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Messages - Nelson Lira

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Foi a primeira vez que corri nesta pista. Sem ser dos meus traçados preferidos, até achei a pista interessante.

Não estava à espera de muito. Arranque do meio da grelha, lento para evitar confusões e toques, abrandei com calma para a primeira travagem, perdi várias posições,  mas depois acabei por não conseguir escapar aos incidentes que se tinham dado à frente. Fiquei com o carro danificado em três pontos (asa da frente e ambas as suspensões do lado direito), mas o volante continuava centrado e por isso não fui à boxe e continuei a corrida.

Depois fui fazendo a corrida sem problemas até que tinha o João Gouveia para dobrar e perdi a noção de onde estava, fruto das condições da pista e visibilidade, mas também por minha responsabilidade. Por momentos pensei que estava na zona da curva 11 e tratava-se da zona das curvas 6 e 7 (números do mapa do site da pista). Quando me apercebi ainda tentei travar mas já não deu para evitar.

Esta situação foi o limite. Conforme já escrevi ontem, não devia ter sequer começado este campeonato, foi um erro. Quando o Domingos Vaz falou comigo no início do mês e optou por não fazer o campeonato, eu devia ter feito o mesmo logo nessa altura.

Uma coisa é tentarmos ir fazendo as coisas, tentar treinar para estar preparado e fazer as corridas com o mínimo de competitividade que exigimos a nós próprios (em parte nem quis substituição na corrida 2 por causa disso; se eu não acredito em correr sem treinar em condições, muito menos iria querer uma substituição de “última hora”, simplesmente porque não acredito nisso e pode trazer mais problemas que benefícios).

Outra coisa é quando a condição individual acaba por afetar ou envolver terceiros, e isso não deve acontecer. Conforme escrevi ontem, abandono o campeonato.

Boas corridas a todos.  :good:

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Retiro a minha inscrição neste campeonato. Não estou "com cabeça" para o simracing e, na realidade, nem devia ter começado o campeonato, porque já não estava com cabeça. Mas quis tentar manter o compromisso que tinha assumido. Depois fiquei doente, fiz a primeira corrida doente, os colegas da Playteam sabem que fiz essa prova só mesmo para não faltar...  Depois acabei por faltar à segunda corrida também ainda por ter estado doente e, em Sochi, percebi que o melhor é mesmo abandonar o campeonato. Acho que é a primeira vez que o faço desta forma, mas não é isto que quero do simracing, treinar e correr com este sentimento.

As minhas desculpas em primeiro lugar aos meus colegas de equipa e, em segundo lugar, ao staff da PTSims.

Um bom resto de campeonato a todos.

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titlePTSims Academy / Re: Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing
« on: January 03, 2020, 22: 07 »
Eu percebi a D14, sei muito bem o que são os limites de pista e percebi a imagem, percebi que está a cumprir as regras. Aliás, eu escrevi claramente "não está a transgredir as regras". Está tudo bem com a imagem. Mas continuo a dizer que, na minha opinião, a imagem 1, os pontos D13 e D14 "colidem" com o ponto o D15. É o ponto D15 que está a mais.  A imagem mostra que se pode utilizar corretores ou outras superfícies para lá dos limites da pista sem violar o regulamento. Desde que duas das rodas estejam dentro dos limites, que é o que se vê na figura. Totalmente legal. Precisamente por isso é que D15 é inútil. Pelo que está escrito nos pontos D13 e D14, e pelo que está ilustrado na Figura 1.

Vocês têm o ponto D15 a dizer:

Quote
Não é permitido o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições).

E depois, na Figura 1, a superfície do corretor não está para lá dos limites da pista? E está a ser utilizado de forma legal, e o piloto pode ter ganho tempo com aquela trajetória e utilizou o corretor. Mas está dentro dos limites, é legal, sem dúvida. Eu percebi a figura completamente. Daí eu achar que o ponto D15 não faz sentido.
Reunindo D13, D14 e D15, é obrigatório ter sempre duas rodas em contacto com pista (D13) e os limites da pista são definidos pelas linhas delimitadoras (que são parte integrante da mesma) (D14). Então é possível o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições) (contra D15), sem estar a violar o ponto D13 e o ponto D14, isto é, desde que duas rodas estejam dentro ou sobre as linhas delimitadoras.  Para "controlar" o uso abusivo das zonas descritas em D15, já existem os pontos D13 e D14.

Mas, olha, esquece. Deixa lá. É só a minha opinião.

Estas mudanças no regulamento são positivas.  :ok:

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titleFormula Series 2020 / Re: Formula Series 2020: Inscrições
« on: December 01, 2019, 21: 25 »
- EQUIPA: Playteam Helder Designs
- MANAGER DA EQUIPA: Nelson Lira
- PILOTO E GUID: Fábio Costa (GUID: )
- NÚMEROS: 66

- EQUIPA: Playteam Helder Designs
- MANAGER DA EQUIPA: Nelson Lira
- PILOTO 1 E GUID: Fábio Costa (GUID: )
- PILOTO 2 E GUID: André martins Torres (GUID: 76561198104506702)
- NÚMEROS: 66 / 71

Depois atualizo com os GUID todos da Playteam.

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GT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Feedback final dos pilotos
« on: November 29, 2019, 17: 32 »
Por agora vou apenas responder à parte das sugestões para o futuro... Não é bem relacionado só com o GT Series 2019, mas com os campeonatos em geral...

SUGESTÕES PARA FUTURO:

- Proibir, em todos os campeonatos, o "wreckfest" a que se assiste no final das corridas. Isso provoca "freezes" nos computadores de alguns pilotos que ainda estão a concluir a corrida e podem estar em disputa de posição ou numa curva complicada... Já não me recordo se era nesta comunidade que havia essa regra.

