Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Luís Branco

Pages: 1 ... 216 217 [218] 219
3256
Elise Cup@PTSims / Re: Carpack
« on: June 17, 2007, 07: 46 »
As skins devem ser enviadas para o email indicado no primeiro post.
Podem enviar skins diferenciadas.

Aproveito e deixo aqui um pequeno vídeo de apresentação do Lotus Elise da Sonic Racing Team e, simultâneamente, a mensagens que queremos passar em todos os eventos organizados pela PTSims Racing. ;)



[youtube=425,350]XyQbuLD-W9Q[/youtube]

3257
Aviação Real / Re: F22 Raptor
« on: June 16, 2007, 00: 23 »
É um OVNI

3258
Geral / Re: Jogos? Ou Simuladores?
« on: June 15, 2007, 01: 17 »
Mas os simuladores que servem para guia ou combater são os jogos de simulação (e eu a dar-lhe :biggrin:).
É por aquilo que disse acima que não acho que fique mal chamar aos nosso simuladores de jogos, porque de facto, na minha opinião, são.

Outro simuladores profissionais, que não utilizam tecnologia de ponta, tecnologia industrial e de vanguarda, não conheço e, nesse aspecto, dou-te inteira razão que os nossos simuladores (pronto, não disse jogos  :biggrin:) são também eles bem diferentes dos restantes jogos no aspecto daquilo que procuram trazer para dentro de nossas casa. Mas volto à mesma, e digo que são jogos :yes: :biggrin:

3259
Geral / Re: Jogos? Ou Simuladores?
« on: June 14, 2007, 20: 12 »
O simuladores profissionais são melhores que os nossos pelas seguintes razões (a :biggrin: até parece que estou a responder a uma frequência  :biggrin:):

- simulam uma infinidade de parâmetros que não são considerados nos jogos de simulação
- utilizam equipamentos (software e hardware) concebidos e preparados específicamente para a simulação.
- dispõem de critérios de avaliação e recolha de dados em muito maior dimensão resultado das exigências próprias de quem os utiliza
- são concebidos para replicar a realidade (dentro do técnicamente possível), embora, em muitos simuladores, apenas uma parte específica seja efectivamente analizada. (exemplo: suspensão, efeito aerodinâmico ou reacção do piloto a determinadas circunstâncias ou situações).

Quando dizes que "não são muito diferentes" é uma forma simplificada de colocar a questão. Podem não ser muito diferentes visualmente (alguns) mas por baixo da pele são bastante mais evoluídos e complexos. Isto resulta precisamente de serem utilizados na concepção, desenvolvimento ou construção de certos componentes, ou testes de durabilidade dos mesmos.

A Mercedez, por exemplo, tem um dos mais sofisticados simuladores automóveis que existem e não, não é para ser utilizado pela McLaren  :biggrin:, é utilizado no processo de desenvolvimento dos modelos automóveis correntes, e novos novos modelos.
O novo Classe C foi, até hoje, o carro que teve a maior percentagem de desenvolvimento virtual. Desde a concepção dos paineis exteriores, com a preocupação da redução do coeficiente aerodinâmico (depois desenvolvido em túnel de vento) e redução do ruído, disposição do tablier interior e libertação de espaço disponível para ocupantes, desenho e posicionamento das suspensões, etc.
Este simulador da Mercedes permite, além disso, viagens virtuais dentro do automóvel em desenvolvimento, em diversos locais e ambientes, por forma a estudar a quantidade de superfíficie vidrada a utilizar e as melhorias de luminosidade interior conseguidas.
Também o estudo, concepção e desenvolvimento dos faróis recorre a este simulador, pois possibilita antecipar o melhor desenho das ópticas, conjugado com as melhorias aerodinâmicas e, obviamente, a estética.
Com estes simuladores conseguem ganhos de tempo colossais no desenvolvimento de novos modelos automóveis, permitindo a técnicos e engenheiros verem, no verdadeiro sentido da palavra, o carro antes de ele existir na realidade.
Mas até o sistema da Pre-safe da Mercedes é desenvolvido com utilização deste simulador, permitindo apurar quais os orgão a intervir, quando e como, e de que forma o devem fazer.

Tens também o caso do desenvolvimentos dos sistemas de travagem (ABS, DSC, etc) e controlo de estabilidade (ESP, DTC, e por aí fora, que passam por simuladores na faze de concepção.

