Author Topic: PTSims 2021  (Read 136 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

  • Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • *****
  • Posts: 5983
  • Liked: 1744
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
PTSims 2021
« on: December 31, 2020, 19: 21 »

Eu não escrevo muito bem. Este texto não foi revisto pelo nosso escrivão. É possível encontrar umas construções frásicas manhosas e uns acentos em falta. Vou fazer o meu melhor. Ah, e a imagem também foi feita em cima do joelho, mas achámos engraçado fazer assim depois de não encontrarmos o .psd do ano passado.

Ora, após esta introdução foleira, vou falar um pouco, como tem sido habitual, do que foi a PTSims neste ano que está acabar e nos traços gerais do ano que se aproxima. Indo imediatamente àquilo que a maior parte das pessoas que aqui está se interessa, o simracing cresceu bastante nos últimos doze meses. Este ano não fizemos nada de muito diferente, aliás, a fórmula tem sido a mesma desde 2018, não a temos mudado e todos os anos ganha mais valor. Com a história a acumular-se em cima dos Series, os campeonatos tornam-se ainda mais apetitosos do que o ano anterior. Aos cinco habituais, juntamos um sexto, o Rallycross Series, e embora com menos sucesso neste primeiro ano, também achamos que tem potencial para crescer. Todos os outros estarão aí para fazer parte do prato principal de 2021 e continuar com as grelhas esgotadas por mais um ano. Por falar em grelhas esgotadas, este ano vimo-nos obrigados a criar três campeonatos de circuito ao mesmo tempo, criar mais Special Events variados ao longo do ano, para dar a possibilidade a todos de participarem nos eventos da comunidade. Sei perfeitamente que há uma parte do pessoal que prefere duas divisões de um só campeonato ao invés de ter três campeonatos distintos, mas aqui preferimos a diversidade e a evolução das pessoas dentro da comunidade, de maneira a que têm de ser participantes assíduos durante alguns campeonatos não-series para terem lugar no mais apelativo deles todos a cada trimestre.

Bem, indo aos números que são o meu forte, este ano foi o melhor da história da PTSims. Realizámos 117 provas oficiais ao longo de 17 campeonatos, mais 16 Special Events (a imagem é anterior a dezembro) e ainda 8 provas de teste e 36 fun races (a maior parte em período de confinamento geral no país). Oferecemos quase o dobro do simracing do que no ano passado no que toca em minutos de prova (7320 minutos contra 4028), tendo realizado, virtualmente, onze voltas à Terra, mais cinco que em 2019. A nível de pilotos, 367 pilotos inscreveram-se em provas oficiais na PTSims, com uma média de quase 30 pilotos por prova, sendo que apenas um campeonato não esgotou as vagas neste ano e muitos tiveram de as ter aumentadas. Os simuladores utilizados neste ano foram os mesmos do ano passado (com exceção de um fun race num outro simulador) com um grande aumento de provas no DiRT Rally 2.0 e no Assetto Corsa Competizione, onde organizamos com sucesso, a nível individual dentro da comunidade, pela primeira vez desde 2012, uma prova de resistência com troca de pilotos.




Fazendo a ponte para as provas de resistência, o Portugal Endurance Series teve um ano incrível. Foi com grande orgulho que fomos capazes de organizar, pela primeira vez na história do simracing nacional, uma prova de 24 horas. E já vamos em duas! No PTES não tenho números detalhados de pilotos, mas fazer quatro eventos de longa duração (dois de 12 horas e dois de 24 horas) com uma média de 36 carros por prova é um feito sem precedentes a nível nacional e agradecemos a todos os que tornaram isso possível, desde os pilotos e as equipas, às comunidades envolvidas (para além da PTSims: Slipstreamsims e R4 Simracing), aos apoios que temos tido a nível de patrocinadores e ao grande Paulo Honorato que com o seu canal eSports SimRacing levam estas provas a uma qualidade do melhor que há pelo mundo fora.

Outra coisa que voltou em 2020 foi o portal da PTSims. Um incansável trabalho feito pelo staff da PTSims, liderado no departamento informático pelo Ricardo Marcelino, que voltou a dar uma aparência moderna à PTSims, embelezando, e principalmente, facilitando a navegação a novos membros da comunidade. O portal é um trabalho em progresso e vai receber mais atualizações e funcionalidades no próximo ano que o tornarão muito mais que uma página na net linda.

Acabado o tema do simracing, vou tocar um pouco no resto. Foi impossível realizar o almoço anual devido às razões que todos sabemos, mas assim que a pandemia o permitir, voltaremos a falar do assunto para este encontro que nos faz conhecer as caras por detrás das vozes. A simulação militar acabou novamente na PTSims e estamos a tentar ver maneiras de a voltar a ter, se calhar num formato menos hardcore. Voltámos a ter atividade na simulação aérea com o novo Flight Simulator e isso demonstrou a capacidade de reunir as pessoas que conheciam esta casa há uns valentes anos que aqui voltaram e rapidamente começaram a partilhar a sua paixão por essa vertente da simulação, pois a PTSims vai mais além que o simracing.

O próximo ano de 2021 traz uma nova esperança a todos, traz o desejo de regressar à normalidade que já pouco reconhecemos. Pelo contrário, 2021 na PTSims não trará grandes mudanças. Faremos os 6 series como em 2019, faremos vários outros campeonatos ao longo do ano interessante, faremos mais eventos de resistência aqui no Assetto Corsa Competizione e no PTES, faremos nova PTSims Academy e continuaremos a fazer o melhor que sabemos para trazer simracing para todos vós, portanto, mudanças nada radicais e mais um ano de evolução, já que há sempre muita, muita coisa que podemos fazer melhor. Deixo em baixo o calendário de simracing de 2021 já disponível para os team mangers sujeito a alterações. Qualquer esclarecimento perguntem!



Por fim, resta-me desejar, em nome da administração e do staff, boas entradas em 2021!
« Last Edit: December 31, 2020, 19: 25 by José Almeida »