Linked Events

• GT Series 2019 - Prova 9: November 20, 2019

Author Topic: GT Series 2019: Prova 9 - GTS Round of the USA @Road Atlanta  (Read 2122 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Nuno Leite Castro

• Membro
  • **
  • Liked: 53
  • "Now we can fight!"
    • View Profile
    • Nuno Leite Castro - Sim Racer
  • Simulation Hardware: T300 - V3 Pedals Fanatec
Re: GT Series 2019: Prova 9 - GTS Round of the USA @Road Atlanta
« Reply #30 on: November 22, 2019, 02: 08 »
"Até aqui seu eu a tentar ser cordial, claro. Porque em lado nenhum as regras ou o jogo me obrigam a arrancar atrás do líder. Ou a andar a 80 km/h."

"o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador." - "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez."

-----------------

Às vezes tenho dificuldade em perceber a escrita ( e ainda eu sou linguista)...

"As regras ou o jogo não me obrigam a arrancar atrás do líder" - Obrigam sim! Tanto o jogo como as regras! O sistema de Qualificação (prova que antecede a corrida) serve para definir de forma compulsória e definitiva a ordem da grelha de partida. Sendo esta respeitada por todos os intervenientes. Ponto. Não há discussão aqui!

"o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador." - O simulador disse-lhe previamente na sessão anterior que ele era o 2º classificado!! A partir daí o simulador já lhe impôs um "sistema", "uma regra", "uma posição" à qual todos devem respeitar.

"Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez."
- Não é só responsável por seguir a sua linha. É também responsável por seguir na posição que lhe foi atribuída na sessão anterior. (QUALIFICAÇÃO)

Senão para que diabos há a qualificação... esta serve para definir as posições de largada... Quero eu lá saber se o jogo ou o simulador me deixa passar ou ir à frente... não! Houve um sistema antes que previu e definiu as posições. Ponto!

Alegra-me mais uma vez ver e saber que a organização está de olho nisto e vai corrigir. Isso para mim é top. Fui jornalista de automobilismo para a Ferrari, isso ajudou-me muito a entender os bastidores da corrida, sei que há aqui gente que percebe muito disto, muito mais que eu que trabalhei no seio do automobilismo, gostava que essas pessoas também dessem o contributo deles para que melhoremos cada vez mais, é com o input de todos que se chega a bom porto.

P.S: Lobo, como já disse anteriormente, não é nada pessoal, nem nada que se pareça. Acredito piamente nas tuas explicações à exceção de dizeres que mesmo que abrandasses acabarias sempre por ir à frente dele porque o teu trajeto é mais curto... não, simplesmente abranda e se com isso te prejudica... paciência, há circuitos em que largar de dentro é bom e outros é mau. Quanto à cordealidade, cordial seria teres respeitado a tua posição... Não esqueçamos que isto é uma máquina, um jogo, mas quem o joga é um humano. Princípios e ética prevalecem.

Até ao Bharain!

"Now we can fight!"

Sigam a minha página para verem os meus onboards em direto em:

https://www.facebook.com/nunoleitecastroSimRacer/

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 151
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSP v2
« Reply #31 on: November 22, 2019, 03: 08 »
Caso isto ajude para alguma coisa agora ou no futuro, isto foi retirado da FPAK de regras dos karts:

O  acesso  à  pré-grelha  fecha  5  minutos  antes do  horário  da  corrida.  Qualquer  atraso  implica  não  poder alinhar. Um aviso sonoro avisá-lo-á da aproximação do encerramento do acesso à pré-grelha. Para todas as categorias, apenas uma volta de formação será dada: À ordem do Diretor de Prova os Karts sairão da pré grelha, e em marcha lenta darão uma volta completa ao circuito. Na 2ª passagem pela linha de partida, se estiverem reunidas todas as condições, será dada a partida através dos semáforos. Durante  a  volta  de  formação,  deve  manter  a  sua  posição  original  da  grelha  de  partida,  sendo  proibida qualquer ultrapassagem. Contudo, para as partidas lançadas, um Condutor retardatário poderá retomar o seu lugar sem que esta reocupação possa prejudicar qualquer outro Condutor até à Linha Vermelha. É interdita a utilização de outro percurso que não seja a pista utilizada para a corrida, para reocupar o lugar. Se parar na volta de formação só poderá tentar voltar a partir depois de todo o pelotão ter passado. Recorda-se que  a  velocidade  imposta  na  volta  de  formação  das  categorias  com  partida  Lançada,  é  da responsabilidade do detentor da pole-position, ou no caso de este não participar, do Condutor que ocupa o 2º lugar ou do que encabeçar o pelotão.

