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Messages - Ricardo Marcelino

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Hardware & Software / Re: VR
« on: November 15, 2020, 11: 37 »
1080ti por 400€ é um roubo!!

A gráfica aguenta mas com pouca qualidade gráfica e esquece o ACC por exemplo.

Depois já que considerar a fluidez. A taxa de refrescamento dos vr não é variável. Dependendo dos modelos, e supondo uns óculos capazes de 90hz, se não tiveres 90fps, ou mais, estáveis, vai cortar para 45hz, significando 45fps.

Por isso funcionar funciona, mas não é necessariamente a melhor experiência no caso de sim racing.

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Hardware & Software / Re: Ajuda montar build
« on: November 10, 2020, 15: 16 »
Viva Ricardo,

Obrigado por teres colocado aqui novamente a tua questão!

Já agora partilho a informação que te passei:
Quote
Bem recentemente a AMD lançou os novos CPUs Ryzen 5000 (saltaram a geração 4000), bem como novas gráficas. Os CPUs estão disponiveis no mercado à poucos dias, as gráficas só mais perto do fim do mês. A Nvidia também lançou a nova geração das RTX 3000. Sobra dizer que nestes três lançamentos, o salto de poder de processamento e gráfico foi bastante grande, por isso é uma boa altura para fazer builds.

No caso dos CPUs, os novos Ryzen destroiem completamente os Intel, mas já não têm o preço de antigamente. Normal, se são mais capazes e superiores. Isto abre a oportunidade de aproveitar promoções nos completamente capazes Ryzen 3000, principalmente o 3600.

No caso das gráficas, existe uma baixa na relação preço/performance. Para teres uma ideia, a RTX 2080ti que custava mais de 1000$, tem a nova RTX 3070 a ter a mesma performance por... 500$.

Tendo em conta o material que já tens, vais precisar de:
  • CPU
  • Cooler CPU
  • Motherboard
  • RAM
  • GPU

Assume-se que a tua caixa também tem já a quantidade de ventoinhas necessárias para garantir boa ventilação.

Vou ser muito direto. Na geração 5000 dos Ryzen é impossível recomendar-se um Intel, a não ser que a pessoa tenha uma necessidade específica com os Intel, por exemplo, ter um dual boot com Windows e mac Os. Na geração 3000 dos Ryzen, é dificil recomendar-se um Intel devido à superior relação preço/performance da AMD comparando essa geração, com a 10ª geração da Intel.

Nesse sentido, e porque agora com o novo lançamento, e com a Black Friday a aproximar-se, um CPU AMD Ryzen 5 3600 (ou 3600X se a diferença de preço estiver curta), com uma motherboard B450, garante-te que poderás mesmo assim no futuro atualizar para um Ryzen 5000. Poderás ir logo para uma B550 e tirar partido de PCIe Gen 4 com um novo SSD que possa tirar partido, velocidade LAN superior (que em PT ainda não existe sequer), etc. No entanto, estima-se que os Ryzen 5000 serão os ultimos a usar o socket AM4 da B450 e B550, logo poderá vir a acontecer não poderes passar do Ryzen 5000 numa B550. Por isso tenho aconselhado a B450, com preços reduzidos face à B550. Nota para o facto de que os Ryzen trazem um cooler de origem que dá para os gastos, mas se fores para um 3600X, justifica comprar um cooler melhor para aproveitar a capacidade de overclocking automatico do CPU e tirares mais performance dele.

A nível de RAM, nesta altura arranja-se bons kits de 2x8GB 3200mhz CL16 ou 3600mhz CL 18, que acabam por ficar equiparadas, no entanto se conseguires baixar o CL do kit por uma diferença não muito grande, é uma mais valia, por exemplo, um kit 3600mhz CL16.

A partir daqui, por alto temos:
  • CPU: 190€ ou 210€ (valores 3600 e 3600x, aproximados às promoções que às vezes aparecem)
  • Cooler: 0€ ou 50€
  • Board: 80€ ou 150€
  • RAM: 100€
  • GPU: ?
370€ no caso mais barato e 510€ no mais caro

Isto deixa-te entre 240~380€ para a gráfica, dependendo do cenário.