   

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Boas,

para o Bahrain, prova que estive quase a não participar... Só venho aqui para parabenizar o Nelson Lira. Top, Lira, àquilo que fizemos em pista chama-se: Correr! Racing do mais alto nível que tive nos últimos anos, tanto tu como eu, soubemos manter as linhas, abdicar quando se devia abdicar... foi absolutamente delicioso! Parabéns!

Para o feedback do campeonato, seria porreiro criar um tópico só para isso.

Abraço

Vemo-nos noutras paragens!

EDIT: Davide Cardoso, notou-se que foi a tua estreia. E pelos mesmos motivos que referiste, devias ter tido mais cuidado e calma, porque havia pilotos ainda a lutar por coisas no campeonato, fizeste uma corrida "descontrolada"....

Obrigado, Nuno. Retribuo os parabéns. Ao fim de umas voltas percebi que ia haver luta apertada, mas que dificilmente acabaria com alguém fora de pista. Recordei também uma luta que tive já há alguns anos, com o Pedro Lima Jr, quando ele ainda corria aqui. É para acumular memórias destas que devemos correr.

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...
Portanto, não vale a pena entrar aqui em conversas típicas de advogado e começar a esmiuçar o que está escrito aqui ou alí, porque as questões jurídicas são uma coisa, e o espírito das regras e o pretendido com o que se escreve é outra completamente diferente.

...

Não vale, não. Em parte foi por isso que ontem já nem respondi ao "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez." e dei o assunto por encerrado para mim.

O "argumento" de que nada obriga a arrancar atrás do líder deve ter sido a coisa mais bizarra que já li num fórum de simracing. Daí em primeiro lugar ter tentado recorrer a algo escrito num regulamento. Após uma afirmação daquelas pensei que "não ia lá" a falar de bom senso, de comportamentos tácitos, que não precisam de estar escritos nem de ser "impostos" por um simulador... Depois, com o Almeida, já utilizei esta argumentação, mas depois da resposta... Assunto encerrado.

Mas daqui fica a conclusão de que aqui talvez tenha mesmo que estar escrito. Que sejam feitas as revisões que devem ser feitas.

Quero também salientar que não é nada pessoal.

Venha Sakhir e o final de campeonato! E que seja uma corrida tão boa como a de Road Atlanta!  :good:

EDIT: também aceito que possa não ter sido intencional mas, depois da explicação que foi dada, terminar com aquela afirmação, foi um contrassenso e daí ter comentado. 

 

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Até aqui seu eu a tentar ser cordial, claro. Porque em lado nenhum as regras ou o jogo me obrigam a arrancar atrás do líder. Ou a andar a 80 km/h.


Regras gerais Campeonatos de Sim-Racing da PTSims
Página 15
Artigo F, alínea 5
Quote
Quando em volta de formação, os pilotos devem seguir em fila indiana (um atrás do outro). Não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente.

No caso em concreto, e tratando-se da primeira linha da grelha, o piloto que seguia em frente era o Domingos Vaz. Portanto, na prática e objetivamente, houve um artigo do regulamento que não foi cumprido.

Essa regra não se aplica muito bem aqui Nelson, porque eles não seguiam em linha indiana. Esse procedimento que está nas regras gerais não é o procedimento que estamos a usar no GT Series - isso vai ser tudo corrigido no futuro.

Nas regras do GTS, apenas diz isto: "Durante a volta de formação, é obrigatório cumprir as indicações dadas pelo simulador. Isto incluí seguir, o piloto mencionado no ecrã e manter a respetiva fila (esquerda ou direita)." Ou seja, pelas regras em vigor atualmente, o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador. Simplesmente a regra que citaste não se usa aqui porque os carros já seguem sempre a par. Confuso? Sim, mas isto vai ser tudo revisto como disse de modo a estar tudo coerente

Então revejam. Para que haja coerência. Embora qualquer piloto deva saber que é responsável por manter a posição na grelha, sem que isso tenha que estar nas regras. É quase tácito. Independentemente das "lacunas" proporcionadas pelo simulador.   

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Dez pilotos separados por cerca de 0.2 segundos na qualificação e os cinco primeiros classificados na corrida separados por menos de 5 segundos. Muito bom.

Parabéns ao Almeida por mais uma vitória, e ao pódio, e ainda à Carbor8 pela vitória merecida no campeonato por equipas.  :good:

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Obrigado, José!

Quando puderes, atualiza os lastros, por favor.

Obrigado.

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Não sei quem é, mas parabéns ao pintor do McLaren da Codoil.  :good:

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Ontem desperdicei um top 5 ... Mas esta pista está e continuará a estar no fundo da minha lista de preferências...

Peço também desculpa ao Hugo Araújo.

As melhoras, José!




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QUALIFICAÇÃO: Devido à penalização que tinha, optei por não fazer qualificação.

CORRIDA: (16º) Preparei a corrida com um mindset para não arriscar e levar o carro até ao fim. Tendo em conta a penalização de 50 kg de lastro + DT e o facto de ter feito os últimos 25 minutos com o volante torto, devido a uma batida que dei, fico satisfeito com o resultado alcançado.

José Almeida, houve uma dobragem na qual fiquei com a sensação de que podia ter sido mais "lesto" a "abrir", mas tinha ficado com o volante torto na volta anterior e ainda estava a "perceber" como o carro estava.



 

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MD Codoil Motorsport [McLaren]
Codoil Motorsport Engineering [Audi]