PTSims.net - Simulações em Portugal

Informações e Notícias => Hardware & Software => Topic started by: João Miguel on January 23, 2020, 22: 58

Title: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 23, 2020, 22: 58
Olá!

O meu nome é João Miguel e moro no Algarve!
Venho aqui solicitar as vossas opiniões e ajudas relativamente a um problema que tenho e não consegui até agora resolver com o meu computador, que passo a descrever (vai ser um pouco longo).

Em Março / Abril do ano passado fiz um upgrade ao meu computador, que teria cerca de 4 anos.

Tinha um computador com as seguintes especificações:
Processador i7 4770K a 4.2Ghz (OC automático na BIOS)
16 GB de memória a 2133 MHz,
Gráfica MSI GTX 1080 X Gaming,
Motherboard MSI M Power,
Fonte de alimentação Corsair RM750 (80 gold)
Arrefecimento a água Corsair H100 (1ª geração)
Disco SSD 240 GB Kingston Hyper X
Disco SSD 480 GB Kingston
HDD WD 2TB
Leitor de BlueRay Asus

Sempre joguei sem quaisquer tipo de problemas com este sistema, mas como comprei uns oculus rift e não conseguia jogar sempre às 90 fps, decidi fazer um upgrade a alguns components:
Processador i9 9900K
16 GB de memória G.Skill a 2133 MHz e 3200 MHz (em XMP)
Gráfica Gigabyte RTX 2070, depois MSI RTX 2080 TI Gaming X, depois Gigabyte RTX 2070 OC
Motherboard MSI Z390 Carbon Pro AC, depois ASUS Z390 E Gaming
Disco M2 ADATA 512 GB
Disco M2 Samsung 970 Evo

Resumindo fiz o upgrade de processador, motherboard, memórias e gráfica.
Desde o inicio comecei a notar logo problemas de stuttering que nunca tinha tido no Assetto Corsa e no RF2.
Troquei a RTX 2070 por uma RTX 2080 TI, ficou igual, só que com fps´s mais altas, devolvi e voltei à RTX 2070

A partir daí comecei a saga que dura até hoje,
Já mudei praticamente todos os componentes, já resintalei o windows dezenas de vezes e continuo com o mesmo problema, micro paragens no jogo.
Utilizei tudo quanto é programas para tentar detector o erro (HWinfo, HWmonitor, Aida64, OCCT, etc e não acusam nada).
Com o RTSS do MSI afterburner é que quando ligo o gráfico do framtime notam-se uns picos enormes quando faz stuttering.
Para além do stuttering a imagem também parece tremer ás vezes.

Instalei o windows no computador de uma amigo meu e trouxe aqui a casa para ligar ao meu hardware e estava estável, jogando igual com as definições a um nivel alto, tal como eu costumo jogar o RF2 (44 carros em Portimão)
O computador dele era bastante inferior ao meu e não consegui jogar bem no ACC, mas no RF2 não deu os problemas do meu.

já experimentei 5 gráficas diferentes, um processador 9400F (igual ao do meu amigo), vários SSD´s e M2, com HDD´s ligados e desligados, o problema pesistiu sempre.
Com as duas MB, igual resultado, com as várias memórias igualmente, etc.

A nível de configurações já tentei de tudo no painel nvidia, e nas opções gráficas do Windows.
Na BIOS já experimentei desligar o HT, SpeedStep, Speedshift, C-State.
Já puz na BIOS em modo optimizado, em OC a várias frequências, em XMP profile as  memórias, etc, etc, e nada, continua sempre com o mesmo problema.
Já testei alguns computadores de amigos meus aqui em casa, sendo que eram todos de especificações inferiores e nenhum deu estes problemas.

Pensei trocar a fonte de alimentação e o arrefecimento, mas não costumo ter problemas bluescreens nem temperaturas muito elevadas.
A 5 GHz no AIDA 64 vai a 75º C no máximo, só com o teste mais forte do OCCT é que vai aos 100º C e não sei porquê tal diferença entre temperaturas nos dois programas.
No entanto a jogar raramentre passa os 60º C, mesmo no ACC.

Tenho o Windows e as drivers todas actualizadas (incluidas as do chipset da MB).
Costumo jogar com os gráficos em niveis high / ultra, mas mesmo baixando o nível continúo a ter problemas.
No ACC é mesmo para esquecer, nem em low consigo jogar sem o stuttering aleatório. 
No RF2 jogo a mais de 100 fps de media, mas de vez em quando lá faz um freeze na imagem e estraga toda a imersão.
O que ainda está melhor é o AC, mas mesmo assim também não está bem.
Uma das coisas que noto é por exmplo, no AC, que até é o mais estável, quando faço curvas muito fechadas, tipo algumas de Nurbruging, a imagem da paisagem fora do carro treme. Nos outros computadores dos meus amigos que testei aqui em casa, tal não acontecia.

Resumindo, gastei mais de 1000 euros nos upgrades e fiquei sem, jogar em condições, quando antes jogava sem qualquer problema.

Comprei o computador na chip7 de Faro, levei-o lá várias vezes, ondem trocaram a MB inicial da MSI pela da ASUS, trocaram processadores i9 9900K, memórias e até mesmo a fonte de alimentação e nada resolveu o problema. desisti de lá ir.

Fui depois à Globus de Faro, onde foram trocadas as memórias (experimentei com 32 GB a 3000 MHz), processador (experimenti com um 9400F), comprei um novo disco M2 Samsung 970 EVO e continua tudo igual.
O senhor Pedro da Globus, que tem sido de uma grande ajuda, vai tentar arranjar uma nova fonte para testar e se não resolver, uma nova MB e novo arrefecimento.

