Linked Events

• GT Series 2019 - Prova 9: November 20, 2019

Author Topic: GT Series 2019: Prova 9 - GTS Round of the USA @Road Atlanta  (Read 2138 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1744
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
Re: GT Series 2019: Prova 9 - GTS Round of the USA @Road Atlanta
« Reply #15 on: November 20, 2019, 23: 34 »
Report e replay adicionados

Offline Nuno Leite Castro

• Membro
  • **
  • Liked: 53
  • "Now we can fight!"
    • View Profile
    • Nuno Leite Castro - Sim Racer
  • Simulation Hardware: T300 - V3 Pedals Fanatec
« Reply #16 on: November 21, 2019, 00: 07 »
Boas, já tentei esclarecer junto de quem de direito, mas não fiquei convencido nem esclarecido.

GRAB-193" border="0
<a target='_blank' href='https://freeonlinedice.com/'>virtual online dice[/url]

Essa foto postada aí é momentos antes do "Green Flag". O Domingos Vaz é o Pole Position (carro azul, branco e verde). O Vaz não segue ninguém, porque é o Pole, ele dita o andamento do "compasso".

A partir do Domingos, toda a gente tem um carro para seguir. O Lobo embora não tenha um carro "fisicamente" à sua frente, tem de facto um carro à sua frente (ao lado, mas à frente), o Pole Position, logo nunca o deveria passar antes do "Green Flag" e isso cria um efeito dominó.

Ou seja, o Araújo está à minha frente porque o Lobo está à frente do Vaz...(e por aí em diante) Pois se o Lobo estivesse, pelo menos meio carro do Vaz atrás, como deveria estar, pois é o 2º classificado, nunca poderia estar na frente dele, nem o Araújo à minha frente.

Isso cria o efeito dominó! Se o 2º classificado não sair da sua posição original (2º) o efeito dominó não se cria. Ou melhor, cria-se, mas da forma correta.

Eu falo por mim que fiz 3º numa pista em que do 1º ao 11º havia 0.200, para em corrida largar de quarto.. (???)

Podem dizer que tenho de seguir o da frente e o jogo é que sabe... mas então o jogo não sabe quem é o Pole, pois deixou o 2º largar antes do "Green Flag" à frente.

Isto não é nada contra ninguém, nem contra a organização nem nada disso, apenas um facto de uma falha bem clara. Se o jogo deixa, OK, mas o piloto sabe qual a sua posição...

Fica a minha intervenção para futura análise para que não se volte a repetir.

"Now we can fight!"

Sigam a minha página para verem os meus onboards em direto em:

https://www.facebook.com/nunoleitecastroSimRacer/

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2531
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | McLaren GT3 Wheel | ClubSport Pedals v2
« Reply #17 on: November 21, 2019, 00: 18 »
Top 9 CRL!! :crazy: :crazy: Isto foi qualquer coisa. Uma corrida muito animada, cheia de suspense e o melhor de tudo, sempre a subir posições. Lutas, lutas só tive com o Pedro Lopes e com o Luís Lobo, acabei por consegui passar ambos, mas foi muito suado, estava ali nos limites do Aston. Jasus, cada curva era uma aventura, então os esses... que brutal. :clapping:

Acabei em 9º fruto muito de azares de outros, porque o meu andamento não era fantástico, mas enfim, pelo menos treinei para esta, não tive deslizes e acabei assim por agarrar o 13º na Sprint Cup. :yes: Melhor resultado num GTS desde há uns anos valentes! Sim, não é à geral ainda, eu sei, mas está quase. Logo hoje que mudei o avatar para o Captain Slow. :dance3:

Venha o Bahrain! E parabéns ao Zé e ao Hugo pelo fantástico final, aquilo foi digno de photo finish. :shok:
« Last Edit: November 21, 2019, 00: 21 by Mário Peixoto »

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1429
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #18 on: November 21, 2019, 00: 21 »
Hoje pelo menos consegui não estragar a corrida de ninguém.

