Linked Events

• GT4 Sprint Championship: Prova 3: October 12, 2020

Author Topic: GT4 Sprint Championship: Prova 3 @Mount Panorama Circuit  (Read 731 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Francisco Reis

• Diretor de Prova | Staff
  • Experiente
  • Liked: 313
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g290

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.

« Last Edit: October 21, 2020, 20: 13 by José Almeida »

Offline Francisco Reis

• Experiente
    • View Profile
Re: GT4 Sprint Championship: Prova 3 @Mount Panorama Circuit
« Reply #1 on: October 07, 2020, 18: 46 »
NOTAS DO DIRETOR DE PROVA
  • Os pilotos são obrigados a estar no TeamSpeak durante as sessões oficiais;
  • Os pilotos devem marcar presença no servidor no mínimo 5/10 min antes da sessão de practice terminar para ouvirem o briefing do Diretor de prova;
  • Os pilotos devem marcar presença no servidor e não sair durante a sessão de qualificação;
  • Não haverá warmup, os pilotos depois da sessão de qualificação terão 5 minutos para poderem andar e pista livremente (treinar arranques e outros procedimentos) sem causar colisões propositadas;
  • É proibido entrar durante a sessão de corrida;
  • As condições climatéricas são variáveis e desta forma os pilotos têm de se adaptar às mesmas;
  • Os limites da pista são os impostos pelo jogo;
  • Peço aos pilotos que tenham o máximo cuidado e respeito nas lutas, principalmente nas primeiras voltas e respeito pelas bandeiras. Haverá pouca tolerância para comportamentos erráticos em pista;
  • Assim como foi anunciado na última prova do GTS, devido ao update ao sistema de meteorologia do jogo, e visto haver mais variabilidade durante as trocas de sessões em certas condições, o tempo de espera na grelha passa para dois minutos e meio e o tempo de espera no fim da sessão de qualificação desce para dois minutos e meio.
« Last Edit: October 10, 2020, 22: 50 by Francisco Reis »

Offline Francisco Reis

• Experiente
    • View Profile
« Reply #2 on: October 07, 2020, 18: 47 »
METEOROLOGIA
« Last Edit: October 10, 2020, 22: 38 by Francisco Reis »

Offline Francisco Reis

• Experiente
    • View Profile
« Reply #3 on: October 10, 2020, 22: 55 »
NOTAS DO DIRETOR DE PROVA
  • Peço aos pilotos que tenham o máximo cuidado e respeito nas lutas, principalmente nas primeiras voltas e respeito pelas bandeiras. Haverá pouca tolerância para comportamentos erráticos em pista;
  • Assim como foi anunciado na última prova do GTS, devido ao update ao sistema de meteorologia do jogo, e visto haver mais variabilidade durante as trocas de sessões em certas condições, o tempo de espera na grelha passa para dois minutos e meio e o tempo de espera no fim da sessão de qualificação desce para dois minutos e meio.

Peço que leiam com atenção todas as notas da direção de prova mas especialmente as 2 mencionadas neste tópico.
Mais que nunca o primeiro ponto em relação às primeiras voltas é importante de mencionar. Não vejo qualquer tipo de cuidado de certos pilotos seja na primeira ou na última volta. Aquilo que se passou nos primeiros momentos da corrida da semana passada não poderá ser repetido. Comportamentos considerados inadmissíveis e que podem ter consequências cada vez mais pesadas no futuro.

A todos os outros que têm competido ao mais alto nível os meus parabéns e que continuem a levar para a frente o melhor que o simracing pode oferecer.

Boa corrida!

Offline Francisco Reis

• Experiente
    • View Profile
« Reply #4 on: October 10, 2020, 23: 44 »

Deixo aqui um exemplo de uma primeira volta em Bathurst realizada este ano no GT3 Challenge. O ângulo não é o melhor mas dá para ter uma noção.
« Last Edit: October 10, 2020, 23: 47 by Francisco Reis »

Offline Luís Branco

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 469
    • View Profile
« Reply #5 on: October 11, 2020, 02: 26 »
Vindo aqui meter o bedelho, é perfeitamente natural tentar aproveitar, sempre que possível, as oportunidades que surgem para ganhar uma posição.