Não sei se alguém teve problemas deste género ou parecidos, que possa ajudar.
Tenho visto em alguns fórums pessoal a queixar-se de problemas parecidos, mesmo com computadores de topo, alguns acabam por os resolver de uma maneira ou outra, eu, até agora com tudo o que já tenti ainda não consegui.
Alguns afirmam que os problemas são do Windows, outros dizem que da NVidia, outros que dos jogos, eu nem sei já que pensar...

Já tentei de tudo, até pensei comprar outro computador, mas tenho medo que o problema possa persistir, por ser do windows, ou da adaptação do mesmo aos jogos, em computadores mais modernos como o meu.


Agradecia muito a vossa colaboração!!!

João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Leite Castro on January 23, 2020, 23: 11
Eu tive disso há pouco tempo. E a minha máquina é boa para isso não acontecer.

O que fiz foi atualizar os drivers da gráfica e fui ao player.Json do RF2 e no RecordToMemory pus "true". O problema ficou resolvido para os micro freezer, agora tenho um freezer de vez em quando, quando entra alguém no Server.
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Rui Santos on January 24, 2020, 09: 11
Bom dia!

Andei com uns problemas semelhantes há uns anos, troquei de PC e ficou tudo ok, ainda hoje não sei o que foi...

No teu caso o problema pode ser mesmo da fonte de alimentação, pois segundo o que percebi foi a que ficou do teu anterior sistema! Também não fiz o cálculo, mas será que 750W são suficientes para a tua configuração?

Outra coisa importante... que monitor tens?

Em relação aos freezes nos diversos softwares:

- No rF2 é crónico e normal (ainda está para vir o dia em que resolvam este problema que se arrasta há anos);
- No AC não é normal, mas também já percebi que é o que tens menos problemas;
- O ACC não conheço, mas pelo que já li é exigente graficamente, se algo falha com esse teu excelente sistema é porque realmente há aí algo errado;

Boa sorte!
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on January 24, 2020, 09: 31
Vai aos Eventos de sistema e vê se encontras lá algum erro!
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Mário Peixoto on January 24, 2020, 11: 18
A única coisa que me ocorre, depois de ver que já fizeste basicamente tudo o que podias, é ligares ou desligares o High Precision Event Timer (HPET). Confesso que nem sei se os sistemas atuais ainda têm disto, mas tens aqui um link com mais informação e como podes proceder: https://linustechtips.com/main/topic/915727-common-stutter-lag-crash-fix-hpet-guide/

Eu falo disto porque o meu PC (que é bastante inferior ao teu, diga-se), fica cheio de breaks sempre que estou a sacar algo que utilize muito a rede. Por exemplo, update de um jogo na STEAM. Independentemente do que eu estiver a fazer, o PC vai-se comer todo, nem o windows media player consegue passar uma música sem brekar todo. É muito estranho. Esta foi a única solução que encontrei e realmente funciona, o mal é que passado uns dias, parece que a definição se liga sozinha e volto a ter problemas.

Se vai solucionar o teu caso, não faço ideia. :| Mas realmente tens aí algum problema na máquina. Tendo em conta que não trocaste a fonte, pode ser aí que está o problema. Já viste se os cabos estão bem arrumadinhos na caixa, se não há contacto entre nada? Eu sofro de outro problema estranho, que ocorre aleatoriamente e já me aconteceu em AC, rF2, ACC, GTA V, DiRT, enfim tudo o que puxa mais pelo PC. Se estiver de fones, posso ouvir um zumbido e uns "cracks" no som muito estranhos. Não sei explicar bem, é um som mesmo muito estranho. E por vezes acontece perder mesmo o som durante uns segundos. No outro dia, numa prova de rFactor 2, depois de me acontecer esse zumbido e alguma perda de framerate, andei 3 segundos sem som até este voltar. E quando voltou, o pessoal no TS disse que a minha voz estava diferente, parecia abafada. Ou seja, tenho aqui um outro problema que se manifesta sobretudo no processamento do som.

Segundo o que li (porque é difícil pesquisar por este problema), pode ser que a motherboard não esteja bem isolada dos outros componentes e, quando precisa de maior esforço, dá-se uma quebra na performance, sendo neste caso o som o mais notório (eu tenho uma placa de som própria, não uso a onboard). Enfim, isto é apenas algo mais que podes experimentar, vê se tens a caixa arrumadinha e os cabos bem afastados uns dos outros. Também podes experimentar desligar componentes não essenciais no PC ou usar só um stick de RAM, e ir testando.

Também podes verificar se algum desses componentes que compraste costuma dar problemas. Hoje em dia há tanta marca que é possível que certa combinação cause problemas no próprio Windows. Pode ser difícil de comprovar isto, mas ocorreu-me agora também.

Ou então fazes uma queima disso tudo, invocas um espírito para te fazer ganhar a lotaria, e compras outro PC novo. :biggrin:
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Tiago fm Monteiro on January 24, 2020, 12: 35
Boas!

A fonte apesar de ter 750W anunciados, pode já estar a dar alguns problemas e quando puxas por ela pode acontecer isso... Se lhe baixar a voltagem no CPU ele vai trabalhar mais devagar um bocado, e vai acontecer isso... Pelo que descreveste parece-me que estás com algum problema à volta do CPU, mas que pode estar a ser originado por outro lado (alimentação ou motherboard). Assumindo que a board e cpu estarão bons, visto serem novos (e que podem ter problemas, não estás livre disso...), experimentava com outra fonte primeiro...