Eu diria para na Black Friday tentares adquirir a melhor Nvidia possível. Com a RTX 3070 a cerca de 550€, gráficas como a RTX 2070 ou RTX 2070 Super deviam cair para a casa dos 350~400, que não sei se vai acontecer... É que a diferença de performance para as novas é muito grande, e a diferença de preço também o tinha de ser, porque se uma RTX 2070 Super ficar a 450€ em promoção... não justifica.

Por isso eu teria em conta os novos lançamentos, e procuraria encontrar o melhor poderio gráfico dentro dessa faixa de preço. Com as novas Nvidia e novas AMD, os modelos antigos vão ter de baixar de preço, e bem, pelo salto grande de performance dos novos modelos! Aconselho-te a tentares mesmo esticar para obter a melhor gráfica. Coisas como o cooler são adicionaveis à posterior.

Alguma duvida vai apitando



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titleGT Series 2020 / Re: GT Series 2020: P4 Round of Japan
« on: October 16, 2020, 12: 34 »
Se o Nuno Vitória me permitir, faço das palavras dele minhas.

De certo que esta grelha do GTS 2020 parece-me ser a mais competitiva que já vi na PTSims desde que comecei, mas pensei que pudesse andar embrulhado no meio da tabela.

Infelizmente não tem sido isso que tem acontecido, e não creio que vá conseguir passar muito do meu registo até agora, pelo menos com os inconstantes treinos que tenho feito e, creio eu, a minha incapacidade de utilizar devidamente o McLaren!

Não consegui com deposito vazio, fazer o tempo que fazia com deposito mais que cheio, fiquei na qualificação a 5 decimas do melhor tempo que tinha feito.

Tendo um DT para cumprir, tentei não arriscar muito na primeira volta, mesmo assim, num pequeno erro meu, acabei por perder algumas posições com uma raspadela nos meus amigos recentes: os rails.

No entanto, a corrida foi interessante num ponto. O Tadeu Soares cumpriu também DT à minha frente, e tivemos a corrida inteira a uma distancia de 2~4 segundos. Ora errava ele, ora errava eu... deu para o passar no inicio dos Ss, mas um aproveitamento de um erro meu na 130R fez com que tivesse como me ultrapassar nas últimas 2 curvas. Foi um bom move! :dirol:

Já no fim ainda tentei puxar pelo Giesta para defender o que conseguisse para me tentar aproximar e atacar o Tadeu, mas com o meu colega a não conseguir meter 6ª por danos, foi fácil a ultrapassagem do Tadeu, sendo que decidi nem atacar a posição do meu colega porque nem apanhava o Tadeu, e queria que ambos chegassemos ao fim  :crazy:

Tenho algumas expectativas para Bathurst, é uma pista que gosto, e a acutilancia do McLaren pode ser uma vantagem. O que não é uma vantagem é a altura do carro vs as depressoes da pista, por isso... :whistle3:

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titleGT Series 2020 / Re: GT Series 2020: P1 Round of Belgium
« on: September 23, 2020, 23: 44 »
Claramente sonhei que tinha feito report, mas afinal não!

Portanto, continuo a lutar um pouco com a adaptação ao ACC que penso que vai acontecer durante este campeonato, por isso vou com a mesma postura com que comecei no SimRacing: GTS 2018. Acabei praticamente as corridas todas, sempre com uma consistência boa, e vai ser isso mesmo neste caso.

Qualificação paupérrima, com poucas voltas com um setup novo, estável e controlável, e com o comportamento que me fez gostar do McLaren. Pelo menos estava confortável para a duração de prova que aí vinha.

Na volta de formação, e na sequência da minha habituação ao material novo, após Eau Rouge, vou fazer cycle nos dashboards para ver as temperaturas dos travões e controlar as minhas manobras de aquecimento de pneus e travões. No entanto, num tiro completamente ao lado, em vez disso, carreguei na ignição do carro... Tentei ligar com ele em andamento mas nada, tive de o parar, arrancar novamente, mas não fui a tempo de apanhar o pelotão novamente, então... start from pit lane!

