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Topics - Mário Peixoto

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Arquivo 2007-2019 / Doran JE4 @Watkins Glen GP
« on: July 24, 2012, 16: 55 »
Fun Race: Doran JE4 @Watkins Glen GP


Com o principal campeonato da PTSims quase a acabar, o GT Series, é altura de recomeçar com as fun races. E nada melhor do que pegar logo num carro que é do agrado de muitos: o Doran JE4, um protótipo de Daytona bem rápido. A pista escolhida, Watkins Glen GP, promete dar que fazer aos pilotos, pois é uma pista bastante rápida com várias curvas onde o carro atingirá o limite. Não percas a diversão e aparece para 30 minutos de corrida! ;)

Boa sorte a todos os participantes e divirtam-se!


Detalhes do servidor / Server details:

Servidor / Server: PTSims.net - Doran
Password: ptsims

Qualificação / Qualify: 22:00 (20 minutos)
Warmup: 22:20 (5 minutos)
Corrida / Race: 22:25 - 30 minutos
Arranque / Start: PARADO / STANDING START
Data / Date: 26 de julho (quinta-feira)
Pista / Track: Watkins Glen GP
Carro: Doran JE4




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PTSims Hot Laps / Hot Laps PTSims - Classificação Geral
« on: July 22, 2012, 00: 14 »
Hot Laps PTSims - Classificação Geral

Aqui será atualizada a classificação geral após cada desafio. A pontuação a atribuir pode ser consultada nas regras.



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Desafio #2: Doran JE4 @Talladega Superspeedway


Após o primeiro desafio na Itália, cuja combinação pista / carro agradou a muitos, seguimos caminho para mais uma semana de hot laps. Para o desafio número dois abandonamos a Europa e vamos até aos Estados Unidos da América, mais propriamente até ao estado do Alabama. O que nos espera lá é uma impressionante pista tri-oval, uma das maiores do país. Aberta ao público em 1969, após um custo de construção de 4 milhões de dólares, a Talladega Superspeedway consiste apenas em 4 curvas, mas todas elas são feitas a velocidades estonteantes pelos carros de NASCAR devido à inclinação de mais de 30º graus. Para quem acha que este tipo de pistas exige pouco esforço, pense novamente pois vai ter de suar para conseguir lutar pelo melhor tempo. A bordo do Doran JE4, um protótipo de Daytona e bem habituado a pistas ovais, quem conseguirá ser o mais rápido e lutar por aquela milésima até ao final? ;)

Boa sorte a todos os participantes e que vença o mais rápido!


Detalhes do servidor / Server details:

Servidor / Server: PTSims.net - Hot Laps #2
Password / Password: ptsims
Data / Date: de 23 de julho a 28 de julho
Pista / Track: Talladega Superspeedway
Carro: Doran JE4



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Automobilismo Real / Nürburgring Nordschleife em risco?
« on: July 17, 2012, 00: 38 »
Acabei de ler isto. Que tristeza, é a minha pista favorita. :( Ao menos a versão virtual ninguém me tira, mas seria muito mau ver Nords abandonada por falta de dinheiro.

It is with great sadness that we have to share news that the European Union denied allowing the state of Rhineland-Palatinate giving financial aid to the crisis-shaken circuit located in the German Eifel region. Bankruptcy is thus almost unavoidable, meaning that the legendary 22.810 meters of tarmac known as the Nordschleife will probably be sold just like it's brethren known as the Nürburgring circuit.

The owner of the track, the Nürburgring GmbH which is subsequently owned by the state of Rhineland-Palatinate, would need more than 10 million Euros to survive but because of the EU decision it's not allowed to receive any funds from it's owner nor is the state allowed to defer any credits the state had previously given, through state owned banks, to the Nürburgring GmbH. An investigation about more than 500 million Euros of unapproved financial aid is still ongoing and surely played it's part in this decision as well.

Currently it's planned to run the upcoming season as planned but everything thereafter will strongly depend on the liquidator and if the track is being sold as a whole or split up. Ironically, the principal creditor of the operating company is the state itself.

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Palavras para quê... finalmente está disponível a Gymkhana 5 do Ken Block! :yahoo:



Brutal esta Gymkhana, mesmo brutal. A cidade foi muito bem escolhida. Aqueles saltos, que espetáculo. :smile: :heat:

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PTSims Hot Laps / Desafio #1: BMW 320i (E46) @Imola
« on: July 04, 2012, 00: 22 »
Desafio #1: BMW 320i (E46) @Imola


Para o primeiro desafio vamos até à Itália, mais precisamente até à pista de Imola, também conhecida como Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari. Com 4.909 km de extensão e 17 curvas, é uma pista longa mas bastante rápida, com variadas subidas a descidas. O carro escolhido é o BMW 320i (E46) da classe WTCC 2006, um carro que promete dar muitos momentos de diversão apesar da sua idade.

