Author Topic: GT Series 2019: Feedback final dos pilotos  (Read 518 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1589
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
GT Series 2019: Feedback final dos pilotos
« on: November 28, 2019, 14: 54 »
Caros Pilotos,
Terminado o GT Series 2019, agradecíamos que deixassem neste tópico feedback em relação ao campeonato, de preferência com a estrutura abaixo. Pedíamos que fossem o mais objetivos possível e que analisem o campeonato com menos “emoção” do que as situações em corrida. Por exemplo, não dizer que foi mau porque tiveram uma corrida estragada na T1 por outro piloto, nem dizer que foi excelente porque ganharam. Esse tipo de feedback não nos diz nada enquanto Organização porque não permite melhorar.

Obrigado desde já!

-----------------
O QUE ACHASTE BOM:

O QUE ACHASTE MENOS BOM:

SUGESTÕES PARA FUTURO:

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 562
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
Re: GT Series 2019: Feedback final dos pilotos
« Reply #1 on: November 28, 2019, 15: 35 »
O QUE ACHASTE BOM:
  • O formato do campeonato (Sprint + Endurance), continuo a achar um formato vencedor!
  • O Calendário no geral achei adequado, mesmo a china q foi a q gostei menos (talvez por ser novidade) não foi mau, mas Road Atlanta e Eastern Creek foram os meus Highlights pessoais.
  • A CHUVA! Foi uma nova vertente que enriqueceu enormemente o GTS. A variedade das estratégias, a decisão de q pneus montar na grelha. Em interlagos deitei por terra a hipotese de lutar pela endurance cup com um pessimo gamble nos pneus por exemplo  :hysteric: Ter que coordenar com o colega de equipa pa ir montar wets qd cai uma tromba de água :D
  • A transição dia/noite nas provas de endurance, nomeadamente na China, mas no geral tb dá uma maior sensação do evoluir da prova e até da pista com progresso das sombras e da luz quando o sol está muito baixo.
  • A partida lançada, tb um fator de novidade, que foi fixe apesar de algumas dores de crescimento até o procedimento ficar no ponto. Traz variedade depois de um ano de partidas paradas.
  • Partilhar box com o colega de equipa pq o simracing é bom é em equipa (E também o controlar o carro nas boxes e ter limitador).
  • As penalizações do jogo não promoverem pilotos a fazer coast, de modo imprevisível, 100 mts antes do ponto de travagem ou a estacionarem no apex das curvas mais lentas para reduzir a velocidade e assim "limparem" as penalizações. Levar DT por abuso dos limites com x voltas para cumprir parece-me um método melhor.
    Ainda neste tópico tópico pilotos não levarem DQ por terem um penalty na parte final da volta e cruzarem a linha de meta antes de reparar como tb aconteceu no ano passado.
  • As colisões serem mais consistentes com os acidentes e os danos mais severos qd grandes pancadões. Ainda no tema das colisões muito positivo o facto de o jogo permitir contacto sem implicar quase automaticamente um carro virado.
  • ROAD ATLANTA!!!

O QUE ACHASTE MENOS BOM:
O lastro demasiado penalizador mas o formato foi melhor que no ano passado.
Os atrasos em 2 das provas de endurance empurraram o final para muito tarde, bem depois da meia noite.
A situação das luzes no Bahrain. Em situações que há abundante luz dos holofotes (ao ponto de nem ser necessário faróis) o jogo não devia obrigar a usar luzes e muito menos dar DQ simplesmente pq até é dificil perceber se temos as luzes ligadas ou não a olhar pá pista.

SUGESTÕES PARA FUTURO:
Ajustar o lastro (manter o formato deste ano mas menos Kg).
Corridas á noite mas com iluminação trackside desobrigar ao uso de faróis.
« Last Edit: November 28, 2019, 16: 12 by Carlos Santos »

https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #2 on: November 28, 2019, 15: 38 »
Já tinha feito no tópico da prova, mas fica aqui com mais detalhe. ;)

O QUE ACHASTE BOM: formato do campeonato (Endurance e Sprint alternado), grelha cheia e competitiva, uso de meteorologia real (não houve medo da chuva), lista de carros disponível (são DLC mas são bons), transição dia > noite quando houve, Safety Car, regras implementadas e estratégias de paragem (sobretudo nas equipas por causa do pit group), organização praticamente sem falhas e sempre capaz de resolver as situações, transmissão e qualidade da mesma (ainda que em diferido).

O QUE ACHASTE MENOS BOM: o calendário podia ser um bocadinho melhor, mas aqui é um bocado gosto pessoal a falar (Zhuhai :bad:). O rFactor 2 voltou a mostrar que, embora sendo um bom simulador, acarreta ainda consigo erros e bugs inexplicáveis. Eu estou por dentro daquilo que se foi fazendo para meter tudo a dar (mod e pistas), e é um bocado surreal como é que um simulador de 2019 possui tantas configurações escondidas que só se podem aceder com bloco de notas, para além dos vários "truques" que é preciso saber para que as coisas funcionem. A Studio livrar-se deste método velho seria uma mudança muito bem-vinda, bem como a nova UI. Por fim, o que achei menos bom foi a quantidade de protestos para o CAI e o "alarido" que se gerou em resposta às decisões do mesmo, com frequentes pedidos de esclarecimento e tentativas de subverter as decisões. Acho que não é simpático para quem tanto se esforça para que as análises sejam justas e coerentes. É um trabalho ingrato, semanal e de muitas horas. Contudo, os pilotos aqui têm um papel fundamental, pois quanto menos "asneira" fizerem em pista, menos CAI há. Os níveis de "agressividade" estiveram altos de mais para o meu gosto, que aprecio corridas limpas, reports no fórum e fazer disto uma coisa divertida e não uma chatice ou um local para "queixinhas".