A corrida começou estranha para mim, quando fomos para race as FPS passaram subitamente de 140-150 para 30 FPS, não me lembro de ter sucedido até agora. Suspeitei logo que fosse um problema de ligação da minha parte, mantive-me bem afastado para não estragar nada, à espera a ver se a coisa melhorava porque a 30 FPS para mim não dá, já não me lembrava de uma sensação destas. Lá fui seguindo mas inevitavelmente ainda assim comecei a apanhar os despistados da volta 2, já ia a passar quando um Audi desgovernado me acertou em cheio, daquelas coisas inevitáveis num carro desgovernado  :pardon: O problema é que fiquei de frente para o muro e não consegui ativar a tecla do neutral (N no meu caso) e apesar de todas as tentativas sem marcha-atrás não conseguia tirar o carro. Estive mais de 1m a tentar, só consegui quando as FPS retornaram ao normal, 140-150, aí já me deixou ativar o neutral.

Retomei a corrida e a partir daí não voltei a ter problemas de FPS. Apesar de tudo o que sucedeu não tinha um ritmo assim tão mau, ainda consegui andar entretido no 1º stint com o Vasco e um McLaren da Playteam (já não me lembro qual), foi bom. O meu 2º stint já não teve tanta piada, saí atrás de uma luta intensa do Mário e do Fernando, dobrado, tive que assistir de cadeirão porque não podia interferir na luta, tentei andar encostado mas tive que abrandar e deixá-los embrulhados durante muitas voltas, não havia nada a fazer. Mais à frente a mesma coisa com outros 2 colegas, só passaria se eles o permitissem. Atenção que compreendo a situação a 100%, não me estou a queixar de ninguém, estou apenas a relatar a minha corrida o melhor que posso. Acabei por ter azar com o percalço inicial que me roubou tanto tempo e fui também nabo porque devia ter ido de médios e gota atestada.

Parabéns ao José Almeida pela vitória e aos restantes colegas de asfalto.

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 155
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #19 on: November 21, 2019, 09: 06 »
Peço desculpa a todos e a organização pelo facto de não ter avisado que não podia fazer a corrida, mas uma ida ao Hospital de urgência, ao qual fiquei sem bateria no telemóvel, fez que não conseguisse avisar com antecedência.

As minhas desculpas

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #20 on: November 21, 2019, 13: 40 »
Que corrida de loucos! Nem sei por onde começar! Vamos começar no Brasil vá...

Com a vitória do Brasil levava 75 kg de lastro para esta prova. O objetivo passava por me divertir a máximo, fazer o melhor resultado possível para ir para o Bahrain sem lastro, visto que ainda tenho um pouco de esperança de lutar pela Endurance Cup.

Ora, durante os treinos fiquei surpreendido com o ritmo, estava bastante forte para o lastro, mas na qualificação só deu para 12º. Mas como é que é possível que hajam 2 décimos entre os 10 primeiros? Porra, fico a 4 décimos da pole e isso dá-me 12º...