Boa sorte a todos os participantes e que vença o mais rápido!


Detalhes do servidor / Server details:

Servidor / Server: PTSims.net - Hot Laps #1
Password / Password: ptsims
Data / Date: de 16 de julho a 21 de julho
Pista / Track: Imola (original Race 07)
Carro: BMW 320i (E46) (original Race 07)






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PTSims Hot Laps / Hot Laps PTSims - Apresentação
« on: July 03, 2012, 18: 13 »

Ninguém pode negar que para se ter sucesso numa corrida, seja ela mais longa ou mais curta, é preciso ser consistente, não errar, e acima de tudo ter em conta fatores como desgaste de pneus, combustível, motor, restantes pilotos em pista, etc. No entanto, com este novo desafio, a PTSims quer atirar tudo isso pela janela fora! O mais importante aqui não é quem consegue levar o carro até ao fim, quem consegue atacar ou defender melhor, mas sim quem consegue ser o mais rápido de todos ao longo de uma única volta. Sem medo de errar, sem querer saber quanto pneu se está a gastar, o objetivo é simplesmente ser o mais rápido. Ao longo de uma semana cada piloto poderá dar o seu melhor na pista selecionada a bordo de um determinado carro. A variedade será muita para agradar a gregos e troianos.

E tu, estás pronto para dares o teu melhor e fazeres uma autêntica volta canhão? ;) Se sim... LET'S HOT LAP!




ARE YOU READY?



A participação está sujeita à leitura e aceitação das seguintes regras: REGRAS - Hot Laps PTSims

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Podem colocar aqui pedidos de ajuda, dúvidas, sugestões, etc.

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PTSims Hot Laps / Hot Laps PTSims - Regras e pontuação
« on: July 03, 2012, 17: 53 »


Regras gerais


1) Os tempos realizados por cada piloto só serão válidos caso este os realize no servidor criado para o efeito, e apenas durante o período em que o desafio esteja a decorrer.

2) É obrigatório que o piloto entre no servidor com o mesmo nome e apelido que utiliza no fórum (não é necessária qualquer inscrição).

3) O servidor apenas terá ativa a sessão de Qualificação. A partida será efetuada em modo rolling start. Significa isto que o carro é colocado automaticamente em andamento na última curva antes da reta da meta quando se faz "Drive" (tal como acontece no modo Time Attack).

4) Não há número limite de voltas. Cada piloto pode dar as voltas que achar necessárias e recomeçar as vezes que quiser.

5) Apenas o melhor tempo de cada piloto será apresentado na classificação final.

6) Todas as ajudas à condução estarão desligadas, com exceção do auto-clutch.

7) Todas as variáveis do setup, disponíveis para edição consoante o carro, serão admitidas sem restrições.

8) Caso dois ou mais pilotos se encontrem no servidor ao mesmo tempo a realizar as suas voltas, estes devem ter em atenção que não podem, de maneira alguma, prejudicar quem se encontra em pista. Aplicam-se aqui as regras gerais de bom senso e respeito que imperam nas restantes competições da PTSims.

9) A tabela de tempo para cada desafio será atualizada automaticamente utilizando uma aplicação própria. Em cada domingo será publicada a classificação definitiva de cada desafio. Os pilotos podem consultar os tempos a qualquer hora na seguinte página: www.ptsims.net/hotlaps/hotlaps.html

10) Cada desafio terá a duração de seis dias. No início de cada um será indicada qual a pista a utilizar e qual o carro permitido, assim como links para download caso este conteúdo não seja original do simulador.

11) É obrigatório que cada piloto guarde o ficheiro de replay com a sua melhor volta, para que a Organização, caso assim o entenda, possa verificar a validade da mesma. Caso o piloto não forneça o seu replay a pedido da Organização, a volta será considerada inválida.

12) Considerar-se-ão voltas válidas as que respeitarem os limites e o percurso normal do traçado, sendo obrigatório que pelo menos duas rodas se mantenham sempre em contacto com o alcatrão, ao longo de toda a volta. A Organização terá, no entanto, a palavra final no que toca à validade da volta.

13) A Organização reserva-se ao direito de aplicar, alterar, acrescentar ou eliminar, em qualquer momento, alguma das condições apresentadas.

14) Qualquer situação não contemplada por estas regras será analisada e decidida pela Organização.


Duração do evento: Cada evento terá a duração de seis dias, sendo que começa às 00:00h de segunda-feira, e termina às 23:59h de sábado. No domingo nenhum piloto deve efetuar voltas no servidor, pois estas não serão contabilizadas.