Outra coisa que podes ver já é se meteste bem a pasta térmica e o dissipador no CPU. Ele pode estar a fazer throttling para não aquecer e derreter... Primeiro os PCs desligavam-se quando aqueciam, agora baixam a velocidade do CPU para produzir menos calor... Vê se consegues monitorizar a velocidade/temperatura do core quando acontece isso... Pelo menos para perceberes se ele aquece ou "abranda velocidade" quando isso te está a acontecer...
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Tiago fm Monteiro on January 24, 2020, 12: 47
Eu sofro de outro problema estranho, que ocorre aleatoriamente e já me aconteceu em AC, rF2, ACC, GTA V, DiRT, enfim tudo o que puxa mais pelo PC. Se estiver de fones, posso ouvir um zumbido e uns "cracks" no som muito estranhos. Não sei explicar bem, é um som mesmo muito estranho. E por vezes acontece perder mesmo o som durante uns segundos. No outro dia, numa prova de rFactor 2, depois de me acontecer esse zumbido e alguma perda de framerate, andei 3 segundos sem som até este voltar. E quando voltou, o pessoal no TS disse que a minha voz estava diferente, parecia abafada. Ou seja, tenho aqui um outro problema que se manifesta sobretudo no processamento do som.

Segundo o que li (porque é difícil pesquisar por este problema), pode ser que a motherboard não esteja bem isolada dos outros componentes e, quando precisa de maior esforço, dá-se uma quebra na performance, sendo neste caso o som o mais notório (eu tenho uma placa de som própria, não uso a onboard).
Cheira-me que a tua placa de som já teve melhores dias, mas como dizes que ele "patina" quando sacas alguma coisa, vê se tens algum condensador "inchado" na mother board, ou mesmo na placa de som... Ou testavas com outra fonte...
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 12: 59
Boas!

A fonte apesar de ter 750W anunciados, pode já estar a dar alguns problemas e quando puxas por ela pode acontecer isso... Se lhe baixar a voltagem no CPU ele vai trabalhar mais devagar um bocado, e vai acontecer isso... Pelo que descreveste parece-me que estás com algum problema à volta do CPU, mas que pode estar a ser originado por outro lado (alimentação ou motherboard). Assumindo que a board e cpu estarão bons, visto serem novos (e que podem ter problemas, não estás livre disso...), experimentava com outra fonte primeiro...

Outra coisa que podes ver já é se meteste bem a pasta térmica e o dissipador no CPU. Ele pode estar a fazer throttling para não aquecer e derreter... Primeiro os PCs desligavam-se quando aqueciam, agora baixam a velocidade do CPU para produzir menos calor... Vê se consegues monitorizar a velocidade/temperatura do core quando acontece isso... Pelo menos para perceberes se ele aquece ou "abranda velocidade" quando isso te está a acontecer...

Olá Tiago!
Como referi nunca me faz throttling!
As temeperaturas a jogar raramente passam os 60º C.
Nos teste de streess do AIDA, Kombuster, etc, nem chegam aos 80º C.
Só com o OCCT é que chegam aos 100º C, mas mesmo assim não acusam erros, nem fazem throttling.

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 13: 01
Vai aos Eventos de sistema e vê se encontras lá algum erro!

Como vejo isso?

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 13: 02
A única coisa que me ocorre, depois de ver que já fizeste basicamente tudo o que podias, é ligares ou desligares o High Precision Event Timer (HPET). Confesso que nem sei se os sistemas atuais ainda têm disto, mas tens aqui um link com mais informação e como podes proceder: https://linustechtips.com/main/topic/915727-common-stutter-lag-crash-fix-hpet-guide/

Eu falo disto porque o meu PC (que é bastante inferior ao teu, diga-se), fica cheio de breaks sempre que estou a sacar algo que utilize muito a rede. Por exemplo, update de um jogo na STEAM. Independentemente do que eu estiver a fazer, o PC vai-se comer todo, nem o windows media player consegue passar uma música sem brekar todo. É muito estranho. Esta foi a única solução que encontrei e realmente funciona, o mal é que passado uns dias, parece que a definição se liga sozinha e volto a ter problemas.

Se vai solucionar o teu caso, não faço ideia. :| Mas realmente tens aí algum problema na máquina. Tendo em conta que não trocaste a fonte, pode ser aí que está o problema. Já viste se os cabos estão bem arrumadinhos na caixa, se não há contacto entre nada? Eu sofro de outro problema estranho, que ocorre aleatoriamente e já me aconteceu em AC, rF2, ACC, GTA V, DiRT, enfim tudo o que puxa mais pelo PC. Se estiver de fones, posso ouvir um zumbido e uns "cracks" no som muito estranhos. Não sei explicar bem, é um som mesmo muito estranho. E por vezes acontece perder mesmo o som durante uns segundos. No outro dia, numa prova de rFactor 2, depois de me acontecer esse zumbido e alguma perda de framerate, andei 3 segundos sem som até este voltar. E quando voltou, o pessoal no TS disse que a minha voz estava diferente, parecia abafada. Ou seja, tenho aqui um outro problema que se manifesta sobretudo no processamento do som.

Segundo o que li (porque é difícil pesquisar por este problema), pode ser que a motherboard não esteja bem isolada dos outros componentes e, quando precisa de maior esforço, dá-se uma quebra na performance, sendo neste caso o som o mais notório (eu tenho uma placa de som própria, não uso a onboard). Enfim, isto é apenas algo mais que podes experimentar, vê se tens a caixa arrumadinha e os cabos bem afastados uns dos outros. Também podes experimentar desligar componentes não essenciais no PC ou usar só um stick de RAM, e ir testando.

Também podes verificar se algum desses componentes que compraste costuma dar problemas. Hoje em dia há tanta marca que é possível que certa combinação cause problemas no próprio Windows. Pode ser difícil de comprovar isto, mas ocorreu-me agora também.

