Linked Events

• Formula Series 2019 - Prova 6: February 20, 2019

Author Topic: Formula Series 2019: Prova 6 - FS Magyar Nagydíj @Hungaroring  (Read 3902 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1746
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
Re: Formula Series 2019: Prova 6 - FS Magyar Nagydíj @Hungaroring
« Reply #45 on: February 26, 2019, 12: 53 »
Uma grande subida entre 30 pontos para Drive-Through

É 15 pontos porque o Tiago na verdade perdeu uma posição (uma vez que o Rui foi o responsável pelo toque de maneira a que o Tiago não lhe ganhasse essa posição). Se não tivesse havido o toque, o Tiago poderia ter ido para a frente. Desta maneira foi-lhe negada essa possibilidade.

Neste caso dos cortes, é um critério que se aplicou. Tu perdeste 30 pontos como sendo o 3º nível (Advertência, 15 pontos, 30 pontos, DT, DT+30, DT+50). Não é algo que esteja tabelado ou que possa sequer estar tabelado. Tem de ser um critério criado no momento. Se dissermos - uso abusivo dos limites da pista = 30 pontos de dedução. Mas quantos cortes é que consideram uso abusivo? Se cortar uma vez levo 30 pontos? E se cortar 30 vezes? Também levo 30? Eu penso que assim está muito mais claro.

Isso de dizer que deveria ter sido advertência... mesmo esses níveis que deixei aí não dizem tudo. Nós não temos todas as sanções pré-planeadas. Simplesmente consideramos que tipo de incidente se trata e damos a sanção. Tu tiveste 1 setor à frente dele e levaste 15 pontos. Se tivesses 4 curvas seriam 15 pontos? Não, seria menos. Se tivesses 2 voltas, seriam 15 pontos? Não claro que não, seria mais. Este tipo de coisas depende sempre de quantas vezes fizeste isso.

Esta lista não está em nenhum lado nas regras não. Não vamos colocar nas regras gerais pois pode vir a mudar de campeonato para campeonato. Vamos é colocar no tópico do CAI de cada campeonato.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2535
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | McLaren GT3 Wheel | ClubSport Pedals v2
« Reply #46 on: February 26, 2019, 13: 04 »
Sim, concordo com o Paulo em que as penalizações deviam estar escritas também nas regras gerais, nem que seja para se ter uma noção do que pode acontecer, embora reconheça que avaliar uma determinada situação possa ser por vezes difícil, isto pode ter situações muito específicas, não é "chapa 5" por vezes avaliar incidentes de corrida...

Muito se está a escrever e eu, não participando do campeonato, nada tenho a dizer sobre os incidentes reportados. Mas gostei desta frase do Rui, daí a "citação". Concordo em absoluto com ela.

Tendo sido responsável por grande parte das regras que regem hoje em dia a PTSims, a forma como foram escritas, e tendo sempre em conta situações novas que surgem esporadicamente e que obrigam a repensar ou criar regras, digo já que é impossível colocar tudo por escrito. Se nem as nossas leis conseguem cobrir todas as situações, e já existem há dezenas de anos e são continuamente melhoradas, aqui no Sim-Racing é igual. As regras são uma guia (detalhada, no caso da PTSims), mas nunca serão um documento onde todas as situações estão descritas. A natureza do sim-racing assim não o permite. Como acontece no desporto automóvel. Há regras (gerais) que os comissários aplicam aos incidentes (particulares).

Isto não quer dizer que não há lugar para melhorias. Claro que há e este Staff ("comandado" pelo José Almeida) já as fez algumas vezes. Só com a opinião dos pilotos é que também se pode melhorar. Mas não tenham a ilusão de que escrever tudo é a solução para os problemas. O CAI só existe porque os pilotos cometem erros e excessos em pista. Se tal não acontecesse, não havia CAI. Portanto, antes de pensarem nas penalizações, pensem no vosso comportamento. Pensem na penalização que levaram (se for esse o caso) e coloquem-se na pele do outro piloto. Tentem sempre colocar-se na pele do outro piloto. É tão fácil errar no sim-racing e muitos dos toques não são intencionais. Aliás, é fácil perceber quando são intencionais. O resto é erros e excessos, nada mais.

Concordo com a ideia de só se protestar passado X horas. Porque os protestos na hora e os reports na hora saem sempre mal, como o Carlos Miranda refere. Eu já protestei a quente e fiz report a quente, e correu mal. Infelizmente. Portanto agora tento respirar fundo e esperar pelo dia seguinte.

Relembro uma velha máxima: isto é para a malta se divertir, não para a malta se chatear. Aqui ninguém se aleija nem gasta €€ com acidentes. Pensem nisso. É o melhor que o sim-racing tem, é parecer tão real hoje em dia mas sem os perigos da realidade. Frase bonita, hein? :biggrin:

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 155
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #47 on: February 26, 2019, 13: 12 »
1º - Uma grande subida entre 30 pontos para Drive-Through ( não concordo, 30 pontos estão consumados, um drivre true não te permite deferir se o piloto vai ficar prejudicado ou não na corrida ( até pode ganhar a corrida e fazer o máximo da pontuação.... ) penso que é uma descida....