Pontuação

A pontuação a atribuir, após cada desafio, será a seguinte:

1º lugar - 100 pontos
2º lugar - 92 pontos
3º lugar - 86 pontos
4º lugar - 80 pontos
5º lugar - 74 pontos
6º lugar - 68 pontos
7º lugar - 64 pontos
8º lugar - 60 pontos
9º lugar - 56 pontos
10º lugar - 52 pontos
11º lugar - 48 pontos
12º lugar - 46 pontos
13º lugar - 44 pontos
14º lugar - 42 pontos
15º lugar - 40 pontos
16º lugar - 38 pontos
17º lugar - 36 pontos
18º lugar - 34 pontos
19º lugar - 32 pontos
20º lugar - 30 pontos
21º lugar - 28 pontos
22º lugar - 26 pontos
23º lugar - 24 pontos
24º lugar - 22 pontos
25º lugar - 20 pontos
26º lugar - 18 pontos
27º lugar - 16 pontos
28º lugar - 14 pontos
29º lugar - 12 pontos
30º lugar - 10 pontos
31º lugar - 8 pontos
32º lugar - 6 pontos
33º lugar - 4 pontos
34º lugar - 2 pontos
35º lugar - 1 ponto

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Automobilismo Real / O verdadeiro photo-finish!
« on: June 19, 2012, 18: 16 »
Drag race ends with 0.0000 seconds between winner, loser

Drag racing used to be a sport of shade-tree mechanics and pink-slip swapping, but modern drag racers rely on technology and finely honed skills as much as any other professional motorsport. Here's an example: this Sunday's NHRA final that saw the winner and the loser separated by less than one-ten thousandth of a second - with 0.0000 seconds between the two cars - thanks to one driver's awe-inspiring reflexes.

Sunday's final in the Pro Stock class at the Ford NHRA Thunder Valley Nationals in Bristol, Tenn., featured former world champion Mike Edwards in the red car above versus Allen Johnson in his Dodge. Johnson's car made the trip down the quarter-mile faster than Edwards, hitting 207.05 mph in a 6.661-second run, with Edwards' car doing a slower 6.674-second pass at 206.16.

But Edwards hit the pedal on his car just 0.005 seconds after the green light lit - a near-perfect reaction time that bested Johnson's reaction of 0.018. Adding those to the runs, both finished at 6.679 seconds; although the display time only goes to four zeros past the decimal, the internal NHRA clocks track down to the millionths of a second, and video shows Edwards hitting the line a fraction of a inch before Johnson.

It's not unheard of for a professional drag race to finish in a 0.0000 tie, but it is the first time a NHRA final has come down to such a slim margin. "I don't even know how you can describe something like (the final) in words," Edwards said afterwards. "Four zeros for the margin of victory. I just can't believe it."

Johnson was similarly incredulous, but felt it a little differently. "I think we'd rather shake the tires, hit the wall, anything other than lose like that," he said.



 :shok: :shok:

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Race 07 / LeMans Prototypes Challenge
« on: June 12, 2012, 23: 10 »
Com mais uma prova de 24 Horas a chegar, nada melhor do que simular umas corridas com as fantásticas máquinas que são os LMP! Quem conhece este tipo de carros sabe bem das velocidades que atingem em reta e a força monstruosa com que se agarram ao chão para curvas rápidas.

Para o Race até hoje não existiam bons mod de LMPs, apesar de existirem para outros simuladores, como GTR2 e rFactor. No entanto, isso mudou, e está aqui um mod de excelente qualidade que vai de certeza divertir. Os 5 bichos são o Audi R10 TDI, o Courage C65 AER, o Courage LC70 Judd, o Creation CA06/H Judd, e o Lola BA06/10 AER.

Para os que conhecem, digam olá às máquinas no pequeno vídeo que se segue. Para aqueles que não conhecem, vejam e tornem-se fãs! LeMans Prototype Challenge: brevemente numa pista perto de si. :secret:



PS: A qualidade do vídeo não vale nada, mas é que isto foi feito um bocado à pressa só mesmo para mostrar um bocadinho do mod. ;)

Download: http://www.gtchallenge.net/forum_GTR/viewtopic.php?f=21&t=2765

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iRacing / Recuperar de qualquer peão facilmente
« on: June 07, 2012, 15: 24 »
Pelos vistos, foi detetado um bug no iRacing que permite que se recupere o carro, mesmo em situações extremas, utilizando a simples técnica de carregar no acelerador e no travão a fundo ao mesmo tempo. :biggrin:

Quote
The iRacing community has recently been rocked by some controversy caused by an exploit in the online racing simulation's physics simulation.

Named the "2 Foot Magic Save Hax" or 2FMSH for short, the exploit allegedly allows drivers to save almost every slide by applying full force on the throttle and brake at once.

