Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Vítor Costa

Pages: [1] 2 3 ... 43
1
Por impossibilidade não tinha voltado a pegar no volante desde a corrida de segunda feira e custou a habituar-me no qualify nas poucas voltas que dei ao novo conjunto simulador e carro. Acresce que Sepang é uma pista que não aprecio particularmente por isso foi só dar 3 ou 4 voltas com tanque de corrida para habituação ao carro e encostar.

Partindo de último para a corrida não estava particularmente confiante de ganhar grande coisa, não me tinha sentido particularmente bem com o carro quando peguei nele, por isso o início foi a tentar ganhar ritmo e evitar chatices, o que acabei por conseguir. Para mim a corrida só teve interesse enquanto não choveu, já tinha recuperado até à 16ª posição e estava perto de outros que me precediam, estava a ser até mais interessante do que previa. Infelizmente veio a chuva e um carro interessante tornou-se um carro inguiável, onde era praticamente impossível curvar, tristeza das grandes. Lá acabei por ir ao pit colocar intermédios  :lol: para acabar por lá voltar para colocar pneus de chuva. Ainda assim foi um desespero, qualquer toque mínimo e lá ia o bicho desgovernado para onde lhe dava vontade. Isto enquanto era só água na pista.

Podem dizer o que disserem mas para mim isto não é parecido com a realidade, o RF2 simula pessimamente a pista molhada/bastante molhada nestas condições. Quando não chove e a pista começa a recuperar e a aparecerem trajectórias faz um trabalho fantástico, quando a pista fica cheia de água é uma tristeza. Ou da pista ou dos pneus. Há simuladores que neste aspecto simulam muito melhor aquilo que é correr com chuva, como perdem noutras coisas evidentemente, neste aspecto o RF2 perde. Opinião pessoal apenas, não estou a dizer que a corrida não devia ser nestas condições de tempo, estou a dizer que o simulador perde aqui.

Por isso a corrida só retomou algum interesse quando começou a secar mas aí já era tarde para ganhar alguma coisa. Rezo para que a próxima prova seja em seco  :biggrin:

Parabéns ao vencedor e a todos os que estiveram presentes.

2
Bela corridita malta  :drinks: Este Porsche depois de se levar o jeito e treinar um bocado é muito fixe e dá um gozo danado de levar  :biggrin:

Qualificação - Não existiu, não fui o último porque mais 2 companheiros não marcaram tempo. Não estava muito preocupado sinceramente, entre sair de 30º ou de 25º ou coisa parecida a diferença não seria muita desde que desse para ser divertido.

Corrida - Primeira volta com muito muito cuidado, sempre com um pé no acelerador e outro no travão, um olho na estrada e outro olho no espelho, não foi fácil para mim mas também não foi fácil certamente para os outros  :lol: e não é fácil ver ali a nesga e não meter o carro, ainda bem que perceberam que não se pode levar os carros à frente e que no início tem que se travar muito mais para evitar levar um companheiro à frente, só por isso muito obrigado  :ok: Depois de passar alguns acidentados e outros acabei atrás dos 2 homens da Moonlight à 3ª volta creio, acabou por dar para passar mas antes ainda me moeram o juízo os dois  :lol: O objectivo seguinte era apanhar o Paulo Fraga e o Carlos Santos que seguiam entretidos uns segundos à frente, acabamos juntos à 5ª volta penso eu, lutava-se pelo 15º, seguia colado no Carlos  :training1:, ele acertou num meco e pumba grande malho :crazy:
Ainda pensei abandonar porque o estouro foi grande mas como o volante estava direito decidi seguir para tentar amealhar alguns pontos. O carro já não ficou em grandes condições infelizmente, inclusive deixei de ter motor para o Escort do Ruben e ainda tive que levar com os Moonlight de novo que com o carro neste estado podiam dar luta na parte mais sinuosa, só mesmo em reta consegui distância e nem assim era fácil. O melga do David Cardoso ainda se colocou ao lado algumas vezes  :sarcastic_hand:

Pena o estouro no Carlos mas são coisas que acontecem a todos e não tive forma de evitar. Ainda assim foi uma bela corridita e bem entretida e deixou-me algum sabor amargo este 17º lugar, mesmo saindo do 30º. Julgo que podia ter acabado um pouquinho melhor mas pronto, pelo menos foi muito divertido de levar. Nota positiva para o facto de voltar a acabar a corrida.

Parabéns ao vencedor e a todos os sobreviventes.