No caso dos simuladores de vôo, alguns dos utilizados, como é o caso da Airbus, são os únicos meios de treinar pilotos e tripulação para situações hipotéticas e averiguar qual a melhor forma de reagir aos mesmos. Mas mesmo na fase de concepção, a Airbus recorre a simuladores por forma a avaliar efeitos de stress, distribuição de zonas de apoio às estruturas (que suportam a maior parte do peso da aeronava), pontos de soldadua, dimensões da janelas, localização de motores, etc.
São ainda utilizados estes simuladores para investigação, correcção e construção de sistema que previnam acidentes, ao permitirem replicar no simulador as condições exactas que existiam num determinado momento, possibilitando apurar causas e soluções.
Todos estes simuladores representam investimentos de milhões de euros e embora ao os vermos (quer o da Mercedes quer o da Airbus) sejam muito parecidos visualmente com os jogos de simulação que temos nos nossos PC's, tirando isso, pouco o nada têm a ver com os nossos.

Mesmo assim, utilizando os mais e sofisticados simuladores existentes, os acertos e testes definitivos são efectuados no mundo real e são esses que determinam componentes, durabilidade, estanquecidade, resistência, equilíbrios, e sei lá que mais. Os simuladores são um enorme apoio à concepção e desenvolvimento mas ainda, nem estes, conseguem transportar para dentro de um computador tudo aquilo que depois acontece na realidade.


3260
Geral / Re: Jogos? Ou Simuladores?
« on: June 12, 2007, 17: 56 »
Por favor limitem-se a expressar as vossas opiniões sem efectuar outros juízos.

3261
Geral / Re: Jogos? Ou Simuladores?
« on: June 11, 2007, 16: 50 »
Já comentei no site, pelo que não vou repetir tudo aqui, mas reafirmo que na minha opinião os simuladores são jogos, jogos de simulação. Não creio que se possam chamar de simuladores porque esses, que existem, tem outra função muito específica, que é de replicar de uma forma artificial a realidade até ao mais ínfimo pormenor que seja possível obter tendo como limitação a actual tecnologia que lhes é aplicada, ou disponibilizada, talvez mais esta última.
Os nossos jogos de simulação, e perdoem-me aqueles que acharem que faço mal em chamar de jogos, estão ainda um bocadito longe desses simuladores, até precisamente pelo suporte que utilizam (DVD, logo ainda muito limitado em termos de espaço), os equipamentos onde  se fazem correr (PC's, que ainda que tenham evoluído muito, são simples PC's), e periféricos (que também têm evoluído mas longe do que os verdadeiros simuladores permitem sentir).
Sempre gostei de jogos de simulação e a principal razão é precisamente por poder entrar em competição com outros jogadores. Julgo que é, para já, este o principal ponto que deve ser focado nos jogos de simulação, já que, julgo eu, querer fazer dos mesmos uma colagem ao real é um pouco difícil.
Senão, ora reparem. Nenhum jogo de simulação automóvel actual contempla:
- efeitos aerodinâmicos de danos no carro
- efeitos de forças longitudinais e transversais nos sistemas de arrefecimento (circuito de óleo)
- vento e outras condicionantes meteorológicas na performance dos carros
- degradação e falha de orgãos mecânicos por stress de utilização(caixas de velocidade, caixas de direcção, travões, sistemas eléctricos, etc.)
- grip dos pneus por saída de pista (não estou a falar de efeitos visuais mas de efectiva acumulação de detritos)
- resposta dos motores em função da altitude em que as provas se realizam (ar mais rarefeito a maior altitude)
- furos ou quebras mecânicas por embate em partes de outras vitauras que fiquem soltas nos circuitos.

Isto sem contar com os efeitos físicos e a escala de percepção de quem utiliza os jogos de simulação, que é bastante diferente do real, como todos nós bem sabemos.

3262
Ah, grande João  :biggrin:
Ainda não me tinha apercebido dessa garra em em pista  :acute: e logo contra um Sonic  :spiteful:


3263
Em Directo | Live / Re: Em Directo com João Rodrigues
« on: May 28, 2007, 19: 17 »
Muitos parabéns e muito obrigado por tudo o que tens feito João. É com enorme satisfação que vejo o teu trabalho ser meritóriamente reconhecido quer dentro dos sims quer fora deles. :good: :victory:

Nota breve: editei o post apenas no que diz respeito à cor da última pergunta
:biggrin:

3264
Apresentação / Re: César Mendes
« on: May 27, 2007, 17: 12 »
Mais outro que não faço ideia de quem seja.  :search: :nea: :unknw: :biggrin:

3265
Então digam-me lá uma coisa. O banner aqui do PTSims está muito fixe, mas o logo é para ficar este como definitivo ou o que existe é apenas provisório?
É que este parece que choca um bocado com o banner.