According to those who experienced it, this technique will magically save the most extreme slides regardless of steering wheel input.

While no physics simulation is perfect and bugs like these are not uncommon in racing games, its presence in iRacing is rather problematic given that the simulation is used to run league and events with rather big cash prizes or awards at stake.

The video below shows the exploit in effect, the iRacing forum discussion regarding this problem has already reached 23 pages as subscribers are debating the severity of the issue.



Tenho de experimentar no Race a ver se resulta. Dava jeito no GTS. :whistle3:

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Automobilismo Real / 33ª Rampa Internacional da Falperra
« on: May 14, 2012, 20: 17 »
Mais um ano, mais uma mítica Rampa da Falperra a caminho. Após um interregno de 9 anos (2001-2010), esta bem conhecida prova do automobilismo nacional regressou em grande e já vai na sua 33º edição. Para 2012 podemos contar, como sempre, com um fim-de-semana recheado de subidas protagonizadas pelos mais variados tipos de máquinas. Entre os dias 18 e 20 de maio, a Rampa da Falperra vai ganhar vida mais uma vez! Os campeonatos/troféus em disputa são os seguintes:

- FIA European Hill-Climb Championship
- FIA Historic Hill-Climb Championship
- Campeonato de Espanha de Montanha
- Campeonato de Portugal de Montanha
- Troféu Ibérico de Montanha
- Troféu Challenge Desafio Único FEUP
- Taça Nacional de Montanha

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Alguém vai? :biggrin: Eu no sábado não devo ir, infelizmente, mas domingo estou lá batido. Como de costume, o poiso será na famosa "Curva do Fojo". :yahoo:

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Microsoft Flight Simulator X – FAQ/Tutorial de instalação



Este FAQ/Tutorial tem como principal função guiar alguém na instalação e primeiros passos do Microsoft Flight Simulator X, um dos mais populares simuladores de voo. A estrutura deste tutorial foi feita a pensar numa instalação de raiz, e os passos devem ser seguidos pela ordem indicada para evitar problemas. Antes de instalar o FSX e respetivos addons aqui indicados convém ter pelo menos 60 GB de espaço livre em disco.


Tabela de conteúdos:

1. Instalação do simulador
   1.1. FSX Standard / FSX Deluxe
   1.2. FSX Gold

2. Primeiros addons a instalar
   2.1. FSGlobal 2010
   2.2. Ultimate Terrain X
   2.3. Cloud9 Xclass / sceneryTech
   2.4. Ground Environment X
   2.5. Real Environment Xtreme
   2.6. Aeroportos específicos

3. Desfragmentação do disco rígido
4. Portas a abrir no router para voos online
5. Otimização do ficheiro fsx.cfg

6. Addons opcionais para maior realismo
   6.1. Novos aviões e helicópteros
   6.2. Novas pinturas para aviões e helicópteros default
   6.3. My Traffic X
   6.4. Edit Voicepack X
   6.5. FS Passengers X



1. Instalação do simulador

Antes da instalação propriamente dita, convém saber qual é a edição do FSX que se está a utilizar, pois há várias, e consoante a edição que se tenha, a instalação do simulador pode requerer mais ou menos passos. As existentes são estas:

• Flight Simulator X Standard
• Flight Simulator X Deluxe
• Flight Simulator X Gold


1.1. FSX Standard / FSX Deluxe

As versões Standard e Deluxe foram lançadas ao mesmo tempo, em 2006, sendo que as diferenças entre elas assentam no conteúdo. A versão Deluxe possui mais aviões, mais missões, mais aeroportos, mais cidades, alguns aviões equipados com o GPS Garmin G1000, e oferece ainda a possibilidade de o jogador atuar como controlador aéreo em modo multiplayer. Caso se esteja a instalar alguma destas versões, é necessário instalar de seguida o Service Pack 1 e o Service Pack 2, por esta ordem, para corrigir bugs e melhorar o desempenho do simulador. Após a instalação do FSX (qualquer versão), basta iniciar o simulador uma vez para o ativar. De seguida deve-se desligar para começar a instalar addons. Seguem abaixo links para download de cada Service Pack.

Service Pack 1: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=en&id=14380
Service Pack 2: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=8986



1.2. FSX Gold

A versão Gold é a mais recente, e trata-se da versão Deluxe do FSX juntamente com a expansão Acceleration. Esta expansão, a única aliás, foi lançada em 2007 e adiciona novo conteúdo: dois novos aviões, um novo helicóptero, novas missões, alguns cenários mais detalhados, e suporte para DirectX 10. Esta versão do FSX é a mais completa, não sendo necessário instalar qualquer Service Pack, pois a expansão já traz todas as melhorias incorporadas. Basta instalar o FSX como normalmente, iniciar o simulador uma vez para o ativar, desligar, instalar a expansão, e depois iniciar novamente o FSX para ativar a expansão e para ser criada a base de dados relativa ao cenário. Desligar novamente para começar a instalar addons.