3
Hardware & Software / Re: Update de pedais?
« on: July 04, 2020, 23: 30 »
A resposta curta é sim. Os pedais funcionam por USB  :good:

4
Apresentação / Re: Apresentação Artur Mesquita
« on: June 29, 2020, 22: 28 »
Bem vindo Artur

5
Para mim correu bem, não esperava fazer 2 voltas seguidas sem me esbardalhar algures, até para marcar um tempo na qualificação foi mesmo no fim do cronómetro  :heat:

A corrida começou animada mas à 2ª volta saí mais largo e bati forte, felizmente sem levar ninguém comigo. O volante ficou todo torto e havia alguma dificuldade em virar para a direita e mesmo nas retas coitado do Porsche  :crazy: ainda pensei ir à box reparar o carro mas depois pensei que porventura reparava e batia logo a seguir, portanto, toca para a frente nestas condições. Consegui aguentar-me até ao fim sem me espalhar de novo e ainda por cima consegui não ficar sem caixa de velocidades, terminando num belíssimo 20º lugar  :biggrin: logo aqui onde não contava sequer acabar. Sempre foi melhor que a semana passada  :ok:

Parabéns ao vencedor e a todos os resistentes e sobretudo um forte abraço ao Nuno pelo 2º lugar  :friends:

6

Sobre as dobragens.

Eu não tenho qualquer problema em abrandar se apanhar um carro numa parte que sei que é dificil passar, o meu problema com dobragens não está ai, isso é completamente normal.

Eu tive um acidente a fazer uma dobragem que me partiu o carro todo e tive que fazer os tais 40 minutos com o lado esquerdo e a asa a frente todos a azul escurdo,com a direção toda torta, e nem chateado com quem me tocou fiquei porque compreendo que lá cheguei muito rapido e ele se atrapalhou um bocado e pronto são coisas que acontecem.

Agora tenho problemas sim com quem vem disputar travagens comigo em bandeira azul, para além de ser ridiculo disputar travagens em blue flag, ainda é mais ridiculo disputar travagens em blue flag com alguem que tá 1,2,3,4 e não sei quantas voltas à frente. Um gajo nem sabe se pode confiar ou não para entrar nas curvas.

Eu já fiz centenas de dobragens tanto nas multi classe como nas corridas normais, e tambem já fui dobrado bastantes vezes portanto sei bem o que é dobrar e sei bem como se deve deixar dobrar, certamente que o problema não sou eu.

É preciso ver uma coisa, por muito que toda a gente tenha direito a cá andar e uns sejam mais lentos que outros é muito chato um gajo fazer quase 100 voltas de treino, mais o tempo a fazer os sets (sim porque só ter experiencia com o carro não chega) para depois ainda ter que andar preocupado com pessoal que dificulta as dobragens só porque sim, e aqui sim está a "irritação" que falas. Horas perdidas numa dobragem que era facil mas foi dificultada sem necessidade nenhuma.

Eu tive que deixar passar o Almeida e podes ter a certeza que ele não perdeu nem um milesimo comigo, se não estou a correr com ele para que dificultar as coisa só porque posso?

Se um piloto está em situação em que tem que deixar passar um comboio de carros quando tem blue flag só tem que deixar passar, já me aconteceu também e por muito que custe tem que ser.

Eu nem queria falar em dobragens nenhumas aqui mas acho um bocado injusto "atirar" o problema para os carros mais rapidos como tenho visto acontecer já varias vezes, não digo que as vezes os mais rapidos não abusem mas certamente não é onde está o verdadeiro problema.

Dito isto, esta pista era complicada e espero que o pessoal compreenda que com estes carros é preciso treino, senão vai ser disto até ao fim.

Da minha parte não vão ouvir falar mais nas dobragens.

Abraço

E até a sebring que pelos vistos o tempo vai estar complicado.

 :drinks:



Penso da mesma forma David, completamente de acordo. Eu não tenho o hábito de disputar travagens quando estou a ser dobrado, nem faz qualquer sentido para mim. Para isso ser simples basta ligar o Relative Overlay e está lá o necessário para perceber onde estamos, a que distâncias estamos, a classificação do que lá vem, está tudo. Aconselho vivamente aos mais novos experimentarem, os outros não precisam dos meus conselhos  :biggrin:

7
Apresentação / Re: Apresentação Ruben Moreira
« on: June 05, 2020, 22: 37 »
Bem vindo Ruben

9
Apresentação / Re: Apresentação José Gonçalves
« on: May 21, 2020, 18: 52 »
Bem vindo José

10
Geral / Re: O Simracing e a Pandemia
« on: May 21, 2020, 18: 37 »
Ainda bem que o Nuno ressuscitou este tópico porque queria dar a minha opinião e passou-me. Acho que o hype é positivo para o simracing, assim saibam os simracers aproveitar. À boleia do hype podem vir alguns que nos interessa ter como parceiro dos asfaltos virtuais, que podem ser membros válidos das comunidades de simracing existentes. A forma como as pessoas forem recebidas deste lado e o ambiente que aqui vêm decidirá se ficam ou vão.