O início da corrida foi atribulado e fui subindo posições com os erros dos outros, conseguindo-me manter ao pé do pessoal da frente, até que estagnei na 6ª posição e tive umas boas voltas a lutar com o Lapa primeiro, depois com o Tiago Monteiro e depois novamente com o Lapa e já estava a ser uma corrida espetacular sempre cheia de luta. Depois do incidente dos 2 primeiros, dei comigo em 4º ou 5º, já nem sei, só sei que passadas umas voltas já estava em 3º atrás do Hugo Araújo e do Tiago Monteiro que já tinha escapado e liderava a corrida. Esta foi a fase mais calma da minha corrida! Estava a 2-3 segundos do carro da frente e com 2-3 segundos para o carro de trás - que sossego! Até que... na penúltima volta, os 2 primeiros batem e eu passo para a frente. Fiquei tão nervoso com a situação que a tentar dobrar carros saí em frente na chicane (posso dizer que foi o único erro de maior que cometi na corrida). Com isto, vinha o Hugo Marques depois de uma recuperação espetacular a 3 décimos de mim ao iniciar a última volta... sentia os BPM muito altos (o que não convém), e o Hugo chegou à reta grande com possibilidade de passar... bem, aqui fui porco - a minha ideia era manter-me no meio da pista para não me ter de comprometer com qualquer trajetória e só decidisse mais à frente, ora, o Hugo surpreendeu-me a ir por dentro, ao pé do pequeno quinque da reta, e eu fiquei sem noção que a pista acabava ali, continuei a virar para a direita, mas não o suficiente e o Hugo teve de ir com meio carro à relva momentaneamente até que eu abri para preparar a curva... peço imensa desculpa Hugo, foi um bocado mau e se me tivesse apercebido na altura (não tinha mesmo noção - aliás, fiz algo muito parecido com o Sandro Simões antes) não tinha tentado recuperar a posição. Com isto, sem me aperceber da bosta que tinha feito, depois do Hugo me ter passado, mas ter ido um pouco largo e ter ficado comprometido  na saída, tentei sair melhor da chicane (numa altura em que os pneus já estavam uma porcaria) e fiquei por dentro para a última curva e foi aos encostos até à meta, sendo que a diferença final foi de 12 milésimos, comigo no asfalto e com ele na erva... que final! Aliás, a corrida toda vai ser espetacular de se transmitir, por isso, hoje não percam ;)

Resta-me dar os parabéns ao Hugo pela vitória na Sprint Cup, à Carbor8 pelo título de equipas (o Miranda já queria ganhar um título num campeonato dos grandes há muito tempo!) e a todos os pilotos que participaram ontem, especialmente aos meus companheiros de luta que não foram poucos.

Siga para o Bahrain para terminar o GT Series 2019. Uma coisa é certa... a luta pelo título está ao rubro! A diferença é de 12 pontos entre o Lapa e o Hugo... sabem que diferença separa a pontuação do 1º e do 2º classificado numa corrida? 12 pontos... está mesmo ao rubro!

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 151
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSP v2
« Reply #21 on: November 21, 2019, 17: 15 »
Confirmo completamente o que disse o Zé, que corrida de loucos!!

As minhas contas já estavam muito complicadas para chegar à frente no campeonato, mas logo no início desde que a minha primeira corrida seria logo a descartada, tive que fazer um campeonato regular sem margens para erros... Em Interlagos já estava com confiança de recuperar alguns pontos, mas com os reflexos da pista tipo espelho deitei quase tudo por água abaixo... Cometi vários erros por não conseguir ver nada e as contas começaram a complicar...

Ontem tinha que dar tudo por tudo para recuperar e tentar levar a decisão para a última corrida, ainda para mais sem a pressão de lutar pela Sprint Cup... Na qualificação andei ali sempre ao ataque e salvo-erro estava em P8/9 e se baixasse 0.05s ao tempo conseguia subir a P4... Tal não aconteceu, na última volta um pequeno deslize na ultima chicane deu para perder 0.02 e só recuperei a posição ao Sandro, ficando com o mesmo tempo do Lira... Que qualificação tão renhida até à última volta, tudo colado!