2. Primeiros addons a instalar

Tendo em conta que o FSX foi lançado no final de 2006, é natural que passados todos estes anos existam melhorias a fazer, melhorias essas que estão a cargo dos addons. Seja por causa do grafismo já algo datado, ou pelo facto de novos aeroportos terem surgido e outros terem desaparecido, a verdade é que para atingir um maior nível de realismo e de diversão se recomenda a instalação dos seguintes addons para melhorar e muito o grafismo e o terreno do simulador. De preferência devem-se instalar pela ordem aqui indicada para evitar problemas de compatibilidade. Atenção que estes addons não são os únicos nas suas funcionalidades, existem outros, mas estes reúnem o maior consenso por parte da comunidade, pelo que são esses que se recomendam.

Antes da instalação destes addons recomenda-se a leitura do seguinte tópico para compreender melhor a forma como o FSX gere e cria todo o terreno: http://www.ptsims.net/forum/index.php?topic=7796.msg144772#msg144772


2.1. FSGlobal 2010

O FSGlobal 2010 é um pacote de 25 GB que melhora drasticamente todo o modelo 3D do terreno do FSX (mesh). Apesar de não ser necessário em zonas planas, a diferença é abismal em zonas de montanhas e colinas, mesmo que a elevação destas seja mínima. Este é um addon que cobre o mundo inteiro, daí o seu tamanho.

Link do produto: http://secure.simmarket.com/pilots-fsglobal-2010.phtml


2.2. Ultimate Terrain X (UTX)

A função do Ultimate Terrain X é a de criar um mundo mais realista em termos de localização de rios, estradas, montanhas, zonas costeiras, cidades, linhas ferroviárias, etc. Neste aspeto o FSX default não é muito detalhado, pelo que um pacote deste género aumenta e muito o realismo sobre os locais por onde voamos. Neste momento existem quatro pacotes disponíveis que cobrem diferentes partes do mundo. Podem-se instalar todos os pacotes sem problemas de compatibilidade entre uns e outros, mas também se pode optar por instalar apenas um ou outro consoante as zonas onde se voa mais. Recomenda-se a instalação dos últimos patches de cada pacote para corrigir bugs. Os quatro disponíveis cobrem as seguintes áreas:

• Alasca (Ultimate Alaska X)
• Canadá (UTX Canada)
• Estados Unidos da América (UTX USA)
• Europa (UTX Europe)

Link do produto: http://www.scenerysolutions.com/


2.3. Cloud9 Xclass / sceneryTech

Estes addons referem-se à landclass do simulador. Landclass é o que indica ao simulador onde aplicar as texturas, para que o deserto seja deserto, a floresta seja floresta, e por aí fora. Existem vários addons generalistas que tratam disto, mas infelizmente não há nenhum perfeito ou que cubra o mundo todo. Para umas zonas um pode funcionar muito bem, mas para outras já pode não ser tão bom. Dos vários addons que existem para esta função, recomendam-se os da sceneryTech e os da Cloud9.

A sceneryTech oferece neste momento os seguintes pacotes:

• África (Africa)
• América do Norte (North America)
• América do Sul (South America)
• Ásia (Asia)
• Europa (Europe)
• Índico-Pacífico (Indo-Pacific)

Link do produto: http://www.scenerytech.com/products/


A Cloud9, pelo seu lado, tem os seguintes pacotes de landclass:

• América do Sul (XClass South America)
• Austrália (XClass Australia)
• Canadá (XClass Canada)
• Estados Unidos da América (XClass USA)
• Europa (XClass Europe)

Link do produto: http://www.fsdreamteam.com/products_cloud9.html


2.4. Ground Environment X (GEX)

O Ground Environment X é um conjunto de pacotes que melhoram significativamente as texturas utilizadas para cobrir o globo. Além de serem muito mais detalhadas e com mais resolução, são muito mais variadas do que as default do FSX. Tal como acontece com o UTX, estão disponíveis quatro pacotes que cobrem diferentes áreas do mundo:

• África e Médio Oriente (GEX Africa and the Middle-East)
• América do Norte (GEX North America)
• Atlântico e Trópicos do Pacífico (GEX Atlantic and Pacific Tropics)
• Europa (GEX Europe)

Link do produto: http://gex.flight1.net/


2.5. Real Environment Xtreme 2.0 (REX)

O Real Environment Xtreme é um conjunto de texturas de alta resolução que tornam todo o mundo do FSX muito mais realista e agradável ao olhar. As texturas incluem nuvens mais detalhadas e realistas, um novo sistema de iluminação, melhores texturas para o céu, água, e aeroportos (pistas, taxiways, etc.), entre outras melhorias gráficas. Está também incluído um sistema de meteorologia muito superior ao do FSX. Após a instalação do REX recomenda-se a instalação do REX OverDrive, um conjunto extra de texturas em alta resolução para o REX.

