CAI Report - Prova 5 - Circuit of the Americas
O CAI informa que recebeu três (3) protestos referentes a esta prova, no entanto, pelo facto de dois (2) deles se referirem a incidentes ocorridos na volta 1, serão analisados como parte do processo normal de análise desta volta.
Piloto que protesta: Filipe Torres
Equipa: ---
==============================
Piloto protestado: Diogo Capitão
Equipa: Morabia Rebellion
-------------------------------------------------------
Momento do replay: volta 4, minuto 11:37, última curva
Análise do CAI: na abordagem à curva 20, o piloto Diogo Capitão segue pela parte de fora da pista a grande velocidade, aparentemente numa tentativa de entrar na pit lane. No entanto, essa entrada na pit lane não se verifica, tendo o piloto Diogo Capitão cortado a referida curva a eito e reentrado em pista a cerca de 150 km/h quando já lá circulava o piloto Filipe Torres, não embatendo neste por muito pouco. Pelo facto de não ter havido nenhum toque, considera o CAI não haver motivo de penalização. No entanto, o CAI alerta o piloto Diogo Capitão que manobras deste género, sejam por descuido, sejam por iniciativa própria, enquadram-se na categoria de manobras anti-desportivas e são severamente sancionadas.
Decisão do CAI: advertência
Protestos da Organização - volta 1
Análise do CAI - situação 1: na abordagem à curva 1, o piloto Rúben Almeida trava de forma descontrolada e embate no piloto Tiago Fortuna, causando o despiste deste, para logo de seguida embater no piloto Joel Pereira, causando também o despiste deste. O piloto Rúben Almeida é considerado responsável por ambos os incidentes, sendo a penalização agravada pelo facto de se tratar da curva 1, onde repetidamente é pedido mais cuidado aos pilotos.
Decisão do CAI: perda de 10 pontos e impedimento de realizar qualificação na próxima corrida em que venha a participar
Análise do CAI - situação 2: na abordagem à curva 1, o piloto Carlos Santos utiliza uma trajetória "por dentro" quando tinha à sua frente o piloto Baltazar Lima, o que resulta num toque lateral e posterior despiste de ambos. Num momento posterior, o piloto Carlos Santos retoma à pista sem os devidos cuidados, embatendo no piloto Filipe Torres e causando o despiste deste. O piloto Carlos Santos é considerado responsável por ambos os incidentes, sendo a penalização agravada pelo facto de se tratar da curva 1, onde repetidamente é pedido mais cuidado aos pilotos.
Decisão do CAI: perda de 10 pontos e impedimento de realizar qualificação na próxima corrida em que venha a participar
Análise do CAI - situação 3: na abordagem à curva 1, o piloto Nuno Rodrigues utiliza uma trajetória "por dentro" quando tinha à sua frente o piloto José Lima, o que resulta num toque lateral e posterior despiste na saída da curva. O piloto Nuno Rodrigues é considerado responsável pelo acidente, sendo a penalização agravada pelo facto de se tratar da curva 1, onde repetidamente é pedido mais cuidado aos pilotos.
Decisão do CAI: perda de 5 pontos e impedimento de realizar qualificação na próxima corrida em que venha a participar
Análise do CAI - situação 4: na abordagem à curva 12, o piloto Diogo Capitão falha o ponto de travagem e embate na lateral traseira do piloto Mário Peixoto, que já se encontrava a realizar a curva, causando o despiste deste e perdas de posição. O piloto Diogo Capitão é considerado responsável pelo acidente.
Decisão do CAI: perda de 5 pontos
Análise do CAI - situação 5: na saída da curva 20, o piloto Filipe Torres embate na lateral do piloto Mário Peixoto, que já se encontrava a realizar a curva, causando o despiste deste e perdas de posição. O piloto Filipe Torres é considerado responsável pelo acidente.
Decisão do CAI: perda de 5 pontos