Ou então fazes uma queima disso tudo, invocas um espírito para te fazer ganhar a lotaria, e compras outro PC novo. :biggrin:


A minha BIOS não tem a opção HPET, no entanto já tentei todas as opções dentro do Windows utiliazndo os diversos parâmetros no comando BCDEDIT e não resolveu a situação.

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on January 24, 2020, 13: 20
Search do Windows e escreves Visualizador de Eventos.

Ou

Painel de Controlo > Ferramentas Administrativas > Visualizador de Eventos

Enviado do meu DUB-LX1 através do Tapatalk

Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 13: 27
Search do Windows e escreves Visualizador de Eventos.

Ou

Painel de Controlo > Ferramentas Administrativas > Visualizador de Eventos

Enviado do meu DUB-LX1 através do Tapatalk


Ok, obrigado!
Devo procurar porque tipo de erro?

João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 13: 27
Acerscento ainda que, por exemplo, quando estou a jogar no RF2, no circuito de Portimão, com 44 carros no total (máximo permitido), normalmente a uma média de 100 fps ou até um pouco mais, quando alguns dos carros da AI chocam e dá aviso de "FULL YELLOW" faz sempre um freeze, mas a barra lilás (opção Control C com o teclado) que dá a utilização da GPU / CPU para cáclculo da física do jogo, nem chega a subir a 50% do total.
Se jogar com menos carros faz freeze na mesma, só que consigo jogar com fps´s mais altas.

O meu monitor é um LG 34 UC89G, com G-Sync, de 144 HZ (166 HZ em OC).
Normalmente se ligar também o V Sync ainda funciona pior, por isso deixo desligado, jogando apenas com G Sync.

Utilizo muitas vezes um limitador de frames, por exemplo para limitar a 100 fps no máximo, para evitar os picos de framtime, mas mesmo assim faz esses picos aleatoriamente e que se observam quando faz stuttering ou freeze (observo nos gráficos do RTSS).

Os problemas que tenho tido no RF2 são sempre a jogar offline. Nunca joguei RF2 online, só AC e ACC.

Obrigado
João Miguel


 
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on January 24, 2020, 13: 29
Erros Críticos

Enviado do meu DUB-LX1 através do Tapatalk

Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on January 24, 2020, 13: 29
E avisos

Enviado do meu DUB-LX1 através do Tapatalk

Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 20: 40
Eu tive disso há pouco tempo. E a minha máquina é boa para isso não acontecer.

O que fiz foi atualizar os drivers da gráfica e fui ao player.Json do RF2 e no RecordToMemory pus "true". O problema ficou resolvido para os micro freezer, agora tenho um freezer de vez em quando, quando entra alguém no Server.


Experimentei com a opção que sugeriste (circuito de Portimão, 44 carros GTE´s) e:
Ao príncipio não notei nenhum freeze (tinha acabado de ligar o computador);
Passadas algumas voltas, talvez 4 ou 5, começou a fazer mini freezes e já não parou.

João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 21: 13
Enquanto joguei anotei alguns dados do event viewer, erros, avisos, informações, etc, mas não sei como gravar um ficheiro de de eventos para poder compartilhar aqui com alguém que possa ajudar.

Obrigado
João Miguel

Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 24, 2020, 21: 27
Com consigo partihar aqui o ficheiro de events que gravei?

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Vitoria on January 25, 2020, 19: 11
Com consigo partihar aqui o ficheiro de events que gravei?

Obrigado
João Miguel

Mete no Google drive e partilha o link aqui. ;)
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 26, 2020, 19: 37
Aqui está o link do ficheiro events!

https://drive.google.com/open?id=1uDaUzUwvcTGYPazomzX0Gnj2rblYT8_3

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on January 26, 2020, 19: 58
Aqui está o link do ficheiro events!

https://drive.google.com/open?id=1uDaUzUwvcTGYPazomzX0Gnj2rblYT8_3

Obrigado
João Miguel
Logo quando chegar a casa eu vejo!

Enviado do meu DUB-LX1 através do Tapatalk

Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 26, 2020, 20: 13
Obrigado Nuno!

João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 26, 2020, 20: 25
Mais uns pequenos pormenores que não me lembrei de referir!
Já também tentei de tudo no painel da Nvidia.

Neste momento, no painel Nvida tenho:
power em máxima performance,
refresh rate no mais alto;
fps limitadas a 100
na latência tanto faz ter em OFF/ON/ULTRA

Tenho o Windows 10 PRO em versão em inglês, mas sempre usei assim em todos os meus computadores e mesmo quando instalei em versão portuguesa neste, continuei com o mesmo problema.
Tenho também agora o Razer Cortex instalado e ajuda um pouco (penso que não seja apenas psicológico, LOL, acho que faz menos vezes os habituais "freezes"),

Quando comcecei a jogar há pouco até à 3ª volta não tive problemas, despois de fazer o primeiro "freeze" já não parou de fazer mais, espaçadamente, mas já não parou mais.

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Tiago Lapa on January 26, 2020, 21: 51
Boas, experimenta desativar os efeitos luminosos do material razer. Cumps
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Tiago fm Monteiro on January 27, 2020, 00: 08
No eventos tudo o que aí tens está relacionado com o volante... Tens a versão 2.10.10 no software, e o firmware da base está atualizado?


Tens também aí uma atualização da board em Dezembro/2019, por isso atualiza a bios também.

Pelo menos atualiza a BIOS, firmware e instala o Chipset e USB.

https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z390-E-GAMING/HelpDesk_Download/ (https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z390-E-GAMING/HelpDesk_Download/)


Vê lá isso, tem que andar aí algum "gato"...
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 27, 2020, 00: 28
No eventos tudo o que aí tens está relacionado com o volante... Tens a versão 2.10.10 no software, e o firmware da base está atualizado?