Partida Lançada: Após  a  entrada  nos  corredores,  nenhum  Piloto  poderá  sair  dos  mesmos  até  que  seja  dada  a  partida efetiva. Na  fase  de  aproximação  à  linha  de partida o  semáforo  vermelho  estará  aceso.  Se  o  Diretor  de  Prova entender dar a partida, acenderá a luz verde. Se não for dada a partida será mostrado o semáforo amarelo intermitente (bandeira amarela agitada), mantendo-se a luz vermelha acesa, informando que outra volta de formação suplementar deverá ser efetuada. Os procedimentos reiniciam-se novamente sem qualquer paragem. Um piloto que na 1ª volta de formação não tenha conseguido reocupar a sua posição até à linha vermelha,   poderá   tentar   reocupá-la   também   até   à   linha   vermelha,   na(s)   volta(s)   de   formação suplementar(es).

Caso pretendam posso enviar mais regulamentos sobre certas regras em específico, mas estão todas disponíveis no site da FPAK. Acho que o mais justo para todos é seguir as regras existentes na realidade, uma vez que aqui estamos a simular algo, ou pelo menos a tentar...

:drinks:
" width="200" height="89" class="bbc_img resized" style="cursor: pointer;

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 828
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #32 on: November 22, 2019, 10: 17 »
Eu vou deixar a minha opinião sobre o caso, que vale o que vale pois nem sequer estou a correr no GTS.

Eu entendo o que o Zé e o Luis alegam, que as regras dizem o que dizem, mas há uma coisa que várias vezes tem sido argumentada, quer nos desportos automóveis quer noutros desportos que é intitulado de "espírito da regra". E isto serve para que certas coisas que não estão especificadas nas regras estão, no entanto, subentendidas.

Neste caso específico, o Luis adiantou-se ao Domingos e ganhou-lhe a posição, levando a que outros pilotos da fila da direita ganhassem, também eles, uma posição. Ok, pelas regras não fez nada de mal... mas e se tivesse optado logo por arrancar desarvorado após a chicane, e os outros o seguissem (sempre sem ultrapassar o Safety Car)?! Quem vinha atrás dele ganhava 3, 4 ou 5 posições relativamente aos pilotos da fila do Domingos... e pelas regras estaria tudo ok, certo?!

É preciso, por isso, que vigore o bom senso, e aplicar o espírito da regra. Porque sejamos concretos, quem se qualifica em 2º tem de arrancar em 2º, e isso significa arrancar, no máximo limite máximo, a par do piloto que detém a pole position. Isso não é preciso ir ler os livros das regras ou procurar argumentos aqui ou alí. A qualificação serve para alguma coisa, e em termos históricos até já houve corridas em que arrancavam 3 carros a par (eu acho que a Indy 500 ainda é assim... ou será Daytona 500? Qualquer coisa...) e nunca foi permitido ao 2º ou ao 3º arrancar, em situações normais e sem que houvesse um problema mecânico, arrancar na frente do mais rápido da qualificação.

Portanto, não vale a pena entrar aqui em conversas típicas de advogado e começar a esmiuçar o que está escrito aqui ou alí, porque as questões jurídicas são uma coisa, e o espírito das regras e o pretendido com o que se escreve é outra completamente diferente.

Dito isto, aceito e acredito plenamente que o Luis não tenha tido qualquer intenção e que o ocorrido não foi uma tentativa de se "armar em Chico Esperto" e aproveitar-se de pretensas lacunas regulamentares, mas com base em tudo o que é o razoável para uma corrida, não fez o que lhe competia, que era ficar atrás do Domingos, independentemente do que as regras têm escrito taxativamente, porque as mesmas regras deixam taxativo que o primeiro a arrancar para a corrida é o primeiro classificado da qualificação. E isso é muito mais evidente que qualquer hipotética entrelinha não especificada.