Para a corrida já estávamos a prever problemas com o combustível que poderia não chegar e ia ter que ser uma corrida a gerir... Ah?! disse gerir?!?! Qual gerir? Aquilo no início foi uma luta de doidos!! Eu bem queria gerir, mas comecei uma luta com o Sandro e a seguir com o Lapa, quando nenhum dos dois se queria deixar ficar! O Lapa porque não tinha nada a perder a não ser pontos para mim, e eu porque tinha tudo a perder caso ficasse atrás dele... Bem, demais!! Tinha que poupar fuel e fazer short-shift para não gastar demais, mas não podia levantar muito senão na reta interior era comido em ponta... Tinha que atacar sempre no interior para tentar poupar-me na defesa no final da reta... Nisto o José quase me passa, depois perdeu para o Lapa e lá consegui fugir um bocado... O objetivo passou a ser ir tentar buscar o Lobo para um P3 e acreditar no José para ficar na frente da C8R e não se chegar a mim, mas isto a tentar poupar algum combustível que fui obrigado a gastar em todas estas lutas... P3?! Não, os dois da frente batem e passa o Lobo para P1 e eu P2! Se não estava a correr mal, aí já me lançava bem para as contas da última corrida... Ou não........
Consigo entretanto passar o Lobo e comecei a ganhar alguma vantagem que me permitiu poupar um bocado combustível, braços e coração! Nisto o Araújo começa a chegar-se e passa-me na reta interior sem hipótese sequer de defesa... Eram menos 12 pontos que recuperava... Com a chegada ao Barros e ao Silva logo na T1, atrasam o Araújo em toda a descida e permite-me colar ao Araújo outra vez, até que no gancho à direita antes da reta interior consigo ganhar a posição por dentro ao Araújo mas um dos pilotos a ser dobrado (acho que ainda não tinha percebido que estava para ser dobrado à horas) fez questão de ir discutir a curva connosco ao invés de nos permitir a passagem e entramos 3 para a curva... O Araújo ao fechar toca-me e viramos os dois...  Pronto, campeonato no charco......... Perco 3 lugares e retomo a pista atrás do Lapa e do Marques... Foi novamente uma tentativa de recuperar alguma posição até que o Barros e o Silva atrasam desta vez o Lapa exatamente na mesma zona que na volta anterior tinham atrasado o Araújo, na esquerda a subir o Lapa levanta para não lhes acertar e aproveito para ir por fora e tentar ganhar o interior a seguir... E o melhor ainda foi a sorte que aí tive!! Ambos os atrasados levantam o pé e travam e consigo meter o carro mesmo entre eles e o Lapa, senão ia dar ali um encarte maluco!

Nisto, valeu pela grande corrida que foi até ser arruinada daquela forma, totalmente desnecessária...

Parabéns ao José pela corrida ganha, à C8R pelos campeonatos ganhos à geral e na Sprint, e também ao Serafim pelo pódio na Sprint.

Venha agora Bahrain para tentar o título no campeonato de Endurance e um possível P2 à geral... Mas vai ser durinho... Marques a tentar apanhar o Lapa e eu a tentar apanhar o Marques... E ainda o Carlos, José e Lapa a tentarem apanhar-me a mim... Vai ser lindo, vai!!  :rofl:
" width="200" height="89" class="bbc_img resized" style="cursor: pointer;

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 152
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW 2.5 + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #22 on: November 21, 2019, 17: 22 »
Portanto, estava doente desde Domingo, não tive condições de treinar, apenas o fiz no dia da corrida. Rapidamente aproximei-me dos tempos do grupo cá de trás, arranquei mesmo de trás e estava a rolar em 15º, com os despistes e DTs dos outros pilotos. Fiz 2/3 erros seguidos que me fez cair para o fundo da grelha. Encostei e vim-me embora. Pura e simplesmente não me estava a conseguir concentrar e não tendo nada a ganhar, não valia, na minha condição, estar a forçar.

Só me resta a última prova para fazer um Top 10!

Offline Luís Lobo

• Novato
  • *
  • Liked: 9
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ThrustMaster T300 RS
« Reply #23 on: November 21, 2019, 18: 59 »
Boas, já tentei esclarecer junto de quem de direito, mas não fiquei convencido nem esclarecido.

GRAB-193" border="0
<a target='_blank' href='https://freeonlinedice.com/'>virtual online dice[/url]

Essa foto postada aí é momentos antes do "Green Flag". O Domingos Vaz é o Pole Position (carro azul, branco e verde). O Vaz não segue ninguém, porque é o Pole, ele dita o andamento do "compasso".

A partir do Domingos, toda a gente tem um carro para seguir. O Lobo embora não tenha um carro "fisicamente" à sua frente, tem de facto um carro à sua frente (ao lado, mas à frente), o Pole Position, logo nunca o deveria passar antes do "Green Flag" e isso cria um efeito dominó.