3266
Geral / Re: Racing Simulations - Qual o melhor?
« on: May 25, 2007, 00: 57 »
Então estás como o Bocage...com o pano ás costas à espera que saia a última moda  :biggrin:

O GTR estava muito bom, o GTR2 está melhor. Aliás, um dos pontos que a comunidade sempre criticou foram os problemas de tracção (falta dela) a velocidade muito baixas. Também os travões do GTR pecavam por bloquear a velocidades estupidificantemente ( :yahoo: consegui escrever isto tudo) altas.
É natural que quando se está habituado a um simulador e se passa para outro, as diferenças sejam realçadas e, inicialmente, haja tendência para exagerar nas opiniões. É natural que assim seja, e foi o que aconteceu quando surgiu o GTR2. Eu próprio fiz observações entre eles que hoje reconheço terem sido erradas. O hábito faz o monge, e o monge é de hábitos. :crazy:


Agora, um sim não é são só físicas, muito, muito, muito longe disso. Um sim, até mais ver, só  se acede por PC (os nossos sims, não os profissionais, que não são para aqui chamados).
O que se tem num PC está longe para caraças do que se tem na realidade. E nem se pode meter a "realidade física" num PC, mesmo que tal fosse técnicamente possível, que ainda não é. É que a escala, o distanciamento (sentado na cadeira, com um volante na mesa e por aí fora) não deixa que a realidade possa ser percepcionada (fosga-se que estou a escrever bem :boast: :lol:)num PC como na realidade.
A física real tem que ser adaptada para a realidade dos PC's. Pensar que se pode fazer mais que isso, é, para já, uma autêntica utopia.
Os simuladores têm que nos dar as físicas "reais de PC", mas também, e isto não se pode esquecer, a aparência visual da realidade, essa sim, que daqui a pouco se confunde entre imagem processada digitalmente e imagem real (leia-se vídeo).

E também não é porque um simulador é difícil, ou muito difícil, que é real. Experimentasses conduzir o teu carro, seja ele qual for, simulado num PC, com as tais físicas reais que pretendes, e certamente irias ver que a realidade que tinhas no PC não se comparava à verdadeira realidade?!?! :this:

Por sinal lembro-me bem do Indy 500 e Indy Car Racing, mas sendo bons na altura momento em que simuladores contavam-se por uma mão, hoje às dezenas, não podem servir de termo de comparação com o que temos actualmente.
Foram muito bons? Foram. Mas foram, não são.

Até vir melhor, GTR2, GTL, RBR e GP79 estão como os meus preferidos.

Vamos lá ver se tiras o pano das costas :biggrin:

 :drinks:

3267
Geral / Re: Racing Simulations - Qual o melhor?
« on: May 24, 2007, 13: 20 »
O GPL nunca foi dos meus preferidos. Primeiro porque quando saíu, para aí em quê, 92??? já nem lembro, os PC's simplesmente arrastavam-se para correr aquilo. Em pouco tempo, esquisito como sou com essas coisas da fluidez e afins, ficou na prateleira. Mais tarde voltei a ele mas não me entusiasmou. Talvez se hoje voltasse a pegar-lhe podia agradar-me, mas vai ser difícil, embora ainda tenha o original.

3268
Pois é... Uma intrusa....  :-*

Quero dar os parabéns ao meu mais-que-tudo pela sua ideia e a todos os que colabooraram com ele....

Ficou um espectáculo... Espero que todos os teus desejos se realizem e que continues a lutar pelo que anseias.
Beijo com amor....

ts, ts, ts a espionar é? :spiteful:

3269
Geral / Re: Racing Simulations - Qual o melhor?
« on: May 24, 2007, 12: 30 »
Ora cá vai, sem dizer que um é melhor que outro, que os gostos não se discutem...toleram-se :biggrin:

Respondendo à pergunta do "..."  :biggrin:

Para mim o melhor simulador é aquele em que mais me divirto. De nada interessa grandes tecnicismos a dizer que este faz isto e aquilo e o outro não, porque se neste não me divirto, então vou para o outro. E será esse que para mim é melhor.
Portanto, reformulando a quesão, o simulador que mais gosto? Tenho 2 e vou explicar o porquê. Mas além destes 2 tenho mais 2 onde me divirto à brava, mas gosto mais dos 2 primeiros. Então os meus preferidos são, por esta ordem:

