Eu vou deixar a minha opinião sobre o caso, que vale o que vale pois nem sequer estou a correr no GTS.
Eu entendo o que o Zé e o Luis alegam, que as regras dizem o que dizem, mas há uma coisa que várias vezes tem sido argumentada, quer nos desportos automóveis quer noutros desportos que é intitulado de "espírito da regra". E isto serve para que certas coisas que não estão especificadas nas regras estão, no entanto, subentendidas.
Neste caso específico, o Luis adiantou-se ao Domingos e ganhou-lhe a posição, levando a que outros pilotos da fila da direita ganhassem, também eles, uma posição. Ok, pelas regras não fez nada de mal... mas e se tivesse optado logo por arrancar desarvorado após a chicane, e os outros o seguissem (sempre sem ultrapassar o Safety Car)?! Quem vinha atrás dele ganhava 3, 4 ou 5 posições relativamente aos pilotos da fila do Domingos... e pelas regras estaria tudo ok, certo?!
É preciso, por isso, que vigore o bom senso, e aplicar o espírito da regra. Porque sejamos concretos, quem se qualifica em 2º tem de arrancar em 2º, e isso significa arrancar, no máximo limite máximo, a par do piloto que detém a pole position. Isso não é preciso ir ler os livros das regras ou procurar argumentos aqui ou alí. A qualificação serve para alguma coisa, e em termos históricos até já houve corridas em que arrancavam 3 carros a par (eu acho que a Indy 500 ainda é assim... ou será Daytona 500? Qualquer coisa...) e nunca foi permitido ao 2º ou ao 3º arrancar, em situações normais e sem que houvesse um problema mecânico, arrancar na frente do mais rápido da qualificação.
Portanto, não vale a pena entrar aqui em conversas típicas de advogado e começar a esmiuçar o que está escrito aqui ou alí, porque as questões jurídicas são uma coisa, e o espírito das regras e o pretendido com o que se escreve é outra completamente diferente.
Dito isto, aceito e acredito plenamente que o Luis não tenha tido qualquer intenção e que o ocorrido não foi uma tentativa de se "armar em Chico Esperto" e aproveitar-se de pretensas lacunas regulamentares, mas com base em tudo o que é o razoável para uma corrida, não fez o que lhe competia, que era ficar atrás do Domingos, independentemente do que as regras têm escrito taxativamente, porque as mesmas regras deixam taxativo que o primeiro a arrancar para a corrida é o primeiro classificado da qualificação. E isso é muito mais evidente que qualquer hipotética entrelinha não especificada.
De resto, aproveito para dar os merecidos parabéns à Carbor8 pela vitória no campeonato de equipas, ao Hugo Marques pelo título na Sprint Cup, ao Tiago Lapa pelo segundo lugar e ao Mário Serafim por um pódio que certamente o vai motivar ainda mais para o futuro!