Quando foi dada a green light ainda tive de esperar uns 12 segundos, quando já estavam a sair do 2º setor é que eu pude desligar o limitador e subir Eau Rouge!

A única ultrapassagem digna desse nome foi ao Leandro Mendonça e foi porque o homem tava todo partido. De resto foi ir com calma, fazer a corridinha... Deu tempo para um incidente com o Fábio Costa que está fortissimo, onde eu perdi controlo à frente dele e ele não conseguiu evitar um raspão que o fez despistar.

No fim foi cruzar a meta em 22º, após um excelente arranque! :crazy:

Vemos-nos nas praias Holandesas, espero que esteja calor  :beach:

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titleGT Series 2020 / Re: GT Series 2020: Prova de Teste - Barcelona
« on: September 11, 2020, 23: 55 »
66 horas de AC? Que menino, 31 horas aqui... e foi a corrida mais longa que alguma vez fiz neste simulador!

Esta prova de teste serviu mesmo para várias coisas, primeiro para me habituar em ritmo de corrida ao meu hardware novo, e a mudanças na posição de condução. Depois também para começar a conhecer melhor este simulador! Pelo menos a nível de botões configurados e informações no ecrã penso estar safo.

Posto isto, fui um bocado no desconhecido e tentei não fazer porcaria, no entanto, numa travagem tardia por desatenção pura, fez com que desse uma traseirada num dos Vitórias, a quem peço desculpa!

De resto foi mesmo treino, foi ver o meu colega de equipa a voar por mim e de chegar à volta 30 já altamente desconcentrado e a encostar o carro nas boxes.

Apesar de ter feito o RMHS 2020, após o meu regresso ao Simracing, o ritmo deste campeonato é diferente e a exigência física de um DFGT vs CSW 2.5, resultou mesmo em desgaste.

Portanto, uma boa prova de teste para acordar para o campeonato que aí vem. Arranco sem qualquer tipo de expectativas, pura e simplesmente não sinto que tenha ritmo para colocar objetivos ambiciosos, por isso vou tentar fazer o melhor que posso e ganhar ritmo para atacar 2021!

Boa sorte a todos!

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Hardware & Software / Re: Hardware para "Inicio"
« on: July 25, 2020, 13: 17 »
Viva,

Se comprares Fanatec, penso que os melhores preços são sempre no site deles, mas posso estar enganado. Promoções é coisa rara. O que podes fazer é usar este link para fazer as tuas compras na Fanatec: clica aqui!

Como o Mário disse, genericamente falando, depende muito do dinheiro que queiras dispensar. O essencial é base + volante + pedais.

A Logitech tem o G29, a Thrustmaster o T150/T300/T500, a Fanatec vai desde o CSL Elite ao Podium (Direct Drive), entre outras opções dentro das marcas, mas estas acabam por ser, das atualmente à venda, as mais recorrentes.

Para mim a escolha do volante vai depender, para além do dinheiro, de onde o vais montar! Se vais colocar numa secretária, e és uma pessoa que gosta de sentir muita força/peso no volante, talvez não ir mais longe que um T300 (não sei se o CSL Elite é mais forte para indicar). Se tens um cockpit sólido, podes ir até ao Fanatec CSW 2.5. Para entrar em Direct Drive tens de ter mesmo um cockpit sem folgas.

Portanto, assim para mandar umas larachas (ordenado do mais acessível para o mais caro):
  • Sem cockpit: G29, T150, T300
  • Com cockpit simples: T300, CSL Elite, CSW 2.5
  • Com cockpit a sério: CSW 2.5, Podium, Simucube 2

Tem algumas falhas esta lógica com certeza, mas deve dar uma ideia da coisa!

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Que bom foi voltar às pistas, e desta vez em Campeonato, ainda que não com as condições a 100%!