De resto, aproveito para dar os merecidos parabéns à Carbor8 pela vitória no campeonato de equipas, ao Hugo Marques pelo título na Sprint Cup, ao Tiago Lapa pelo segundo lugar e ao Mário Serafim por um pódio que certamente o vai motivar ainda mais para o futuro!
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 363
    • View Profile
« Reply #33 on: November 22, 2019, 13: 14 »

...
Portanto, não vale a pena entrar aqui em conversas típicas de advogado e começar a esmiuçar o que está escrito aqui ou alí, porque as questões jurídicas são uma coisa, e o espírito das regras e o pretendido com o que se escreve é outra completamente diferente.

...

Não vale, não. Em parte foi por isso que ontem já nem respondi ao "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez." e dei o assunto por encerrado para mim.

O "argumento" de que nada obriga a arrancar atrás do líder deve ter sido a coisa mais bizarra que já li num fórum de simracing. Daí em primeiro lugar ter tentado recorrer a algo escrito num regulamento. Após uma afirmação daquelas pensei que "não ia lá" a falar de bom senso, de comportamentos tácitos, que não precisam de estar escritos nem de ser "impostos" por um simulador... Depois, com o Almeida, já utilizei esta argumentação, mas depois da resposta... Assunto encerrado.

Mas daqui fica a conclusão de que aqui talvez tenha mesmo que estar escrito. Que sejam feitas as revisões que devem ser feitas.

Quero também salientar que não é nada pessoal.

Venha Sakhir e o final de campeonato! E que seja uma corrida tão boa como a de Road Atlanta!  :good:

EDIT: também aceito que possa não ter sido intencional mas, depois da explicação que foi dada, terminar com aquela afirmação, foi um contrassenso e daí ter comentado. 

« Last Edit: November 22, 2019, 13: 55 by Nelson Lira »

Offline Nuno Leite Castro

• Membro
  • **
  • Liked: 53
  • "Now we can fight!"
    • View Profile
    • Nuno Leite Castro - Sim Racer
  • Simulation Hardware: T300 - V3 Pedals Fanatec
« Reply #34 on: November 22, 2019, 14: 47 »

...

...

Não vale, não. Em parte foi por isso que ontem já nem respondi ao "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez." e dei o assunto por encerrado para mim.

O "argumento" de que nada obriga a arrancar atrás do líder deve ter sido a coisa mais bizarra que já li num fórum de simracing. Daí em primeiro lugar ter tentado recorrer a algo escrito num regulamento. Após uma afirmação daquelas pensei que "não ia lá" a falar de bom senso, de comportamentos tácitos, que não precisam de estar escritos nem de ser "impostos" por um simulador... Depois, com o Almeida, já utilizei esta argumentação, mas depois da resposta... Assunto encerrado.

Mas daqui fica a conclusão de que aqui talvez tenha mesmo que estar escrito. Que sejam feitas as revisões que devem ser feitas.

Quero também salientar que não é nada pessoal.

Venha Sakhir e o final de campeonato! E que seja uma corrida tão boa como a de Road Atlanta!  :good:

EDIT: também aceito que possa não ter sido intencional mas, depois da explicação que foi dada, terminar com aquela afirmação, foi um contrassenso e daí ter comentado.

Pois, mas deixar o assunto encerrado dá azo a que as coisas se mantenham no status quo, acho que aqui toda a gente entende que quando um de nós fala de algo tão sensível como uma decisão do CAI ou uma regra, é para que se melhore as mesmas.

Eu, por exemplo, não entendo porque é que a mesma "ação em pista" tem penalizações diferentes para os pilotos. O provocar um pião na primeira volta ou na última, para mim o que conta é como o pião foi provocado e não quantas posições foram perdidas ou ganhas. (Veja-se na F1 em Interlagos deste ano, o Ric levou 5 segs pela cena com o Magnussen a meio da corrida, e a mesma ação do LH com o Albon na penúltima volta, 5 segs também, ou seja, o que conta é a "ação cometida" não pk A ou B perdeu N posições.

