Linked Events

• 2.4 Horas de Silverstone: April 08, 2018

Author Topic: Special Event - 2.4 Horas de Silverstone: Prova  (Read 2020 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1747
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
Special Event - 2.4 Horas de Silverstone: Prova
« on: March 12, 2018, 19: 30 »
Prova

Como parte dos nossos eventos de resistência a simular provas reais, apresentamos a 2ª prova: as 2.4 Horas de Silverstone! Criada em 2005 com o nome Silverstone Britcar 24-Hour, já foram coroados vários carros diferentes como vencedores ao longo dos anos tais como o Mosler MT900R, o BMW M3 E46 GTR ou mesmo o Aston Martin V12 Vantage GT3 , tendo mesmo visto a participação da equipa Top Gear na edição de 2007 com um BMW Série 3 Diesel. No que toca aos carros, a prova foi sendo alterada começando por ser uma prova de Gt's e turismos, sendo agora uma prova principalmente de carros de turismo e Gt's menos potentes, fazendo parte do campeonato Touring Car Endurance Series. Como a oferta é menor no Assetto Corsa, os pilotos vão poder enfrentar o traçado britânico com 2 tipos de carros diferentes, tendo à escolha 2 carros da categoria LMP1 e 9 carros da categoria GT3. A oferta é imensa e os pilotos vão poder contar com todas as variáveis que tornam uma corrida de resistência interessante: estratégia de boxes, grip dinâmico, partida lançada e qualificação separada entre classes. Agora cabe-te a ti escolher o carro e a classe e tentar domar Silverstone ;)

DETALHES DA PROVA

CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR

Meteorologia: Real (será colocada nos dias anteriores à prova)
Grip: dinâmico (Iniciará a 96% na sessão de treinos livres e chegará a 100% no último terço da corrida)
Arranque: lançado (ver procedimento em baixo)
Penalizações por infração aos limites da pista: ligadas (slow-down)
Pneus e Combustível: 100%
Danos: 60%
Hora de início virtual: 10h00
Multiplicador da hora de corrida: x3 (vai acabar entre as 17h00 e as 18h00 virtuais)

DLC's necessários:
Dream Pack #1; Dream Pack #2; Dream Pack #3; Red Pack ; Porsche Pack #1; Porsche Pack #3 ; Ready to Race Pack

Procedimento de Qualificação

1. A sessão de qualificação terá a duração de 25 minutos, sendo os primeiros dez minutos para os pilotos da categoria GT3 e os últimos dez minutos para os pilotos da categoria LMP1.

2. Nos primeiros dez minutos, o Diretor de Prova vai avisar no TeamSpeak Início da Qualificação dos GT3 e, neste espaço de tempo, apenas os pilotos da classe GT3 vão poder circular em pista e marcar os seus tempos. Quando passarem os 10 minutos de sessão, o Diretor de Prova vai avisar no TeamSpeak Fim da qualificação dos GT3 e todos os pilotos em pista têm de voltar para a boxe - back to pits - assim que acabarem a volta que estavam a fazer aquando da informação do Diretor de Prova.

3. Segue-se um período de pausa onde nenhum carro pode sair para a pista.

4. Quando faltarem 10 minutos de sessão, o Diretor de Prova vai avisar no TeamSpeak Início da Qualificação dos LMP1 e, a partir deste momento, apenas os pilotos da classe LMP1 vão poder circular em pista e marcar os seus tempos.

Procedimento de Warm-up

Como o Assetto Corsa não tem essa sessão de raiz, vai ser simulada uma sessão de 6 minutos (cronometrados pelo Diretor de Prova - o Diretor de Prova vai avisar também quando faltarem 3 min. , 1 min e quando tiver acabado o warm-up) na sessão de corrida. Todos os pilotos arrancarão de forma a evitar colisões (se não quiserem partir da pista, podem não clicar no botão drive e arrancarão das boxes). Após 6 minutos de sessão, o Diretor de Prova fará restart à sessão para começar a corrida.

Pede-se aos pilotos que cumpram, sem qualquer falha, a regra de evitar acidentes aquando do arranque do warm-up. Quem não o fizer pode vir a ser penalizado pelo CAI.

Procedimento de Partida Lançada com Safety-Car

1. A partida será efetuada com todos os carros parados na grelha. Assim que o semáforo ficar verde, todos os pilotos devem permanecer parados na grelha até o safety-car passar por todo o pelotão. Assim que o safety-car passar pelo detentor da pole position, o mesmo deve arrancar lentamente, iniciando-se assim a volta de formação. Cada piloto só pode arrancar quando o piloto imediatamente à sua frente o fizer.

