Author Topic: Hardware para "Inicio"  (Read 363 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Osvaldo Sousa

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Microsoft SideWinder!!!!! (Para já...)
Hardware para "Inicio"
« on: July 24, 2020, 21: 40 »
Boa tarde a todos,

Antes de mais obrigado pelo tempo para aqui virem dar uma leitura e quem sabe uma resposta.

Estou a começar no SimRacing, tenho de momento apenas experiência no ACC com um velho, (vellhhhoooo...), Microsoft SideWinder mas queria, até para futuras "aventuras", ter algo melhor e quem sabe que me permitisse ser mais rapido.

Não sei se será o local ideal mas as minhas questões, e estou aberto a sugestões, são:

1 - Fanatec... Tirando site oficial existe alternativas? Novo, quem sabe com algum eventual desconto? Códigos promocionais?

2 - Outras marcas podiam ser opção. Mas eu venho já dos simuladores de Voo com o DCS por exemplo e é algo que se deve manter a longo prazo. Não será boa ideia saltar já uma "etapa" num eventual G29 ou equivalente e tentar algo superior?

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2497
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Re: Hardware para "Inicio"
« Reply #1 on: July 24, 2020, 22: 28 »
Há muita opção no mercado que pode ficar em conta. Logitech, Thrustmaster e Fanatec são 3 marcas bem conhecidas e aquilo que a maioria usa aqui. Dentro disso já ficarás bem servido, só depende mesmo de quanto estás disposto a gastar. Dentro das marcas também tens material melhor e pior. A Fanatec, por exemplo, tem as bases Podium, que são direct drive, mas aí entras na casa dos "4 dígitos".

Em todo o caso, um volante com force feedback decente, que o Microsoft SideWinder não tem certamente, vai dar-te muito mais gozo. Atenção que equipamento melhor não te faz mais rápido. Há malta rápida com volantes antigos e malta lenta com volantes topo de gama, portanto não é por aí. Dá-te é mais gozo, mais realismo e eventualmente uma melhor consistência, mas não te dá mais rapidez.

Eu tenho escolhido Fanatec nos últimos anos e gosto. O preço ao início pode ser um pouco complicado de digerir, sobretudo hoje em dia que compras a base, o volante e os pedais em separado. Mas é material, por norma, bom, com qualidade e que te dará gozo. Não conheço alternativas ao site oficial, só usados, mas isso pode correr bem ou mal, depende sempre.

Da Thrustmaster ouço falar bem, mas nunca tive e nem conheço bem os produtos. Logitech G29 também não seria uma má aposta, penso. É um volante que muita gente usa (e ainda há pessoal com G27 e mesmo G25) e um pouco mais barato.

A escolha final será sempre tendo em conta o teu orçamento. Tens de definir um valor e a partir daí poderás começar a avaliar o que há e o que podes comprar. Ver reviews no YouTube ajuda sempre. Eventualmente se conheceres alguém que já tenha e more perto, podes pedir para ir lá experimentar. ;)

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 138
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW 2.5 + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #2 on: July 25, 2020, 13: 17 »
Viva,

Se comprares Fanatec, penso que os melhores preços são sempre no site deles, mas posso estar enganado. Promoções é coisa rara. O que podes fazer é usar este link para fazer as tuas compras na Fanatec: clica aqui!

Como o Mário disse, genericamente falando, depende muito do dinheiro que queiras dispensar. O essencial é base + volante + pedais.

A Logitech tem o G29, a Thrustmaster o T150/T300/T500, a Fanatec vai desde o CSL Elite ao Podium (Direct Drive), entre outras opções dentro das marcas, mas estas acabam por ser, das atualmente à venda, as mais recorrentes.

Para mim a escolha do volante vai depender, para além do dinheiro, de onde o vais montar! Se vais colocar numa secretária, e és uma pessoa que gosta de sentir muita força/peso no volante, talvez não ir mais longe que um T300 (não sei se o CSL Elite é mais forte para indicar). Se tens um cockpit sólido, podes ir até ao Fanatec CSW 2.5. Para entrar em Direct Drive tens de ter mesmo um cockpit sem folgas.

Portanto, assim para mandar umas larachas (ordenado do mais acessível para o mais caro):
  • Sem cockpit: G29, T150, T300
  • Com cockpit simples: T300, CSL Elite, CSW 2.5
  • Com cockpit a sério: CSW 2.5, Podium, Simucube 2

Tem algumas falhas esta lógica com certeza, mas deve dar uma ideia da coisa!

Offline Osvaldo Sousa

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Microsoft SideWinder!!!!! (Para já...)
« Reply #3 on: July 27, 2020, 21: 32 »
Muito obrigado pelas respostas. Há sempre questões que nos passam ao lado, algumas mesmo simples e por isso ficam esquecidas.

Em relação ao tema o objectivo será ir para o melhor possível dentro daquilo que o orçamento permitir. Acho que mais do que olhar para valores é preciso primeiro perceber o que realmente estamos a pagar e se as diferenças justificam os valores.

Dito isto o meu foco para já será no cockpit. Mesmo que me atrase no hardware. Os planos passam para já em construir um.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 781
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #4 on: August 13, 2020, 13: 53 »
Olá Osvaldo.

Isto do Hardware tem muito que se lhe diga. As ideias base foram mais ou menos expostas, mas eu vou adicionar só mais uns pormenores.

A diferença que vais sentir concretamente no volante será ao nível da experiência e imersão. Um Direct Drive vai-te fornecer indicações muito mais parecidas com o que te dá um carro real, mas não te fará mais rápido. Por experiência própria, a verdadeira diferença para tu seres mais rápido do que actualmente és (e isso não quer dizer seres o mais rápido do mundo) está nos pedais. Uns bons pedais com uma load cell no travão fazem a diferença. Claro que também há bons, médios e maus pedais com potenciómetro, Lá está, tudo depende de quanto tens disponível para gastar.

Eu optei pelo G29 na altura em que comprei o meu pack, porque os pedais do G29 são melhores que os do T300 "normal" e o pack GT com uns pedais melhores fugia ao orçamento que tinha na altura, pois tive de comprar um rig também. O T300 permite-te ter vários volantes e trocá-los e afins, mas o G29, como volante em si, dá muito bem para o gasto. Se tiveres orçamento para mais, tens os Fanatec e os DD do mercado, mas lembra-te que se calhar é melhor investir num G29 ou T300 e nuns pedais "do caraças" do que num volante mais XPTO com pedais mnhééééééééé...

Se procuras cockpit, procura no Facebook ou no OLX por Sim Rig Portugal Custom Simracing Project. O Tiago Lima faz umas estruturas bem rígido para os volantes mais "do mercado" e a preços bem convidativos. Para DD se calhar podem não ser o mais ajustados, mas para um T300 é uma excelente opção.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve