Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Topics - Vítor Costa

Pages: [1] 2 3 ... 39
1
Hardware & Software / [Ajuda] Baquet para Obutto
« on: April 29, 2020, 16: 21 »
Ao fim de muitos anos de uso a baquet do meu Obutto começa a incomodar-me verdadeiramente e sinto as molas nas costas  :heat: A propósito disto ando a ver uma baquet para substituição deste, mantendo o Obutto. Estou com algumas dificuldades em perceber dos sites que consulto as dimensões da parte referente ao encaixe nas 2 calhas que cá estão. Medi a largura entre as calhas onde assenta a baquet (37,5cm) e dos poucos que têm informação não encontro larguras desta dimensão.

Sites que estou a consultar:
https://qf-lda.pt/index.php/tema/listagem/familia/Racing/categoria/14/sub_categoria/183
https://www.auriolsport.com/habit%C3%A1culo/habit%C3%A1culo-baquets/habit%C3%A1culo-baquetsFIA?sort=p.price&order=ASC

Queria pedir algum conselho a quem estiver por dentro, a ver se percebo onde arranjar uma baquet que sirva aqui. Alguém por aqui já fez este tipo de trabalho no Obutto Ozone?

Desde já grato.

2
Geral / Bom Natal a todos
« on: December 24, 2019, 16: 18 »
Pessoal, bom Natal a todos, cheio de saúde.

Abraço

3
Compras / Vendas / [VENDO] Fanatec Clubsport V3 Pedals
« on: December 24, 2019, 02: 09 »
Estimados,

Tenho para venda os meus CSP V3. São estes: https://fanatec.com/eu-en/pedals/clubsport-pedals-v3 Inclui neste caso o DAMPER KIT que por si só me custou 80€: https://fanatec.com/eu-en/accessories/pedal-accessories/clubsport-pedals-v3-damper-kit

Não têm garantia porque têm 3 anos creio eu (tenho que ver a fatura) mas estão a funcionar em perfeitas condições, nunca deram qualquer problema até hoje. São aliás os pedais que ainda utilizo neste momento. Como todo o material que substituo está em perfeitas condições, com uso bom. Quem já ficou com algum do meu material sabe-o bem, funciona tudo e em condições. Load Cell 90kg. 2 configurações base dos pés, à escolha de qual queiram utilizar. Como a descrição do produto o indica é tudo configurável e ajustável, incluindo o DAMPER KIT.

Preço: 200€ (CSP V3 + Damper Kit)

4
titleAssetto Corsa Competizione / Update v 1.2 - It´s massive!
« on: December 17, 2019, 22: 54 »
Incrível a quantidade de coisas novas neste update, massive!

Update v 1.2 is OUT NOW on Steam. Our latest update brings all-new features, fixes and improvements, including...

- New Custom Livery Editor
- Introduction of HDR (High Dynamic Range)
- Vehicle Chassis Flex Simulation
- Brake Wear introduced and affecting handling in long-distance races
- Tyre Model Improvements
- Custom Video Settings Save Slots
- VR Video Presets
- Multiplayer: Increased slots for private servers for Spa, Monza and Paul Ricard
- Multiplayer: Custom BoP for private servers
- Safety Rating improvements - Driver's rating will generally improve for fair drivers
- CP (Competition) Server now run in booking mode, offering 3 races per day. Make sure to collect your track medals and sign up today! They will open tomorrow at 18:00 CEST

__________
Changelog v1.2

GENERAL:
- AI performance optimizations.
- Fix for track shown at nighttime for a split second when loading into any session.
- Fixed double saving of temporary replays with multithreading enabled.
- Fixed issues with shared memory status.

GAMEPLAY:
- Added car customization. Pick and customize the design of your personal car.
NOTE: custom cars can be used in Quick Race, Custom Race Weekend and Multiplayer game modes.
Disclaimer: customization possibilities may vary on a per car basis due to licensing restrictions.
We will continue to add customizeable livery templates in future updates.
- Added single-make option to Quick Race and Custom Race Weekend game modes.
Possibility to use official liveries and custom-liveried grids.
NOTE: single-make race with official liveries requires an official car to be selected.
- AI update to avoid divebombing in slow chicanes.
- Porsche AI tweaks to mitigate their tendency to dominate sessions.
- AI now use aggressive setup at high levels.
- AI cars will not enter the pits because of weather or damage if less than 5 minutes are remaining in a session.
- Fixed AI aggression setting not producing expected behaviour.
- General AI behaviour and movement improvements.
NOTE: different aggro levels should result in a bigger difference now.
- Engine now shuts down at the end of the pit stop if the player restarts it during the pitstop as a counter-exploit measure.
- Session days are now set up as in real life in championship events.
- Fixed replay time multiplier resetting on highlights switching.
- Automatic highlights now spread across the entire race duration more consistently.
- Fixed marshal flags during single player replay.
- Fixed potentially wrong car setup values in saved games.
- Increased maximum number of highlights (20->30).
- Penalty system changed back to pre-pitlane decision.
NOTE: serving a penalty must be checked in the MFD before entering the pitlane. Serving any pending penalty is always auto-selected by default.
- Driver stint does not reset when serving a penalty - if "serve penalty" is selected before entering the pitlane.
- End of race in Quick Race does not require the opponents to complete the race - race finish is declared when the player presses ESC to return to the garage after crossing the line.
NOTE: to see the complete results, the player must stay on track until all opponents cross the finish line. Other game modes are unaffected.
- Added tyre sets option to Custom Race Weekend (as well as Custom Championship rounds).
- Fixed some bugs with penalty procedure and saved games.
- Fixed Racelogic=digital display time during replay (better with new replays).
- Optimized replay tyre matrix memory occupation, changed replay version (backwards compatible).
- Fixed replay maximum time.
- Added 1 hour and 15 minutes to maximum time in replay options.
- Added auto highlights replay only for the player car and added its menu item, tweaked highlights length.
- Removed time-based replacement of highlights and added an overtake highlight replacement system based on position.
- Fixed saving/loading auto save replay options.
- Avoid camera spline movements during paused replay.
- Longer pre-action time for accident/overtake highlights.
- Fixed pit alarm sound during slow-mo/paused/sped-up replays.
- Kevin Siggy Rebernak, winner of the McLaren Shadow Grand Final, added as a selectable Mclaren Shadow driver.
- Added pit exit blue flag for all types of sessions.
- Driver stint max total time is no longer based on race event but on race length divided by driver count across relevant game modes.
- Added black-orange flag for the player car for heavy suspension damage.
NOTE: also shown for lights damage (during the night and sessions that are declared wet where lights are a requirement).
- Penalty system for black-orange flags (damage and lights off).
The player has 3 laps to pit for repair or turn on lights when the flag is shown, ignoring the flag will result in a DQ.
- Fixed incorrect FOV used by some TV Cams from the 2nd activation.
- Pitlane open is triggered when the leader completes sector 1 after a race start.

UI/HUD:
- New feature: added Customization interface in the car showroom.
- Completely reworked car selection interface.
- Car selection restrictions removed from single-car (Practice, Hotlap, Hotstint, Superpole) game modes.
Each livery variant is now selectable in these game modes without restriction.
- Team and driver nationality added to car selection page.
- Showroom now allows you to turn on the lights and open the doors.
- Team/competitor dual information shown in car selection when relevant.
- Added driver bio on the car selection page. Click on driver avatar in the car selection page to show popup.
- Fixed lack of interactivity in the career showroom.
- Added "Official" filter to the car selection page to show only official car entries.
- Various navigation-related fixes in the user interface.
- Added chat message popup visibility option in the HUD settings page.
- Added highlights info and support for the HUD.
- MFD hides pit stop strategy items when "serve penalty" is selected. See penalty-related changes in the GAMEPLAY section.
- Various fixes for highlights HUD info.
- Various fixes for realtime leaderboard.
- Class filters added to race results and time/points tables.
- Fixed realtime leaderboard positions in non-race sessions.
- Added support for highlights camera override toggle button.
- HUD: server BoP shown in the timetables. See MULTIPLAYER section for more information.
- HUD: opponent ping indicator added to realtime/standings MFD.
- Team points table enabled in Championship mode.
As per real-life rules, only the highest-finishing team entry scores points for the team.
- Added pulse animation to the search bar in the lobby page for easy recognition.
- Fixed tyre sets button not clickable with the mouse.
- Added brake change options to the MFD. See PHYSICS section for more information.
- Added brake pad wear indicator inside the Tyre widget.
- Time delta is no longer shown during the first 2 laps of a race to avoid data flickering.
- Finished cars are now marked with a checkered flag in real-time on the timetables and standings widgets.
- Virtual mirror is forced to hide in replays.
- Video Options: ability to save and load different Custom Video Presets.
Save and load multiple custom video presets for different display setups and racing scenarios.
- Revised Setup load/save function with overwrite warning warning.
- Added HDR exposure and HDR contrast to ingame View Settings. When HDR is enabled, they replace the regular exposure and contrast settings in the Video Options in the UI.
The options in the View Settings are enabled in HDR mode only and vice versa:
HDR enabled: the settings in the ingame View Settings are used.
HDR disabled: the ones in Video Options are used (saveable with custom video presets).
- Added messages about replay saving operations and fixed replay saving for the first minute.
- Updated texts and localization.

VR:
- Added VR world scale slider to Video Options.
NOTE: lower values increase the world scale, higher values decrease it.
Correct 1:1 scale to real life depends on the headset type.
- Now possible to set resolution scale to <100 while increasing VR Pixel Density to render at a lower resolution to gain performance and upscale later to improve quality (for example resScale=70 and vrPixelDensity=150).
- Minimum resolution scale set to 50 (was 70).
- VR pixel density steps set to 5 (was 10).
- Added specific video presets for VR.

GRAPHICS:
- Added missing unique Spa 24H liveries for the 2019 Blancpain season.
- Ferrari secondary display now has multiple pages to show various stint timers.
- Adjusted stance of the Jaguar G3 in the showroom.
- Pit animation now only shows the lollypop man when serving a Stop&Go penalty.
- No pitcrew is shown when serving a Drive-Through penalty.
- Fixed wrong numberplate layout displayed in MP car selection.
- Fixed shift animations not working with keyboard controls.
- Numberplates and season outfits now work correctly and as intended both in showroom and on-track.
- Zandvoort checkered flag marshal added.
- Visual car dirt now (slowly) accumulates even when driving on on-track surfaces.
- Visual car dirt and dust now accumulates faster in wet conditions.
- Improved LOD switching of wheels, fixed LOD rims not being affected by customization.
- Enabled HDR output in the video settings.
New additions to the video options include:
- Shadow Distance: changes the distance of the more detailed sunlight shadows to trade quality for performance.
- Tone Mapping: selects the new filmic tonemapper (ACES) or the legacy one (Default - used in the previous releases).
The filmic tonemapper gives a cinematic look more similar to the one used for HDR output.
- HDR Color Gamut: selects between REC2020 (standard color gamut for HDR) and DCI-P3 (closer to current HDR displays, colors are more saturated).
- Added support for HDR screenshots (EXR file format) when HDR output is enabled.
NOTE: the Steam screenshot function does not work with HDR screenshots due to incompatibility.
- Forced 100% LOD Scale in TV cameras (F3 and F6): these cameras now ignore the UI setting. F1 and F7 cameras continue to read the UI setting.
- Fixed mirrors showing the last frame when switched off during gameplay (also fixed mirrors showing the last frame when going back to the showroom from a session).
- Custom player teamwear is now showing up correctly in SP and MP sessions.
- Visual damage buildup adjustments.
- Added damage impact effect to the car's bodywork.

PHYSICS:
- Top TC level for storm conditions for all cars.
- Silverstone and Nurburgring 2019 BOP tweak for the Mclaren 720S GT3.
- Tweaks on the front splitter of the Porsche 991II GT3 R.
- Lamborghini Huracan GT3 Spa wet preset tweaks (both non-evo and Evo).
- Rain puddle tweaks.
- Fixed rear wing last value Porsche 991II GT3 R.
- New wet tyres model: less adhession grip, slower laptimes, better control in sliding situations.
- Aerodynamics - vertical fin calculation improvements.
- Aerodynamics - slipstream tweaks and larger turbolence area, can cause slight lateral movements if you follow a car from very near side and behind
- Chassis flex implementation:
Chassis flex is more of a qualitative than quantitative influence. You will notice the car handling kerbs quite better, accepting more steering input when sliding and more willingness to react on your inputs at the limit. At the same time, handling will be a bit less precise and might force you to work harder to be precise with your line, or correct your line during a turn.
Chassis flex also influences setup changes. Cars with more flex (softer chassis) usually need softer springs and better damping. Cars with less chassis flex (rigid chassis) can handle stiffer springs and be more precise, but might suffer at lower speeds and mechanical grip on bumps and kerbs.
- Altitude simulation for all tracks. Higher altitude means less air density resulting in lower engine performance, less downforce but also less drag. The heating model of tyres and brakes is also slightly influenced. Laptimes on some circuits might be a bit lower (i.e. Spa)
- Tyre model: tweaks and fine tuning offer more predictable grip over the limit for both slicks and more importantly wet tyres.
- Brake pads and discs wear implementation and different brake pads choice:
Brake pads and brake discs wear is relative to the brake pad choice, temperatures, driving style, ABS and brake bias usage. Brake disc and pad wear is shown at the end of each driving session, when you return to your strategy setup UI on the "last readings" box.
Normally brake discs should last more than 24 hours race, but because there is no pitstop time penalty (all teams are obliged to at least one fixed time long pitstop so that they can change brakes), all teams prefer to change discs and pads at least one time during long endurance races.
There are 3 different brake pads available to choose from, each with its own characteristics and different brake pads front and rear are permitted.
-- Pad 1: Very aggressive friction coefficient, max braking performance, aggressive disc and pad wear. Pedal modulation can be tricky if out of temperature or as it wears down. Use in hotlap and qualifying sessions, sprint races and can withstand 3 hours races. Risky and dangerous to use over 3 or 4 hours because the pads will wear down, overheat and lose linearity in brake pedal.
-- Pad2: Very Good friction coefficient, very good braking performance, good disc and pad wear. Pedal modulation almost always good and linear, good feedback while overheating and gradual wear. Can be used in hotlap and qualifying sessions as well as sprnt races as what it loses in performance, regains in braking modulation and predictability. Excellent choice for long endurance races, easily makes 12 hours and can make 24 hours race too with a bit of care. Will also overheat and lose linearity in brake pedal feel when worn out, but in a more predictable way and after much longer stints.
-- Pad3: Moderate friction coefficient, braking zones can be longer in dry, very moderate disc and pad wear. Excellent pedal modulation also in cold ambient conditions, very linear pedal feedback. Excellent choice for wet conditions and very long endurance races. Very predictable and easy to modulate brake pad.
-- Pad 4, extreme aggressive fiction coefficient. Max braking performance, extremely aggressive disc and pad wear, bad cold performance. This is a sprint race pad that can last about an hour but will show worse pedal feel, worse performance and overheating towards the end of the one hour stint. Those kinds of pads are not used in endurance racing, but included for demonstration purposes.
- Fixed Aston Martin V8 Vantage GT3 excessive engine damage.
- Bentley Continental GT3 2018 performance tweaks
- Fixed FFB damper not stopping during game pause.
- Fixed an error that could cause wrong relative impact speeds for collisions.
- Reworked damage system with accumulative damage resulting from impacts of various intensity.
A significant improvement over the old system that always required a larger impact per damage zone to produce more damage.
Repetitive impacts now have a much more substantial effect on the car's condition and the car is much less tolerant versus repetitive hits.
All cars have tweaks and fine tuned damage values (physics) but be careful as the damage can easily accumulate and repetitive small hits can result in severe damage in the end. Also introducing damage threshold to allow (reasonable) paint trading without affecting car behaviour.
- Low-speed aero damage now produces less negative effect on drag.
- Reduced front-rear damage detection cone.