SUGESTÕES PARA FUTURO: meter Nordschleife no calendário.  :i-m_so_happy:

Offline Nuno Leite Castro

• Membro
  • **
  • Liked: 53
  • "Now we can fight!"
    • View Profile
    • Nuno Leite Castro - Sim Racer
  • Simulation Hardware: T300 - V3 Pedals Fanatec
« Reply #3 on: November 28, 2019, 16: 51 »
Antes de ir ao meu feedback, quero deixar aqui este pequeno àparte. É complicado perceber o tom ou até o que se pretende com a escrita, a pessoa que lê pode entender com outra entoação. Por isso, deixo já aqui a minha disponibilidade e abertura para quem quiser falar comigo, é só marcar no TS, Discord ou até mesmo por telemóvel, a última coisa que quero são mal-entendidos. Estamos aqui todos para um bem comum.

O QUE ACHASTE BOM:

- a Organização. Os meus parabéns, não é fácil organizar e manter um campeonato com 40 inscritos. Fiz parte da admin na XRPM e sei bem o que isso é. Parabéns.

- Sendo relativamente novo aqui nesta comunidade, gostei muito do ambiente em geral e de todos os envolvidos.

- Sprint / Endurance, TOP!

- O cuidado dos orgnizadores em fornecer todos os detalhes para que ninguém ficasse de fora. TOP.

- Algumas das pistas foram muito boas: SPA, Interlagos, Road, Zuhai.

- O nível competitivo da frente, muito bom. Tanto em ritmo, como em "batalha".

- Gostei muito do facto da organização ter em conta o feedback que dei em duas situações que causavam confusão, a situação da "ultrapassagem da fila na largada" e a do 2º largar em 1º. Isso reflete que a organização dá ouvidos.

O QUE ACHASTE MENOS BOM:

- A escolha de determinadas pistas: Bahrain, Zuhai (pelo bug da boxe), Zandvoort, Sydney, estas últimas provocaram o efeito "comboio" sem pontos de ultrapassagem.

- Ter havido poucas corridas à chuva.  :biggrin:

- O sistema de penalizações. Ou seja, para situações idênticas, penalizações diferentes e para situações diferentes, penalizações iguais. Passo a explicar: "Um piloto pôs fora outro causando a perda de 2 lugares e tempo e foi penalizado com 30kg" e noutra situação diferente: "um piloto dá um chega para lá na defesa de uma curva, sem causar incidente, toques, perda de lugares e/ou tempo e foi penalizado com 30kg igualmente." - E pegando no exemplo referido do piloto que levou 30kg por pôr outro fora, obrigando-o perder 2 lugares e tempo, numa mesma situação exata/igual (despiste, 2 lugares e tempo) deram um DT para outro piloto noutra corrida. Carece de revisão urgente.  :rtfm:

Como já referi, estou disponível para ajudar a rever essas penalizações, notem que isto é uma crítica construtiva, assim como "ajudei" a reparar a situação da fila da largada e da largada respeitando a grelha, isto que refiro das penalizações enquadra-se nesse espírito.

- A decisão do CAI só sair na terça feira em provas com lastro, digo isto porque o lastro afeta o carro, e treinar a semana toda sem peso e depois perceber que se terá x kg deixa pouco tempo para trabalhar no setup. Mas tb compreendo que não é fácil fazer-se tudo a bom tempo, fui Marshall na XRPM e sei o que isso custa.

- A acessibilidade das pessoas em geral não pode ser só quando as coisas correm de feição, ninguém gosta de ser criticado e atrevo-me a dizer que tb ninguém tem ou retira prazer em criticar. Mas o que não gosto mesmo é de ser ignorado e de não ser ouvido seja em que situação for. As discussões têm sempre um sabor amargo, mas o problema maior a meu ver, é que essas discussões são escritas, e como disse, carecem do tom que a pessoa faz ao ler. Nada melhor que uma boa conversa.

SUGESTÕES PARA FUTURO:

- uma melhor investigação na escolha as pistas e tentar descobrir pistas desconhecidas ao público em geral, há muita pista divertida para se correr.

- alteração das penalizações em função das situações; penalizações dadas em função da ação do piloto e não da consequência de perda de lugares e/ou tempo;

- a não permissão da entrada de rookies a partir de 75% feitos do campeonato, a experiência no Bahrain atesta isso.