Tens também aí uma atualização da board em Dezembro/2019, por isso atualiza a bios também.

Pelo menos atualiza a BIOS, firmware e instala o Chipset e USB.

https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z390-E-GAMING/HelpDesk_Download/ (https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z390-E-GAMING/HelpDesk_Download/)


Vê lá isso, tem que andar aí algum "gato"...


Está tudo actualizado Tiago!
Vou à página da Thrustmaster actualizar as drivers!
Costumo ir à pagina da Asus que puzeste o link para actualizar tudo, BIOS, Chipset, MEI, LAN, WIFI, Bluetooth e Realtek Audio!
Tenho as últimas actualizações do windows também!

Custa-me a crer que o problema possa ser de software depois de tantas e tão diversas instalaçãoes que fiz do SO.
Talvez seja a fonte de alimentação ou a propria motherboard!

Já desliguei os Serviços do Windows "SysMain" e "Connected User Experiences and Telemetry" e mesmo assim não fica bom e com o Razer Cortex desligo o resto das "coisas", acho que só fica mesmo o jogo…

João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 27, 2020, 00: 52
Boas, experimenta desativar os efeitos luminosos do material razer. Cumps

Olá Tiago!
Não tenho material Razer, so utilize o Razer Cortex para desliogar serviços desnecessários quando estou jogando!

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on January 27, 2020, 10: 27
Estive a ver os events, mas não tens nada de especial! :( Não sei que te diga!
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Tiago fm Monteiro on January 27, 2020, 11: 16
No eventos tudo o que aí tens está relacionado com o volante... Tens a versão 2.10.10 no software, e o firmware da base está atualizado?


Tens também aí uma atualização da board em Dezembro/2019, por isso atualiza a bios também.

Pelo menos atualiza a BIOS, firmware e instala o Chipset e USB.

https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z390-E-GAMING/HelpDesk_Download/ (https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z390-E-GAMING/HelpDesk_Download/)


Vê lá isso, tem que andar aí algum "gato"...


Está tudo actualizado Tiago!
Vou à página da Thrustmaster actualizar as drivers!
Costumo ir à pagina da Asus que puzeste o link para actualizar tudo, BIOS, Chipset, MEI, LAN, WIFI, Bluetooth e Realtek Audio!
Tenho as últimas actualizações do windows também!

Custa-me a crer que o problema possa ser de software depois de tantas e tão diversas instalaçãoes que fiz do SO.
Talvez seja a fonte de alimentação ou a propria motherboard!

Já desliguei os Serviços do Windows "SysMain" e "Connected User Experiences and Telemetry" e mesmo assim não fica bom e com o Razer Cortex desligo o resto das "coisas", acho que só fica mesmo o jogo…

João Miguel

Pah, às vezes acontecem assim coisas estranhas... Não diria propriamente software, poderia ser algo de firmware...

Vê lá a questão da fonte, não estou a ver mais nada... Ou estás com algum problema mesmo em algum hardware novo (não estamos livres que já viesse avariado...).
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Paulo Sousa on January 27, 2020, 14: 15
Malta

eu não percebo nada de computadores, mas venho aqui apenas dizer QUE TIVE UM STRESS com o meu durante 1 ano ( fui a várias casas de reparação ) e nunca descobriram o problema, até que substitui a fonte de alimentação e resolveu o problema.

O problema era.....

aleatoriamente o computador crashava, mas só a jogar, os monitores ficavam todos pretos do nada ( sem avisar ) e tinha de desligar o computador da corrente para reiniciar.
Por vezes não acontecia.... e funcionava bem sem ser a jogar !

podes ter o mesmo problema na fonte...aparentemente estava boa, mas havia algo nela que me fazia crashar o computador...
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Ricardo Marcelino on January 27, 2020, 14: 37
Olá!

Queria saber mais algumas coisas para ajudar a despistar.

A situação ocorre no rF2, quer com VR, quer com ecrã?
Acontece em outros jogos de corridas? VR ou ecrã?
Acontece em outros jogos recentes que não sejam de corridas?

O hardware que tens, não assumindo um problema técnico no material, é material de topo. O CPU então é overkill se é só para jogar.

O mais provável é ser mesmo questão de software, e proveniente do jogo em si.
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 30, 2020, 22: 25
Olá!

Queria saber mais algumas coisas para ajudar a despistar.

A situação ocorre no rF2, quer com VR, quer com ecrã?
Acontece em outros jogos de corridas? VR ou ecrã?
Acontece em outros jogos recentes que não sejam de corridas?

O hardware que tens, não assumindo um problema técnico no material, é material de topo. O CPU então é overkill se é só para jogar.

O mais provável é ser mesmo questão de software, e proveniente do jogo em si.



Olá Ricardo!

Relativamente às micro paradas acontece com todos os jogos de sim racing, também são os únicos que tenho, ACC, AC RF2. O pior de todos é o ACC.
Não tenho o VR isntalado agora.
Tenho uns OCULUS RIFT, mas por agora nem os tenho instalados, primeiro porqude desde que fiz o upgrade ao computador fiquei com o problema das micro paradas (stuttering) que é deveras desconcertante a jogar com VR, e despois porque com esta motherboard dão-me problemas com as ligações USB, não sei se é por estarem todas as portas ligadas ao mesmo controlador ou algo assim. Quando tive a MSI Z3390 Carbon Pro AC, que tinhas mais portas USB na traseira, não tive problemas nas ligações dos oculus com as portas USB, mas com esta ASUS Z390 E Gaming, deram-me problemas desde o príncipio de compatibilidade, tenho que ligar os sensores dos RIFT nas portas USB 2.0 e mesmo assim dão problemas aleatoriamente.