AUDIO:
- Fixed doppler fluctuation for external engine sound.
- Added tyre brake wear audio.
- Optimized audio channels used for wheel in external/opponent sounds.
- Fixed audio options not applied on start level.
- Reworked spotter damage messages (smarter and based on cumulative damage).

MULTIPLAYER:
- Competition Servers are now running in a schedule, offering up to 3 races per day with variations. Read more in the dedicated forum post: https://www.assettocorsa.net/forum/index.php?threads/1-2-competition-server-changes.61085/
- The region assignment for CP servers is technically different now, potentially fixing the "No servers in your region" error.
- The CP rating buildup is working in a more logical way now, which could cause to reset CP ratings to zero or lower values for some users. This will automatically wash out after a few CP races.
- Significantly improved CPU load with opponent count with certain (most) types of CPU. This is not necessarily affecting FPS, but dramatically increases the number of cars we can run before the 99% CPU occupancy warning.
- Significantly improved collision calculation efficiency, causing to scale CPU load a lot better (with all CPUs) on the physics thread.
- Enabled multiple-pit-assignments for private servers, resulting in higher grid counts for certain tracks. At the moment Monza and Paul Ricard support 60 cars on the grid this way.
- Fixed netcode warping for higher speeds (for certain server operating systems).
- Fixed volatile and too high ping measurement (for certain server operating systems).
- Further netcode improvements that increase the accuracy for cars on straights. This will make cars reliably drive with almost perfect distance, except one of both overtaxes in the player's bandwidth upload (ie by livestreaming).
- Added additional (=custom) BoP for private MP servers: Server admins can now assign and set up additional ballast and intake restrictors.
NOTE: read the extended notes on the forum: https://www.assettocorsa.net/forum/...ultiplayer-rating-changes.61195/#post-1100520
- Session-over result screen in MP now correctly switches the table between current standing (like 2nd MFD panel) during overtime and the final race results (including disconnected drivers) after the session has ended for all cars.
- Fixed MP car despawn issue in the highlights (and in some cases in the normal replay).
- Fixed replay world time affecting real time in MP (animations).
- Fixed potentially wrong bodykit loaded in MP.
- Servers will now log their current configuration (as it is actually understood by the server) to the "cfg/current" folder; this is helpful for troubleshooting.
- Short formation laps will now always start in "Double file", indepentently of the actual trigger position.
- Fixed a client crash when the selected customized "carX.json" file was physically removed.
- Improved the lead car detection during the formation lap.
- Fixed pit limiter effectively turning off after a driver swap.
- Improved the message the player receives when trying to join a server with the wrong car model (both entry list with forced car model, and CP servers with unknown tracks).

RATINGS:
- SA rating will apply a Trust Bonus for finished races, dependent on the race length.
- SA rating will not assign points to certain situations where the other car is clearly at fault.
- Added more "outcome" scenarios for accidents, to be able to improve the understanding of "nothing happened" in SA considerations.
- Rebalancing of Singleplayer SA values to balance the massively clean AI in 1.2.
- Fixed a timing issue which could make the contact bag inefficient in some situations.
- Overall, SA will be more tolerant and precise, resulting in becoming slightly easier again.
- (Significant) wall contacts now will act like off-track; resetting track medal progress, invalidating laptimes and cause race penalties if the car gained time.
- (Significant) wall contacts are now considered a root contact like mass accidents, so a second car hit by a car bouncing off a wall would not receive SA penalties.
NOTE: read the extended notes on the forum: https://www.assettocorsa.net/forum/...ultiplayer-rating-changes.61195/#post-1100520
- Fixed an issue where Laptime records would be recorded with incorrect times (caused by race starts after the s/f line).

5
Compras / Vendas / [VENDO] Gigabyte GTX970 G1 Gaming
« on: June 23, 2019, 18: 47 »
Viva,

Como fiz um upgrade total da máquina, incluindo gráfica, tenho aqui a gráfica anterior para vender a quem lhe der bom uso como eu lhe dei. Terá uns 3 ou 4 anos nem sei bem mas não tem garantia isso é certo. Foi comprada na PCDIGA e nunca levou OC. Problema não tem nenhum, estava a funcionar até agora com tudo aquilo que a gente usa em termos de simuladores, sem qualquer problema, a 1440p que é o que uso actualmente.

A gráfica é esta.

Preço: 150€ aqui para não estar a apanhar pó.

Neste caso não tenho caixa, ok? Seguirá devidamente embalado mas não tenho caixa original.

Abraço.

6
Mods / Sol 1.0
« on: January 24, 2019, 12: 23 »

7
Hardware & Software / Ajuda - Compra de monitor
« on: November 09, 2018, 21: 08 »
Ora bem pessoal, vamos lá a ver se consigo alguns conselhos úteis com quem está mais por dentro.

Já que não posso ter o triple screen de novo, gostava de subir das 24" atuais, 1080p. Como tenho Nvidia pensei logo em monitor com G-SYNC mas com os preços que vejo julgo que por menos de 1.000€ não compro um de 27"  :fool: Claro que dava jeito pelo que dizem embora nunca tivesse nenhum. Quem tiver G-SYNC que diga coisas.