2. A volta de formação é realizada em ritmo lento, sempre em fila (um carro atrás do outro - fila indiana), não sendo permitido a ultrapassagem ao safety-car. Todos pilotos devem manter as posições obtidas na qualificação e devem ter extremo cuidado ao efetuar manobras de aquecimento dos pneus e travões, de forma a não causarem quaisquer acidentes.

3. O safety-car vai entrar nas boxes antes da entrada para a curva 16, sendo que os pilotos só podem acelerar após a curva 17 (funcionando como uma bandeira verde individual para todos os pilotos)

4. As ultrapassagens são permitidas somente após ser passada a curva 17. Qualquer ultrapassagem realizada antes desse ponto é considerada inválida, devendo ser devolvida qualquer posição obtida.

5. Quando em volta de formação, não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente.

6. Se um piloto se despistar durante a volta de formação é obrigado a manter a posição com que regressa à pista, estando impedido de recuperar qualquer posição perdida.

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.
O Briefing será feito no TeamSpeak como todos os pilotos e a Direção de Prova.

« Last Edit: April 09, 2018, 16: 55 by José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Re: Special Event - 2.4 Horas de Silverstone: Prova
« Reply #1 on: March 14, 2018, 14: 58 »
METEOROLOGIA

« Last Edit: April 08, 2018, 13: 15 by Vasco Lemos »

Offline Fernando Silva

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 127
    • View Profile
« Reply #2 on: April 08, 2018, 01: 26 »
Como vai estar a meteorologia amanhã em Silverstone?
Divirtam-se e que eu contribua para isso!

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #3 on: April 08, 2018, 12: 14 »
Porra... esqueci-me... meteorologia adicionada

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 614
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount RTX3070 + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Sims:rFactor2+AC/ACC+DIRT2
« Reply #4 on: April 08, 2018, 15: 55 »
Onboards Codoil Motorsport:

Cam 1 - Carlos Santos
Cam 2 - Vasco Lemos
Cam 3 - Tiago Gouveia
Cam 4 - Ruben Almeida

https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1429
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #5 on: April 08, 2018, 20: 13 »
Infelizmente mudei de casa na sexta-feira e na casa nova não tenho TV net ou telefone. Até parece que moro no cu de Judas porque só vou ter serviço na próxima sexta-feira 13, graças à nossa bem conhecida NOS. Quase 15 dias para uma simples mudança de morada. Agora é esperar 12 meses para os mandar aquela parte que merecem.

Ou seja fica já o aviso que até dia 13 pelo menos não posso comparecer às provas. Lamento muito.

Enviado do meu P00C através do Tapatalk

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #6 on: April 09, 2018, 00: 19 »
Report adicionado ao 1º tópico!

Offline João Castelos

• Veterano
  • Liked: 147
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GeForce GTX 1060 6GB CPU: Intel(R) Core(TM) i5-7600K @ 3.80GHz Memória: 16 GB RAM
« Reply #7 on: April 09, 2018, 00: 45 »
Infelizmente mudei de casa na sexta-feira e na casa nova não tenho TV net ou telefone. Até parece que moro no cu de Judas porque só vou ter serviço na próxima sexta-feira 13, graças à nossa bem conhecida NOS. Quase 15 dias para uma simples mudança de morada. Agora é esperar 12 meses para os mandar aquela parte que merecem.

Ou seja fica já o aviso que até dia 13 pelo menos não posso comparecer às provas. Lamento muito.

Enviado do meu P00C através do Tapatalk

bem podia esperar sentado por ti né...sem set não se faz milagres 😠😂😂

Offline Ricardo Fernandes

• Membro
  • **
  • Liked: 180
    • View Profile
« Reply #8 on: April 09, 2018, 10: 07 »
Report da cena:

Treinasses!  :focus:

Parabéns ao Almeida pela vitória contundente, ao Sandro pelo P2 seguro e ao Carlos Pelo P3!

See tou arround simsouls!  :vampire:

Offline Nuno Inácio

• Membro
  • **
  • Liked: 74
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Driving Force GT; TM T16000 FCS; TM TFRP rudder
« Reply #9 on: April 09, 2018, 10: 31 »
Ainda está toda a gente a recuperar da prova... Vou abrir as hostilidades com o meu report, que também é curto.

Nos breves testes que tinha feito, decidi fazer apenas uma paragem. Seria à justa, mas com dobragens
e paragem nas boxes apostei que o combustivel seria mais que suficiente para a prova.

Q: Consegui uma volta limpa e bastou-me; também nao havia tempo para muito mais

R: A corrida foi boa e sem grandes eventos (para alem da conversa no TS). Nas primeiras dobragens cheguei
a dar um pequeno toque lateral num GT, as minhas desculpas. Restante corrida foi tranquila.