Foi a primeira vez que andei nesta versão de Monza. Felizmente a pista era relativamente facil, e deu para fazer uma Qualificação a meio da tabela!

Tive melhor arranque no Warm-up que na corrida. Na corrida travaram à minha frente, no fim da saida das boxes, perdi o embalo todo!

Fui ganhando algumas posições e tive a esforçar-me para acompanhar o Almeida em passeio, a tentar entrar no Top 10. Numa disputa com o Tiago Gouveia na T1, ia por fora cheio de gula e voilá, rails! É um lembrete que isto não um GT3, e que nas corridas a contar mais vale levantar pé do que me armar em Steve McQueen.

Estes carros são um espetáculo, e a corrida foi bem fixe. Pena ter sido bastante evidente a diferença de velocidade de ponta entre os carros. Felizmente o resto das pistas, no geral, são mais equilibradas.

Vou cheio de vontade para este início de campeonato!

Abraços  :dirol:


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2- Como a equipa do Tiago não tem ninguém no CAI ou Staff, foi uma situação que não soube de antemão e nem foi a tempo de corrigir e é aqui que está o cerne da questão ( a tal cena da Bolsa de Valores):

       2.1-  Se por ventura, e sem mal absolutamente nenhum, um membro de uma equipa que faz parte do CAI do campeonato em questão, terá acesso a essa informação privilegiada (Bolsa de Valores)(neste caso o erro do preenchimento do protesto) e avisaria de antemão a pessoa em questão que o Protesto estaria mal feito, o que é perfeitamente normal e aceitável.

       2.2- o que não pode ser aceitável e é o que se discute aqui, é uns terem acesso a informação privilegiada e outros não, só isso, nada mais. Esqueçam lá o pensarem que são ataques à integridade, à parcialidade, à seriedade, é apenas o uso dessa informação privilegiada que por vezes dá jeito e por outras não interessa para nada.

Nuno,

No Formula Series houve um protesto do Carlos Barros (Playteam) que não foi considerado por estar inválido.

Eu sou piloto da Playteam.

Eu sou membro do Staff, sou membro de um dos CAI e tenho acesso aos emails.

Isto é um exemplo que acredito ajudar a explicar a nossa posição em relação às vossas palavras.

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O Fórum é atualmente uma das fundações para publicitarmos e organizarmos os nosso campeonatos, e por isso é considerado ferramenta importante para sermos bem sucedidos!

Maior parte do tempo está disponivel e encontra-se em correto funcionamento, ou pelo menos assim achamos nós.

Por isso vimos pedir à comunidade da PTSims.net que, caso encontre um problema no Fórum que o impeça de fazer alguma operação, ou que seja apenas algum comportamento estranho, para reportarem e consequentemente procederemos à correção!

Alguns exemplos:
  • Ao colocar um post dá erro
  • Não ser possivel guardar imagem de perfil
  • Não receber alertas de mensagens privadas novas

Fica aqui um template com algumas indicações que são úteis caso possam fornecer:
Quote
  • Qual o problema:
  • Quando ocorreu:
  • Quais os passos executados:
  • O problema é constante ou intermitente:
  • Printscreen do erro:

Muito obrigado pela ajuda e compreensão!
A Direção Informática

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Hardware & Software / Re: [Ajuda] Compra de monitor
« on: March 31, 2020, 12: 34 »
Olha, vou te deixar aqui uma lista que retirei do forum da Zwame (especialidade tecnologica e outros).

Quote
200-250€
AOC 27G2U - Versão 27" do AOC 24G2U, para quem quiser 27" a 1080p
AOC Q3279VWFD8 - Inesperadamente, a AOC lançou um IPS de "gama" baixa com boas specs, e que consegue atingir boa performance, algo muito raramente visto nas gamas mais baixas deles. (review) - IPS, 1440p, 75Hz, medium matte
MSI G24C4 - Um excelente Monitor VA de 144hertz com curvatura. Tem features como Portas USB, headset holder e joystick para navegação de menus. Não tem ajuste de altura. Bom especialmente quando encontrado em promoção abaixo de 200€, fora isso o seu preço não é competitivo com o AOC 24G2U.
Dell U2417H > IPS, das melhores calibrações de fábrica nestas gamas.
BenQ EW277HDR >VA, 27", 1080p, bastante recente e com boa performance. (review)
LG 29UM59-P - 29", IPS e ultrawide a bom preço.

