Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Nuno Vitoria

Pages: [1] 2 3 ... 147
1
Depois do merecido descanso de Domingo, eis o report da minha segunda participação numa prova de Endurance. E neste caso vou principalmente falar do carro nº 3, incorporando mais o papel de piloto do que de manager da equipa que apresentou dois carros em competição.

Tínhamos objectivos bastante bem delineados e muito concretos.

Objectivos principais:
- Terminar a prova;
- Não estragar a prova a ninguém;

Objectivos secundários:
- Tirar o maior prazer de um dia em conjunto com os restantes membros da equipa;
- Não terminar em último.

Tínhamos no alinhamento dois pilotos, o Dio Donadel e o José Oliveira, que nunca tinham feito uma corrida sequer em rF2 e para quem a troca de pilotos no mesmo carro era um perfeito enigma. A juntar a isso, correr à noite só aconteceu por breves momentos nos treinos que fizeram durante a semana. Era uma equipa de combate e de evolução, que estaria certamente a evoluir em pista à medida que o tempo fosse passando.

A qualificação ainda mais ajudou a isso, pois fizémos o 28º tempo em 29 carros, com o arranque a ser feito pelo Paulo Viegas. O Paulo tinha uma tarefa bem complicada, pois nenhum de nós tinha antes arrancado numa prova de Endurance e calhava-lhe a ele a "batata quente". Mas ele cumpriu a missão, sem stresses e sem pressas. Levou o carro sem grandes sobressaltos até o entregar nas mãos do José dois turnos depois. Foi o obreiro da grande escalada na classificação, de 28º a 22º.

O José cumpriu na perfeição o que lhe foi pedido: manter o ritmo, concentração e levar o carro de ponto a ponto. Um stint intercalado com o terceiro do Paulo e depois mais dois, sem stresses e sem problemas de maior. A meio da prova, estávamos em 20º lugar.

A nossa estrela internacional Dio Donadel partiu para o risco e compensou. Apostou numa toada ofensiva com pneus macios durante os dois primeiros stints, arriscou num andamento mais vivo e ao ataque. Foi dele a volta mais rápida do carro, já na noite cerrada, e esticou os pneus enquanto estes davam grip. Quando começaram a gemer, parou, meteu borracha nova e voltou a puxar pelo carro como se não houvesse amanhã. Quando me entregou o carro para o primeiro stint éramos 18º, mas ainda havia desfasamento de estratégias. Mas as coisas estavam bem encaminhadas. Depois do meu primeiro stint ainda faria mais outro com pneus médios usados, logo mais cauteloso mas muito bom.

Eu entrei para fechar a corrida a 1h50m do fim e pelas contas da estratégia iríamos estar na luta com Morabia Rebellion, Fossa Racing, DSD Codoil e AVB pelo 15º lugar na última hora, e com vantagem de só parar uma vez enquanto algumas equipas parariam duas. Foi pena termos sido um dano colateral dos travões torrados do carro da Carbor8, mas é corrida. Acontece, e o importante foi não ter "morrido" logo alí. Porque de facto, ao cruzar a meta cumprimos todos os objectivos de forma perfeita, escalando 11 posições na tabela classificativa.

A juntar a isto, o carro nº 4 foi 7º classificado! Muito bom! Por isso, parabéns a toda a equipa PM4 Racing pelo trabalho realizado na preparação desta corrida. Principalmente, chamar à atenção para a prova de fogo dos dois "maçaricos" Dio e José, e para o sacrifício de duas horas que o Ricardo Gama fez todo entupido de alergias e de mais duas horas do Nuno Leite Castro com o volante sem FFB.

Quero também dar os parabéns a todos quantos participaram nestas 12 Horas, principalmente de forma óbvia aos 3 carros da frente: CarOnlineTV Imsim, PTRS e ORM.

Por fim, quero só chamar à atenção para o facto mais alguém ter procurado estabelecer contacto connosco quando o sol nascia, também comigo ao volante do Mclaren... Tenho cara de antena?!


