Desde a sua conceção em 2007, pelas mãos da Stéphane Ratel Organisation (SRO), que a classe
GT4 têm vindo a ganhar mais e mais adeptos, tanto dentro como fora das pistas. Sendo uma categoria amadora ou, por outras palavras, não profissional (ao contrário da classe GT3), os carros GT4 são muito mais próximos dos modelos de estradas do que o que se encontra em muitas outras provas de desporto automóvel. Por vezes quase considerados como carros de "track day", a sua construção e manutenção é relativamente barata, permitindo assim que mais pilotos possam participar nas provas e servindo também de rampa de lançamento para outras categorias. Todos os carros, sejam de fábrica ou de equipas, são testados pela FIA e modificados para terem uma performance bastante similar (sensivelmente 400cv). Para além disso, não é possível evoluir os carros, outra forma de reduzir os custos e manter a competição equilibrada. Os pneus são iguais para todos, bem como as medidas de segurança. Quanto à aerodinâmica, cada marca é obrigada a manter o carro bastante próximo do modelo de estrada, com apenas pequenas alterações. Assim, os carros GT4 são bastante divertidos de conduzir, mas sem o mesmo apoio aerodinâmico que encontramos nas classes GT3 e GTE.
Para, de certa forma, "acompanhar" o GT Series 2020, que se disputa precisamente com os carros GT3, a PTSims optou por fazer uso do mais recente DLC do
Assetto Corsa Competizione, que adiciona nada mais, nada menos, do que 11 carros GT4 das mais variadas marcas, tornando-se assim o primeiro simulador a ter esta classe de forma tão recheada. As 8 provas de 60 minutos cada esperam-se muito renhidas e vão decorrer às segundas-feiras. O calendário visita vários circuitos europeus e ainda Laguna Seca nos Estados Unidos e Bathurst na Austrália. Confere os detalhes abaixo e anda daí lutar pela taça dos GT4 no trimestre com mais provas GT de sempre na PTSims!

A participação no campeonato está sujeita à leitura e aceitação das seguintes regras
(clicar para download):