250-350€
Dell U2518D > IPS 1440p. Calibração de fábrica muito boa.
BenQ GW2765HE / GW2765HT > Para quem quer um monitor 27'' 1440p mais barato, seja para trabalhar, ou para jogar (se não forem muito sensíveis a ghosting), é difícil de fazer melhor pelo preço. (review ht)
LG 29UM68-P> Modelo Ultrawide 2560x1080, IPS e com Freesync. Na altura desta escrita, encontra-se a 300€ em alguns locais, a este preço, deve ser dos Freesync mais interessantes de momento.
Dell Alienware AW2518HF - Dos monitores 240Hz mais baratos. Indicado para os gamers que jogam maioritariamente e-sports e que querem máxima fluidez. Tem freesync
LG 27UD59-B - 4k, IPS e 27" com Freesync. Dos monitores mais interessantes para quem quer fazer edição de vídeo/imagem ou juntar a uma consola (ps4 pro/xbox X), sem querer gastar muito.
AOC CQ27G2U / AOC Q27G2U - Monitores 1440p 144hz com painel VA. Boas opções para quem não pode dar o extra por monitores IPS com características semelhantes. O CQ27G2U é curvo e o Q27G2U não

Todos os créditos vão para o autor do tópico e da comunidade Zwame  ;)

11
Atualização das entradas da Playteam!
Inclui mudanças nos carros e skins

- Equipa: Playteam
- Manager da equipa: Nelson Lira


- Piloto 1 e GUID: Ricardo Marcelino / 76561198186377650
- Classe: GT1
- Carro 1: Ferrari 550-GTS
- Pintura personalizada: sim

- Piloto 2 e GUID: Carlos Rodrigues / 76561198346965685
- Classe: GT1
- Carro1: Ferrari 550-GTS
- Pintura personalizada: sim

- Piloto 3 e GUID: Fernando Silva / 76561198021260992
- Classe: GT1
- Carro Ferrari 550-GTS
- Pintura personalizada: sim

- Piloto 4 e GUID: Fábio Costa / 76561198023423750
- Classe: GT1
- Carro Ferrari 550-GTS
- Pintura personalizada: sim

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Bom dia Malta,

A corrida podia ter corrido muito bem para mim mas infelizmente acabou muito fraca...
Até a 15ª volta andei entre a 8ª e 12ª posição, momento em que fui a box.
Saindo da box em 18ª posição e recuperando para a 15ª, momento em que tive um despiste na volta 21 na curva 6 e infelizmente o Tiago Lapa que apesar de assistir ao despiste com alguma distância não conseguir mudar a rota embatendo em mim a cerca de 120km/h. Dessa forma trouxe o carro para a box com danos pesados nas Asas e eixo do carro.
Saí da prolongada Box em antepenúltimo lugar e fiz a corrida com bandeiras azuis.

Tentei ao máximo respeitar as bandeiras azuis em zonas seguras. Com alguns pilotos que iam perdendo tempo ou saindo da pista eu no meu ritmo ia ultrapassando e sempre a ver as bandeiras mas com atenção para não atrasar quem vinha atrás.
Tenho pena pelo leve embate no final da corrida ao André Vitória, lembro que ele ia cometendo alguns erros e em certo momento saíu da pista. Dessa forma entrou em pista muito próximo a mim acabando eu por ultrapassar novamente. Hoje teria travado o carro para ele entrar em pista sem pressões mas em corrida as vezes não pensamos de melhor forma mas acho que acontece a todos. Lembro a minha saída de pista na 21º volta que me destruiu o carro apos embate de outro piloto.
Se fosse hoje tinha desistido da corrida na 21ª volta e evitava o stress das bandeiras azuis e inconscientemente o uso do DRS perto do final da corrida (penalty).