Ou seja, o Araújo está à minha frente porque o Lobo está à frente do Vaz...(e por aí em diante) Pois se o Lobo estivesse, pelo menos meio carro do Vaz atrás, como deveria estar, pois é o 2º classificado, nunca poderia estar na frente dele, nem o Araújo à minha frente.

Isso cria o efeito dominó! Se o 2º classificado não sair da sua posição original (2º) o efeito dominó não se cria. Ou melhor, cria-se, mas da forma correta.

Eu falo por mim que fiz 3º numa pista em que do 1º ao 11º havia 0.200, para em corrida largar de quarto.. (???)

Podem dizer que tenho de seguir o da frente e o jogo é que sabe... mas então o jogo não sabe quem é o Pole, pois deixou o 2º largar antes do "Green Flag" à frente.

Isto não é nada contra ninguém, nem contra a organização nem nada disso, apenas um facto de uma falha bem clara. Se o jogo deixa, OK, mas o piloto sabe qual a sua posição...

Fica a minha intervenção para futura análise para que não se volte a repetir.

Percebo a tua posição, e quero começar por pedir desculpa em primeiro lugar ao Domingos Vaz, e depois a todos os prejudicados com o dito efeito dominó!

À primeira vista pode não parecer, compreendo, mas o que aconteceu não foi propositado. Foi sim resultado de algumas condicionantes e erros não intencionais da minha parte. Basicamente no topo da colina, antes da meta, procurei colocar-me em posição para o início da corrida, o mais próximo possível do líder, sem o ultrapassar, e então liguei o limitador. Quando liguei o limitador, no entanto, estava a mais de 80 km/h e comecei a ultrapassar o líder. Quando me apercebi reduzi a velocidade, de modo a voltar à minha posição, e depois estabilizei a 80 km/h. Obviamente queria partir o mais próximo possível do pole, e acabei por exceder-me. Quando estabilizei a 80 km/h, ainda antes do “quinque” final da última curva, tinha cerca de meio carro à frente dele. E depois como a curva fecha bastante no final, e eu estava por dentro… tinha a vantagem do trajeto mais curto, e antes do green flag, que era imediatamente após, ganhei a vantagem que se vê na foto.
Deveria ter-me certificado que estava atrás dele quando lhe tentei devolver a posição. Basicamente não aconteceu porque não tenho visão para as laterais e de momento não consigo utilizar o relative overlay (fruto das atualizações do Windows, que já reverti, mas mesmo assim apenas consigo ter uma experiência suave em fullscreen). Não é desculpa, cada um tem de cumprir o seu dever com o que tem, só estou a relatar o que aconteceu. Deveria ter sido mais cauteloso, jogando pelo lado da segurança.

Mas... Atrevo-me a dizer que mesmo que estivesse atrás dele no referido momento em que estabilizo velocidade, tê-lo-ia ultrapassado antes do green flag, pelo facto de ter uma menor distância para percorrer. Já para não falar da hipotética situação de ter feito a curva final sempre colado no limite “teórico” de 80 km/h… Teria ganho ainda mais. Ou seja, para me manter de forma atrás dele tinha de ter feito a última curva a uma velocidade média inferior aos tais 80 km/h… E com aquele “quinque” final e o green flag imediatamente depois, arrancar a menos de 80 km/h, o que seria desvantagem para toda a fila. Para além de eu ser obrigado a estar concentrado na posição do carro ao lado (olhar para a esquerda ou para o delta do relative) e no green flag ao mesmo tempo… Isto é, reagir à bandeira (caso contrário poderia ser ultrapassado por que vem de trás) e ao pole position ao mesmo tempo. Tendo em conta o sistema implementado, isto não me parece propriamente razoável. É o meu ponto de vista, analisem e tirem as vossas conclusões.