2
Aproveito este tópico para dar os parabéns à organização de mais uma grande prova! Foi um prazer estar presente em mais esta grande prova do Sim Racing nacional.

Quero também aproveitar para enviar um abraço de solidariedade ao Hugo Marques, que viu um resultado soberbo esfumar-se em menos de nada a 45 minutos do fim devido a um problema técnico. Quero dizer-lhe que todos nós, membros do carro nº3 da PM4 Racing, estamos com ele.

Temos a certeza que este problema apenas te fará estar ainda mais forte para as próximas corridas.  :drinks:

Parabéns a todos quantos participaram!

3

"GRRRR!! Queriam corridinha?! Isto não é coisa abichanada de lord inglês!! Isto é coisa de macho de pirata de faca nos dentes!!", já diria o Barba Negra se vivesse hoje em dia!

TCS é isto! É 1 seg de diferença entre a P1 e a P18. É luta porta com porta pela curva seguinte, nos limites da legalidade!

Boa prova de testes, com duas notas pessoais:
- uma ultrapassagem optimista, mesmo muito estilo "dive bomb" ao João Brites. As minhas desculpas, procurarei não o fazer novamente nas restantes 16 corridas.
- um "embrulhanço" com o Manuel Alves, mas em que nada podia fazer, pois estava nos limites dos limites da pista após a T1.

No resto, só recomendo mais calma no pelotão mais atrás nos arranques, pois isto não é o Assetto Corsa!  :biggrin: Na primeira corrida, é certo que arranquei mal, mas sobrevivi à T1 com o volante 20º torcido para a direita com tanta porrada que houve, o que não é agradável para quem tem 22 voltas pela frente. Na segunda, sou atirado para a relva.

Boas corridas!

4
Conversa da Treta / Re: Sugestões de simulador
« on: March 24, 2020, 17: 06 »
Sim já joguei em vários servers online e a maior parte deles parece mais o Wreckfest do que propriamente o AC  :lol:
Alguma coisa contra o Wreckfest?!?!  :aggressive: Tem-me valido muito, para matar as irritações e frustrações pós-corrida (que têm sido muitas, ultimamente)!!!!  :diablo:

 :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Agora a sério, esquece os servers públicos. É quase impossível encontrar um onde se faça uma singular corrida sem um artolas qualquer achar que bom mesmo bom é pinar violentamente os carros à frente dele... Olha, às vezes tens corridas mais justas e honestas no Wreckfest que nos servers públicos do AC, rF2 e afins! Ao menos já sabes para o que vais...  ;)

5
Foi reviver um passado engraçado. Os carros estão sempre prontos para nos matar, mas isso não tira o gozo de andar alí na ponta dos dedos com eles.
Estava com andamento qb, mas um freeze danificou o lado direito do meu carro, e depois uma nabice fez o resto. Espetanço com outro piloto e fim da corrida.

Eu continuo a dizer que fórmulas com mais genica têm mais piada. E há vários fórmulas acima de GP3 / F3 que não são psico-killers, que dão imenso gozo conduzir e que dão perfeitamente para um campeonato.

6
@Pedro Silva

Podes mudar a inscrição para o Ligier de modo a que o Ricardo Ferreira e o Mário Serafim na dupla da PM4 fiquem juntos?
José, fazemos o contrário. O Mário vai também de Ligier! Obrigado!

7
Malta, o Nuno Leite Castro também não pode correr na 5ª feira.

Da PM4 Racing, mantêm-se as inscrições do André, do Mário e a minha.

8
Pessoal, como tem sido hábito na PTSims nos últimos anos, temos realizado um almoço-convívio por altura do aniversário da PTSims (17 maio). Este ano tínhamos já os preparativos bem avançados para mais um Almoço PTSims. Contudo, dada a situação atual do COVID-19, que todos conhecemos, e as recentes restrições impostas, vamos aguardar mais tempo até toda esta situação estar resolvida. Nessa altura, anunciaremos o almoço e a data em que este se vai realizar.