A virtude está em tirar partido dessas oportunidades sem provocar incidentes.
Erros, deslizes, até azelhices, porque não, todos as cometemos, sem exceção, mas há que procurar evitar e minimizar.

Antecipar o que vai acontecer é meio caminho andado nesse sentido.
Antecipar não é adivinhar, é tentar compreender o que pode acontecer se os carros estão próximos, se se ocupa parte da pista que é a trajetória normal, se não há espaço na pista para o outro piloto, que os pontos de travagem não são os mesmos na proximidade de outros carros, e por aí fora.

Os chavões de “haver respeito pelos outros pilotos” ou “não arriscar demasiado”, não me parece que tenham aqui lugar, primeiro porque tenho a absoluta certeza que os incidentes não acontecem por qualquer falta de respeito e, segundo, porque as corridas e ultrapassagens são uma constante de riscos assumidos, ora na tentativa de ganhar tempo aos outros pilotos, ora na tentativa de conseguir a colocação para poder concretizar uma ultrapassagem.

Quando se arrisca, quando se tenta uma posição que dê vantagem para poder ultrapassar, é essencial ter presente também que, necessariamente, há que considerar a posição dos outros pilotos, no fundo, um risco calculado baseada na própria condução e controlo do carro e, também, na condução e controlo que os outros pilotos mostram ter.

É fundamental antecipar o local onde uma ultrapassagem pode ser tentada, venha ou não a ser concretizada, onde o risco pode compensar, onde o outro piloto ainda tem margem para continuar em pista, que será diferente de não ter margem para defender, sem que isso implique um incidente.

O ACC tem dois (três) excelentes indicadores do tipo de condução do próprio piloto: SA, que não duvido que seja muito elevado (+95 a 99) para todos os pilotos do campeonato; mais importante o CC, que de +85 a 92 é indicativo que posiciona o carro com bastante precisão, uma condução sem atropelos e sobressaltos; e o CN, talvez o mais importante de todos, que de +90 a 98, é demonstração que o ritmo de condução é consistente e que o piloto reage muito bem aos imponderáveis, imprevistos e com controlo constante em todas as zonas da pista.

Estes dois indicadores, CC e CN, que só são úteis para o próprio piloto, são preciosos para se ter noção de até onde se pode arriscar, do grau de confiança e precisão que pode ter em si próprio para posicionar o carro, o controlar e reagir ao que acontece em seu redor, no fundo, o nível de risco que pode correr sem causar incidentes, para si ou para outros.

E ainda que estes indicadores sejam elevados, deve-se ter sempre presente que deslizes acontecem, pelo próprio ou por outros, pelo que, não que seja jogar pelo seguro (isso não são corridas), mas ler, antecipar, as situações em seu redor são sempre fundamentais para tentar minimizar os incidentes.

O primeiro passo, e mais importante, para uma corrida competitiva sem incidentes, é a noção de até onde se pode arriscar, até onde, e onde, há controlo, precisão e consistência da própria condução para tentar aquela manobra mais arriscada naquele local da pista ou, se pelo contrário, será de aguardar por nova oportunidade ou por outro ponto da pista, melhor dominado, onde a manobra poderá ter o efeito pretendido, sem problemas para qualquer dos pilotos.

Com as devidas excepções (ser abalroado por trás, atingido por carro que vem de fora da pista, são dois de muitos exemplos), de pouco serve pensar que foi incidente de corrida, que o carro deslizou naquele corrector, que outro piloto podia ter dado um pouco mais de espaço, porque se o toque, a batida aconteceu é porque, provavelmente, haveria algo que o próprio também podia ter feito (mais precisão, mais controlo, melhor antecipação e até menor impaciência) para evitar o incidente.
Intel I7-7700K @ 4800MHz | Corsair Hydro 115i | Asus ROG Maximus IX Code | GSkill 2x16GB DDR4-3200 Trident Z | Samsung SSD 850 256GB | Samsung 850 Evo 250GB | Samsung SSD 830 256GB | WD HDD 500GB | WD HDD 1TB | Asus Strix RTX 3080 OC | ACER Predator X34 3440x1440 | Windows 10 64-bit | Fanatec DD1 + 911 GT3 R Steering Wheel + Heusinkveld Ultimate Pedals | Track IR 5 Pro | RSeat RS1 Pro

Offline Nuno Macedo

• Experiente
  • Liked: 170
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Volante e pedais.
« Reply #6 on: October 11, 2020, 11: 50 »
Quer então dizer que vou levar 30Kg e 2 Drive through nesta prova?