- Uma maior abertura no que diz respeito à defesa das decisões do CAI, o direito a refutar. Tínhamos isso na outra comunidade, era feito em privado e ouvia-se o piloto, caso ele tivesse algo ou não a dizer ( sei que aqui também há isso, mas só se o CAI decidir ir falar com o piloto), essa era uma opção livre tal como é a de iniciar o protesto, também se podia iniciar a refutação, para pelo menos se ouvir a versão do piloto.

- Uma boa sugestão, pelo menos era o que eu fazia quando era Marshall de corrida, tinha um excel com os nomes dos pilotos que estiveram envolvidos em situações e o resumo disso e o que eu fazia quando vinha um protesto, era ir a esse excel ver se já havia casos semelhantes, ou até iguais, dessa forma não tinha como errar, pelo menos, na penalização para uma situação igual/idêntica. Fica a dica, não sei se já o fazem, mas, está partilhado.

- Na minha opinião, rolling start não traz nada de atrativo e novo.

- E por último, que continuem o bom trabalho, para a frente é o caminho.

:heat:

Até à próxima corrida!  :bb:

« Last Edit: November 28, 2019, 18: 12 by Nuno Leite Castro »
"Now we can fight!"

Sigam a minha página para verem os meus onboards em direto em:

https://www.facebook.com/nunoleitecastroSimRacer/

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 151
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #4 on: November 28, 2019, 18: 14 »
O QUE ACHASTE BOM: - Grelha praticamente cheia, com bastantes pilotos rápidos e bons. Uso do rf2 para um campeonato onde pretendiam também corridas de endurance, onde a gestão de pneus, borracha dinâmica, transições de meteorologia e dia/noite são coisas que apimentam mais um pouco as corridas mais demoradas.

- Acho que o Carlos Santos já fez um bom apanhado do que de melhor existiu, uma vez que usa vários simuladores e melhor pode dar a sua "opinião" em comparações.

- Ouvirem por vezes as vozes dos pilotos que vos preenchem a grelha em todas as corridas, e que também tentam encontrar soluções (e não problemas...)

O QUE ACHASTE MENOS BOM: - A escolha de algumas pistas que pouco dava para se fazer a não ser seguir o carro da frente e aguardar/forçar erros

- Os lastros de sucesso talvez fossem um pouco pesados, e em algumas pistas achei uma diferença muito grande

- As penalizações com as luzes desligadas em pistas iluminadas, como o que se passou ontem comigo: para além de nem me aperceber que se desligaram, com as constantes mensagens a aparecerem das penalizações que estavam a ser dadas naquele preciso momento, nem li que as luzes estavam desligadas nem nada... Então DQ...

SUGESTÕES PARA FUTURO: Antes de aprovada cada pista para ser inserida num campeonato ou na PTSims, efetuarem a verificação da mesma através do 3dsimed (por ex). Dá trabalho? Dá algum, mas ao menos sabem que estão corretas e assim podem usar essa no futuro. Deste campeonato aproveitem já algumas para não voltar a usar, e outras a usar certamente.

- Revisão/alteração de algumas regras. Por exemplo, lado a lado não ser considerado no momento do início da travagem ter as rodas da frente ao lado das traseiras do adversário, mas sim no momento do turn-in... Faz muito mais sentido e é uma melhor maneira de nos prepararmos para campeonatos no Vec ou mesmo reais... Acho que deveria pegar nas regras reais existentes e aplicarem aqui no simracing, se é para simular, então simulamos tudo...

Quanto a questões do CAI, mais propriamente sobre o que disse o Mário Peixoto, não acho que seja esse o propósito deste tópico... Mas, se foi algo comigo, e uma vez que "pedi" alguns esclarecimentos na tentativa de me esclarecerem algumas situações para melhor entender a decisão ou o porquê da divergência em algumas situações, estou disposto a falar com todo o Staff no TS quando assim o desejarem...
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 343
    • View Profile
« Reply #5 on: November 29, 2019, 17: 32 »
Por agora vou apenas responder à parte das sugestões para o futuro... Não é bem relacionado só com o GT Series 2019, mas com os campeonatos em geral...

SUGESTÕES PARA FUTURO:

- Proibir, em todos os campeonatos, o "wreckfest" a que se assiste no final das corridas. Isso provoca "freezes" nos computadores de alguns pilotos que ainda estão a concluir a corrida e podem estar em disputa de posição ou numa curva complicada... Já não me recordo se era nesta comunidade que havia essa regra.

Offline Carlos Barros

• Membro Paddock
  • Novato
  • *
  • Liked: 12
    • View Profile
  • Simulation Hardware: VR
« Reply #6 on: December 01, 2019, 17: 39 »
Devido a ser o meu primeiro campeonato nesta comunidade, e também o primeiro em RF2, encarei-o como uma forma de aprendizagem. E aprendi muito. Nem sempre as coisas correram da melhor forma, noutras correram melhor do que o esperado. A organização esteve impecável, os pilotos são de enorme qualidade e em geral respeitadores. Há sempre um ou outro mais agressivo e sem paciência. Paciência!

Deviam ser proibidos os sinais de luzes para ultrapassagem. Se estão mais rápidos arranjem forma de ultrapassar. Se vos incomoda os outros pilotos em pista, joguem em single player.

Abraço.