Consumo de combustivel estava perfeitamente dentro do esperado ou até melhor do que pensava.
Como tinha médios e ritmo ligeiramente inferior aos restantes, rapidamente fiquei mais ou menos
isolado, felizmente tinha os amigos dos GTs para me manter ocupado e concentrado.

Chegado a meio da corrida faço a minha paragem e garantidamente a gasolina era suficiente, já
nem sequer havia questão de fazer poupanças.

Reentro em pista 20s atrás do Ricardo Fernandes e pelos vistos ele está com algumas dificuldades
pois vou diminuindo a diferença e acabo por o ultrapassar na volta 60. Ainda o vou vendo pelos espelhos
durante algumas voltas mas lá consigo abrir o suficiente para ficar tranquilo.

Mais uma excelente prova de endurance da PTSims, venham mais!

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 333
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 9600K; MSI Z390 GP; 32GB DDR4; MSI RTX 2070S; T300+ Fanatec Clubsport V3
« Reply #10 on: April 09, 2018, 13: 30 »
Vou começar pelos parabens ao José pela vitoria. Acho que o azar do Sandro lhe facilitou bastante a vida, mas essas coisas fazem parte das corridas.

No que toca à minha parte, fiquei a saber que ainda preciso de muitas horas naqueles carros para me habituar a eles.
Ainda consegui bater o meu pb algumas vezes na corrida, mas nao havia consistencia basica necessaria.

Ter que andar com o botao para o KERS ainda veio dificultar mais a coisa e a certa altura ja nao me estava a divertir nada. Após mais uma saida de pista com direito a toque no muro, decidi encostar.

Uma coisa que notei, do tempo que estive em pista, foi que muitos GTs abriam para os LMP passarem. Vi alguns carros inclusivamente a sair de pista. Não é suposto que tal aconteça e por vezes a boa intençao dificulta mais a manobra aos LMP, que antecipam a manobra já a evitar a linha normal do GT. Atenção que nao estou a mandar vir, até porque esta era uma reação que eu próprio tinha à uns meses atras. Habituar a isto só mesmo com experiencia e mesmo durante a corrida foi-se notando evolução.
Pessoalmente ja estou habituado ao papel de GT mas foi a 1ª vez que estava do lado contrario, pelo que se fiz alguma manobra mais arriscada peço desde já desculpa.

Até 4ª no TCS ou até à proxima!

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #11 on: April 09, 2018, 17: 57 »
Não tinha treinado quase nada, mas fui aprendendo ao longo da prova!

No 1º stint o Sandro estava mais rápido, mas teve um grande acidente e acabou por ter de ir à boxes, a partir daí foi basicamente controlar o ritmo. Parece aborrecido? Parece, mas diverte-me muito, com o TS e com o carro! As dobragens também mantêm uma pessoa sempre atenta - voltando a falar disto... não se desviem pessoal... mantenham a trajetória que os mais rápidos arranjam maneira de passar por vocês - podem pensar que estão a facilitar, mas estão apenas a dificultar a nossa tarefa - não foram todos como o Miranda disse, mas fica como uma sugestão e algo a aprender para o futuro ;)

Por falar em futuro, dentro de um mês isto volta!

Parabéns aos nossos amigos do outro lado do Atlântico pela vitória nos Gts.

Offline Nuno Relvas

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #12 on: April 09, 2018, 18: 41 »
Boa Tarde malta, venho deste modo dar o meu feedback.  :biggrin:

Desde já lamento imenso o grande caos que envolveu a mim, e a um outro mercedes gt3 e um lmp que pressumo que seja o Sandro. Este incidente ocorreu por mero descontrolo. Iniciei a corrida em medios e já iamos na 3ª volta e os meus pneus não aqueciam, comecei a ficar preocupado pois cada vez que tentava aumentar o ritmo o carro ficava demasiado solto e comecei a sentir-me pressionado com o meu adversário, quando ia ser dobrado pelo o lmp, estavamos numa zona de curvas rápidas e assustei-me com a aproximação do lmp (vinha com uma sardanisca) tentei dar espaço, pois eu e o gt3 estamos a sair do apex quando apareceu o 1º lmp, este passou mas com isto, enconstei-me demasiado ao mercedes gt3 e houve um toque, nós os dois entramos em despiste, o carro foi deslizando quando penso que estou a conseguir parar, para o imobilizar de modo a garantir segurança aos outros que iriam passar, veio o Sandro e certamente com a velociadade que se deslocava, não conseguiu desviar-se e levou-me à frente, dei umas cambolhotas no ar e fiquei com o carro praticamente inconduzivel, tentei levá-lo a box e com muita difuculdade lá cheguei mesmo com mais uma saida de estrada.  :crazy:
Chego à box, esqueci-me de ativar as reparações, enlouqueci e carreguei no esc para voltar às pits e fiquei retido quase 1min. Após isto, mudei de estratégia e mudei os pneus para soft, aumentando assim o meu nº de paragens. Com o tempo todo que passou, percebi logo que iria ser dificil recuperar lugares, mas não quis desistir, aguentei as 2.4h e voltei ao lugar de onde tinha iniciado a corrida. Quanto às dobragens em geral, houve uma ou outra que facilitei, pois senti essa necessidade e também porque fiquei um pouco preocupado que outro incidente poderia ocorrrer, assim tentei levar as coisas com mais "espaço".