1º - GTL (por esta não esperavam :biggrin: )
2º - GTR2
3º - Mod GP 79 para o rFactor
4º - RBR

Quanto a razões, vamos a elas. Primeiro uma afirmação "la paliciana". Todos eles são simuladores e todos eles são jogos :boast:  :biggrin:
Ora como jogos de simulação que são há pontos que logo à partida me fazem pender para uns mais que para outros, ainda antes de tudo o resto. E um deles é a qualidade gráfica, os efeitos visuais, o gozo de olhar para o monitor e gostar do que vejo.
Ora nesse aspecto, GTL e GTR2 são indubitávelmente os mais apetecíveis.
Têm pistas de excelente qualidade visual, os carros são impressionantes, com detalhes deliciosos, os cockpits são fantásticos, possibilidade de correr à noite, com todos aqueles efeitos de luzes e faróis, dia/noite com passagem verdadeiramente dinâmica - é um espectáculo começar de dia (ou noite) e ver o sol a diminuir  e a escurecer com todas as luzes a começarem a acenderem-se.
Efectivamente, neste aspecto o GTL/GTR2, é muito bom.

Depois outro ponto que faz com que os 3 primeiros estejam nos...3 primeiros?!   :sarcastic_hand:
Prefiro simuladores de corridas, com outros carros em pista. O RBR é excelente, mas andamos sozinhos. Pronto, fica explicado porque esse não pode ficar em 1º, 2º ou 3º.

Agora, porque é que gosto mais do GTL/GTR2 que do GP 79. Ora bem, uma das razões é precisamente a maior agradabilidade visual dos 2 primeiros. Depois, embora o GP 79 seja, mas de longe, o melhor mod que existe para o rFactor, o comportamento do carro, ou melhor, a sensação de condução, que é transmitida ainda me faz sentir que o carro não está bem em contacto com a pista. Falta-lhe peso, pressão nas rodas, efeitos de reacção, quando comparado com os outros 3. Mas a verdade é que é uma loucura andar no GP 79. 

O GTR2 e o GTL são muito bons, para mim os melhores, na sensação de condução, de contacto com a pista, que nos transmitem. Temos sempre a noção correcta da aderência, ou falta dela. A condução mostra-se mais imersiva, mas física e menos digital, como sucede no GP 79.
Mas o GTL em primeiro porquê? Porque dá um gozo do caraças conduzir aqueles chaços (o GT 40 então é sublime no gozo, e o som, então, é de bradar aos céus- bom tenho um som addon, mas quem é que está a notar  :biggrin: )
Além disso, sou um profundo amante das corridas online, e no GTL essas são sempre muito mais emocionantes que no GTR2. Presumo que no GP 79 também venham a ser, mas a condução mais "flutuante" deste terá certamente consequências nas corridas multiplayer.

Agora, quanto a outros pormenores, aqui fica apenas um.
O GTL, e principalmente o GTR2, tem uma física de pneus muitíssimo boa. É mesmo isso que leva a que se note a diferença da condução para os restantes sims.
A simulação do contacto dos pneus com a pista, os efeitos longitudinais e laterais são impares entre os sims. Nenhum outro (excepto o RBR) se assemelha a estes. Para quem gosta de se divertir num simulador, como eu, este ponto é verdadeiramente decisivo no que toca à condução.

E pronto, são estes os meus eleitos, sem precisar de entrar em tecnicidades, como se os carros estão correctamente simulados em termos de performances (que certamente não estão em nenhum deles), ou que os sistemas de danos necessitam de melhoras (que necessitam), ou a simulação de quebras mecânicas está longe do real (que parece estar), e por aí fora.


3270
Mods / Re: Megane Trophy 2.0
« on: May 24, 2007, 11: 56 »
Mas eu não disse que o GTR2 era o melhor, nem tão pouco estava a pedir-te que dissesses qual o melhor. Apenas que indicasses um que seja realista, já que dizes que o GTR2 não é.

mas como a coisa está a alongar-se :D vou postar no outro tópico que o Filipe colocou o link, que este é só para o Megane e a minha questão resultou do mod do Megane por extrapolação.

O resto então fica aqui ;) http://ptsims.net/forum/index.php?topic=91.0

Pages: 1 ... 216 217 [218] 219