Só uma nota João, não te apercebeste que na volta 19 levaste com um drive-through e que à volta 22/23 já estavas desqualificado de acordo com as regras?


Não me apercebi de nada, qual foi a situação para levar drive-through?
Estive a ver no meu live mas não me apercebo de nenhuma indicação.

Podes ver na 19ª volta, ao entrar para a segunda zona de DRS, que aparentemente o usaste sem teres "permissão", e consequente bandeira preta e branca ao lado do indicador de DRS.

Então assim sendo revê a classificação final no primeiro post deste tópico, porque foste desqualificado desta corrida.

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Bom dia Malta,

A corrida podia ter corrido muito bem para mim mas infelizmente acabou muito fraca...
Até a 15ª volta andei entre a 8ª e 12ª posição, momento em que fui a box.
Saindo da box em 18ª posição e recuperando para a 15ª, momento em que tive um despiste na volta 21 na curva 6 e infelizmente o Tiago Lapa que apesar de assistir ao despiste com alguma distância não conseguir mudar a rota embatendo em mim a cerca de 120km/h. Dessa forma trouxe o carro para a box com danos pesados nas Asas e eixo do carro.
Saí da prolongada Box em antepenúltimo lugar e fiz a corrida com bandeiras azuis.

Tentei ao máximo respeitar as bandeiras azuis em zonas seguras. Com alguns pilotos que iam perdendo tempo ou saindo da pista eu no meu ritmo ia ultrapassando e sempre a ver as bandeiras mas com atenção para não atrasar quem vinha atrás.
Tenho pena pelo leve embate no final da corrida ao André Vitória, lembro que ele ia cometendo alguns erros e em certo momento saíu da pista. Dessa forma entrou em pista muito próximo a mim acabando eu por ultrapassar novamente. Hoje teria travado o carro para ele entrar em pista sem pressões mas em corrida as vezes não pensamos de melhor forma mas acho que acontece a todos. Lembro a minha saída de pista na 21º volta que me destruiu o carro apos embate de outro piloto.
Se fosse hoje tinha desistido da corrida na 21ª volta e evitava o stress das bandeiras azuis e inconscientemente o uso do DRS perto do final da corrida (penalty).

Só uma nota João, não te apercebeste que na volta 19 levaste com um drive-through e que à volta 22/23 já estavas desqualificado de acordo com as regras?


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Uma questão com que me estou a deparar.

Apesar de ter a app do DRS instalada e activada no AC, a mesma não me aparece na barra de selecção da direita, quando se faz drive.

Logo, não vejo zonas de DRS nem onde o posso activar (se é que posso).

Falta-me alguma coisa?

Chegaste a ativar nas opções do jogo, antes sequer de entrar num servidor?
Ricardo, como comecei por dizer, sim. Mas a App ACL_DRS não me fica disponível.
Tiago, vou ver isso... andei a correr as apps todas mas pode-me ter escapado essa, pois procurava a ACL_DRS (ou lá o raio como isso se chama...).
Obrigado a ambos. :)
:crazy:

Como é a primeira vez, acho estranho, mas o que me acontecia às vezes era algumas Apps não aparecerem mesmo. Descobri que tinha de apagar as pastas com configurações das mesmas, na pasta do Assetto Corsa nos "Meus Documentos". Pode ser que ajude

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Portanto, estava doente desde Domingo, não tive condições de treinar, apenas o fiz no dia da corrida. Rapidamente aproximei-me dos tempos do grupo cá de trás, arranquei mesmo de trás e estava a rolar em 15º, com os despistes e DTs dos outros pilotos. Fiz 2/3 erros seguidos que me fez cair para o fundo da grelha. Encostei e vim-me embora. Pura e simplesmente não me estava a conseguir concentrar e não tendo nada a ganhar, não valia, na minha condição, estar a forçar.

Só me resta a última prova para fazer um Top 10!