Procuro então monitor mínimo de 27" mas queria até algo maior se possível, tipo 32" por exemplo. Atendendo ao preço terá que ser sem G_SYNC a não ser que me dessem alguma sugestão muito em conta. Características das nossas, 1ms, etc. Refresh rate vejo de tudo, 144mhz e outras coisas.

Sinceramente estou um pouco perdido e aceito sugestões vossas. De preferência gostava de aproveitar alguma promoção de black friday, se houver para isto.

Obrigado pela ajuda.

8
Hardware & Software / Direct Drive wheels
« on: September 18, 2017, 22: 36 »
Abro este tópico para discutirmos este tema tão na moda  :biggrin:

Agora que a Fanatec apresentou um vislumbre do seu modelo este fim-de-semana que passou (sem data e preço de lançamento previstas) e com os OSW (open sim wheel) a proliferarem e a chegarem ao grande público, julgo que era interessante discutir este tema que pode interessar a muitos.

No mercado temos basicamente 3 soluções para servo motors atualmente:
- Leo Bodnar com preço para profissionais (3.500€ a 4.000€ + transporte + impostos em Portugal) e não inclui volante;
- Accuforce Pro V2 que baixou significativamente de preço nesta nova versão e vale 1.299 dólares (cerca de 1.087€) + transporte + impostos em Portugal;
- OSW existem várias marcas mas destaco o Kit Augury, embora existam outras como a Sim-plicity e simracingbay.

Do Leo Bodnar não vale a pena falar dado o preço, digo eu.

Quanto ao Accuforce tem a vantagem de trazer o volante pelo preço pedido e funcionar com o Sim Commander 4, isto é tem inclusivamente a opção de não usar sequer o FFB do jogo. Não é de compreensão fácil mas a comunidade ajuda com perfis e para quem prefere afinar parâmetro por parâmetro então vai ter aqui muito com que se entreter. Tem a grande desvantagem de vir dos EUA (impostos).

Quanto aos OSW todos os que indiquei acima são kit plug & play mas não incluem volante. Os preços são muito semelhantes entre si mas o único em que pode ser incluído um adaptador para usar um volante Thrustmaster ou Fanatec é o da Augury. Estamos a falar de cerca de 1.200€ já com impostos para o kit Augury a que teremos que somar cerca de 100€ para o adaptador Thrustmaster (Fanatec não perguntei). Cerca de 1.300€ à porta de casa diretamente de Espanha.

Relativamente à Fanatec tudo o que se disser sobre preço é especulação mas não costuma ser barato e como falam ainda estar em fase de desenvolvimento de um software semelhante ao que usa o Accuforce presumo que estaremos a falar de largos meses até se poder comprar.

Alguém usa Direct Drive por aqui?

9
Project CARS 1 e 2 / Ninguém vai comprar?
« on: September 18, 2017, 19: 27 »
Eu defino já que vou comprar, não em preorder mas depois de sair e o preço baixar um pouco, até porque existem sites de keys a preços bem porreiros mas nos últimos dias tem subido (normal, o jogo sai dia 22-Set). Depois de sair começara a baixar de novo penso eu.

O conjunto de características prometidas é bom e pelo menos deve dar para divertir um pouco. Acredito que se trata de uma espécie de simcade mas até por isso vou comprar, às vezes é preciso algo que nos divirta também.

Muitos dos bugs do PC1 foram resolvidos - assim o dizem - mas não consegui perceber ainda se haverá um servidor dedicado ou não. Do que vi das reviews existentes parece-me ser melhor do que o PC1, incluindo handling e as dificuldades de costumização - sobretudo do FFB, os próprios menus, etc.

Estou curioso e espero que traga alguma coisa de bom.

10
Compras / Vendas / [VENDIDO] Monitor Benq GL2460
« on: December 18, 2016, 17: 51 »
Como nas condições actuais não posso fazer uso do triple screen, estou a vender 1 dos 3 monitores do conjunto. São de Ago-14 pelo que perderam à pouco a garantia mas estão a funcionar muitíssimo bem.

1080p
2 mls GTG

link

70€

11
Compras / Vendas / [VENDO] Buttkicker Gamer 2
« on: December 18, 2016, 17: 42 »
Vendo este conjunto que comprei ao Mário Leitão à pouco mais de 1 ano, porque neste momento não tenho condições de o utilizar infelizmente. Tal como me foi vendido a mim não tem factura nem faço ideia de quanto tempo tem mas está a funcionar perfeitamente como estava quando veio.



link

Está montado no cockpit Obutto Ozone.

70€ + portes ou entrega em mão

12
Caros Companheiros de Hobbie,

Como alguns pelo menos não devem saber, permitam-me que faça um pouco de história e relembre que eu estou na PTSims desde 22-05-2007, 20138 posts efectuados, 142 dias somados como logado e uns tantos anos seguidos dedicado à PTSims e à sua comunidade, mais concretamente desde 2009, primeiro na qualidade de staff e à cerca de uns 4 anos (já não me lembro sinceramente) como um dos Administradores da casa. Não sou capaz de quantificar em tempo aquilo que dei ou tentei dar à comunidade PTSims mas de entre tudo o que já fiz aqui somado diria apenas que foi muito tempo. Permitam-me este preâmbulo apenas para que os que não sabem fiquem devidamente enquadrados com a minha história enquanto parte integrante da PTSims.