Reconheço que no primeiro protesto deveria ter reentrado de outra forma. Mas isto depois de ver o replay pq dentro do carro, olhar para o lado, e sentir que podia avançar são coisas completamente diferentes.

Tão diferentes ou tão iguais como o piloto que me protesta efectuar uma ultrapassagem em plena bandeira amarela, falhar a travagem para a T1, alarga a trajectória e colide comigo.... Sim colide comigo (depois de quase levar outro a frente) pq não teve os devidos cuidados em bandeira amarela.... Colide comigo pq, por acaso, não bate noutro carro que eu esperei que passasse...
Apontar o dedo sem se ver ao espelho.... é feio.

Tb lamento a postura do CAI ao não ver o que antecedeu ao incidente.
Estão 3 carros da OldFox virados na T1 devido a um embate de outro piloto, o CAI não viu isso nem tomou medidas.
De seguida ha mais incidentes no mesmo local e o CAI não analisa o porquê de mais incidentes ou de que forma poderiam ter sido evitados.

Com isto, e a ter de cumprir os 2 DT´s, resta-me cumprir as penalizações e sair da corrida pois nada la estarei a fazer...

Online José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1739
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #7 on: October 11, 2020, 12: 30 »

Reconheço que no primeiro protesto deveria ter reentrado de outra forma. Mas isto depois de ver o replay pq dentro do carro, olhar para o lado, e sentir que podia avançar são coisas completamente diferentes.

Tão diferentes ou tão iguais como o piloto que me protesta efectuar uma ultrapassagem em plena bandeira amarela, falhar a travagem para a T1, alarga a trajectória e colide comigo.... Sim colide comigo (depois de quase levar outro a frente) pq não teve os devidos cuidados em bandeira amarela.... Colide comigo pq, por acaso, não bate noutro carro que eu esperei que passasse...
Apontar o dedo sem se ver ao espelho.... é feio.

Tb lamento a postura do CAI ao não ver o que antecedeu ao incidente.
Estão 3 carros da OldFox virados na T1 devido a um embate de outro piloto, o CAI não viu isso nem tomou medidas.
De seguida ha mais incidentes no mesmo local e o CAI não analisa o porquê de mais incidentes ou de que forma poderiam ter sido evitados.

Com isto, e a ter de cumprir os 2 DT´s, resta-me cumprir as penalizações e sair da corrida pois nada la estarei a fazer...

Primeiro, obrigado por avisares disso dos 2 DT's, que agora é permitido darmos um stop n go de X segundos por múltipos DT. Terás um SnG de 30 segundos.

Eu não admito que fales da postura do CAI que eu faço parte. Estás a questionar todo o meu trabalho e o trabalho de quem faz o CAI só porque não queres aceitar as sanções. Não as vou discutir porque essas já são finais, estamos totalmente cientes que fizemos um bom trabalho, e aqui só há uma pessoa que não quer ver o que tu fizeste que é apenas e somente tu e não o CAI do campeonato como dizes. A postura é simplesmente a seguinte... não há protesto, não se analisa. Não houve protesto dos carros virados na T1, não analisamos. Não é postura errada, é a possível com o tempo que todos temos. Ninguém tem tempo para ver e rever mais de 3 horas de corridas todas as semanas para analisar todos os incidentes. Acho que alguém com os anos de simracing que tu tens e muitos deles aqui na PTSims já devia ter isso compreendido.

Offline Nuno Macedo

• Experiente
  • Liked: 170
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Volante e pedais.
« Reply #8 on: October 11, 2020, 14: 39 »
José, eu repito....

Reconheço que no primeiro protesto deveria ter reentrado de outra forma. Mas ....

Acho que estou a reconhecer o meu erro....