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Ricardo Marcelino on January 30, 2020, 23: 07
Olá!

Queria saber mais algumas coisas para ajudar a despistar.

A situação ocorre no rF2, quer com VR, quer com ecrã?
Acontece em outros jogos de corridas? VR ou ecrã?
Acontece em outros jogos recentes que não sejam de corridas?

O hardware que tens, não assumindo um problema técnico no material, é material de topo. O CPU então é overkill se é só para jogar.

O mais provável é ser mesmo questão de software, e proveniente do jogo em si.



Olá Ricardo!

Relativamente às micro paradas acontece com todos os jogos de sim racing, também são os únicos que tenho, ACC, AC RF2. O pior de todos é o ACC.
Não tenho o VR isntalado agora.
Tenho uns OCULUS RIFT, mas por agora nem os tenho instalados, primeiro porqude desde que fiz o upgrade ao computador fiquei com o problema das micro paradas (stuttering) que é deveras desconcertante a jogar com VR, e despois porque com esta motherboard dão-me problemas com as ligações USB, não sei se é por estarem todas as portas ligadas ao mesmo controlador ou algo assim. Quando tive a MSI Z3390 Carbon Pro AC, que tinhas mais portas USB na traseira, não tive problemas nas ligações dos oculus com as portas USB, mas com esta ASUS Z390 E Gaming, deram-me problemas desde o príncipio de compatibilidade, tenho que ligar os sensores dos RIFT nas portas USB 2.0 e mesmo assim dão problemas aleatoriamente.

Obrigado
João Miguel

E sem o VR, também acontece?
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 30, 2020, 23: 15
Actualização da situação:

Já tenho a fonte de alimentação nova, uma "Fractal Design ION+ 760P", de 760 watts e certificação platinum, os problemas das mirco-paradas continuam, portanto está descartado problema ser da fonte!

Vou partilhar aqui as estatisticas no HW Monitor enquanto joguei ao RF2, no circuito de Portimão, com 44 carros (43 AI), com os gráficos com uma qualidade bastante alta (como aparecem por defeito).

https://drive.google.com/open?id=1D5JKLty22dZr538kx-HFMOBFUmMqq6MtUdH6b1HxSjQ (https://drive.google.com/open?id=1D5JKLty22dZr538kx-HFMOBFUmMqq6MtUdH6b1HxSjQ)

https://drive.google.com/open?id=1WGUuc-dijtjWTSph6f2xeFMd0eUlsvctW8hxTbG8vvw (https://drive.google.com/open?id=1WGUuc-dijtjWTSph6f2xeFMd0eUlsvctW8hxTbG8vvw)

Os cores chegram individualmente aos 100%, não sei se é normal.

Fez stuttering (não muito), não sei se é normal, devido ao elevado número de carros (ponho sempre para ver todos os 44).

O que é certo é que a barra inclusa no RF2 (CONTROL C), que dá a utilização do CPU para o cálculo da física, nunca passa de 1/3 do valor total, mas faz stuttering, principalmente quando alguns carros de AI chocam e é dada a bandeira amarela. Não sei se isto também é normal acontecer.

Costumo limitar as frames a 101, (utilizo 101, porque li num artigo que é preferível usar um número primo (não divisível por outro), em vez de por exemplo usar 100, mas não sei se isso fará alguma diferença). Neste caso em que meti acima a tabela do HW Monitor, as fps estavam limitadas a 101 no painel NVidia.



Gostava de saber se alguém que tenha tido uma boa GTX série 1000 e agora tenha uma RTX série 2000, notou algumas melhorias ou pelo contrário até piorou o desempenho geral, em jogos como o AC, o RF2 ou mesmo o ACC.

Estava inclinado para comprar esta placa, mas não sei se valerá a pena, melhor que a minha RTX 2070 é de certeza, mas como é uma série 1000 ...
https://www.prinfor.pt/placas-graficas/152947-gigabyte-aorus-gtx-1080-ti-11gb-gv-n108taorus-11gd.html?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo (https://www.prinfor.pt/placas-graficas/152947-gigabyte-aorus-gtx-1080-ti-11gb-gv-n108taorus-11gd.html?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo)


Como não sei a causa dos problemas que tenho tido, também não sei se valerá a pena ainda tentar a troca do motherboard por outra, é que com tanta troca mais valia quase comprar um computador novo ... o que não sei na certa se iria resolver os problemas que tenho tido, por isso gostava que partilhassem as vossas experiências, principalmente quem tem computadores com especificações próximas das do meu.

Poderão os problemas que tenho tido, estar de alguma forma relacionados com o volante e pedais T300RG GT Edition da Thrustmaster, ou mais concretamente na ligação USB destes à motherboard, tendo em conta os problemas que tenho com os OCULUS RIFT e as portas USB da motherboard?



Muito obrigado por toda a ajuda que me têm prestado.
João Miguel





Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 31, 2020, 01: 41
Ricardo não sei se recebeste a minha PM, de qualquer modo fiz o teste que pediste com os seguintes resultados:


Unigine Heaven Benchmark 4.0
FPS:   
96.7
Score:   
2435
Min FPS:   
38.6
Max FPS:   
160.1
System
Platform:   
Windows NT 6.2 (build 9200) 64bit
CPU model:   
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.60GHz (3599MHz) x8
GPU model:   
NVIDIA GeForce RTX 2070 26.21.14.4187 (4095MB) x1
Settings
Render:   
Direct3D11
Mode:   
2560x1080 8xAA fullscreen
Preset   
Custom
Quality   
Ultra
Tessellation:   
Extreme
Powered by UNIGINE Engine
Unigine Corp. © 2005-2013


Fiz o teste 3 vezes, com 3 configurações diferentes e com resultados iguais em todas as 3:

A) sem limite de FPS, sem V-Sync
B) sem limite de FPS. com V-Sync
C) limite de FPS a 160, sem V-Sync

Tudo muito fluído até à cena dos tuneis à noite e à cena logo a seguir, aí as fps, em alguns sitios, tiveram tendência a subir e descer muito rápido e fez uns quantos "breaks" nas imagens (stuttering), foi sempre nos mesmos sítios.
As temperaturas penso que não passaram os 69º C.