Embora se espere que em maio tudo já esteja melhor, ainda é cedo para tal e preferimos tomar esta decisão. Garantidamente haverá um Almoço PTSims em 2020, simplesmente será mais tarde que o habitual. Esperemos que todos compreendam!
Tu queres ver, graças ao Corona Virus, eu posso ir este ano ao almoço da PTSims?!?!

9
Já descobri... nabice minha, as usual...

Thanks, Zé!

10
Malta, tenho um problema.

O MG6 tem uma secção do parachoques e da asa dianteira à parte do template fornecido. Como raio posso pintar essa área?

EDIT: ao escrever isto, lembrei-me que havia mais gente com MG no ano passado. Se calhar vendo as skins do ano passado me safe, mas de qq das formas se alguém souber de antemão, agradeço. ;)

11
Bom dia. Eu sei, é o segundo update em menos de 24 horas, mas demo-nos conta que não tínhamos orçamento para os Mercedes, e por isso tivemos de ir ao stand do chinês comprar os carros...

Esta é a lista definitiva:

Equipa: PM4 Racing
Manager: Nuno Vitória
Carro: MG6 GT
Piloto 1: Tiago Monteiro #18
Piloto 2: Mário Serafim #22

Equipa: PM4 Racing GT
Manager: Nuno Vitória
Carro: Vauxhall Astra
Piloto 1: Adalberto Farias #68
Piloto 2: Nuno Leite Castro #9

Equipa: PM4 Racing WIN
Manager: Nuno Vitória
Carro: MG6 GT
Piloto 1: Nuno Vitória #3
Piloto 2: André Vitória #47

Equipa: PM4 Racing LSR
Manager: Nuno Vitória
Carro: Vauxhall Astra
Piloto 1: Ricardo Ferreira #107
Piloto 2: Hilário Sousa #113



12
Equipa: PM4 Racing
Manager: Nuno Vitória
Carro: Vauxhall Astra
Piloto 1: Tiago Monteiro #18
Piloto 2: Mário Serafim #22

Equipa: PM4 Racing GT
Manager: Nuno Vitória
Carro: Vauxhall Astra
Piloto 1: Adalberto Farias #68
Piloto 2: Nuno Leite Castro #9

Equipa: PM4 Racing WIN
Manager: Nuno Vitória
Carro: Vauxhall Astra
Piloto 1: Nuno Vitória #3
Piloto 2: André Vitória #47

Equipa: PM4 Racing LSR
Manager: Nuno Vitória
Carro: Vauxhall Astra
Piloto 1: Ricardo Ferreira #107
Piloto 2: Hilário Sousa #113

Correcção de inscrição das duplas PM4 Racing e PM4 Racing WIN

Equipa: PM4 Racing
Manager: Nuno Vitória
Carro: MERCEDES A45
Piloto 1: Tiago Monteiro #18
Piloto 2: Mário Serafim #22

Equipa: PM4 Racing WIN
Manager: Nuno Vitória
Carro: MERCEDES A45
Piloto 1: Nuno Vitória #3
Piloto 2: André Vitória #47

13
Última corrida da temporada, e um DNF forçado por questões de trabalho, pois ligaram-me a meio da prova!  :( :( :( Nunca me tinha acontecido, e custa principalmente por até estar a ter uma corrida bem divertida e de onde poderia retirar o melhor resultado do campeonato.

Por norma, apesar de não achar o traçado de Abu Dahbi particularmente interessante, gosto imenso de correr aqui. Geralmente faço boas corridas e tenho sempre boas lutas, e ontem não foi excepção. Tive boas lutas, ataques, defesas, curvas lado a lado, bem interessante! Pena foi tudo ter acabado como acabou...

Primeiro que tudo, parabéns ao José Almeida pela vitória de ontem! QUE DO-MÍ-NIO!!! Sem espinhas, foi rabo e orelhas!!! (e eis que entra o PAN a dizer que isto é socialmente incorrecto em 3... 2... 1... não?... ok, safei-me desta)  :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Depois, parabéns a Pedro Gomes, o homem que melhor domína os fórmulas no nosso país! Parabéns também para o Zé Almeida e para o Daniel Inácio, bem como à Codoil e à Cabor8 (e respectivos pilotos) pelos pódios!

Quanto a mim, fico contente pelo resultado final obtido pelo André nos pilotos e pela nossa equipa! O 6º lugar por equipas era o objectivo e não foi atingido graças à desistência mas acontece, mas foi possível essa luta muito devido à bela performance do André ao longo de todas as corridas, culminado com o 2º lugar de ontem! Parabéns mano, estiveste top!!!

No resto, acabo por ser "o outro lado do espelho" do Mário Peixoto.  :biggrin: :biggrin: :biggrin: Não atinei com o carro e com a forma como reagia, a experiência melhorou na segunda metade da época mais por alterações feitas à configuração dos controles no Assetto Corsa do que no setup, e isso repercutiu-se ligeiramente nos resultados. A aplicação do DRS tem claras limitações particularmente nas definição de zonas de activação. Além disso, na realidade o DRS só abre quando a direcção de corrida o permite, logo o DT atribuido por se carregar no botão fora da zona é irrealista. São opiniões, óbvio, mas esta é a minha.

Quanto ao Assetto Corsa em si, em fórmulas definitivamente nunca mais. O que eu temia aconteceu, que foi um uso abusivo da parte de muitos pilotos de um sistema de danos perdulário. Ou seja, foi mais um Touring Car Series de rodas abertas do que um campeonato de Fórmulas. Nenhum fórmula suportaria o vôo que eu fiz ontem na curva 3 sem qualquer dano de suspensão. Fiz um pião e a forma mais segura de sair dalí foi esbarrar a frente contra o muro, para não estragar a corrida a ninguém, e assim perder apenas 3 posições, quando o normal seria esperar que toda a gente passasse, cair para último e fazer seguramente marcha atrás. Não o fiz, esmurrei a frente na parede, pois sabia que o dano provocado na asa seria ínfimo àquela velocidade, quando na realidade ou noutro sim aquele movimento me obrigaria a uma volta lenta sem asa frontal e a uma paragem na boxe. Assim sendo, isto não é correr de fórmulas, é correr de carros carenados. São opiniões, óbvio, mas esta é a minha.

A minha opinião não se baseia apenas em resultados, que efectivamente não foram muito interessantes para mim. É verdade que tive bons momentos, que me diverti em lutas por posição, em que destaco as várias que tive com o Vitor Costa, o Fábio Costa e o Francisco Reis. No entanto, não considero este o melhor Formula Series em que participei. Acho que no que diz respeito a fórmulas, o RF2 deixa o Assetto Corsa a milhas, e por essa questão considero que foi um passo atrás neste grande campeonato relativamente ao ano passado. O carro do ano passado até podia não ser o melhor, mas a Studio 397 publicou os Tatuus este ano, que teriam sido uma excelente opção (e também com DRS).

À parte disso, se este não foi o melhor campeonato de fórmulas em que já participei, é inegável que tomara outros campeonatos (fórmulas ou não) serem tão bons quanto este. Excelente trabalho do Staff e particularmente do Francisco Reis neste campeonato. Sempre a tempo, grandes transmissões, um esforço imenso que tem de ser realçado e resolução rápida nos problemas com que se depararam. Não houve Mónaco, mas a opção por Abu Dahbi foi muito boa! É por isto que a PTSims é a comunidade em que a PM4 Racing mais pilotos tem a correr e onde tem a maior parte da sua actividade. Muito obrigado por este campeonato, apesar de eu ser um velho ranzinza.

Venha o Touring Car Series!  :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:

14
Tiago, há um ficheiro .OLD na pasta de instalação do Simsync e que eu resolvi apagando esse, renomeando o que não tem .OLD para .OLD (se é que me percebes) e correndo novamente o Simsync. Assim, já actualizou a versão.

No entanto, tens de te registar na série/comunidade (neste caso julgo que será a R4-Sims) para então poderes ter o update do mod.