Link do produto: http://www.realenvironmentxtreme.com/


2.6. Aeroportos específicos

Tendo em conta o número de aeroportos presentes no FSX, o tratamento que cada um deles levou não é exaustivo, pois isso levaria anos a concluir e seria muito pesado para o simulador. Como tal, muitos aeroportos menos importantes utilizam edifícios e texturas genéricas. No entanto, ao longo do tempo foram criados aeroportos extremamente detalhados para o FSX que substituem os antigos. Estes aeroportos são muito mais fiéis aos aeroportos reais, e como tal também pesam mais no simulador. Pode-se instalar quantos se quiser, mas convém ter em conta que mais espaço será utilizado em disco. Como cada utilizador é que sabe o que quer ter no seu simulador, não se recomendam aqui aeroportos específicos, mas antes companhias que fazem excelentes aeroportos, nomeadamente: Aerosoft, TropicalSim, FlyTampa, e FTX (existem outras). Atenção que só se devem instalar aeroportos específicos após se terem instalado todos os addons anteriores relativos ao terreno. Isto porque os addons já listados são generalistas, ao passo que estes aeroportos são extremamente específicos e cobrem apenas uma zona. Caso se instale um aeroporto específico antes de instalar o terreno generalista, o que pode acontecer é haver uma sobreposição do generalista ao específico, ou então, em pior caso, um aeroporto completamente deformado.

Tendo em conta que a maior parte dos utilizadores vai provavelmente voar em Portugal, indicam-se de seguida os melhores aeroportos para o nosso país. Neste momento existe uma cobertura muito boa dos três grandes aeroportos do continente e dos dois aeroportos da Região Autónoma da Madeira. Estão apenas em falta alguns dos aeroportos da Região Autónoma dos Açores, mas não deve demorar muito até que todo o arquipélago esteja completo. Neste momento existem os seguintes aeroportos para Portugal:

• Aerosoft Faro X (LPFR)
• Aerosoft Madeira X (LPMA e LPPS)
• Aerosoft Mega Airport Lisbon X (LPPT)
• TropicalSim Azores #1 (LPCR, LPPI, LPAZ)
• TropicalSim Francisco Sá Carneiro (LPPR)
• TropicalSim Ponta Delgada (LPPD)



3. Desfragmentação do disco rígido

Tendo em conta que o simulador e os addons indicados ocupam bastante espaço em disco, deve-se utilizar, logo após a instalação de tudo isto, um bom desfragmentador de disco para evitar ficheiros soltos que causam lentidão do sistema e do próprio FSX. De preferência deve-se utilizar um desfragmentador que permita colocar toda a pasta do FSX na zona de acesso rápido do disco. Os utilizadores de Solid State Drives podem ignorar este passo. Sugestões de bons desfragmentadores:

• Auslogics Disk Defrag (freeware) - http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/



4. Portas a abrir no router para voos online

Caso se esteja a utilizar um router, torna-se necessário abrir as seguintes portas para conseguir voar online ou voar em cockpit partilhado.

UDP: 23456 - 23456  
UDP: 6073 - 6073  
UDP: 2302 - 2400  
UDP: 6112 - 6122

Link para um excelente website com tutoriais sobre como abrir portas no router: http://portforward.com/



5. Otimização do ficheiro fsx.cfg

Tendo em conta a relativamente fraca otimização feita pela Microsoft, torna-se necessário desde logo otimizar o ficheiro fsx.cfg, que é o ficheiro onde estão todas as configurações necessárias para que o simulador corra bem. Apesar de existirem centenas e talvez milhares de modificações possíveis de fazer neste ficheiro, para tal é preciso um bom conhecimento de como o FSX funciona, não só para fazer as afinações certas para o nosso PC, como também para evitar estragar alguma coisa. Por isso, neste FAQ/Tutorial apenas se incluí um "afinador automático", que vai fazer o trabalho por nós. Antes de fazer qualquer alteração no ficheiro deve-se fazer um backup deste. Para aceder ao "afinador automático" basta visitar este website: http://www.venetubo.com/fsx.html

Para que o ficheiro fsx.cfg seja automaticamente afinado é preciso fazer o upload dele. Este ficheiro encontra-se numa pasta oculta do sistema, mas basta colar, na barra de endereço do Windows, o seguinte para lhe aceder (Windows 7): %AppData%\Microsoft\FSX\fsx.cfg