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Ricardo Marcelino on January 31, 2020, 14: 27
É normal teres alguns cores a bater nos 100%. Apesar de teres 8, efetivamente para o jogo usas apenas 2 (ou 2 e mais qq coisa).

Em relação ao benchmark, é normal haver zonas onde caiem os frames. O que interessa saber é se, em zonas que é fluido, tens os stutters sem razão aparente.

Eu vou-te ser muito direto e sincero. Estás a trocar peças à toa e o problema, tendo em conta a qualidade dos componentes que já tens, deverá ser 99% de certeza de software.

Se dizes que tens stutters no ACC por exemplo, leva-me a crer que entre o ecrã e/ou VR, com os limites de frames que colocas, qualquer coisa não bate certo.

Se colocares um jogo tipo Metro Exodus, ou outro relativamente recente de outro género que não Simracing, acredito que não tenhas problemas.

Depois de todas as coisas que andaste a trocar, eu faria o seguinte:
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on January 31, 2020, 16: 18
Ricardo, no teste que fiz só tive stuttering nas zonas que mencionei, onde as fps ou subiam ou desciam muito rápido, de resto teve tudo muito fluido. É normal fazer aquele stuttering?

Quanto às drivers e reset da BIOS, etc, já fiz tudo isso e está tudo actualizado.

A mim o que me faz confusão, relativamente a outros computadores que experimentei aqui em casa, de amigos meus, é que o meu é bastante fluido e de repente, ao contrário do que não vi acontecer com os outros, faz um break na imagem.

Quanto a software instalei o Windows 10 tanto em português como em inglês, na última versão e em inglês desde a versão 1803, também experimentei várias drivers NVIDIA e tive sempre os mesmos resultados.

Não sendo um entendido na matéria e lendo os resultados dos vários testes que já fiz, parece me haver algo a provocar uma interrupção nos gráficos, que é visível nos gráficos do framtime do RTSS. O que provoca isso é que não sei, poderá ser um problema de hardware ou de software, que até agora ainda não descobri.
 
Já li e experimentei diversas possíveis soluções mas ainda não consegui resolver o problema, há quem diga que até possa ter a ver com o próprio Windows, com os times do mesmo, não sei, só sei que tudo o que já experimentei ainda não resolveu o problema.

Terei de experimentar num novo computador com especificações também de topo e ver se terá problemas similares, não vou arriscar comprar outro computador e gastar 3000 euros para continuar com o mesmo problema. Já gastei muito dinheiro com o cockpit P1 da Sim Lab e tem sido uma verdadeira desilusão não conseguir jogar com qualidade devido ao computador !

Obrigado
João Miguel
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Nuno Basto on February 01, 2020, 10: 02
Já puseste uma boa fonte de alimentação!? 1000W!?
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Ricardo Marcelino on February 01, 2020, 11: 39
Já puseste uma boa fonte de alimentação!? 1000W!?

1000W não digo, mas 850W seria uma boa quantidade para o CPU (stock) e gráfica indicada
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on February 01, 2020, 13: 39
A que puz tem 760 watts e certificação platinum. É uma “Fractal Design ION+ 760P”. Do que li nela no site GURU3D dizem que é boa.
De qualquer modo tenho um medidor de potência ligado à tomada APC onde estão ligados o computador e os restantes periféricos e o consumo máximo nas situações mais extremas nunca passou dos 620 watts, foi o que lá ficou registado com computador, monitor, volante e possivelmente telemóvel e tablet a carregarem, ou seja o computador deveria estar a consumir pouco mais de 400 watts, se tanto. A certificação da fonte ao ser platinum deverá garantir umas tensões e correntes com estabilidade, penso eu.

Obrigado
João Miguel 
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Rui Santos on February 01, 2020, 15: 58
A que puz tem 760 watts e certificação platinum. É uma “Fractal Design ION+ 760P”. Do que li nela no site GURU3D dizem que é boa.
De qualquer modo tenho um medidor de potência ligado à tomada APC onde estão ligados o computador e os restantes periféricos e o consumo máximo nas situações mais extremas nunca passou dos 620 watts, foi o que lá ficou registado com computador, monitor, volante e possivelmente telemóvel e tablet a carregarem, ou seja o computador deveria estar a consumir pouco mais de 400 watts, se tanto. A certificação da fonte ao ser platinum deverá garantir umas tensões e correntes com estabilidade, penso eu.

Obrigado
João Miguel

Já experimentaste com outra tomada?
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on February 01, 2020, 17: 28
Sim, experimentei com outras tomadas, até cheguei a ligar à do corredor, com a extensão de enrolar que tenho, mas não seria por aí o problema, porque os outros computadores que tenho ligado, são ligados no mesmo sítio que o meu.

Deixei ontem o computador desligado da corrente, tirei a pilha da BIOS, fiz reset da CMOS com um shunt e continua tudo igual, excepto o relógio da BIOS que tive de acertar de novo. Instalei também tudo de raiz.

Já nem sei que fazer neste computador, tudo me leva a crer que possa ter a ver com a própria motherboard, ou até mesmo com o Windows. Mas como já tinha mudado a motherboard ao princípio, seria difícil as duas estarem com defeito!!!

