Author Topic: Carta à Kunos  (Read 5136 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Adalberto Farias

• Membro
  • **
  • Liked: 20
    • View Profile
Carta à Kunos
« on: March 17, 2015, 12: 18 »
Bem a comunidade RD, decidiu mandar uma carta à Kunos, basicamente a mencionar o que está em falta/precisa de ser melhorado no multiplayer do Assetto.

http://www.racedepartment.com/threads/open-letter-to-kunos-simulazioni-and-the-community.102487/

"A Pé é Pior" - By Alcoólico Anónimo

Online Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2497
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Re: Carta à Kunos
« Reply #1 on: March 17, 2015, 12: 27 »
Eu apoio, embora ache que existam prioridades. Na RD querem tudo, e ter tudo é fixe, mas ter tudo demora tempo. Mais depressa quero ter paragens mais desenvolvidas, penalizações boas e um sistema de bandeiras totalmente funcional, do que ter por exemplo tempo por setor. Acho isso pouco importante neste momento.

Acredito que estão a trabalhar em melhorias no MP. Aliás, este update demonstrou isso. ;)

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #2 on: March 17, 2015, 12: 42 »
Querem o que a concorrencia tem... e a concorrencia quer o que a concorrencia tem...  e ter um sim novo que tenha o que a concorrencia tem e ainda mais :D

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1423
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #3 on: March 17, 2015, 16: 45 »
Por acaso até discordo - em parte - com esta discussão acerca do MP no Assetto Corsa. Se posso concordar que as colisões podiam estar melhores (e como me recordo das colisões de outros sims...), já no que diz respeito à estabilidade do netcode não me parece que a coisa esteja assim tão mal. Organizamos dezenas de campeonatos no Race07 e alguns no GTR2 e todos se lembram do que era e é o online dos referidos. Quem não se lembra de cair de warmup para race, cair em race, etc, sem ter a possibilidade de regressar à pista? Eu lembro-me bem das vezes que fiquei apeado sem ter possibilidade de regressar para fazer o gosto ao pé. Aqui pelo menos tenho essa possibilidade.

Já vamos tendo alguma experiência acumulada de campeonatos e eventos no AC e não me parece que a experiência seja assim tão aterradora. Em carros e mods bem optimizados é possível ter FPS muito aceitáveis e correr de forma muito estável até. Pelo menos é isso que venho vendo em todos os eventos e campeonatos que organizamos e não vejo assim tanta gente a ter problemas aterradores com a experiência digo eu. Já vi coisas muito menos optimizadas em sims com anos às costas.

É evidente que gostaria de ter mais coisas diga-se mas não é por não haver grids invertidas que a experiência é má. Gostava de ter mas se não tiver não é o fim do mundo para mim. Gostava de ter mais slots nas pistas isso é um facto mas se tivermos uma média de 24 slots para correr também não me parece a pior coisa do mundo ou afinal quantas vezes é que teremos eventos em que sejam necessárias mais slots do que essas?

Essencialmente admito que os toques possam ser melhorados por exemplo. Mas fundamentalmente gostava que o sistema de penalizações fosse diferente. Diferente já ele é neste momento mas parece-me que ainda tem falhas porque levantar o pé ou mesmo parar o carro pode dar direito a desqualificação o que não é aceitável. Provavelmente gostava que o sistema fosse simplificado, coisa do tipo Race07 por exemplo, tens 2 avisos ao 3º cumpres stop & go. Provavelmente funcionava melhor que o sistema atual.

Offline Mário Leitão

• Experiente
  • Liked: 146
    • View Profile
« Reply #4 on: March 17, 2015, 18: 03 »
Vitor, estamos em 2015 e não em 2006 :), eu concordo com a carta e se o multiplayer fosse uma coisa mais facilitada os 70% que dizem (não faço ideia se é verdade ou não) que jogam singleplayer em hotlap, faziam online, e até com amigos. Só a seca que é para montar um servidor, escolher skins oficiais (para o amigo não ficar de fora), escolher cada skin como um carro se tratasse, deixa muita gente sem vontade de ir para online. Claro que depois de termos uns saves de configs a coisa é mais fácil, mas não nos podemos esquecer que grande parte de utilizadores está a vir das consolas, onde aquilo é só abrir uma sala com as facilidades todas.
Também a carta está um bocado dramática é verdade, mas se assim não for também não chama a atenção.

Offline Paulo Honorato

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 953
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
« Reply #5 on: March 17, 2015, 18: 22 »
Uma coisa que realmente parece ter complicado dos antigos para os de agora é o Multiplayer, o AC e o rF2 estão mais complicados do que era antigamente.
Uma funcionalidade que o iRacing tem, apesar de ser "externa" é que nem precisas de fazer download das skins o programa faz por ti, ou seja, menos uma preocupação. Programa este, que ainda não percebi como é que ainda não existe neste simuladores novos por defeito. o rFactor também tinha já um programa para isso, menos automático que o iRacing, mas também mais facilitado.
Agora estas coisa no AC dos Guid, skins etc, e no rF2 do rfmod não havia nada mais fácil!!!
Claro que nem um nem outro estão finalizados, mas parece-me que estes dois ligaram menos ao MP do que deviam, isto porque acho MUITO forçado que 70% dos gamers do AC, só joguem offline.