Localização do ficheiro no Windows XP: C:\Documents and Settings\NOME DE UTILIZADOR\Application Data\Microsoft\FSX\fsx.CFG
Localização do ficheiro no Windows 7: C:\Users\NOME DE UTILIZADOR\AppData\Roaming\Microsoft\FSX\fsx.CFG


Após indicar no site que tipo de hardware se tem (tipo de CPU, gráfica, etc.), é preciso selecionar a opção Normal em Optimization preferences, e depois clicar em Click here to begin! (fundo da página). De seguida é-nos devolvido o ficheiro já editado, assim como uma indicação das alterações feitas. Basta agora colocar esse ficheiro na pasta de onde foi retirado para que o FSX fique mais otimizado. Após estes passos já se pode entrar no simulador à vontade para começar a ajustar o grafismo, os controlos, o som, e outras definições. Para mais informações sobre o que faz cada opção das opções, basta passar no seguinte tópico: LINK FUTURO

Para quem quiser aprofundar mais este assunto pode passar no seguinte tópico, que contêm informação mais detalhada sobre as modificações que se podem fazer neste ficheiro para um melhor desempenho: http://www.ptsims.net/forum/index.php?topic=7803.msg144985#msg144985




6. Addons opcionais para maior realismo

A seguinte lista de addons é totalmente opcional, mas recomendada para obter um maior realismo ao nível de novos aviões e helicópteros, sons ambiente, ATC (Air Traffic Control), simulação de passageiros a bordo, aviões da IA, etc. Não existe qualquer ordem específica de instalação, a ordem aqui colocada serve apenas para uma navegação mais fácil.


6.1. Novos aviões e helicópteros

Tal como acontece com os aeroportos, novos modelos de aviões e helicópteros surgiram após o FSX ter sido lançado e, para além disso, o FSX também não inclui, como é óbvio, todos os modelos existentes. Por isso foram criados ao longo dos anos milhares de addons que contribuem para aumentar a frota virtual de cada um. Apesar de existirem muitos tipos de addons neste campo, basicamente eles dividem-se em duas categorias: freeware e payware. Os modelos freeware são gratuitos e tanto se pode encontrar modelos muito bons como modelos bastante maus. Cabe a cada utilizador testar e decidir os que quer utilizar. Em relação aos modelos payware, geralmente a qualidade destes é mais elevada por se tratarem de produtos pagos, existindo várias companhias que se especializam a fundo em certos tipos de aviões/helicópteros, o que resulta em modelos extremamente fiéis ao modelo real. Este tipo de addons são considerados os mais realistas, e por isso também os mais "pesados" em termos de procedimentos e dispositivos a bordo. Mais uma vez cabe a cada utlizador experimentar e decidir o que quer utilizar.


6.2. Novas pinturas para aviões e helicópteros default

Por aviões e helicópteros default entenda-se os modelos que vêm originalmente com o FSX. Estes modelos, por vários motivos, não possuem pinturas de companhias aéreas reais, apenas de companhias fictícias. Para aumentar um pouco o realismo, e caso se opte por voar em modelos default, aconselha-se a instalação de pinturas de companhias aéreas reais. Novamente cabe ao utilizador decidir que companhias e aviões deseja ter mais realistas. As pinturas também se aplicam aos aviões addon, se bem que esses já costumam incluir várias pinturas diferentes.


6.3. MyTraffic X

Este addon é recomendado sobretudo para quem voa maioritariamente em modo offline. O que este addon faz é remover os aviões default utilizados pela IA que, além de serem extremamente pesados para o simulador, são também muito limitados (em termos de modelos e pinturas). Após remover os aviões default, o MyTraffic X adiciona um conjunto muito mais diversificado de aviões que possuem pinturas de companhias aéreas reais. Além de serem mais leves no simulador, pois possuem um detalhe gráfico mais baixo, estes aviões efetuam rotas mais atuais e completas do que o FSX default, pelo que a maior parte dos aeroportos e aeródromos por todo o mundo serão muito mais "vivos", e veremos as companhias certas nos locais certos. Por exemplo, não faz sentido ver aviões da Hawaiian Airlines em Portugal, pois estes aviões não voam para cá, como também não faz sentido ver aviões da TAP na Austrália. Ao contrário do que se possa pensar, o MyTraffic X não adiciona apenas rotas comerciais, mas também rotas para aviões militares, para aviação no geral (vulgo "avionetas"), rotas para aviões de carga, etc. No total são disponibilizados 201 modelos de aviões em 5148 pinturas diferentes, 5 milhões e 700 mil voos por semana, atividade realista em 8262 aeroportos e cerca de 24 novos aeroportos na China, Índia, Espanha e Rússia.