No entanto, opinei porque acho que o devo fazer. Fiz uma critica objectiva no que toca a pormenores num entanto com intuito construtivo, para pensarem, ao menos... E não me parece ter faltado ao respeito a ninguem.
Se o "Lamento a postura do CAI..." é ofensivo, peço desculpa por isso. Mas não pela opinião/critica restante.
E reforçares o esforço da equipa... como se eu não soubesse... dai eu ter outra postura...
Não sei nem consigo expressar-me de outra forma. se isso incomoda, peço desculpa também...

Se com tudo isto incomodar de mais, estejam a vontade...

Offline Luís Branco

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 469
    • View Profile
« Reply #9 on: October 12, 2020, 16: 43 »
Ontem, no servidor de practice, estavam 8/9 pilotos, pelo que foi possível perceber a diferença existente em algumas zonas do circuito e que pode ser bastante significativa.
Eu próprio não consegui evitar um carro que seguia à minha frente ao chegar à T18 (a curva para a esquerda apertada antes da recta grande).

Uma vez a parte mais complicada da pista, a subida e a descida do monte, não tem praticamente nenhuma zona de escapatória, um toque que provoque a perda de controlo noutro carro fará com que fique na pista sem hipótese de defesa ou de tentar sair da zona de trajectória, o que provará, no mínimo, um frisson para os que vierem atrás.
Todas as curvas desde a T2 à T18 serão dramáticas caso haja toques ou acidentes, uma vez será quase certo que a pista ficará bloqueada, mesmo que parcialmente, sem espaço para os outros carros desviarem e evitarem colisões.

Assim faço um apelo a todos para terem cuidado nesse troço da pista (T2 à T18), em particular nas primeiras voltas, quando os carros estão mais próximos.
Faço também um apelo para especial atenção a eventuais bandeiras amarelas, uma vez que o encadeamento das curvas limita bastante a possibilidade de ver o que se está a passar mais à frente na pista, onde poderão estar carros parados ou a em velocidade mais lenta.
Por último, um terceiro apelo para que nas situações de eventuais dobragens, quem for a dobrar tenha a máxima paciência para evitar incidentes com os piloto que possam estar a ser dobrados, e aos pilotos que possam estar para ser dobrados, que apenas onde lhes possa ser possível facilitar a dobragem o façam mas que sinalizem que o vão fazer, com a indicação dos piscas, ligando aquele que indicar que para o lado da pista que irão ocupar, sem variações bruscas de velocidade ou de trajectória.

Adiantando mais um pouco, a zona entre a T2 e a T3 é um dos locais que permite facilitar, seguindo pelo lado direito da pista, uma vez que à saída da T2 a trajectória faz que os carros fiquem do lado esquerdo e a T3 é feita, também ela junto ao lado direito.
No entanto, entre a T3 e a T4, será mais complicado, devido à natureza da T4 e pelo facto da T3 cegar completamente esse troço da pista.
Da T4 à T10 será complicadíssimo, em virtude da velocidade e da trajectória necessária para fazer as curvas sem bater nos muros ou perder o controlo ao carro.
Entre a T10 e a T11, mas sempre antes da chegada à T11, haverá uma pequena margem para facilitar, ficando do lado direito da pista à saída da T10, uma vez que a abordagem à T11 é feita da esquerda para a direita.

Nesses dois troços - entre a T2 e a T3 e entre a T10 e T11, bastará sinalizar previamente com o pisca o lado da pista onde irão ficar e apenas levantar ligeiramente o pé para que, antes da zona de travagem, o carro que segue a atrás poder ocupar livremente a trajectória.

De notar que qualquer piloto se pode ver nesta situação, seja por dobragem em situação normal de corrida, seja porque tem danos que o obrigam a reduzir o andamento, situação esta que pode calhar a qualquer um, desde o 1º ao último, que ninguém está livre de dar uns toques nos muros em qualquer momento e ficar com o carro danificado.

Boa sorte a todos e até logo para uma grande corrida numa pista mítica que poderá originar grandes lutas e grandes variações de posições ao longo da corrida.