Por estes últimos dias temos assistido a um vendaval de posts que contribuem para enxovalhar de forma acentuada a imagem da PTSims construída ao longo de 9 anos, tanto como comunidade em si própria, como do staff que vai tentando contribuir com aquilo que sabe e pode, desde o insulto puro e duro à ameaça expressa. Nestes dias alguns aproveitaram para "molhar a sopa" como se costuma dizer, ao abrigo da famosa liberdade de expressão que sempre defendi e continuo a defender, alguns dos quais não faziam sequer ideia do que se estava a passar, não foram intervenientes, não participam sequer em qualquer tipo de evento por aqui. Tudo foi permitido digamos assim e foi um festival lamentável que ainda continua por aí espalhado em alguns tópicos. Como a culpa não deve morrer solteira, só existe um culpado para a situação em que se chegou e esse é apenas a Administração da PTSims na qual me insiro. É claro como água.

Se quisermos fazer história, coisas semelhantes ou em parte parecidas já aconteceram por diversas vezes, e já fomos acusados de tudo, desde beneficiar a Equipa A, de cobrarmos nas inscrições para fazer dinheiro para nós, de o CAI beneficiar a Equipa B, de fazermos critérios de inscrições para benefício de pilotos particulares em vez das equipas, de só querermos correr com determinadas Equipas, de não querermos determinadas Equipas, já fomos insultados publicamente, já fomos insultados em privado, já fomos ameaçados que nos punham um processo em Tribunal, já tivemos um participante a acusar uma equipa inteira de correr com batota, eu sei lá nem me consigo lembrar de tudo ao longo de tantos anos de actividade. Parte disto é público, parte disto é privado e nunca foi revelado nem tem que ser porque quem tem a responsabilidade de dirigir um fórum público deve reservar para si parte do que lhe é dito, em benefício da própria comunidade. Acreditamos na PTSims que esta é uma missão quase de serviço público e que deve ser salvaguardada com unhas e dentes enquanto aqui estivermos.

Apesar de já o ter referido algumas vezes em alguns tópicos, cabe-me uma vez mais explicar o enquadramento daquilo que levou à situação conhecida, da melhor forma que consigo. Conforme as regras, o CAI visualizou a 1ª volta da 3ª corrida do DTM Series 2016 e analisou os 4 protestos recebidos referentes a 3 participantes na corrida, tendo decidido neste último caso pela desqualificação da corrida para os 3 participantes protestados, ao abrigo das regras existentes para o campeonato e que são públicas desde o início. Discutida a situação no seio do staff, entendeu-se que deveríamos fazer um briefing sobre o tema antes da corrida no TeamSpeak, como forma de tentar fazer algum tipo de pedagogia para futuro, procurando alertar para o sucedido e pedindo alguma contenção no futuro. É evidente nesta altura que aquilo em que pensamos fazer com toda a boa vontade do mundo saiu completamente "ao lado", já que foi entendido pelos envolvidos (e por parte dos restantes) como uma espécie de castigo ou tribunal público, não obstante os meus esforços logo na altura de forma presencial e desde o início em alertar que não se tratava de nenhuma reprimenda ou tribunal de acusação público mas antes uma forma de procurar fazer pedagogia. Se isto foi o que pensamos, o efeito foi o que se viu e as consequências foram muito nefastas. Ao contrário do que alguns chegaram a escrever, ninguém chamou batoteiro a ninguém, que fique claro porque eu estive presente desde o início.

No entanto, olhando ao sucedido e sobretudo às suas consequências, é evidente que a forma que o staff pensou utilizar para a referida pedagogia não surtiu qualquer tipo de efeito pretendido, uma vez que os envolvidos se sentiram ofendidos na sua dignidade, sobretudo pela forma como foi feito à frente dos restantes participantes. Retrospectivamente diria que os envolvidos têm toda a legitimidade para pensar apenas na forma e não no objectivo pretendido e sob esse aspecto só há que fazer uma vez mais um mea culpa quanto ao método que julgávamos ser o melhor para fazer a referida pedagogia. Em momento algum na história de 9 anos da PTSims foi feito algum tipo de julgamento público de alguém e não seria agora a primeira vez que o faríamos. Por mais que uma vez intervimos contra o enxovalhar público de alguém, sugerimos e pedimos segundas oportunidades, porque acreditamos que toda a gente tem direito a uma oportunidade de mudar.

Por isso, e de forma clara a Administração da PTSims lamenta a forma como foi dirigido o briefing, sobretudo por aquilo que foi entendido do mesmo, apresentando a todos os lesados as desculpas devidas pelo que foi entendido, que não era de forma alguma o que era pretendido, como explicado uma vez mais acima. Realço que a Administração da PTSims é totalmente solidária com o conteúdo das decisões do CAI para que não fique qualquer tipo de dúvida.