Ainda agora estava jogando com os 44 carros no circuito de Portimão e até nem estava correndo mal, só que à terceira volta fez um freeze de quase um segundo , depois continuou. Não tinha o v sync ligado, apenas tinha as fps limitadas no painel Nvidia a 163, já que o monitor faz 166 hz e é g sync. As temperaturas nem chegam aos 60° C, a utilização dos cores por vezes chega aos 100%, mas a GPU raramente passa os 85%. O hyper threading, o speed shift e o speed step estavam desligados na BIOS, estava apenas ligado o XMP.

Tenho receio de ir gastar dinheiro noutro computador e não ficar com o problema resolvido.
Teria primeiro de experimentar o computador e se tudo tivesse em condições, aí sim compraria, mas não sei onde ou se é possível adquirir um computador assim, nesses termos.

Obrigado
João Miguel


Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Ricardo Marcelino on February 03, 2020, 11: 15
João, mas nessa situação que descreveste, até teres tido o freeze, o jogo corria em frames elevadas? E corria tudo muito suave?
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: Andre Silva on February 03, 2020, 14: 51
Vou dar-te o meu exemplo, também tive imensos problemas com stuttering, especialmente no ACC. Tentei tudo e mais alguma coisa como baixar gráficos ver erros, atualizar drivers e afins. Confesso que ainda nõa atualizei bios ou firmwares.

No fim, consegui descobrir uma soluação que não só me permitiu ter 70 fps estáveis e melhor gráficos. A minha solução foi ir ao affinity do processo e retirar o cpu0. Isso levou-me a acreditar que o problema ou está no CPU ou na board.

Também li que por vezes se as memórias forem lentas demais para o processador também pode criar algum stuttering, mas não acho que seja o caso.

As minhas specs são um : Ryzen 1600 e uma 1060 3gb.
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on February 03, 2020, 20: 27
João, mas nessa situação que descreveste, até teres tido o freeze, o jogo corria em frames elevadas? E corria tudo muito suave?


Sim, corria normal, embora relativamente ao setup que tinha anteriormente no computador, antes de fazer o upgrade e que me pode servir como termo de comparação, a imagem era muito mais fluida, aqui com o novo setup parece sempre ir a tremer um pouco, mas as fps estavam altas entre 78-140, estava limitado no painel Nvidia a 139. O g-sync estava ligado. De repente a imagem tipo que parou e depois seguiu normal.

Por exemplo quando estou a ver as repetições no RF2, as imagens dos carros a passar, tremem sempre, não poderei bem dizer que é stuttering, mas não é uma imagem fluida, como tinha antigamente quando jogava no setup antigo.

Outro exemplo, na AC em Nurbugring GT, penso que na 8ª curva, aquela de quase 180°, que fecha e depois começa-se a subir, até aí vem-se a descer, nessa curva, em que se faz uma rotação bastante rápida com o carro, a imagem trepida bastante, nao é fluida em directo quando jogo, depois se vejo a repetição já fica bastante mais fluida.

Se por exemplo no AC , tento fazer alguns peões, no circuito de drift, a imagem treme bastante e aí só estou com o meu carro, ou seja nem há uma grande utilização quer da cpu, quer da gpu.

Tudo o que sejam movimentos mais rápidos de rotação fazem com que a imagem deixe de ser fluida.
Para além disso tenho também os freezes da imagem, esses sim muito mais desconcertantes para quem está a jogar.

Obrigado

Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on February 03, 2020, 20: 44
Relativamente ao que acabei de postar, refiro ainda que, quando meti a minha placa RTX 2070 no computador de uma amigo meu, com 8 GB de memória apenas, sem ter XMP, com um processador i5 9400F em modo turbo e com uma motherboard ASUS muito inferior à minha, nem Z390 ou Z370 era, com as definições do jogo igualzinhas com eu jogo, as que vêm de origem, instalei eu nesse computador o Windows 10 em português, instalei o Steam e joguei aqui em casa, ao RF2, com a minha conta do Steam, com o meu T300RS GT, com o meu monitor e correu bastante mais fluido, embora com fps no global mais baixas e na altura nem toquei no painel da Nvidia. Não instalei as drivers do Chipset, apenas actualizei o Windows e as drivers Nvidia.
Há qualquer coisa no meu computador que provoca esta instabilidade mas tem sido impossível detectar a causa de tal instabilidade.

Obrigado
Title: Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
Post by: João Miguel on February 03, 2020, 20: 54
Vou dar-te o meu exemplo, também tive imensos problemas com stuttering, especialmente no ACC. Tentei tudo e mais alguma coisa como baixar gráficos ver erros, atualizar drivers e afins. Confesso que ainda nõa atualizei bios ou firmwares.

No fim, consegui descobrir uma soluação que não só me permitiu ter 70 fps estáveis e melhor gráficos. A minha solução foi ir ao affinity do processo e retirar o cpu0. Isso levou-me a acreditar que o problema ou está no CPU ou na board.

Também li que por vezes se as memórias forem lentas demais para o processador também pode criar algum stuttering, mas não acho que seja o caso.

As minhas specs são um : Ryzen 1600 e uma 1060 3gb.


Sim, pelo que tenho lido, as memórias muitas vezes são a fonte destes tipos de problemas, mas já experimentei com as g.skill de 16 GB que tenho agora e com outras duas diferentes, de outras marcas e o resultado foi igual, mesmo com 32 GB.

Começo a pensar que o problema poderá mesmo estar na motherboard fisicamente ou no firmware da mesma, embora esta esteja actualizada com todas as últimas actualizações.
Por isso perguntei anteriormente se alguém tinha uma igual e se têm tido problemas com similares ao meu.

Obrigado