não trocou pneus? Será que pus mais litros que o resto? (pus 55) O carro ja tinha acabado de abastecer e trocar pneus ainda ficou uns segundos até poder sair.
Sai em perseguição do Vasco, sabia que estava a andar bem e rapidamente o apanhei. Ainda deu para uma bela luta, a única da corrida. Lá consegui passar e ganhar alguma distancia, e depois foi manter até ao fim.

Muito contente com a minha prestação, não sai de pista uma única vez nem dei peão, rodei bastante consistente fora 3 ou 4 voltas por causa das dobragens. Espero ter facilitado, tentei ser o mais previsível possível nas minhas trajetórias mas este carro as vezes decide que quer mudar de direção.

Adorei o mod e o formato de corrida, estas corridas de endurance até 2h com carros com personalidade são mesmo as minhas preferidas.

Obrigado pela dica do overlay, faz lembrar o do iracing e vou certamente instalar em vez da tabela que tinha das classificações que nem sabia que se o carro a frente era para dobrar ou o Carlos.