Explicada em detalhe a situação ocorrida e feito o mea culpa respectivo, cumpre agora à Administração da PTSims zelar pelo bom funcionamento do fórum e da comunidade que representa, procurando normalizar a situação, propor medidas correctivas e sobretudo de forma alguma permitir que venham a ser repetidos alguns comportamentos públicos absolutamente inaceitáveis, como sejam o insulto à estrutura da PTSims ou a qualquer outro membro da comunidade, fazendo valer o Ponto A, números 1 e 2 das regras gerais da PTSims:

I. Aceitação e Conduta

1. Todos  os  pilotos  que  participam  nos  Campeonatos  /  Eventos organizados  pela PTSims.net – Simulações  em  Portugal,  assumem  conhecer,  aceitar  e  respeitar  as presentes regras,  bem  como  assumem conhecer, aceitar e respeitar as regras específicas dos Campeonatos / Eventos nos quais participam.
 
2. Todos os pilotos devem pautar a sua participação no seio da comunidade pela mais correta conduta cívica, quer em pista, quer fora dela (fórum e canal de TeamSpeak), respeitando sempre todos os envolvidos, sejam eles pilotos, equipas, elementos da organização, convidados, etc.


Não significa isto que a PTSims deixe de ser um espaço de liberdade de expressão, significa apenas aquilo que é óbvio para a maior parte daqueles que andam por aqui e que já têm maturidade suficiente para entender: que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros. Não será tolerado o insulto e desrespeito àqueles que colaboram gratuitamente e com abnegação à PTSims, assim como a qualquer outro membro desta comunidade, nem permitiremos que voltem a gozar com o nosso trabalho ou que venham apenas aqui para criar mau ambiente de forma gratuita. Tomaremos todas as medidas necessárias nesse sentido, desde a moderação simples de tópicos até às consequências mais severas.

A PTSims não deve nem nunca ficou a dever nada a alguém, temos honra e dignidade, procuramos fazer o melhor que sabemos e podemos, não andamos aqui a ganhar dinheiro (os custos anuais de funcionamento da estrutura são públicos), apenas exigimos um mínimo de respeito por aquilo que procuramos fazer, não precisamos de medalhas. A PTSims vai continuar a sua actividade tentando aprender com os seus próprios erros, reflectindo e procurando alterar aquilo que achar que deve ser alterado, procurando melhorar. A PTSims continuará a aceitar todas as críticas e feedback sobre aquilo que faz ou tenta fazer, desde que seja feito de forma construtiva e sobretudo respeitadora da dignidade da comunidade e das suas pessoas.

Espero que esta comunicação venha contribuir para o esclarecimento integral da questão. Erros todos cometemos, do lado de cá e do vosso lado, é preciso é tirar ilações dos mesmos e tentar melhorar. Mais importante do que a queda é sabermos que nos levantamos e mantemos a nossa dignidade, aprendendo, corrigindo, melhorando, até ao último dia.

NOTA: Propositadamente o tópico fica aberto para que qualquer um possa comentar aquilo que bem entender, desde que relacionado com o tema, veterano ou recente, concordando ou discordando. Recordo uma vez mais que a liberdade de expressão é um bem significativo que todos devemos preservar, mas que termina onde começa a liberdade dos outros.

Saudações a todos.

13
Touring Car Series 2016 / Comunicado da organização #1
« on: June 03, 2016, 11: 30 »
A organização informa que dados os problemas verificados em Brands Hatch e Zandvoort com as partidas da Race 2, reuniu com os representantes da maioria das equipas e pilotos individuais participantes no campeonato, onde se analisou e tratou em conjunto desta situação, reconhecendo-se as falhas próprias e alheias, com o objetivo único de arranjar as melhores soluções possíveis para resolver a situação.

Após consenso, a organização torna pública as seguintes decisões tomadas:

- anulação da Race 2 da corrida de Brands Hatch;
- repetição da Race 2 da corrida de Brands Hatch, exatamente com os mesmos pressupostos que deveriam ter existido, isto é a mesma ordem de largada e os mesmos handicaps transitados do final da Race 1;
- anulação da totalidade das decisões do CAI referentes exclusivamente à Race 2 de Brands Hatch, entretanto publicadas;
- anulação da Race 1 e Race 2 de Zandvoort;
- repetição da Race 1 e Race 2 de Zandvoort;
- uma vez que se tratam de novas corridas é permitida a presença de qualquer piloto inscrito no campeonato nas mesmas, mesmo que por qualquer motivo não tenha marcado presença nas corridas agora anuladas;
- a repetição da Race 2 de Brands Hatch e de ambas as corridas de Zandvoort far-se-á na próxima segunda-feira dia 06-Junho, no seguinte horário, de forma excecional:
  -- Race 2 Brands Hatch: 21,30h (16 voltas)
  -- Qualificação Zandvoort: 22h (15m)
  -- Race 1 Zandvoort: 22,15h (14 voltas)
  -- Race 2 Zandvoort: 23h (14 voltas)
- alteração do método de ordenação da grelha, mantendo-se a inversão dos 8 primeiros face à Race 1, conforme explicação dada de seguida.

Novo método de ordenação da grelha da Race 2:
- Sessão Practice (5m) - Todos os pilotos devem entrar no servidor o mais rapidamente possível depois de aberto o mesmo.
- Sessão Qualify (10m) - Os pilotos serão chamados pela organização via TeamSpeak um a um com um intervalo de 5 segundos, de acordo com a ordem resultante da Race 1 e sairão para a pista por esta ordem, devendo fazer uma volta a um ritmo moderado e sem saídas, não podendo de forma alguma ultrapassar o piloto que o precede, nem sendo suposto aproximar-se do mesmo. Após cruzar a meta os pilotos farão back to pits e não voltarão a sair para a pista em caso algum. Após todos os pilotos o fazerem a organização passará para Race e os pilotos estarão colocados nas respetivas posições.

A organização faz notar e agradece aos pilotos e equipas a decisiva contribuição para se resolver com o mínimo de prejuízo possível esta questão, sabendo-se de antemão que não existe uma solução perfeita e que eventualmente poderá haver prejuízo específico para algum interveniente, que se lamenta desde já e para o qual se agradece a melhor compreensão.

Saudações desportivas.

14
Não é o diário de uma paixão mas bem poderia ser... Como muitos sabem, eu, o Mário Peixoto e o Paulo Honorato em conjunto com mais 2 amigos decidimos viajar até à Alemanha. O que numa conversa curta à cerca de uns 3 meses me pareceu um pouco louco confesso, por achar que seria incomportável em termos de custos, acabamos por verificar que entre low cost daqui e low cost para ali a coisa até poderia ser comportável. Hesitante, tateando, acabei por convencer a cara metade e restante famelga e surpresa das surpresas acabaram por me autorizar a ausentar-me neste período.

Quarta-feira bem cedo pela manhã já estávamos de malas aviadas na Alemanha, a levantar o carro que alugamos para as deslocações e sem demoras toca a carregar no GPS o destino fatal: Nurburgring  :biggrin: Ainda nesse dia chegamos ao circuito e já cheira a ambiente de corrida. Depois de comprar os bilhetes já andamos um pouco por lá e decidimos ir até Adenau que é uma vilazinha perto do circuito e demos de caras com a malta toda na rua, muitos carros à mão de semear, pilotos, miúdas, muita cerveja. Para 1º dia não foi mau.

Daí por diante foi regressar ao circuito na quinta e sexta-feira para assistir a tudo in loco, passear no padock, tirar fotos e conversar um pouco com o Tiago Monteiro incluído  :biggrin:

Sábado de manhã "acampamos" de vez no circuito e de lá só saímos no Domingo à tarde depois de terminada a corrida.

Deixo-vos abaixo um pequeno vídeo que fui fazendo no meu modesto telemóvel só para dar alguma ideia, impossível de dar, do que por lá vimos. Tirando o tempo que poderia estar melhor e o facto de os alemães se alimentarem apenas de batatas-fritas, salsichas e cerveja, tudo o resto só apetece dizer bem. O circuito é tudo aquilo que já vimos e sentimos num Assetto Corsa qualquer, num IRacing ou noutro qualquer que esteja igualmente bem feito que os há por aí em vários sims. Tirando a noção das elevações que os sims não conseguem "retransmitir" (serão os óculos 3D a solução para a profundidade??) tudo é o que imaginamos, para melhor. Inclui cheiro de borracha queimada claro que ainda não temos disponível em kit no nosso cantinho de casa. Mas a noção das descidas e subidas acentuadas é o que mais fica na retina por ser bem diferente ao vivo.

Resta dizer que adoramos o ambiente geral de festa pegada, com milhares de pessoas acampadas pela borda do circuito, alguns dos quais temos a certeza que não chegaram sequer a ver a corrida ou a maior parte dela  :biggrin: Mas é fantástico sentir toda aquela festa, o arranque da corrida e a excitação geral dos espectadores. Eu não estive infelizmente nas melhores condições físicas mas sinceramente não esperava gostar tanto de um ambiente de 24 horas como gostei. Já vi corridas de 2 horas que me custaram bem mais a passar. Ainda por cima com quase 200 carros, inúmeras classes, pros e amadores à molhada, grandes GT3 até Clios ao barulho, tudo se passa bem e não há curiosamente grandes tempos mortos porque estão sempre carros a passar  :dance3:

Mais coisas haveria a dizer, outras que não se devem contar  :angel:, mas o que importa é que foi uma experiência única, fantástica, adorável, recomendada a todos fazer num dia que seja possível. É impagável para quem ama este desporto e esta adrenalina. A expedição 24H Le Mans 2017 já arrancou ontem!

Parte deste vídeo vai servir para mostrar nos campeonatos como se podem fazer partidas lançadas com 50 GT3 todos juntos numa T1 muitíssimo apertada sem um único toque  :biggrin:  :biggrin:


Quanto a fotos, também tirei de carros mas acho que isso já todos viram em qualquer lado. Ficam apenas algumas de pequenos momentos de convívio, diversão e algumas partes conhecidas da pista onde estivemos e que bem reconhecem das vossas corridas. Tivemos direito de acesso a todas as bancadas, padock, passear pelas boxes e estar dentro da pista, estivemos nos sítios mais conhecidos e afamados, não poderia ter sido melhor.

















Ao Paulo, ao Mário, ao Jorge e ao João o meu muito obrigado por esta experiência e pelo convívio fantástico.

Vemo-nos na expedição Le Mans 2017?

15
Rally Series 2016 / Rally da Grécia
« on: March 14, 2016, 16: 23 »
Para os que estão mais por fora dos rallys como eu, aviso que está aberto o rally da Grécia no sítio do costume.

Rali 3: Grécia (11 Março a 20 Março)

Coloquem os vosso comentários, vídeos, imagens  ;) Eu ainda não fiz o rally.

Pages: [1] 2 3 ... 39