De resto a corrida em geral foi divertida, com uma boa dose de adredalina!
Para a próxima tenho de analisar melhor este assunto das pressões de pneus vs. grip da pista.  :training1:

Parabéns a todos e Congrats ao podium das duas categorias.  :victory:

Offline Pedro Lebre

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 191
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T500RS
« Reply #13 on: April 09, 2018, 19: 23 »
Boas, aqui vai o meu feedback.

Desde já aqui vão as minhas congratulações para um vencedores.

Na verdade fiquei um bocado surpreendido com o andamento dos Make you Point, nossa!

Julgo que era o Fernando Silva no Z4, também com um andamento muito forte.

Andamos um bocado às aranhas com a estratégia no team, talvez com uma melhor estratégia pudéssemos dar mais luta.
Curioso por saber se ouve GT3s só com uma paragem, e que pneus usaram nas várias estratégias.

Estará previsto algum campeonato de GT3 ou multi classes para breve?

Cumprimentos,
Pedro Lebre

P.s. Alguém ficou o replay completo que possa partilhar?

« Last Edit: April 09, 2018, 21: 16 by Pedro Lebre »

Offline Francisco Reis

• Diretor de Prova | Staff
  • Experiente
  • Liked: 323
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g290
« Reply #14 on: April 09, 2018, 19: 45 »
Boa tarde

esta foi a minha primeira experiência a sério por estes lados.
Fui treinando o melhor que pude, juntamente com o meu pai e o Pedro Lebre, de forma a obter um setup que nos permitisse lutar pelos lugares de podium.

Ficou decidido que eu ia fazer a qualificação por estar a conseguir fazer um tempo ligeiramente mais baixo.

Na qualificação já tinha uma noção que não ia conseguir andar ao ritmo dos nossos amigos do Brasil. Ao longo das semanas fui vendo que eles conseguiam retirar 1 ou 2 segundos ao nosso tempo. Portanto o lugar apontado seria o 3º da categoria GT.

A qualificação correu bastante bem, ficamos em 3º lugar da categoria com o meu companheiro de equipa logo a seguir. Tudo corria bem, largada certinha e aí fomos nós nas calmas. Qual é o meu espanto quando vejo o BMW do Fernando Silva lançado a ultrapassar os que vinham a trás de mim. Não tendo grande andamento e tendo uma estratégia diferente (penso eu) não dificultei a ultrapassagem.

O resto da corrida foi muito solitária, apenas lutei para não estragar a minha corrida e a dos LMP1. Com um bom ritmo de corrida fui ganhando vantagem sobre o resto mas perdendo sempre para os 3 primeiros.

Chegou a primeira pit stop e entreguei o volante ao meu pai. Apesar de ter um bom andamento, ele ainda nao tinha experimentado o carro com tanta gasolina. Fez um pião logo na primeira volta, perdendo o 3º lugar para o colega Pedro Lebre. De resto foi sempre mais ou menos consistente mantendo a posição, lutando no final do stint com o Rui Martins.

Mais uma pit stop e volto eu. Com desvantagem de 30 segundos do Rui Martins e 30 minutos para o final da corrida, decidi esticar o máximo que pude do carro. Fui ganhando em média 1 segundo por volta mas cheguei à ultima a 2.9 segundos do carro da frente. Dei o máximo que consegui e aproximei-me bastante mas não o suficiente para ultrapassar porque tinha 2 LMP1 a fazerem a ultima chicane ao mesmo tempo.

No entanto, o Rui Martins subiu o corretor da ultima volta e fez um pião que o virou mesmo antes da reta da meta, o que me permitiu ficar em 4º lugar da categoria.

Concluindo, foi uma boa corrida, principalmente o ultimo stint onde a animação que tive foi recuperar os 30 segundos de desvantagem. Podia ter sido muito mais renhida e uma luta interessante entre colegas de equipa, caso não tivessemos tido aquele peão.

Muito obrigado por me receberem e venham campeonatos de endurance que a equipa Berlitz vai estar lá para dar luta!