Offline Rui Paiva

• Veterano
  • Liked: 140
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #6 on: March 17, 2015, 19: 00 »
Simracing é online e ponto.
Se não o pudesse fazer online nem sequer estava aqui. Melhorem o online.
Em relação ao damage ele não está fraco... está uma anedota, completamente irreal. Encosto com a direita no muro e aparece me o carro riscado na esquerda e atrás.... Até o velhinho Gtr2 está muito á frente.

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1423
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #7 on: March 17, 2015, 19: 03 »
Para mim simracing também é online atenção. Não faço sequer absolutamente nada offline. E concordo por experiência própria que o dedicated server é uma seca de gerir com guids e afins. Mas pronto é o que há.

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
  • Liked: 451
  • No bumps, no bangs: Concorde!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT : Thrustmaster T.16000M FCS FLIGHT PACK
« Reply #8 on: March 17, 2015, 19: 10 »
...isto porque acho MUITO forçado que 70% dos gamers do AC, só joguem offline.
Estava a achar muito estranho ser eu o único a achar esse numero um verdadeiro disparate. Acho que foi atirado "da boca pra fora" apenas e só para tentar calar quem diz que o mais importante é uma boa experiência em multiplayer.

De resto concordo integralmente com a carta. Eu não a teria escrito melhor.
O Assetto Corsa é uma excelente plataforma para hotlaps e pouco mais. Aliás, neste momento, além do TCS em que participo apenas e só para cumprir calendário, só o uso como Touristenfahrer Simulator.  :biggrin:

Tem potencial para ser O simulador? Sem duvida.
Está lá perto? Nem por sombras.

Aguardemos por melhores dias.

Offline Luís Branco

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 464
    • View Profile
« Reply #9 on: March 17, 2015, 21: 17 »
Em termos de gestão do servidor dedicado o AC está muito limitado e desde há muito que é a crítica que faço à Kunos.

O AC é muito bom no que faz bem, em particular na simulação de condução, que é das melhores que há actualmente e que consegue combinar com gráficos de muitíssima qualidade e bons sons.

Intel I7-7700K @ 4800MHz | Corsair Hydro 115i | Asus ROG Maximus IX Code | GSkill 2x16GB DDR4-3200 Trident Z | Samsung SSD 850 256GB | Samsung 850 Evo 250GB | Samsung SSD 830 256GB | WD HDD 500GB | WD HDD 1TB | Asus Strix RTX 3080 OC | ACER Predator X34 3440x1440 | Windows 10 64-bit | Fanatec DD1 + 911 GT3 R Steering Wheel + Heusinkveld Ultimate Pedals | Track IR 5 Pro | RSeat RS1 Pro

Offline Mário Leitão

• Experiente
  • Liked: 146
    • View Profile
« Reply #10 on: March 17, 2015, 22: 49 »
...isto porque acho MUITO forçado que 70% dos gamers do AC, só joguem offline.
Estava a achar muito estranho ser eu o único a achar esse numero um verdadeiro disparate. Acho que foi atirado "da boca pra fora" apenas e só para tentar calar quem diz que o mais importante é uma boa experiência em multiplayer.

De resto concordo integralmente com a carta. Eu não a teria escrito melhor.
O Assetto Corsa é uma excelente plataforma para hotlaps e pouco mais. Aliás, neste momento, além do TCS em que participo apenas e só para cumprir calendário, só o uso como Touristenfahrer Simulator.  :biggrin:

Tem potencial para ser O simulador? Sem duvida.
Está lá perto? Nem por sombras.

Aguardemos por melhores dias.

Também me parece muito, mas não serão números tirados da Steam?

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
    • View Profile
« Reply #11 on: March 17, 2015, 23: 29 »
Também me parece muito, mas não serão números tirados da Steam?
Alegadamente são. Mas ninguém consegue comprovar, pois esses dados não são públicos.

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #12 on: March 18, 2015, 11: 11 »
Logicamente que quase todos jogamos offline por causa de fazer setups, conhecer a pista e o carro. Eu nao devo passar um decimo do tempo que gasto offline em online...

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
    • View Profile
« Reply #13 on: March 18, 2015, 12: 32 »
Tiago, o que está em causa é uma afirmação do Aristotelis em que afirmou que 70% dos possuidores do Assetto Corsa nunca sequer clicou na tab do online.

Online Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2497
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #14 on: March 18, 2015, 13: 47 »
Eu acho que o número está trocado... se calhar 30% é que nunca foi online, e os outros 70% sim. Já me parece mais viável. 70% da malta não utilizar o MP e termos dezenas de servidores cheios todos os dias não faz sentido. Além disso, o MP é a alma do sim-racing. Sim-racing contra IA continua a ser sim-racing mas só na sua base de significado (simular corridas). Está muito longe de ser tudo aquilo que o sim-racing envolve, na minha opinião: campeonatos organizados, comunidades, recriação o mais aproximada possível do ambiente encontrado no desporto automóvel, etc. Correr contra humanos é muito mais interessante do que correr contra a IA. Esta pode servir de treino, e devia até, mas tirando isso, sim-racing é com outras pessoas, não é com o PC.