Eu dei um toque ao P. Lopes em Sydney na primeira volta, curva 2, e levei um DT. O Lapa em Zuhai deu-me um toque a meio da corrida, tirando-me da luta do pódio e levou 30 kg de lastro. Dois pesos e duas medidas, "a ação em pista foi a mesma" a consequência dessa ação é que me foi retirada a oportunidade de algo. Assim como eu retirei a oportunidade de algo ao P. Lopes. A mesma ação, penalizações diferentes.

Honestamente, estou curioso para ver o CAI desta semana em 3 casos em particular, que não vou dizer para não influenciar.

"Now we can fight!"

Sigam a minha página para verem os meus onboards em direto em:

https://www.facebook.com/nunoleitecastroSimRacer/

Offline Daniel Inácio

• Assistente
  • Membro
  • **
  • Liked: 147
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #35 on: November 22, 2019, 15: 04 »
Corrida tranquila para mim em Road Atlanta. O traçado é incrível, muito divertido mesmo com os 30kg extra no Corvette! Aconteceu ficar afectado por uma forte gripe no dia da corrida mas fui na mesma à prova porque gosto demasiado disto! :biggrin: Alguma desconcentração devido a isso pelo que decidi não forçar nada e ter uma prova o mais tranquila possível. Não compliquei a vida a quem estava mais rápido que eu nem forcei ultrapassagens arriscadas a ninguém mas diverti-me imenso na mesma, no fim ainda deu para um bom 12º lugar e segurar o Top15 na Sprint Cup! Um objectivo já ficou cumprido! :ok:

Parabéns ao José que mostrou da melhor forma que eu não me podia queixar dos 30kg! :rofl: Parabéns também ao resto da malta da frente pelas boas lutas e pela emoção até final!

Venha a ultima prova! :drinks:

Offline Tiago Lapa

• Experiente
  • Liked: 117
    • View Profile
« Reply #36 on: November 22, 2019, 15: 46 »
Hmmm, o Leite Castro vira o Lopes e manda o desgraçado para último quase, se não mesmo para último já que foi na primeira volta, e ainda segue como se não se tivesse passado nada. Eu dou-lhe um toque e vamos os dois para fora da pista onde perdemos no máximo 10 seg e não ganhei posição nem vantagem nenhuma.

São casos iguais realmente.

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 333
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 9600K; MSI Z390 GP; 32GB DDR4; MSI RTX 2070S; T300+ Fanatec Clubsport V3
« Reply #37 on: November 22, 2019, 15: 54 »
Vamos trancar este tópico até que todos tenham tempo de reflectir sobre tudo que já foi dito. Espero que o façam.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1741
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #38 on: November 22, 2019, 18: 04 »
Pois, mas deixar o assunto encerrado dá azo a que as coisas se mantenham no status quo, acho que aqui toda a gente entende que quando um de nós fala de algo tão sensível como uma decisão do CAI ou uma regra, é para que se melhore as mesmas.

Eu, por exemplo, não entendo porque é que a mesma "ação em pista" tem penalizações diferentes para os pilotos. O provocar um pião na primeira volta ou na última, para mim o que conta é como o pião foi provocado e não quantas posições foram perdidas ou ganhas. (Veja-se na F1 em Interlagos deste ano, o Ric levou 5 segs pela cena com o Magnussen a meio da corrida, e a mesma ação do LH com o Albon na penúltima volta, 5 segs também, ou seja, o que conta é a "ação cometida" não pk A ou B perdeu N posições.

Eu dei um toque ao P. Lopes em Sydney na primeira volta, curva 2, e levei um DT. O Lapa em Zuhai deu-me um toque a meio da corrida, tirando-me da luta do pódio e levou 30 kg de lastro. Dois pesos e duas medidas, "a ação em pista foi a mesma" a consequência dessa ação é que me foi retirada a oportunidade de algo. Assim como eu retirei a oportunidade de algo ao P. Lopes. A mesma ação, penalizações diferentes.

Honestamente, estou curioso para ver o CAI desta semana em 3 casos em particular, que não vou dizer para não influenciar.

Os esclarecimentos que eu presto acabaram então já que continuas tão relutante a aceitar as coisas ;)