Intel I7-7700K @ 4800MHz | Corsair Hydro 115i | Asus ROG Maximus IX Code | GSkill 2x16GB DDR4-3200 Trident Z | Samsung SSD 850 256GB | Samsung 850 Evo 250GB | Samsung SSD 830 256GB | WD HDD 500GB | WD HDD 1TB | Asus Strix RTX 3080 OC | ACER Predator X34 3440x1440 | Windows 10 64-bit | Fanatec DD1 + 911 GT3 R Steering Wheel + Heusinkveld Ultimate Pedals | Track IR 5 Pro | RSeat RS1 Pro

Offline Francisco Reis

• Experiente
    • View Profile
« Reply #10 on: October 13, 2020, 01: 01 »
Report e replay adicionados!

Offline Pedro.Oliveira

• Membro
  • **
  • Liked: 16
    • View Profile
« Reply #11 on: October 13, 2020, 09: 09 »
A minha qualificação ficou muito proximo do melhor tempo que fiz nos treinos. por isso não fiquei surpreso.

Na corrida, ia motivado a fazer a minha corrida sem sobressaltos e manter-me fora das paredes. Levei logo um toque na traseira na primeira volta ao abrandar para não bater no carro da frente, e dei o primeiro beijo a umas paredes aí. Depois tentei focar e alhear-me a tudo e foi correndo bem... até às duas ou três últimas voltas. Uma vez porque o T.Gouveia estava a encurtar demasiado a distancia tentei forçar andamento e TAU, muro (direcçãoa uns 20graus para andar em frente). depois atrás dele e de uma dobragem bloqueei a roda traseira na travagem para o gancho antes da recta a descer e TAU muro outra vez com danos graves quando o 1º entrou na ultima volta.
Foi a box para reparar 56 seg.... e desci de 8 para 12, fiquei com a sensação que talvez tivesse sido mais vantajoso fazer essa volta com os danos. Mas só ficou a ideia depois de cortar a meta.

BTW... os bmw estavam endiabrados :)

Parabéns aos vencedores, parabéns ao T.Gouveia pela paciência e respeito que demonstrou ao passar-me, e claro parabéns à organização e DP

Vemo-nos em Missano, agora sem muros perto :)
Pedro Oliveira

Offline João Narciso Oliveira

• Novato
  • *
  • Liked: 41
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I7 3770k, RTX2060, 16gb 2400mhz, Oculus Rift CV1, T500RS
« Reply #12 on: October 13, 2020, 09: 39 »
Qualify: Consegui meter uma volta minimamente competitiva, tinha ali 2-3 décimas para tirar Mas não ia chegar para melhorar a posição, pois a malta da frente estava a andar muito bem. Mas 4º lugar nesta pista tendo em conta o peso do passageiro foi muito bom.

Corrida: Arranquei normal, consegui não perder posições, ainda consegui chegar a segundo com uma batalha mal sucedida do David Santos e do Luis Branco, Mas nunca ia conseguir manter a posição e prontamente para os pilotos que estavam mais rápidos. Entretanto tive também o vitor almeida e o Nuno Fernandes a chegarem a mim, eu simplesmente não tinha andamento, os 75kg de lastro + 90 litros de combustivel estavam a levar a melhor do Audi que estava com dificuldades a subir a montanha, e muito pastelão nas mudanças de direção, e o cansaço dos pneus já se fazia sentir com o peso todo. A dada altura já ia em 7º lugar sem grandes incidentes, simplesmente não tinha pace de corrida, e nas retas era "sitting duck". Nas retas alguns pilotos saiam atrás de mim a 2 décimas, e acabavam a reta 1 ou 2 décimas à minha frente no fim da reta sem oportunidade de defender

No segundo stint, já com pneus frescos e o carro mais leve, consegui o ritmo melhorou muito, e deu para subir a 4º lugar, mantendo-me ali a rodar  a ritmo bem mais perto da malta da frente, ainda assim pelo menos meio segundo mais lento. Estava mais rápido que os pilotos atrás de mim por isso foi levar o carro até à meta. Mas no fim com a desistência do Luis branco nas últimas voltas herdei o 3º lugar "sem saber ler nem escrever".

Dada a dificuldade da pista em rodar com lastro, 3º foi muito mais do que estava a esperar, e valeu mais o resultado que a exibição. Misano com menos 30kg e menos subidas vamos ver se dá pra dar um bocadinho mais luta à malta da frente  :good:
« Last Edit: October 13, 2020, 09: 43 by João Narciso Oliveira »