Começando pela batata quente, o tal "red flag". Confesso é o primeiro campeonato que participo que existe red flag que não seja por problemas de servidor ou algo alheio aos pilotos. Também confesso que tendo sido dado um red-flag em Hungaroring, aqui talvez merecesse, apesar de eu ter saído beneficiado com a inexistencia do mesmo. Talvez o diretor de prova seja diferente, e o critério seja diferente.
Mas como sempre corri em campeonatos sem redflag, e nos últimos anos só tenho corridas esporádicamente em servidores públicos, confesso que estou habituado "à festa da T1".
Não sei exatametne qual é o critério para haver ou não redflags, mas acredito que não seja uma decisão fácil de tomar, porque para ajudar uns pilotos, vai haver outros que talvez tenham sido cuidadosos, ganharam lugares e vão ser penalisados pelo restart. Senti isso em Hungaroring quando passei limpo na T1 em primeiro destacado e fui obrigado a fazer restart e perder essa vantagem.
Não acredito que o diretor de prova esteja interessado em beneficiar este ou aquele, pelo contrário tenho visto uma organização sempre muito empenhada e profissional, dos melhores campeonatos que já participei a este nível, com um CAI muito competente. Organizar estas provas dá um trabalho dos diabos, em troca de pouco mais que satisfação pessoal. Por isso independentemente de ter decidido bem ou decidido mal, não acho justo apontar facas a quem organiza estes eventos.No final de contas a primeira culpa é dos pilotos que têm de ser mais pacientes na primeira curva, porque na realidade quem fica com o carro estragado na T1 fica fora da corrida independentemente de entrar safety car ou bandeira vermelha. Eu sei que é aliciante e tentador arriscar nas primeiras curvas porque afinal de contas é o momento da corrida com mais
risk/reward, onde se pode lucarar mais, mas a corrida é longa, e no final de contas 90% da vossa posição de corrida vai ser ditado pelo vosso pace, não pelas ultrapassagens na T1. O Cardoso caiu para o meio da grelha, com o carro todo partido, e ainda conseguiu recuperar até 4. Sem danos talvez chegasse a segundo.
Quanto á minha corrida:Qualify: Na qualifação fiquei surpreendido com a Pole, pois o meu setup de qualificação não era muito bom. Na primeira volta tinha understeer, na segunda estava OK e tinha de meter a volta, porque à terceira volta já tinha oversteer. Deu para a pole que se traduz numa grande vantagem na T1.
Corrida: Tal a vantagem da pole que com relativa facilidade segurei o P1, e especialmente com os incidentes atrás de mim, em meia duzia de voltas tinha 5s de vantagem que permitiram seguir tranquilo até ao fim da corrida com um carro que estava muito agradável de conduzir