De resto o aproveitamento das marcas, organizações e pilotos do simracing é positivo, mesmo que alguns pilotos não tenham a decência de respeitar a solução que lhes está a ser fornecida nestes tempos de recolhimento e ausência completa de calendário de competições. Se não fosse o simracing muitos já estavam a pedir lay-off ao Estado respectivo, absoluta falta de visão dos mesmos. E é positivo o interesse das marcas e organizações porque elas já sabem que o futuro nunca será igual ao que tivemos até aqui. As competições vão regressar mas a forma vai ser diferente, o publico vai ser diferente, mais que não seja por ser obrigado a isso. Alguém consegue nesta altura imaginar o futuro dos concertos de música ou das provas em circuito onde se juntam multidões? Tal como os conhecíamos? Regressarão certamente mas regressarão diferentes e as marcas precisam é de faturar, logo, parte do actual e futuro investimento publicitário passará pelo E-Sport  ;) Vejam o que se está a passar no RaceDepartment por exemplo, é um salto gigantesco, a contratar (ou será ao contrário? :biggrin:) comentadores do EuroSport  :yes: Já para não falar da tal estrutura de apoio à organização de campeonatos que vão lançar, alguém está a entrar com o dinheiro  :whistle3:

Tivesse eu menos 30 anos e dedicava-me ao simracing em full job  :biggrin:

12
Parabéns pelo texto de apresentação sinceramente. Curto mas suficiente para explicar bem donde vem o Ricardo Moreira Historic Series. Ao Ricardo um abraço de saudade pelos bons tempos. Vou inscrever-me obviamente, para dar uso à caixa H e à embraiagem, como o Ricardo gostava  :biggrin:

13
As minhas corridas foram fraquitas  :unknw:, um 18º lugar e uma desistência (abandonei voluntariamente a 2ª corrida porque levei 2 DT seguidos na famosa chicane de que se fala e na saída do 2º ainda levei um Stop&Go para cumprir) dizem tudo. Achei que era demasiado e retirei-me de pista. Na 1ª foi giro até levar um DT na mesma chicane, que me atirou bastante cá para trás, já não deu para recuperar. Valeu a classificação do Nuno na 1ª corrida.

Sobre a pista, com alguma propriedade posso dizer que foi devidamente testada e ponderados os prós e os contras. Quem acha que a pista não foi testada (e desmontada), desengane-se e procure outros temas. Sem mexer na pista original, havia a questão do semáforo - facilmente ultrapassável como se viu, a questão da partida a direito - facilmente ultrapassável como se viu, e a questão de alguma permissividade na última chicane. Analisado o gozo de correr em Vila Real com alguma semelhança com o circuito atual vs a possibilidade de todos os pilotos poderem usar os limites que estão estabelecidos na referida chicane, com as incidências de gestão do próprio RF2, achou-se por bem usar esta versão de Vila Real. Portanto, os limites do jogo eram iguais para todos e usou melhor quem teve mais habilidade, quem testou mais esta possibilidade ou quem teve mais sorte. Diz isto um gajo que levou 3 DT nas 2 corridas, mas o que testei não foi isso, foi o resto. Já agora muitos devem saber, afinar/alterar os cut é das coisas mais tricky no RF2, no sentido de matreiro mesmo, não é fácil de fazer mas não cheguei a fazê-lo.

Pessoalmente acho que a pista dá perfeitamente para correr sem ter que a estar a alterar e está até melhor - mais fidedigna - do que a versão do RF1 convertida para RF2, mas isso é a minha opinião, dá-me muito gozo correr nestes circuitos lusos e deu-me mais gozo correr nesta versão. A atitude de ontem em pista não tem nada a ver com a pista, tem a ver com a mentalidade, às vezes alguma falta de educação, a que acrescento nesta altura algum cansaço e nível elevado de irritabilidade por vias do confinamento social.

15
Fiz 13º na qualificação, não foi um mau resultado mas deveria ter ido ao segundo 18 como fui nos treinos, não consegui.

Corrida... não adiantou de muito fazer 13º, ainda o green flag não tinha saído e eu já tinha perdido 2 posições antes de arrancar  :good: Mas siga, estava com um bom ritmo por isso bola para a frente. Uns metros à frente, ainda não tinha feito a 1ª chicane a valer e já estava virado ao contrário  :friends: Na volta seguinte ia eu fazer pela 1ª vez a valer a mesma chicane e já estava virado ao contrário, sendo que desta vez o responsável fui eu e viramos os dois. Já apresentei as minhas desculpas ao Marco mas fica de novo de forma pública. Esperei pelo Marco que era o mínimo que podia fazer.

Estava a correr bem, 30º não era mau  :crazy: Pé na tábua e lá fui até ao fim do stint, rezando para que desta vez os mecânicos fossem simpáticos e resolvessem reabastecer o carro  :heat: E não é que desta vez colocaram a gota?  :lol:

Nem tudo estava perdido agora que ia ter a oportunidade de fazer um 2º stint (que infelizmente não tem acontecido...)  :biggrin: Saí em 21º, pé na tábua e siga. Tive lutas muito boas neste 2º stint, sem incidentes, consegui recuperar até 12º, não foi mau resultado mas fica-me um amargo de boca pelos 2 incidentes na 1ª e 2ª voltas, podia ter tido um resultado um pouquinho melhor, dentro dos 10 primeiros quem sabe.

Pronto, SPA é SPA, viva a corrida e parabéns a todos.