15
Não houve muito treino para esta prova da minha parte, pois o tempo não deixou e a realidade é que já ando a preparar outras jornadas, porque esta ficou arrumada no início. De qualquer das formas Suzuka é uma pista especial para mim, da qual gosto muito e onde obtive dos melhores resultados na minha carreira de simracer, tendo sido 2º classificado em duas ocasiões (sim, é verdade, isso já aconteceu e o Mundo não acabou) e é a pista onde liderei uma corrida durante o maior número de voltas (sim, é verdade, isto também já aconteceu e o Mundo ia acabando... mas não acabou).

Por isso, desconhecimento da pista era coisa que não podia alegar, apesar de estar certo que um resultado extraordinário só aconteceria se o mundo acabasse.

Qualy:
A desgraça do costume. O treino que fiz foi principalmente em corrida e verifiquei que por norma retira-se 2 a 3 seg no tempo de qualy. Pois bem, eu retirei pouco mais que 1 seg. Deu para o 19º tempo, a segunda vez consecutiva no top 20, o que é uma daquelas pequenas vitórias que um tipo tenta arranjar quando a coisa está mesmo má, do tipo "Ena, vivo dentro de uma latrina, mas hoje estou feliz porque o almoço do pessoal foi servido com água de rosas como bebida!" ou "Estou feliz porque dos 8 dedos que me iam cortar apenas conseguiram cortar 4 porque entretanto a serra eléctrica partiu a corrente!" ou ainda "Hoje é um dia bom, porque continuo a ser descriminado, continuo a não poder frequentar certas ruas, edifícios e serviços, continuo a não ter os mesmos direitos dos outros, mas ao menos legalmente já não sou escravo!". O sentimento é algo parecido com isto...

Race:
O objectivo era o mesmo das últimas duas provas: chegar ao fim sem precalços. Curiosamente, tal como na Índia fui escalando na classificação nas primeiras voltas. Logo no arranque, o Vitor Costa arrancou pior e eu consegui colocar-me lado a lado. Houve um C8R que também veio para o meio, e eu com o receio acabei por tocar roda com roda no Vitor (penso que sem consequências para ele) e na T1 três pilotos engalfinharam-se. No fim da volta 1, houve a já referida ultrapassagem ao João Abrantes e depois foi acompanhar um grupo de uns 5 ou 6 pilotos. Andei alí pelo 11º e o 12º lugares até começarem a parar os primeiros pilotos, lá pela volta 12, altura em que cheguei a entrar no top 10 mas perdi posições pouco depois, com um alargamento nos SSS que podia ter corrido muito mal.

Aguentei os Médios até à volta 20, altura em que pretendia parar para meter Softs, e aí sim dá-se o golpe de teatro. Na travagem para a Spoon, a traseira foge-me e fico atravessado na curva, numa altura em que o Ricardo Fernandes e outro piloto me perseguiam por posição. O Ricardo acertou-me em cheio na lateral esquerda e o outro piloto (que não me recordo quem era mas penso ser um Playteam) acabou na relva. A ambos as minhas mais sinceras desculpas pela nabice. :( Fiquei mesmo podre por isto acontecer precisamente na volta em que tinha planeado parar na boxe!!!

Depois foi levar o carro até ao fim, sendo que o final foi animado pela chegada do Fábio Costa à minha traseira. Resisti até onde pude, fiz-lhe uma ultrapassagem na T1 a recuperar a posição perdida antes na chicane que me deu um gozo do catano, mas a dada altura tive mesmo de atirar a toalha ao chão e aceitar o 16º lugar como posição final!

Parabéns ao Pedro Gomes pelo domínio incrível que teve ontem, ao Zé Almeida e ao David Santos pelo pódio obtido.

Rumo a Abu Dabhi para acabar isto e ver se a PM4 Racing garante o objectivo definido no início: o 5º lugar por equipas, de preferência com o André também em 5º nos pilotos.

EDIT: afinal não era um Playteam na spoon... Foi outra vez o Director de Prova a levar comigo... Ando mesmo a arranjar "amigos" importantes, eu... Desculpa lá, Francisco!

Pages: [1] 2 3 ... 147