Até aqui seu eu a tentar ser cordial, claro. Porque em lado nenhum as regras ou o jogo me obrigam a arrancar atrás do líder. Ou a andar a 80 km/h.

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 365
    • View Profile
« Reply #24 on: November 21, 2019, 19: 21 »

Até aqui seu eu a tentar ser cordial, claro. Porque em lado nenhum as regras ou o jogo me obrigam a arrancar atrás do líder. Ou a andar a 80 km/h.

Regras gerais Campeonatos de Sim-Racing da PTSims
Página 15
Artigo F, alínea 5
Quando em volta de formação, os pilotos devem seguir em fila indiana (um atrás do outro). Não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente.

No caso em concreto, e tratando-se da primeira linha da grelha, o piloto que seguia em frente era o Domingos Vaz. Portanto, na prática e objetivamente, houve um artigo do regulamento que não foi cumprido.

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
    • View Profile
« Reply #25 on: November 21, 2019, 19: 25 »
Dez pilotos separados por cerca de 0.2 segundos na qualificação e os cinco primeiros classificados na corrida separados por menos de 5 segundos. Muito bom.

Parabéns ao Almeida por mais uma vitória, e ao pódio, e ainda à Carbor8 pela vitória merecida no campeonato por equipas.  :good:

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #26 on: November 21, 2019, 19: 32 »

Página 15
Artigo F, alínea 5
Quando em volta de formação, os pilotos devem seguir em fila indiana (um atrás do outro). Não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente.

No caso em concreto, e tratando-se da primeira linha da grelha, o piloto que seguia em frente era o Domingos Vaz. Portanto, na prática e objetivamente, houve um artigo do regulamento que não foi cumprido.

Essa regra não se aplica muito bem aqui Nelson, porque eles não seguiam em linha indiana. Esse procedimento que está nas regras gerais não é o procedimento que estamos a usar no GT Series - isso vai ser tudo corrigido no futuro.

Nas regras do GTS, apenas diz isto: "Durante a volta de formação, é obrigatório cumprir as indicações dadas pelo simulador. Isto incluí seguir, o piloto mencionado no ecrã e manter a respetiva fila (esquerda ou direita)." Ou seja, pelas regras em vigor atualmente, o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador. Simplesmente a regra que citaste não se usa aqui porque os carros já seguem sempre a par. Confuso? Sim, mas isto vai ser tudo revisto como disse de modo a estar tudo coerente

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #27 on: November 21, 2019, 19: 34 »
Ao fim de 20 voltas e estão os 7 primeiros na imagem, incluindo os 3 primeiros lado-a-lado  :crazy:

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
    • View Profile
« Reply #28 on: November 21, 2019, 19: 41 »

Página 15
Artigo F, alínea 5

Essa regra não se aplica muito bem aqui Nelson, porque eles não seguiam em linha indiana. Esse procedimento que está nas regras gerais não é o procedimento que estamos a usar no GT Series - isso vai ser tudo corrigido no futuro.

Nas regras do GTS, apenas diz isto: "Durante a volta de formação, é obrigatório cumprir as indicações dadas pelo simulador. Isto incluí seguir, o piloto mencionado no ecrã e manter a respetiva fila (esquerda ou direita)." Ou seja, pelas regras em vigor atualmente, o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador. Simplesmente a regra que citaste não se usa aqui porque os carros já seguem sempre a par. Confuso? Sim, mas isto vai ser tudo revisto como disse de modo a estar tudo coerente

Então revejam. Para que haja coerência. Embora qualquer piloto deva saber que é responsável por manter a posição na grelha, sem que isso tenha que estar nas regras. É quase tácito. Independentemente das "lacunas" proporcionadas pelo simulador.   

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #29 on: November 21, 2019, 19: 45 »

Página 15
Artigo F, alínea 5

Então revejam. Para que haja coerência. Embora qualquer piloto deva saber que é responsável por manter a posição na grelha, sem que isso tenha que estar nas regras. É quase tácito. Independentemente das "lacunas" proporcionadas pelo simulador.   

Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez.