Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Mário Peixoto

Pages: [1] 2 3 ... 875
1
Atualização no FB da PTSims! Continua Alexandre e com essas belas fotos. Este simulador é belíssimo!

2
Também a diferença de anos é grande. O FSX saiu em 2006 e o stock, mesmo no seu máximo, não era um super esplendor. Era sim muito pesado haha. Mas graficamente não era deslumbrante como é este, ainda por cima tinha muita coisa genérica fora das principais cidades. Com addons a coisa melhorou muito.

O FS 2020 é um monstro totalmente diferente e para melhor. Mas passaram-se 14 anos...

3
Post reservado para os resultados oficiais do rali.

4








NOTA: a cor azul nos roadbooks denota a Power Stage.

5
Hardware & Software / Re: Upgrade Placa Gráfica
« on: Yesterday at 01:11 »
A potência da fonte não é tudo. É muito importante perceber se a fonte consegue fornecer essa energia quando se puxa por ela (eficiência) e a qualidade de construção da mesma. Portanto, deves procurar primeiro por uma marca boa, que produza fontes de alimentação com bons componentes (ex: Corsair e Seasonic são excelentes escolhas no mercado). Uma fonte OEM ou de uma marca mais fraca poderá falhar inesperadamente porque a qualidade de construção é menor. Pior, essa falha pode levar o resto do PC atrás, por isso é sempre bom investir numa fonte de alimentação com qualidade. ;) Eventualmente, caso passe um pico de corrente para o teu PC, a fonte está lá para levar com isso e impedir que o resto dos componentes queime. Uma boa fonte está apetrechada para aguentar com esse tipo de coisas, uma fonte mais fraca não.

Depois deves olhar para a potência. Idealmente, deves ter uma ideia de quanto o teu sistema puxa e comprar uma fonte superior a isso, até para futuros upgrades se necessário. Há sites que ajudam a calcular o consumo baseado nos componentes que tens, claro que não é uma ciência exata (isso só medindo quando o PC está a funcionar), mas chega bem. Pessoalmente tenho usado 750W nos últimos 10 anos.

Por fim tens de olhar para a eficiência e procurar fontes de alimentação "80+". Isto significa que a fonte consegue fornecer 80% da energia que retira da tomada, mesmo em carga máxima, fazendo com que não aqueça tanto (importante para não desgastar componentes) nem desperdice tanto (conta da luz no fim do mês). Dentro deste "80+" tens depois vários níveis: bronze, silver, gold, platinum e titanium. Quanto maior subires na tabela, mais eficiente a fonte vai ser. Claro que o preço também vai ser maior. Eu tenho comprado 80+ Gold, nunca senti necessidade de mais, para ser sincero. Equivale a uma eficiência de quase 90%, dependendo da carga. Exemplo: se a tua fonte tiver de fornecer 600W ao PC, com uma eficiência de 80% significa que vai puxar do sistema elétrico da casa um máximo de 750W. A ideia é baixar este último número para que se aproxime o mais possível (100% não é possível hehe - perde-se sempre algo).

Portanto como vês, a escolha da fonte não passa apenas pela potência. É um aspeto importante, mas não o único (de longe). ;)

6
PTSims Awards 2021 / Re: [SUBMISSÕES] Melhor Ultrapassagem 2021
« on: January 23, 2021, 16: 45 »
Vou submeter uma só para abrir o tópico. Na altura no cockpit pareceu muito mais complicada, mas ainda assim, T1 de Brands Hatch com estes carros não é fácil. Espero ter melhores até ao fim do ano. :lol:

- Piloto a ultrapassar: Mário Peixoto
- Piloto ultrapassado: Pedro Lebre
- Campeonato: Vintage BTCC Championship
- Prova e corrida: prova 1, corrida 1
- Momento: T1
- Vídeo: abaixo


7
Hardware & Software / Re: Upgrade Placa Gráfica
« on: January 23, 2021, 15: 37 »
Acho que não indicaste a motherboard, Duarte. Pelo menos não me apercebi. Talvez por aí se possa ajudar melhor. Infelizmente, chega-se a uma certa fase num PC em que substituir apenas algumas partes já não dá aquela performance que se quer (e que o investimento merece). A dada altura tem de ser material novo que funcione bem em conjunto para que nenhuma parte impeça a outra de dar o máximo.

O que acontece com o overclocking?

Um ovo estrelado. :biggrin:

Fora de gozo, o OC significa que pegas num dado componente (tipicamente gráfica e CPU) e vais subir a frequência (clock) deste para além do que vem estabelecido de fábrica (geralmente a voltagem também tem de aumentar). Isto vai fazer com que o componente tenha uma maior performance. Claro que há um efeito adverso: mais performance equivale a mais calor produzido e mais desgaste. Logo, o OC deve ser feito sempre com conhecimento do que se está a fazer e em etapas curtas, ou seja, um passo de cada vez seguido de testes para verificar que o componente opera bem e dentro da janela de temperatura apropriada. Daí a piada do ovo estrelado, se for mal feito, consegues estrelar um ovo em cima do teu CPU. Ficas sem CPU mas com um petisco para o lanche. :biggrin:

Pessoalmente, nunca fiz OC. Acho que é preciso perceber bem e nunca me dei ao trabalho de o fazer, portanto prefiro não arriscar estragar um componente qualquer que depois me obrigue a gastar ainda mais dinheiro. Mas há malta que consegue resultados brutais com OC bem feito, sobretudo os mais hardcore que utilizam arrefecimento a nitrogénio e cenas malucas para levarem o CPU a uma performance incrível. Mas isso é outro nível. ;)

8
Hardware & Software / Re: Upgrade Placa Gráfica
« on: January 22, 2021, 23: 37 »
Antes de comprares um de 1TB, se tens 50 GB livres, experimenta meter lá o AC para tirares conclusões. Um disco SSD de 1TB é sempre um bom investimento, mas pelo sim pelo não, talvez seja preferível testares antes. ;)

De resto, não deve haver nenhuma limitação. Confirma que tens portas SATA III disponíveis na motherboard, cabo de alimentação para o disco através da fonte e local para o montar na caixa.

9
titleRally Series 2021 / Re: Rally Series 2021: RS Rally Sweden (#2)
« on: January 22, 2021, 21: 30 »
Também aproveito para fazer o meu report, mas neste caso não é atrasado porque acabei há minutos o rali. :biggrin:

Nunca fui grande coisa na Suécia, tenho sempre dificuldade em perceber alguns locais onde é o caminho e os bancos de neve dão-me uma certa atração fatal. Mas desta vez optei por fazer um treinito e passei nas PEC longas (nos dois sentidos), para ir mais bem preparado. Não sei se ajudou ou não, a verdade é que me senti muito bem com o Fiesta nesta neve!! Sinto que andei rápido (para aquilo que costumo andar) e sobretudo não cometi praticamente erros. Não furei, ao contrário de Monte-Carlo, não tive penalizações nem saídas, os danos nas áreas de serviço resumiram-se sempre a cosmética e wheel geometry. Tive dois capotanços na primeira parte do rali, contudo nem aí perdi grande tempo porque o carro, milagrosamente, rodou no ar e aterrou direito, portanto foi sempre a andar. :crazy:

Gostei mesmo muito do comportamento do Fiesta, naturalmente ao ser R2 acaba por patinar sempre mais, mas foi muito giro mesmo. Segundo lugar para já, claro que não é aqui que vou terminar porque ainda falta muita gente. Sinto que dei o meu melhor e isso é que vale. Ah, e diverti-me a valer, que é o que importa sempre mais. :good:

10
Xi ya, esse gajo é o pior.  :air_kiss:

11
Hardware & Software / Re: Upgrade Placa Gráfica
« on: January 22, 2021, 16: 44 »
Eu diria que isso pode estar relacionado com o disco. Um HDD para correr jogos hoje em dia não é o mais recomendado quando já tens SSD com boa capacidade e relativamente baratos (há uns anos eram muito caros).

Um SSD não te vai dar mais framerate, mas vai fazer com que os tempos de loading seja menores e também vai impedir aqueles pequenos freezes que acontecem quando o jogo precisa de ir buscar ficheiros que não estejam pré-carregados. Um HDD demora mais a fornecer esse ficheiro, podendo dar o tal freeze. Num SSD isso não acontece (ou não é expectável que aconteça).

Se puderes instalar um dos simuladores - pela descrição assumo que o AC - no SSD onde tens o sistema operativo, já poderás testar e ver se é disso. Mas eu diria que sim, pelos "sintomas" que descreves.

Eu notei uma grande diferença quando passei a jogar sempre no SSD. Tudo o que é tempo de loading desceu drasticamente e levou-me a comprar um SSD de 1TB para ter os jogos/simuladores "à vontade", mais um de 250GB para o sistema operativo e programas. HDD agora só mesmo para guardar ficheiros que não acedo no dia a dia (fotos, filmes, etc.).

12
É, eu não gostei nada da transmissão, tenho a dizer. Se é para comentarem assim, nem vale a pena, mais vale ficarem quietos!! Quer dizer, não focam as lutas, não há informação sobre as posições, passam o tempo a falar do mercado de pilotos, pouco percebem de sim-racing, enfim. Uma vergonha o que aconteceu ontem. Com o salário que recebem bem que podiam fazer melhor um bocadinho. Vou cancelar a minha subscrição. :diablo:

13
Q: consegui bater o meu PB e por muito! Não contava ficar tão perto do segundo 59, achava que não tinha capacidade para levar o BMW a dar uma volta a Oulton Park tão depressa. Fiquei a 47 milésimas e acho que ainda ia lá, mas o tempo acabou. Contudo, 9º dava-me confiança para fazer uma R1 boa e tentar o top 10 para a R2.

R1: logo na T1 acabei virado com um toque por detrás, que prontamente levou o BMW a encarreirar para a saída da pit lane. Num misto de controlo e sorte, consegui não bater em nada e regressar à pista sem danos, contudo num belo último lugar. Ya, passar de 9º para último era mesmo o início que eu queria. :ok: Mantive a calma, sobretudo para não chatear o resto dos Bacalhaus, dado que a pista era francamente difícil, e foquei-me em tentar chegar ao ambicionado 10º lugar. Sabia que tinha algum andamento e que podia beneficiar de erros alheios, o que veio a acontecer muito mais rápido do que eu previa. À quinta volta já estava em 8º e encetei uma boa luta com o Tadeu Soares, que veio sempre nos calcanhares do meu BMW. A dada altura ainda levei um toque na última curva que quase acabava no muro, novamente consegui endireitar o carro e seguir. Na volta seguinte o Tadeu queima um pouco a travagem e a ao ver aquilo pelo retrovisor optei por alargar e sair da frente de forma não prejudicar a minha corrida. A seguir o Tadeu cai do servidor: o carro dele enfiou as rodas para dentro, levantou no ar e foi pelo campo fora, qual nave espacial. :lol: 7º no final, um ótimo resultado tendo em conta o desastre na T1.

R2: consegui um bom arranque e ficar ali próximo dos líderes, mas claramente não tinha andamento para a malta da frente e rapidamente caí para 8º lugar. Esta corrida foi mais tranquila, embora a pista obrigasse a estar sempre muito atento, não tive grandes lutas. No final é que tive uma bela luta com o Ricardo Marcelino e mesmo ao cair do pano o Rúben Rocha também se juntou. Foi ali um conjunto de BMW a tentar o máximo, bem fixe! Não deu para passar o Marcelino, mas também não perdi a posição para o Rúben; ou seja, 7º no final novamente. Fiquei contente. :biggrin:

O campeonato para já corre-me bem, é pena no entanto ver a multitude de acidentes que o pessoal está a ter e que estraga um pouco isto tudo. Perdi conta às vezes que vi carros na terra, virados ao contrário ou a entrar em pista sem qualquer cuidado. :nea: Para um piloto como eu, passar de último para 8º em 5 voltas é porque algo vai mal.

14
Malta, o horário que a organização tem colocado está equivocado, penso eu... A corrida começa as 23:30, não é?

Não tenho estado super atento ao horário, mas a corrida começar às 23h30 penso que não é uma realidade. Diria mais próximo das 22h30, mais minuto menos minuto. E devia ser isso que aparece no ticket, mas pelos vistos diz 23h00 lá, enquanto tu dizes 23h30. Ambos equivocados. :biggrin:

O horário de início da corrida é sempre indicativo, pois depende sempre do horário de término da qualificação, neste caso até são duas sessões para tal. Embora ambas tenham tempo limite especificado, é sempre preciso dar uns minutos de tolerância para os pilotos que estão a terminar as suas voltas.

15
titleMicrosoft Flight Simulator / Re: Volta ao mundo em Caracol
« on: January 21, 2021, 16: 24 »
Está na hora de mais um update na página de Facebook da PTSims, então. :biggrin:

Pages: [1] 2 3 ... 875