2º Se não tivesse havido o toque, o Tiago poderia ter ido para a frente. Desta maneira foi-lhe negada essa possibilidade. ( as regras não são feitas de suposições, ele estava á frente ou não ?? não estava a frente pela foto que envias, por isso não há perda de posição.... )

3º Dos cortes, estou de acordo com o critério aplicado ( excepto a passagem da penalização dos 30 pontos para um drive-true ), acho que o contrário é que é mais penalizador.

4º Penalização com critérios de avaliação ( não concordo ), eu não facilitei o piloto X na dobragem....seja ela em 4 curvas, ou o resto da corrida, a penalização deve ser igual ( porque trata-se da mesma conduta de violação á regra ), pode é ser aplicado outra regra em somatório ( neste caso, se estiver estipulado nas regras o limite de curvas ou cedência em recta, e o piloto continuar em incumprimento, será aplicada a 1ª regra 15 pontos e depois vai aplicar-se a de antidesportivismo ( que pode ser de DQ ou stop and go, ou outra coisa, nunca poderá ser ( ora bem 4 curvas são 15 pontos, 6 curvas são 20 pontos, a corrida toda são 200 pontos ).

5º Vamos é colocar no tópico do CAI de cada campeonato. ( de acordo )

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #48 on: February 26, 2019, 13: 21 »
1º - Isso acho que depende de perspetivas , mas consideramos o Drive-Through como mais penalizador que os 30 pontos.

2º - A partir do momento que lhe é negada a possibilidade não pode ser uma advertência. Se ia passar? Não sei, mas tirou-lhe essa possibilidade, por isso é como se tivesse perdido uma posição se não o deixam tentar. Aliás, há outros incidentes assim (incluindo nesta corrida e envolvendo o Tiago até). Ah e o que está entre parênteses não é para levar à letra, é só um exemplo. Agora vamos continuar a dar em todas estas situações 15 pontos.

4º - Desculpa Paulo, mas não concordo nada com isso. Tratar tudo como igual seria o principio do fim de penalizações coerentes.

Por mais que se tente pessoal, nenhum incidente é igual. Nenhum mesmo... podem haver vários semelhantes, mas as condicionantes serão sempre diferentes e as consequências também. Não se podem tratar todos os incidentes deste género iguais, não pode mesmo. Nós nunca iremos fazer isso.

Offline Rui Oliveira

• Experiente
  • Liked: 27
    • View Profile
« Reply #49 on: February 26, 2019, 13: 26 »
O problema é mesmo esse a chapa 5 já está e pronto. Neste caso aqui foi!
Não existiu ali nenhum anormalidade a não ser um toque estre dois pilotos em disputa de posição.
Mas pronto está acabou,podemos é melhorar nesse aspecto penso eu.

Carlos,tive imensas situações para protestar e não o fiz por a simples razão de me por na pele dos outros e saber que as vez sem qualquer tipo de maldade ou intenção lixamos a corrida aos outros.

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 152
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW 2.5 + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #50 on: February 26, 2019, 14: 19 »
Pessoalmente penso não ser das melhores pessoas para dar uma opinião mais detalhada, porque tenho pouca experiência neste mundo.

No entanto vou tentar dar aqui uma perspetiva, tal como o Tiago Monteiro deu com o facto de ter estado numa situação idêntica, em papel de culpado e papel de vítima.

Levei 30 biscas por ter ultrapassado os limites de pista (2x mais do que a situação entre o Tiago e o Rui, que está a ser bastante discutida). É verdade, fi-lo, maioria das vezes por dificuldades com a frente devido ao desgaste, e quando ia em perserguição tirei um pouco o pé para tentar compensar. A nível pessoal sinto-me prejudicado, mas desportivamente é correto o acto de penalizar. Há limites e é para cumprir. Na F1 não é diferente, tirando as advertencias iniciais que dão.

No entanto parti o côco a rir quando vi a penalização! Sou um piloto atualmente a lutar por um lugar a meio da tabela e 30 pontos vão me fazer diferença de certeza na classificação final, mas isto é um passatempo e uma diversão, um distrair da nossa rotina e especificamente para mim, um treino e experiência para me melhorar enquanto piloto amador. Não pode haver sentimento de derrota. O que não nos mata torna-nos mais fortes. Da próxima vez que vier à Hungria, não vou cometer o mesmo erro  :dirol:

Temos de pesar tudo, tal como o Tiago descreveu. Esta organização tem uma tarefa árdua e que consome imenso tempo, nós pilotos só temos de fazer os donativos e aparecer para correr. 5€ transfere-se num minuto, a análise do CAI e organização das provas demora quanto e custa quanto às pessoas?