Link do produto: http://secure.simmarket.com/mytraffic-x-pro.phtml


6.4. Edit Voicepack X

Tal como com o addon anterior, o Edit Voicepack X é mais indicado para quem voa maioritariamente offline. O que este addon faz é modificar a fraseologia utilizada pelos controladores aéreos no simulador, que no FSX default é um pouco simplista. O utilizador pode optar pela fraseologia da FAA (Estados Unidos da América) ou ICAO (resto do mundo), consoante a zona onde voa mais. Para além disso, este addon permite ainda aumentar a rapidez com que os controladores aéreos falam, o que é muito útil para aeroportos movimentados, já que o ATC default fala muito vagarosamente. Por fim, o Edit Voicepack X adiciona novos tipos de aviões, companhias aéreas e aeroportos, para que quando se utiliza algum addon, a ATC saiba como comunicar com ele.

Link do produto (freeware): http://www.editvoicepack.com/


6.5. FS Passengers X

O FS Passengers X é uma aplicação que simula a presença de passageiros a bordo de forma bastante realista, além de adicionar hospedeiras de bordo (em certos aviões), e adicionar um co-piloto que nos informa de várias coisas ao longo do voo (passagem dos 10000 pés, altitude de transição, velocidades, etc.). Com o FS Passengers é possível também simular a gestão de uma companhia aérea ao comprar, reparar e vender aviões, definir os custos da comida a bordo, ter logs detalhados dos voos e dos custos/ganhos envolvidos, etc. Além destas funções, este addon altera ainda a forma como o simulador funciona, permitindo coisas como, por exemplo, amaragens (aterragem de emergência na água), ou aterrar sem trem de aterragem. O FS Passengers também simula avarias de vários tipos, mais realistas que as do FSX default porque acontecem consoante vários fatores (idade e manutenção do avião, ações do piloto, etc.). Por fim, o realismo dos voos aumenta drasticamente com este programa porque as ações do piloto têm consequências diretas no avião e na satisfação dos passageiros, incluindo até penalizações por não efetuar os procedimentos corretos (luzes, velocidades, etc.). Em caso extremo, a morte do piloto ou de passageiros num acidente pode acontecer. Para quem não gosta da parte da gestão, pode criar uma companhia com o modo económico desligado, o que deixa apenas a parte do voo (não é necessário vender, comprar ou reparar aviões neste modo).

Link do produto: http://www.fspassengers.com/


Versão do FAQ/Tutorial: 2.50
Data: 6 de maio de 2012

1140
Automobilismo Real / Nissan DeltaWing nas 24 Horas de LeMans
« on: March 14, 2012, 09: 09 »
Nissan DeltaWing Racer for 2012 LeMans 24 Hours | "Batmobile-like Experimental Race Car"



Holy Cow Batman! Its a real-life Batmobile! But with all humorous references aside, this is indeed a functioning race car set to appear on the stories raceway of LeMans 24 Hours this Summer. While several car makers, including Audi, have already announced the deployment of hybrid powertrain in this year's Le Mans 24 Hours, Nissan will be only one fielding a radically different racing vehicle, the Nissan DeltaWing.

With help from automotive designer Ben Bowlby, the legendary race team owner Don Panoz, racer Dan Gurney's All-American Racers, Duncan Dayton's Highcroft Racing Team, and Michelin Tyres North America, the Nissan DeltaWing will be a research platform into the future of race car designs. Propulsion comes in the form of a Nissan 1.6-litre DIG-T engine, a direct injection turbocharged powerplant capable of generating 300 horsepower yet with only half of the fuel consumption when comparing to its peers. The vehicle also weighs about half as much and presents an aerodynamic footprint that is half of typical road going vehicle as well. Another unique aspect is the driver's position at the vehicle’s rear, together with the rear mounted engine, the center-of-gravity is offset to the back. In traditional chassis, the odd configuration would be a major set back. However, Nissan saw it as an opportunity to demonstrate the maneuverability of such layout. Thanks to such visionary mindset, the organizer of LeMans 24 Hours extended an invitation for the Nissan DeltaWing. The team will pull into Garage 56 on the week of the race, a special pit lane for experimental cars. And because its design is way ahead of any vehicle categories, the DeltaWing will carry the numeral destination of "0".

First demonstration run will take place this Thursday, March 15 on the proving grounds of Sebring, Florida with driver Marino Franchitti and Nissan's own FIA GT1 World Champion Michael Krumm.



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Bem... diferente é. Se vai aguentar as 24 horas, não sei. Se quero que no futuro os carros sejam assim? NÃO! :hang1:

Que coisa mais feia chiça... espero que não vá para a frente. :bad:

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