Nenhuma situação é igual, e haverá sempre a sensação de "já vi uma igual e não foi penalizada da mesma maneira", porque é realmente impossivel ser preciso ao ponto de ser 100% justo, derivado da quantidade enorme de variáveis existentes, e tudo acontece ao milissegundo. Mas se calhar tendo a abertura de se ver as situações de todos os ângulos e em todas as peles, decerto que chegaremos todos a consenso!

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 831
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #51 on: February 26, 2019, 14: 51 »
A questão que o Ricardo Marcelino coloca foi uma das questões que coloquei há uns anos na PTSims, por uma situação parecida. Na altura eu era piloto de ficar a 4 segundos... do piloto à minha frente, e sem ninguém atrás. Por uma coisa qualquer, levei uma penalização de 5 pontos que me colocou com pontos negativos, numa altura em que nem toda a gente ganhava pontos quando terminava a corrida! E perder aqueles pontinhos que me deram tanto trabalho a conquistar foi como uma facada!!! E não percebia porque raio uma penalização de 5 pontos é mais leve que um DT!!!

Hoje percebo outra coisa: não há soluções ideais. Se é injusto para um tipo do meio da tabela ver os pontos subtraídos, o tipo da frente espuma-se todo por ter de passar na boxe quando o pelotão está ainda compacto quando 15 pontos significam a diferença "apenas" entre 1º e 3º classificado...

O pior de tudo era não haver regras. É impossível cobrir todos os casos e tem obviamente de haver margem de manobra, pois uma mesma acção pode ter consequências diferentes. Uma facada fere, 20 facadas amputam um membro, logo a pena não pode ser a mesma (e eis que saltamos para os filmes de terror e crime...) e nós temos de ter consciência disso.

Alguém já se deu conta que amanhã vai chover?! O ponto positivo disso é que vai arrefecer a cabeça da malta! :D
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #52 on: February 26, 2019, 18: 38 »
Obrigado pelo feedback malta.

O que disseram faz sentido e vamos tentar implementar algo de diferente. 15 pontos nos 5 primeiros não é grande coisa, mas fora dos 10 primeiros representam, realmente, 5 lugares. Obrigado outra vez

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1429
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #53 on: February 27, 2019, 15: 35 »
Bem, tive que ler umas páginas de mensagens  :biggrin:

Opinião: já fiz CAI durante muitos anos e sei bem do trabalho que dá e se todos quisermos e analisarmos ao milímetro vamos ver que há sempre lugar a mais do que uma interpretação. Não é fácil, ninguém gosta mas tem que ser feito. Do que vou vendo também não vejo nada de absolutamente errado no comportamento dos pilotos sinceramente, mesmo que às vezes as dobragens impliquem perca de tempo. Acho que mesmo nos reports os pilotos têm dado mostras de boa formação e consegue-se discutir algo sem passar ao insulto. Parabéns a todos.

Corrida: Pronto, é o que é, é o que posso fazer neste momento, sentar e andar e tentar fazer o melhor possível entro disso. Melhores dias virão no futuro certamente. Com pneus a durar 4 ou 5 voltas era complicado mas levei o carro até ao fim.

Offline Sérgio Azevedo

• Membro
  • **
  • Liked: 25
  • :) OLÁ!! :)
    • View Profile
    • Azevedo SRPage
« Reply #54 on: February 27, 2019, 21: 12 »
boa noite... não querendo forçar um bocadinho aquilo que já foi falado aqui... mas tenho a dizer que ...quando sugestões são dadas (e que sejam boas...) ... a PTSims "até" considera. Digo até porque em 90% das outras mandam-vos dar uma volta...
Aceito que de um campeonato para o outro as regras sejam ajustadas e até posso concordar...embora se for o piloto afectado talvez fique ressabiado e tal.

Agora há dois pontos que gostaria de referir...e por favor corrijam-me se estiver errado...
No "meu" replay foi impossivel verificar certos pilotos em certas curvas, em diferentes momentos da corrida... isso foi tido em consideração?
para menos? ou para mais?
tenho medo de ter cortado mais e não terem verificado correctamente e seria injusto para os demais colegas de pista. assim como o contrário...

o segundo é o facto de em situação semelhante o CAI pronunciar-se de maneira diferente, principalmente quando é atribuído penalização mais branda ao piloto que embate noutro.... em vez do que não toca em ninguém...

é esta a minha vez de sugerir (e não chorar...) ... metam as coisas preto no branco previamente, tenham a abertura de falar com todos os actuais "managers" e/ou pilotos presentes nesta comunidade se precisarem de ajuda... testem como deve ser as coisas... tentem perceber certos "bugs" que acontecem constantemente... e retirem os melhores pontos e ponham-nos em acção... sem medos, sem palmadinhas nas costas, sem rodeios...

bom e agora tenho de abandonar...tenho uma consulta agora as 5...e tenho mesmo de ir...